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 Título: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 21 Nov 2015 01:31 
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Olá colegas !

Depois de perceber um aumento do consumo em níveis anormais no meu HB20 1.6 sem um motivo justificável, descobri que era devido a um desgaste acentuado nas velas de ignição, aumentando-se as folgas (gap) das velas acima dos valores originais.

E isso ocorreu após eu percorrer 22500 kms em 3 anos de uso normal com esse veículo !

Então, para desmontar as velas de ignição do motor 1.6 será preciso :

- Uma chave de velas de 5/8 de pol. do modelo mais longo com uns 25 cms de comprimento ou com cabo desmontável !

- Uma chave modelo L de 10 mm .

- Um calibrador de lâminas para se verificar e regular as folgas (gap) das velas de ignição !

- E para aqueles colegas que gostam de preçisão técnica é muito útil e mais seguro apertar as velas de ignição com o torque correto com uma chave de torque apropriada, o aperto correto nesse caso é de 2 kgfm.

Em cima da tampa do cabeçote, existe uma tampa menor retangular presa por 4 parafusos com cabeça de 10 mm, desaperte todos eles com a chave L de 10 mm e remova com cuidado essa tampa plástica da parte de cima do motor.

Já será possível agora visualizar as 4 bobinas de ignição que são presas no motor cada uma delas, com um parafuso de 10 mm igual aos que prendem a tampa plástica !

Remova esse parafuso com a mesma chave L e em seguida puxe para cima com cuidado e devagar a bobina de ignição apenas o suficiente para ela se desencaixar da vela e sair de dentro do alojamento dela, pq ela continua ligada ao chicote elétrico, o que limita o seu livre movimento.

Agora já dá para visualizar a vela de ignição lá dentro do seu alojamento, então use a chave de velas centrando-a nesse alojamento e cuidadosamente desaperte-a totalmente e retire-a para fora !

Obs : Algumas chaves de velas possuem uma luva de borracha que se encaixa nas velas de ignição e com isso dá para retira-las facilmente do seu alojamento, mas se o modelo da chave de velas que vc dispor não tiver essa luva de borracha, basta arranjar um pedaço de uns 25 cms de uma mangueira de parede mais grossa e com diâmetro interno de 9 mm e com ela dá tb para "pescar" e retirar as velas de ignição após serem desparafusadas dos seus respectivos alojamentos !

Após retirada a vela, usar o calibrador de lâminas para verificar qual é a folga que se encontra entre os eletrôdos das velas, e caso esteja maior do que 0,7 mm, bater de leve a ponta da vela em uma superfície metálica até que aquela ponta curva que é o eletrôdo lateral ou massa da vela ir se aproximando daquela ponta do eletrôdo central até se conseguir os exatos 0,7 mm da folga correta !

Obs : Uma dica técnica para se saber exatamente se a vela está com a regulagem de 0,7 mm ou um outro valor qualquer, vc vai passando entre os eletrôdos, por exemplo uma lâmina de 0,7 mm, se ela passou livre, tente passar a próxima lâmina mais grossa que seria a lâmina de 0,75 mm, se ela passar justa, então nesse caso aqui a folga correta é de 0,75 mm e não de 0,7 mm, mas basta bater de leve a ponta da vela sobre uma superfície metálica até apenas a lâmina de 0,7 mm passar justa pela folga !

Depois dessa tarefa, basta limpar com um pedaço de flanela limpa e levemente umedecida com álcool, aquela parte de porcelana branca da vela e em seguida, já se pode monta-la no seu lugar, dar um aperto de 2 kgfm com o torquímetro acoplado com a chave de velas e remontar de volta a bobina de ignição no seu alojamento encaixando-a e parafusando-se novamente o seu parafuso de 10 mm.

Faça esse procedimento com cada vela de ignição, de preferência uma de cada vez e finalmente, remonte a tampa plástica no seu devido lugar, reaperte novamente os parafusos dela e estará pronta mais essa simples, porém importante manutenção nas velas de ignição do seu HB20 1.6 !

Já que a HMB recomenda a troca das velas a cada 40000 kms rodados, seria conveniente desmontar as velas de ignição aos 14000 kms rodados, depois aos 28000 kms para se evitar que o desgaste se torne acentuado demais e logicamente para se evitar que o motor funcione com as velas desreguladas, aumentando-se com isso o consumo além tb de se perder um pouco, o desempenho do motor.

E quando o veículo completar os 40000 kms, leva-lo normalmente para a quarta revisão e solicitar a devida substituição das velas de ignição !

Obs : Óbvio que não se deve comentar por ocasião das revisões do seu HB20 1.6 que vc próprio está revisando as velas de ignição do seu veículo devido ao eminente risco de se perder a garantia desse veículo ! Um bom trabalho a todos e para quaisquer dúvidas que por um acaso surjam, podem contar comigo !

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Editado pela última vez por ianisgreek em 19 Fev 2016 23:08, em um total de 2 vezes.

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 22 Nov 2015 20:41 
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Poxa ianisgreek, show de bola seu tópico!

São postagens assim que enriquecem ainda mais o conteúdo que temos aqui.

Parabéns!

Abraços,

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 22 Nov 2015 21:02 
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Show de bola!!! Bela contribuição.


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 22 Nov 2015 21:11 
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O meu obrigado aos colegas Ricardo e Zecam, é mãos à obra e bola prá frente ! Valeu !

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2015 07:39 
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Profissional o negócio!
Parabéns!

Dúvida: e as velas com mais de 1 ponta? São melhores?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2015 13:15 
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daniel.fbaptista escreveu:
Profissional o negócio!
Parabéns!

Dúvida: e as velas com mais de 1 ponta? São melhores?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk




Colega Daniel, agradeço pelo seu apoio.

Já li no site da NGK sobre uma explicação técnica para isso, velas com mais de uma ponta ou eletrôdo negativo são melhores pq nesse caso existe não apenas um único caminho para se saltar a centelha ou faísca que vai queimar a mistura de ar+combustível mas serão 2, 3 ou até 4 pontas ou eletrôdos dependendo do modelo da vela de ignição, assim a possibilidade de falhas de ignição são bem menores, sendo essa portanto, a vantagem extra desse tipo de velas com mais de um eletrôdo .

Obs : Mas atentem para o fato de que essas velas de ignição com até 4 eletrôdos negativos ou pontas não são mais eficientes do que as modernas e tecnologicamente avançadas velas de platina/iridium que apresentam uma ponta finíssima de apenas 0,4 mm no eletrôdo central o que favorece um faiscamento ou centelhamento bem mais intenso mesmo apresentando um único eletrôdo negativo ou ponta, mas isso é devido à alta condutividade elétrica e resistência ao desgaste apresentada por esses materiais nobres.

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 25 Nov 2015 13:46 
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Olha o fórum gerando conhecimento. Parabéns.


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Fev 2016 20:48 
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Registrado em: 13 Fev 2016 15:54
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Revivendo o tópico.
Primeiramente parabéns ao ianisgreek pelo post e dicas valiosas.
Algumas dúvidas:
Alguém saberia dizer qual o torque deve ser aplicado no aperto das velas?
O gap nas velas do motor 1.0 é o mesmo para o motor 1.6?


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Fev 2016 21:30 
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Edsplatter escreveu:
Revivendo o tópico.
Primeiramente parabéns ao ianisgreek pelo post e dicas valiosas.
Algumas dúvidas:
Alguém saberia dizer qual o torque deve ser aplicado no aperto das velas?
O gap nas velas do motor 1.0 é o mesmo para o motor 1.6?


Ótima pergunta!

Não duvido que o Ianis responda com propriedade, como sempre.

É o tipo de informação que talvez conste no manual, ao menos deveria constar.

Abraços,

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 18 Fev 2016 21:59 
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Ricardo M. escreveu:
Edsplatter escreveu:
Revivendo o tópico.
Primeiramente parabéns ao ianisgreek pelo post e dicas valiosas.
Algumas dúvidas:
Alguém saberia dizer qual o torque deve ser aplicado no aperto das velas?
O gap nas velas do motor 1.0 é o mesmo para o motor 1.6?


Ótima pergunta!

Não duvido que o Ianis responda com propriedade, como sempre.

É o tipo de informação que talvez conste no manual, ao menos deveria constar.

Abraços,


Pois é Ricardo M., recentemente adquiri um HB20 1.0 (2014) com a intenção de rodar no dia a dia, casa, trabalho, levar filho a escola, e estou adorando o carro. Sou praticante do DIY, possuo algumas ferramentas e geralmente costumo eu mesmo fazer alguns serviços. Inclusive estou a uma semana navegando pelo forum e ja consegui muitas informações importantes.

Vez ou outra estarei por aqui tentando pegar mais dicas. rsrs


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