Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:32

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 77 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 17 Nov 2016 13:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
VAGNERF1 escreveu:
ianisgreek escreveu:
grilloex escreveu:
Entendi! E qual seria a diferença nesta eficiência? Ela é tão superior assim? O que mudaria em seu carro por exemplo, que usa velas normais?

Pergunto apenas por curiosidade e conhecimento mesmo!

Abraço ianisgreek



Então colega Grilloex, já sabemos que essa nova versão de vela de ignição de platina-iridio foi lançada devido às reconhecidas vantagens técnicas mostradas por esses nobres materiais como maior resistência à corrosão e uma melhor condutividade elétrica.

E como vantagens diretas do uso dessas novas velas de ignição, podemos citar uma queima mais completa e eficaz da mistura de ar+ combustível além dessas novas velas tb conservarem por muito mais tempo o GAP ou folga entre os eletrôdos pq essa regulagem é de vital importância para se manter sempre o melhor rendimento de um motor.

Acredito tb que nos novos motores 1.0 turbo, que certamente a Hyundai do Brasil tenha adotado essas novas velas de ignição de platinum/iridium, devido às essas vantagens citadas acima.

E lembrando aos colegas que as velas de ignição tradicionais e mais simples usadas em todos os HB20 até 2015 já mostraram que na prática, após uns 10000 kms rodados ou um pouco mais disso, que o desgaste acentuado que ocorre entre os eletrôdos, exatamente no local do GAP (folga) das velas já é bem acentuado o que faz comprovadamente os motores começarem a perder o seu melhor rendimento, com um consequente maior consumo que pode tecnicamente chegar até 9% a mais e tb a uma leve perda de desempenho.

É isso aí colega, abrç !


Excelente explicação e o nivel de detalhes, ai uma pergunta, irei fazer a revisão de 40.000 kms, será que consigo convencer o pessoal da css a utilizar essas novas velas que vem nos HB's mais recentes? essas velas seriam desse material condutor o Iridium?
ou é melhor eu comprar por fora e pedir pra alguém instalar? pois me parece que este material revoluciona e otimiza o fincionamento do motor correto?

Obrigado



Exatamente isso Vagner, essa nova vela de ignição de platina/iridio somente apresenta vantagens sobre essa antiga e ordinária vela usada nos HB20 até 2015.

Então Vagner, estou esperando um CCS Hyundai receber essas novas velas de ignição e vou compara-las fisicamente ao vivo com as antigas velas de ignição.

Se elas forem de fato iguais externamente, quanto ao grau térmico delas que tb é um fator de vital importância, eu tb descubro ao comparar a numeração de ambas.

E se até o grau térmico delas for o mesmo, além das dimensões externas, não tenham dúvidas de que dá sim para instalar essas novas velas de ignição até nos antigos motores, afinal não haveria nenhuma contra-indicação, somente vantagens técnicas além do óbvio maior gasto para compra-las.

Valeu colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 17 Nov 2016 20:23, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 17 Nov 2016 18:00 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Será que eles mudariam o dimensional? Tenho impressão que não.
Mas é bom checar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 17:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas !

Conforme havia prometido, fui hj à tarde na CCS Hyundai da minha cidade para agendar a 4ª revisão anual do nosso HB20 e aproveitei para passar pelo setor de peças e ver as novas velas de ignição de iridium que equipam originalmente todas as versões dos HB20 1.6 da linha 2016 !

Fisicamente, essas novas velas de ignição são absolutamente iguais em todas as dimensões c/ às antigas exceto é logico pela a ponta do eletrôdo central dessas novas velas de iridium que são bem finas comparadas com as antigas velas.

Abaixo as numerações da NGK para ambos os modelos que obtive do próprio estoque dessa CCS HMB :

Modelo antigo de cobre : NGK LZKR7B - DE

Modelo novo de IRIDIUM : NGK SILZKR7G - 8DE

Até o gráu térmico desses dois tipos de velas de ignição são idênticos, portanto acredito que podem ser utilizadas normalmente essa nova versão de vela de iridium nos motores mais antigos.

E como nessa 4ª revisão anual do nosso HB20 1.6 cita a obrigatória substituição das velas de ignição, já até conversei com o chefe da oficina dessa CCS e falei com ele que já que é assim, que eu optarei então em instalar logo essas novas velas de ignição de IRIDIUM no nosso HB como um upgrade das velas antigas de cobre e pago naturalmente a diferença de preço que existe entre elas.

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 17:45 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Valeu Ianis! Ele aceitou sem problemas?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Valeu Ianis! Ele aceitou sem problemas?



Sim Zecam, eles não mostraram nenhuma resistência após eu mesmo mostrar para eles ao vivo que ambas as versões dessas velas são externamente iguais e até no gráu térmico delas !

Além disso, já estão popularmente reconhecidas, todas as vantagens dessas novas velas de platina/iridium sobre essas velas comuns de cobre!

Assim que eu instalar essas novas velas de iridium no nosso HB20 1.6 farei os comentários sobre isso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Boa notícia, Ianis.
Valeu!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 18:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Boa notícia, Ianis.
Valeu!


Valeu Bertoche, imagina vc o quanto estou curioso para ver o rendimento do motor do nosso HB20 1.6 depois que ele sair da sua 4ª revisão anual com oleo e filtro de oleo novos, filtro de ar, filtro do ar cond., filtro de combustível, fluído de freios novo, todos trocados e ainda com essas desejáveis novas velas de iridium devidamente calibradas com 0,8 mm de folgas (gap) que eu mesmo faço questão de calibra-las antes de serem instaladas no motor !

Vamos ver como vão ficar as respostas do motor depois disso ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 22:10 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
ianisgreek escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Boa notícia, Ianis.
Valeu!


Valeu Bertoche, imagina vc o quanto estou curioso para ver o rendimento do motor do nosso HB20 1.6 depois que ele sair da sua 4ª revisão anual com oleo e filtro de oleo novos, filtro de ar, filtro do ar cond., filtro de combustível, fluído de freios novo, todos trocados e ainda com essas desejáveis novas velas de iridium devidamente calibradas com 0,8 mm de folgas (gap) que eu mesmo faço questão de calibra-las antes de serem instaladas no motor !

Vamos ver como vão ficar as respostas do motor depois disso ...


Show de bola ianisgreek acabou de marcar um gol puskas
Estou dentro de dois ou três meses a fazer está mesma revisão e já vou solicitar essas novas velas com essa tecnologia, já acho o hb econômico por que não melhorar um pouco mais com essa bem observada tecnologia que vc nos trás
E por falar, segui sua recomendação completei o tanque com etanol vpower e o motor ficou tinindo, valeu por mais essa excelente dica
Lembre-se que o valor dessa revisão e de 700 reais, poderá nos informar quanto ficará com essa nova vela, cuidado pra não te cobrarem dois sets de vela um abraço colega


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 06 Dez 2016 23:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
VAGNERF1 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Boa notícia, Ianis.
Valeu!


Valeu Bertoche, imagina vc o quanto estou curioso para ver o rendimento do motor do nosso HB20 1.6 depois que ele sair da sua 4ª revisão anual com oleo e filtro de oleo novos, filtro de ar, filtro do ar cond., filtro de combustível, fluído de freios novo, todos trocados e ainda com essas desejáveis novas velas de iridium devidamente calibradas com 0,8 mm de folgas (gap) que eu mesmo faço questão de calibra-las antes de serem instaladas no motor !

Vamos ver como vão ficar as respostas do motor depois disso ...


Show de bola ianisgreek acabou de marcar um gol puskas
Estou dentro de dois ou três meses a fazer está mesma revisão e já vou solicitar essas novas velas com essa tecnologia, já acho o hb econômico por que não melhorar um pouco mais com essa bem observada tecnologia que vc nos trás
E por falar, segui sua recomendação completei o tanque com etanol vpower e o motor ficou tinindo, valeu por mais essa excelente dica
Lembre-se que o valor dessa revisão e de 700 reais, poderá nos informar quanto ficará com essa nova vela, cuidado pra não te cobrarem dois sets de vela um abraço colega



Fala Vagner, é ótimo saber que vc gostou e aprovou essas dicas que citei !

Foi exatamente esse valor de 700,00 que me cobraram nessa 4ª revisão de 40000 kms menos 18,00 pq não vou deixar eles lavarem meu HB20 pq essa tarefa eu mesmo é quem faço com talvez mais cuidado e capricho do que eles mesmos da CCS ...

Mas nesse valor vai entrar logicamente a diferença de preços que no caso das 4 velas de ignição comuns que fica em uns 130,00 enquanto que essas novas velas de iridium não saem por menos de uns 300,00 do setor de peças deles ... rsrsrsrs!!!

E ainda terão de somar a mão de obra extra para trocarem todo o fluído de freios do nosso HB20 que tb está vencendo agora ...

Então essa conta final somando-se tudo deve ficar próxima de uns 1000,00 ...

Obs : Quando vc for fazer a revisão do seu HB20, aconselho-o fortemente a acompanhar de perto os serviços prestados no seu veículo pq vc mesmo terá de comprar e retirar por sua conta esse novo jogo de velas de iridium do setor de peças para serem instaladas no seu HB20 caso ele não seja já do modelo 2016 e eu sinceramente não teria a plena certeza e muito menos confiaria se eles mesmos fariam esse capricho extra instalando-as no seu HB20 e sendo assim, deixo aqui mais essa dica extra para vc !

É muito fácil vc reconhecer visualmente as velas de cobre mais simples dessas novas velas de ignição de iridium pq essas mais simples tem a ponta do eletrodo central da vela bem grossa com uns 2 mm de diâmetro enquanto que essas novas velas de ignição de iridium, salta aos olhos a sua ponta finíssima que não mede mais de uns 0,4 a 0,6 mm de diâmetro além da numeração diferente que aparece nessas velas e que eu até já deixei no meu post anterior para alguma possível necessidade de consulta.

Valeu colega , abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 00:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Valeu Bertoche, imagina vc o quanto estou curioso para ver o rendimento do motor do nosso HB20 1.6 depois que ele sair da sua 4ª revisão anual com oleo e filtro de oleo novos, filtro de ar, filtro do ar cond., filtro de combustível, fluído de freios novo, todos trocados e ainda com essas desejáveis novas velas de iridium devidamente calibradas com 0,8 mm de folgas (gap) que eu mesmo faço questão de calibra-las antes de serem instaladas no motor!
Vamos ver como vão ficar as respostas do motor depois disso ...
Show de bola ianisgreek acabou de marcar um gol puskas
Estou dentro de dois ou três meses a fazer está mesma revisão e já vou solicitar essas novas velas com essa tecnologia, já acho o hb econômico por que não melhorar um pouco mais com essa bem observada tecnologia que vc nos trás
E por falar, segui sua recomendação completei o tanque com etanol vpower e o motor ficou tinindo, valeu por mais essa excelente dica
Lembre-se que o valor dessa revisão e de 700 reais, poderá nos informar quanto ficará com essa nova vela, cuidado pra não te cobrarem dois sets de vela um abraço colega
Fala Vagner, é ótimo saber que vc gostou e aprovou essas dicas que citei !

Foi exatamente esse valor de 700,00 que me cobraram nessa 4ª revisão de 40000 kms menos 18,00 pq não vou deixar eles lavarem meu HB20 pq essa tarefa eu mesmo é quem faço com talvez mais cuidado e capricho do que eles mesmos da CCS ...

Mas nesse valor vai entrar logicamente a diferença de preços que no caso das 4 velas de ignição comuns que fica em uns 130,00 enquanto que essas novas velas de iridium não saem por menos de uns 300,00 do setor de peças deles ... rsrsrsrs!!!

E ainda terão de somar a mão de obra extra para trocarem todo o fluído de freios do nosso HB20 que tb está vencendo agora ...

Então essa conta final somando-se tudo deve ficar próxima de uns 1000,00 ...

Obs : Quando vc for fazer a revisão do seu HB20, aconselho-o fortemente a acompanhar de perto os serviços prestados no seu veículo pq vc mesmo terá de comprar e retirar por sua conta esse novo jogo de velas de iridium do setor de peças para serem instaladas no seu HB20 caso ele não seja já do modelo 2016 e eu sinceramente não teria a plena certeza e muito menos confiaria se eles mesmos fariam esse capricho extra instalando-as no seu HB20 e sendo assim, deixo aqui mais essa dica extra para vc !

É muito fácil vc reconhecer visualmente as velas de cobre mais simples dessas novas velas de ignição de iridium pq essas mais simples tem a ponta do eletrodo central da vela bem grossa com uns 2 mm de diâmetro enquanto que essas novas velas de ignição de iridium, salta aos olhos a sua ponta finíssima que não mede mais de uns 0,4 a 0,6 mm de diâmetro além da numeração diferente que aparece nessas velas e que eu até já deixei no meu post anterior para alguma possível necessidade de consulta.

Valeu colega , abrç !

Boa Ianis.
Está no plano de manutenção essa troca total do fluido dos freios aos 40 mil km?
Segundo o mecânico a troca completa do fluido do radiador é aos 100 mil km.
Quero ler isso no manual.
Se sua experiência for boa, vou trocar as velas, mesmo tendo trocado há pouco.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 77 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB