Bem-vindo: 30 Abr 2024 16:12

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Título: HB20S COPA DO MUNDO X VOYAGE SELEÇÃO
MensagemEnviado: 17 Mar 2014 17:59 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
Mensagens: 1004
Localização: Belém/PA
Citação:
Imagem
Coréia do Sul, junho de 2002. Alemanha entra em campo na capital Seul e desbanca a seleção da casa depois de 75 minutos de jogo, com um gol de Ballack. A vitória sobre a equipe anfitriã levou o país germânico à primeira vaga de finalista do mundial. Brasil, junho de 2014. Doze anos depois da última partida entre as duas equipes, aproveitamos a segunda Copa do Mundo em terras tupiniquins para colocar os países numa nova disputa. De um lado, o sul-coreano Hyundai HB20S Copa do Mundo, de outro o alemão Voyage Seleção, ambas edições especiais com motor 1.6.

Tanto tempo depois, os alemães continuam na liderança com vendas do sedã compacto, 60,4% superiores às do rival oriental em 2013, segundo a Fenabrave. O status não tira o mérito do projeto e visual atuais do três volumes coreano, que aos poucos deixa para trás o combalido Voyage. Embora não vá mudar em estilo, o VW é uma compra menos vantajosa até abril, quando o motor 1.6 flex será atualizado, saltando de 104 para 120 cv. Com esse posicionamento no mercado, o Hyundai sai na vantagem antes dos primeiros quilômetros.

1º tempo: design, acabamento e itens de série
Em se tratando de visual, fazer uma edição especial significa oportunidade de ousar, certo? Não para a VW, que seguiu o racionalismo do futebol europeu e limitou sua personalização aos bancos com textura que remete aos gomos das bolas clássicas. De resto, o logo da Seleção Brasileira aparece na tampa do cinzeiro e em adesivos laterais discretos.

Os itens de série também são poucos perto do rival: faróis com máscaras negras, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador do vidro traseiro, pedaleiras esportivas e sistema de som com rádio, CD, Bluetooth, MP3 e entradas USB e AUX. As rodas de liga leve 15” com design especial custam R$ 851. Com ar-condicionado e faróis de neblina, o valor fica R$ 49.196. Sem os itens, o sedã custa R$ 43.290.
Imagem

Já o HB20S Copa do Mundo é tabelado em R$ 49.810. No modelo da Hyundai, ousadia (e alegria) são maiores. Com cacife da Fifa, a versão recebeu costuras vermelhas nos bancos de couro, bordados com o logotipo da federação nos assentos traseiros e sua insignia abaixo dos retrovisores. De série, ele traz também faróis de máscaras negras, grade dianteira e maçanetas das portas em preto, os bancos de couro e as rodas de liga leve 15”. Em termos de funcionalidade, ajuste de altura para o motorista, banco traseiro rebatível, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, desembaçador do vidro traseiro, faróis pedaleiras esportivas e sistema multimídia com TV são de fábrica. Vale destacar o Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. A edição especial inclui uma bola oficial brazuca e uma mochila com a mesma temática.
Imagem

Por dentro, o Voyage Seleção tem plásticos acinzentados no painel e tecido no revestimento lateral, acabamento que satisfaz sem surpreender. O HB20S Copa do Mundo fica refinado com bancos de couro preto, painel escuro também de plástico rígido (porém mais convicente), tela multimídia e costuras em vermelho. Pena que os os materiais sujem com tanta facilidade, deixando o interior com aspecto manchado.

Fim de primeiro tempo. O HB20S merece um cartão amarelo pelo ajustes manuais dos retrovisores e pela substituição do GPS por uma TV no blueNav de sua edição especial. Ainda assim, foi o time da Coreia que balançou a rede por enquanto. Um projeto desatualizado e acessórios com preço salgado levam a VW a um gol impedido. Ótima jogada, mas não vale.

2º tempo: espaço
Apesar do coreano ser mais aconchegante, é no alemão que se fica mais confortável. O entre-eixos é pouco menor que o do Hyundai: 2,46 metros do primeiro contra 2,50 metros do segundo. A difereça é que o VW tem o assoalho plano e mais espaço para os joelhos, acomodando melhor aqueles três amigos que vão precisar de sua carona pro estádio. O espaço para a cabeça do motorista e passageiro dianteiro também é melhor no Voyage.
Imagem

Imagem

No porta-malas, são 450 litros do HB20S, trinta a menos que o três volumes europeu, aferidos pelas montadoras. Na prática, não é diferença suficiente para levantar o cartão vermelho à equipe oriental. Dessa vez, o time alemão fura o bloqueio e empata.
Imagem

Imagem

Prorrogação: desempenho
Convencer num jogo convencional é fácil. Difícil é manter o pique na prorrogação. É nessa situação em que o VW mostra como se faz necessária a atualização de seu 1.6 flex. Com 15,6 kgfm a 2.500 rpm e 104 cv a 5.250 giros, o Voyage pesa 58 kg a menos que o HB20S. O torque que chega cedo faz do sedã um veículo ágil no meio urbano, mas em velocidades superiores ele perde essa característica. Em altas rotações, o fôlego diminui um bocado. O volante "gordinho" traz boa ergonomia, diferente do banco do motorista, que poderia contar com ajuste de altura mais milimétrico (o banco despenca ao ser baixado). Ele é assim, tem jeito de zagueiro das antigas com sua suspensão firme e engates durinhos porém precisos das cinco marchas. O resultado é uma condução bem-afinada dinamicamente.

O HB20 S vai exigir mais pedal direito para responder. A potência máxima do 1.6 16V é 24 cv superior, porém essa superioridade só é entregue por completo aos 6 mil giros. Bem antes, pelo menos, chegam os 16,5 kgfm de torque, aos 4.500 giros. Apesar da potência e da força deste sedã chegaram mais tarde do que em seu rival VW, ele roda mais suave e não deixa a desejar nas retomadas. Se precrisar retomar, ponto para as trocas confortáveis das cinco velocidades. Com ajuste de altura para o condutor, cabine silenciosa, suspensão macia e boa estabilidade, é um sedã aconchegante. Por outro lado, o volante tem empunhadura muito delicada, fino demais, e a direção poderia oferecer mais firmeza em altas velocidades. A pegada dos alemães e dos coreanos são bem diferentes nos campos e no ajuste dos carros.

Nesses trinta minutos extras de jogo, a equipe sul-coreana sai na frente mais uma vez. A principal vantagem está no motor mais acertado e dinâmica suave, algo apreciado entre os compradores de sedãs. É no HB20S que condutor e ocupantes têm um caminho mais cômodo, proporcionado sobretudo pela suspensão que filtra bem as irregularidades do solo - ainda que tenham baques secos em irregularidades brabas. Aguardemos até a atualização do propulsor VW, quando uma nova disputa poderá ser marcada.

Pênaltis: no bolso do consumidor
A hora do vamos ver. O que cabe em seu bolso? Afinal, nada mais determinante para uma compra do que o orçamento disponível. Conforme citado, o Voyage Seleção custa R$ 6.520 a menos que o HB20S Copa do Mundo. Mas vale balizar custos não embutidos na compra, como o seguro, em média R$ 2.838, o equivalente a 6,5% do valor do carro no VW. No Hyundai, o custo médio é de R$ 1.333 (2,6 % do preço integral).

A garantia do sedã de origem alemã é de três anos, contra cinco do três volumes de berço sul-coreano. A marca oriental promete uma hexagarantia, que entrega um ano adicional caso o Brasil vença a Copa do Mundo. Revisões e cesta de peças também são mais em conta no Hyundai. Em desvalorização e consumo, por pouco não empatam.

O Hyundai HB20S Copa do Mundo começou o jogo bem com seu projeto atual, prosseguiu com sucesso graças aos bons design e itens de série. Perdeu o ritmo no segundo tempo e não convenceu com seu espaço. Mas recuperou o tempo perdido na prorrogação, devido a seu conjunto mecânico melhor resolvido. O Volkswagen Voyage Seleção já é de uma equipe tradicional e garante a boa campanha com as vendas superiores ao longo do ano. Mas diante de um adversário mais jovem e de mais fôlego, não teve vez. A chegada da derrota ficou evidente na prorrogação, quando o sedã mostrou que falta aquele gás do novo motor. Enquanto isso, fique com o HB20S, que além da vantagens citadas traz melhor custo benefício no pós-venda, reparo e seguro.
Imagem


Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/ess ... lecao.html

_________________
Representante Oficial do HB20 Clube em Belém/PA

Garagem:
HB20 - Comfort Style - Preto Onix - VTR
Imagem

Você é de Belém? Então faça parte do nosso Grupo no Whatsapp! Basta enviar seu número via MP, ou adicionar (91) 9913-2747.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB