Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=32&t=10625
Página 3 de 8

Autor:  Edsplatter [ 22 Fev 2016 16:13 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
ZECAM escreveu:
Gostaria muito de ter um torquímetro em casa. :)



No mercado livre vc encontra facilmente vários modelos de torquímetro brasileiros e importados com preços bem em conta e que ainda dá para serem comprados parceladamente !

E uma boa dica é escolher um torquímetro do modelo de estalo e que meça pelo menos até uns 15 kgfm de torque para maiores utilidades !


Pois é amigos ianisgreek e ZECAM, eu optei mesmo por um torquímetro de vareta, bem mais em conta, se não me engano custou em torno de R$100,00.

Tenho um amigo que trabalha em um laboratório de metrologia, pedi para ele calibrar e pronto, bingo. Já até fiz a regulagem de válvulas no meu outro carro, um honda civic. Mas um de estalo seria show de bola.

Autor:  rafael20 [ 13 Abr 2016 18:11 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Quando lançou o novo modelo do HB20 li alguma coisa que o motor passou a usar velas de iridium. Será que compensa esse upgrade?

Autor:  ZECAM [ 13 Abr 2016 18:15 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Olá,

Dê uma olhada no tópico abaixo
Qual a diferença do motor do HB20 1.6 e Veloster 1.6 ?
viewtopic.php?t=10300

Autor:  rafael20 [ 14 Abr 2016 17:47 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Valeu ZECAM!! Mas será que a Hyundai adotou essa no modelo novo?

Autor:  Ricardo M. [ 14 Abr 2016 19:43 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

rafael20 escreveu:
Valeu ZECAM!! Mas será que a Hyundai adotou essa no modelo novo?


Não sei se foi nesse tópico ou em outro. Mas as velas iridium adotados nos modelos atuais, parecem não ser compatíveis com os modelos anteriores do HB20.

Abraços,

Autor:  ianisgreek [ 28 Abr 2016 00:25 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Ricardo M. escreveu:
Edsplatter escreveu:
Revivendo o tópico.
Primeiramente parabéns ao ianisgreek pelo post e dicas valiosas.
Algumas dúvidas:
Alguém saberia dizer qual o torque deve ser aplicado no aperto das velas?
O gap nas velas do motor 1.0 é o mesmo para o motor 1.6?


Ótima pergunta!

Não duvido que o Ianis responda com propriedade, como sempre.

É o tipo de informação que talvez conste no manual, ao menos deveria constar.

Abraços,



Fala Ricardo, desculpe-me, pq eu nem havia lido sobre essa sua dúvida, mas de fato, no manual dos nossos HB20 infelizmente não consta praticamente nenhuma especificação técnica sobre dados do motor ou de outras partes mecânicas dos HB20.

E para eu descobrir sobre esses dados, tive de recorrer ao 0800 da Hyundai do Brasil para eles depois me contatarem de volta com as respostas:

A folga entre os eletrôdos das velas (gap) para ambos os motores 1.0 e 1.6 é de 0,7 mm a 0,8 mm.

O torque para um aperto correto dessas velas de ignição é de apenas 2 kgfm.

Obs : É recomendado deixar as regulagens dessas velas de ignição preferencialmente com as folgas menores indicadas, no caso aqui com 0,7 mm, pq com o uso delas, a tendência é dos eletrôdos se desgastarem e essa folga ir progressivamente aumentando e com isso há uma comprovada diminuição do rendimento geral do motor com perdas em desempenho e tb um aumento no consumo médio.

Valeu colega, abraço !

Autor:  brponte [ 28 Abr 2016 08:29 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Interessante saber que o motor 1.6 novo é com velas Iridium ... eu usava no I30 e eram melhores que as comuns, o carro ficou 15% mais economico.

Usar essas velas, sendo do mesmo tamanho da original, pode ser usada nos motores antigos sim, não existe problema técnico para isso, basta saber comprar.
Quando troquei as do i30, eu comprei pelo eBay, porque era 50% mais barato que comprar aqui, mas hoje em dia, a receita federal tem cobrado imposto de 60%+$12 de tudo que é um pouco mais pesado, e isso torna o preço igual ao daqui e não demora tanto para chegar.
Uns amigos do i30 Clube compravam velas aqui: http://www.mrcentelha.com.br

Alias, qual é o código da vela do HB20 1.6 ? Da NGK ...


[]

Autor:  ianisgreek [ 28 Abr 2016 18:44 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

brponte escreveu:
Interessante saber que o motor 1.6 novo é com velas Iridium ... eu usava no I30 e eram melhores que as comuns, o carro ficou 15% mais economico.

Usar essas velas, sendo do mesmo tamanho da original, pode ser usada nos motores antigos sim, não existe problema técnico para isso, basta saber comprar.
Quando troquei as do i30, eu comprei pelo eBay, porque era 50% mais barato que comprar aqui, mas hoje em dia, a receita federal tem cobrado imposto de 60%+$12 de tudo que é um pouco mais pesado, e isso torna o preço igual ao daqui e não demora tanto para chegar.
Uns amigos do i30 Clube compravam velas aqui: http://www.mrcentelha.com.br

Alias, qual é o código da vela do HB20 1.6 ? Da NGK ...


[]



As velas de ignição da NGK para os HB20 com motor 1.6 são as LZKR7B-DE .

Autor:  andre_ce [ 14 Jun 2016 00:32 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
brponte escreveu:
Interessante saber que o motor 1.6 novo é com velas Iridium ... eu usava no I30 e eram melhores que as comuns, o carro ficou 15% mais economico.

Usar essas velas, sendo do mesmo tamanho da original, pode ser usada nos motores antigos sim, não existe problema técnico para isso, basta saber comprar.
Quando troquei as do i30, eu comprei pelo eBay, porque era 50% mais barato que comprar aqui, mas hoje em dia, a receita federal tem cobrado imposto de 60%+$12 de tudo que é um pouco mais pesado, e isso torna o preço igual ao daqui e não demora tanto para chegar.
Uns amigos do i30 Clube compravam velas aqui: http://www.mrcentelha.com.br

Alias, qual é o código da vela do HB20 1.6 ? Da NGK ...


[]



As velas de ignição da NGK para os HB20 com motor 1.6 são as LZKR7B-DE .

Alguém sabe dizer se compensa trocar as velas por um modelo grau térmico diferente para uso exclusivo de gasolina?

Autor:  ianisgreek [ 14 Jun 2016 02:17 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

andre_ce escreveu:
ianisgreek escreveu:
brponte escreveu:
Interessante saber que o motor 1.6 novo é com velas Iridium ... eu usava no I30 e eram melhores que as comuns, o carro ficou 15% mais economico.

Usar essas velas, sendo do mesmo tamanho da original, pode ser usada nos motores antigos sim, não existe problema técnico para isso, basta saber comprar.
Quando troquei as do i30, eu comprei pelo eBay, porque era 50% mais barato que comprar aqui, mas hoje em dia, a receita federal tem cobrado imposto de 60%+$12 de tudo que é um pouco mais pesado, e isso torna o preço igual ao daqui e não demora tanto para chegar.
Uns amigos do i30 Clube compravam velas aqui: http://www.mrcentelha.com.br

Alias, qual é o código da vela do HB20 1.6 ? Da NGK ...


[]



As velas de ignição da NGK para os HB20 com motor 1.6 são as LZKR7B-DE .

Alguém sabe dizer se compensa trocar as velas por um modelo grau térmico diferente para uso exclusivo de gasolina?



Colega André, nenhum fabricante de veículo flex recomenda que seja substituído o gráu térmico original das velas de ignição desses motores por outros, pq isso modificaria completamente a temperatura de trabalho das câmaras de combustão, o que fatalmente, traria riscos de danificar as peças internas do motor.

E devido à esse sério motivo, sugiro fortemente a vc que jamais troque essas velas de ignição originais do motor dos HB20 por outras diferentes , seja para usar apenas gasolinas, etanol ou quaisquer misturas desses dois combustíveis .

Além disso, tb convém lembrarmos aqui que a calibração da ECU de gerenciamento desses motores flex foi desenvolvida pela fábrica levando-se em consideração exatamente esse grau térmico original dessas velas de ignição, por isso que ele não deve jamais ser substituído por nenhum outro diferente do original !

É isso aí colega, valeu !

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