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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 12 Jun 2013 16:10 
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cleiton_amaral escreveu:
Darth Mordred escreveu:
O que eu quero saber é se as críticas em cima do AT são verídicas. Nunca tive um AT, e não sei se é normal o maior consumo, e indecisão da AT na passada das marchas e etc.

É algo muito sério isso, pois quem paga até 10 mil reais pelo cambio AT, é por que quer algo de qualidade e que dará conforto no trânsito, sem sacrificar nada.

É só você reparar ao andar em um carro automático de alguém para perceber que, em geral, a caixa troca as marchas numa faixa de torque do carro onde ele tenha plena força (cerca de 3.000 ~ 3.500 rpm), e muitas vezes quem tem um carro manual faz uma direção mais "suave", e pode mudar de marcha antes dessas rotações, proporcionando uma economia de combustível maior... :?


No AT também pode-se fazer a "troca" de marchas antes de rotações maiores. Basta aliviar bem pouquinho o pé antes de giros mais extremos... o AT passa pra marcha seguinte.


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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 12 Jun 2013 21:28 
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Galera, boa noite.
Não notei ainda, mais acho que a troca de marcha do AT fica abaixo dos 2.500rpm.
Amanha vou verifica isso e posto aqui.
Quanto ao consumo, realmente consome mais, mais não é tanto assim.

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Galera. Verifiquei que a troca de marcha do AT é feita em 2000 a 2200 rpm. A troca é suave, não tem solavanco, como percebemos no manual. Caso queira cantar pneu, basta colocar em L (primeira marcha) e ir trocando para segunda/terceira e quarta.
Se fizer a mudança manualmente, pode trocar em rotações mais altas (3000 rpm).

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 16 Jun 2013 18:35 
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Tem como regular o comportamento do câmbio?

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 16 Jun 2013 20:44 
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A verdade é que cambio de 4 marchas hoje é defeito , é defasagem . Não tem mistério , escalonar 5 ou 6 marchas sempre vai trazer um resultado melhor do que 4 .

Ja tive vários carros 4 marchas AT , e é sempre a mesma coisa , parece que o carro esta sempre na marcha errada , exceção ao transito lento , ou qdo se trafega propositadamente devagar , fora isso são aqueles buracos imensos .

Vejam só , um carro AT 4 marchas , tem a relação da quarta marcha basicamente igual a quinta do carro mecânico , rodando livre é uma beleza , mas se vc precisa por exemplo , por seu carro na faixa da esquerda para fazer uma ultrapassagem , o cambio passa para a terceira e o giro vai lá pra cima , eqto no carro mecânico vc passa para quarta , que já te da o implemento de força para a ultrapassagem , sem subir tanto o giro .

Por isso comprei mecânico o HB que uso no dia a dia , mesmo adorando carros AT .

Hoje tenho em casa um Honda da minha esposa com 5 marchas AT e eu tenho um carro mais caro que não uso diariamente , com 6 AT . Ai a conversa é outra.


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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 18 Jun 2013 11:37 
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Adriano Diniz escreveu:
A verdade é que cambio de 4 marchas hoje é defeito , é defasagem . Não tem mistério , escalonar 5 ou 6 marchas sempre vai trazer um resultado melhor do que 4 .

Ja tive vários carros 4 marchas AT , e é sempre a mesma coisa , parece que o carro esta sempre na marcha errada , exceção ao transito lento , ou qdo se trafega propositadamente devagar , fora isso são aqueles buracos imensos .

Vejam só , um carro AT 4 marchas , tem a relação da quarta marcha basicamente igual a quinta do carro mecânico , rodando livre é uma beleza , mas se vc precisa por exemplo , por seu carro na faixa da esquerda para fazer uma ultrapassagem , o cambio passa para a terceira e o giro vai lá pra cima , eqto no carro mecânico vc passa para quarta , que já te da o implemento de força para a ultrapassagem , sem subir tanto o giro .

Por isso comprei mecânico o HB que uso no dia a dia , mesmo adorando carros AT .

Hoje tenho em casa um Honda da minha esposa com 5 marchas AT e eu tenho um carro mais caro que não uso diariamente , com 6 AT . Ai a conversa é outra.


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Acho que é mais ou menos isso aí...

Nunca tive um AT, mas prefiri não ir pro HB20 justamente pela defasagem do câmbio e estas questões que você apontou.

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 18 Jun 2013 22:12 
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No manual diz que AT economiza combustivel e escalona melhor as marchas, mas na prática, em relatos, não é isso que lemos. Isso mostra que ATs precisam melhorar muito.

Outro ponto que levanto é: Não seria mais honesto oferecer algo como dualogic ao invés de um AT controverso?

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 19 Jun 2013 10:43 
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Darth Mordred escreveu:
No manual diz que AT economiza combustivel e escalona melhor as marchas, mas na prática, em relatos, não é isso que lemos. Isso mostra que ATs precisam melhorar muito.

Outro ponto que levanto é: Não seria mais honesto oferecer algo como dualogic ao invés de um AT controverso?

Rapaz....

Na minha opinião, prefiro um verdadeiro AT, mesmo que seja 4 o marchas "desatualizado", por assim dizer.
Esses câmbios "automatizados" ou "robotizados" dão muitos, mas muitos problemas!

Há relatos de taxistas, por exemplo, que compraram aquela Meriva Easytronic, e tava dando tanto problema, que pediram pra colocar o câmbio manual... :shock:

Tenho um colega aqui do trabalho que comprou um Punto zerinho, já com o dualogic plus da Fiat (aperfeiçoado, na teoria), e menos de 2 semanas de uso, teve problemas e agora está sem carro, ta tendo que alugar e depois vai entrar na justiça pra reaver toda essa grana, já que o carro está na CSS e os caras pediram um câmbio novo, que ele está no aguardo já a 10 dias e nada... :?

Por isso que vejo vantagem no câmbio que seja realmente automático, e não os pseudos... Mesma estratégia adotada pela Peugeot com o 208, por exemplo.

Quanto ao Power Shift da Ford, como é bem novo e a tecnologia um pouco diferente pela questão de dupla embreagem, e tal, não sei dizer. Mas, dos que estão no mercado, o menos problemático (ao menos de relatos que ouvia) é o i-Motion da Volks.

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 19 Jun 2013 19:48 
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Então, o AT do HB20 é o melhor que temos no mercado Brasileiro?

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 19 Jun 2013 22:48 
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Galera, eu estou gostando do cambio automático do HB20, nunca tive um carro automático, este é o primeiro.
Realmente, quando vou ultrapassar um outro carro, se estiver em baixa velocidade (60 Km/h) em D (driver) o carro não responte como um carro manual. Para resolver isso, reduzo para terceira, acelero até 2800 rpm, depois passo para quarta (D). Funciona muito bem nas ultrapassagens. No demais, estou gostando muito, já perdi a prática de pisar em embreagem e passar a marcha. rsrsrs...
Como uso o carro 90% do tempo em cidade (transito), foi muito bom o automático. Não sei se vai dar problema futuramente, mais tenho 5 anos de garantia para aproveitar. Rsrsrs... Minha esposa esta aproveitando, o carro manual morria toda hora com ela no volante, bastava parar em um semáforo.
Quanto ao consumo, com álcool no transito, faço 6,0 km/l, no entanto, com gasolina, foço só 7,7 km/l (no mesmo transito). Aqui em Recife, tem posto (Petrobras) com os seguintes preços: Álcool R$ 2,25, gasolina R$ 2,49 (promoção), quase o mesmo preço.
Abraços.

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 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 20 Jun 2013 15:25 
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não vou negar que existem matérias compradas... mas a realidade de câmbios automáticos de 4 marchas é essa...

Ford Focus, Citroen C4, C3, Peugeot 408, 308, 307, 207, 208, Toyota Corolla, Kia Cerato (os primeiros), todos tem esse problema de indecisão de marchas, consumo elevado, e câmbios ineficientes assim geralmente tem projeto antigo...

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meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
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