ArnaldoMoro escreveu:
pauloluz1 escreveu:
Aí eu me pergunto: sorte de quem comprou GM que tem recebido os recalls e azar o nosso que não recebemos nenhum recall ou azar de quem comprou GM que tá tendo que fazer recall direto e sorte nossa que não precisamos de recall?
Bom, este assunto é bastante polêmico, mas tecnicamente um recall deve ser executado quando o veículo apresenta algum defeito crônico que comprometa a saúde ou a segurança do consumidor.
O recall deve ser feito sempre que se identifica que um produto pode pôr em risco à saúde e à segurança do consumidor. E isso pode ser percebido sem que um acidente tenha acontecido, ao se identificar uma falha que pode levar a riscos para a saúde e à segurança. Pode haver um chamamento de troca, por algum problema ou defeito, que não gere riscos à saúde e à segurança. Mas isso não se enquadra no que chamamos de recall.
Vinicius Zwarg - Advogado especializado em Direito do ConsumidorÉ claro que a Hyundai poderia fazer um chamamento para substituir ou consertar algum defeito crônico identificado no HB20, mas ao meu ver não seria necessariamente um recall. Como eu sei que vão falar da suspensão do carro, que eu também acho bastante macia, mas se o carro for conduzido respeitando-se as leis de trânsito, o fato dela ser macia, não oferece risco nem a saúde nem a segurança dos ocupantes do veículo. Claro que se você faz uma curva a 120Km/h ou passa por cima de tachões a 90Km/h, o carro pode apresentar alguma instabilidade, mas aí cabe ao consumidor se perguntar se a culpa é exclusivamente da suspensão do carro ou se é a combinação do fato dela ser um tanto quanto mais macia do que o normal com os efeitos de uma condução que infringe as leis de trânsito vigentes no país. Eu procuro não falar muito sobre este assunto da suspensão justamente por que eu sei que nunca existirá um consenso a respeito. Eu hoje posso dizer que estou muito bem acostumado com a suspensão do meu carro e não tenho maiores problemas com isto. Mas enfim, o assunto aqui é outro, só usei este exemplo prá opinar a respeito da pergunta do colega Paulo.
Acho que tocamos no ponto, adaptação, meu Gol G5 raspava em lombadas quando cheio, o HB20 também, esses dias viajei, na entrada de um estacionamento o Hb20 entrou liso, na saída quase enroscou (porque na saída o peso estava na suspensão traseira), no Gol passava um pouco mais rápido nas lombadas, no Hb20 menos... estabilidade do gol era um pouco melhor porque o carro tinha a carroceria um pouco mais baixa, aliada a pneu 195 50 (esportivo) e era 1.0... enquanto que no HB20 tive que colocar 185 pois queria perfil 60 e o off set 36 da roda não permitiu 195, porém o carro tem muito motor e empolga um pouco...
Enfim, sobre recall, acho que o HB20 não possui nenhum problema que acarrete risco a integridade de seus proprietários, diferente da GM que a perda de potência pode acarretar um grave acidente (ultrapassagem em pista única, por exemplo)...