guto escreveu:
Citação:
imagino que todos nós sabemos que motores de combustão interna necessitam de uma curva de avanço de ignição para funcionarem bem e terem um rendimento decente e satisfatório.
Nem todos......falou grego pra mim.....
Mas excelente post, bem explicativo.
Seguinte: o avanço de ignição é como se fosse o tempo que a vela demora pra ativar a faísca e dar início à combustão. Quanto mais longo for esse tempo, mais rendimento o motor terá, pois haverá mais compressão e mais combustível na câmara = mais potência.
Entretanto, há um certo limite na compressão: a partir de um certo valor, o combustível detona sem a faísca da vela, o que chamamos de pré-detonaçao (ou simplesmente ''grilos'' no motor, pelo barulho estranho). O que determina esse valor é o famoso IAD, índice anti-detonante, que expressa qual a resistencia do combustível à pré-detonação.
Numa escala decrescente, ficaria assim:
Etanol > Podium > Gasolina Comum = Aditivada.
Por isso os motores com etanol rendem mais, já que a injeção eletronica pode aumentar o avanço da ignição, e dessa forma promover a entrada de mais combustível sem que ele detone, já que o etanol tem IAD altissimo.
Sacou?
_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 -
Prata [X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas
Garagem do Guerreiro Prateado