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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 00:42 
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Então Bertoche, vc sabe que a dona Hyundai do Brasil não menciona no plano de manutenção preventiva do manual dela essa troca obrigatória do fluído de freios dos seus veículos que deve ocorrer sempre a cada 2 anos de uso e assim ele preferiu recomendar apenas no manual como "trocar o fluído de freios apenas quando for julgado necessário pelo CCS" e nem sei se vc se lembra disso , mas esse assunto foi um motivo para eu entrar em contato com o 0800 da Hyundai e acabou que não entramos em acôrdo pq LOGICO e EVIDENTE e devido ao fato daquela conversa estar sendo gravada, que o estúpido do funcionário da Hyundai do Brasil que me atendeu não reconheceu esse erro da HMB de jeito nenhum obviamente, por mais que eu falava e justificava que nenhum fluído de freios do mundo aguenta trabalhar normalmente mais do que 2 anos dentro de um sistema de freios sem se contaminar e se desgastar e assim comprometer o bom desempenho desse sistema de freios e que comprovadamente todos os demais fabricantes sempre recomendam nos seus manuais essa troca para todos os veículos a cada 2 anos de uso mas infelizmente foram em vão todas essas minhas tentativas, o cara não cedia nem com reza brava ... rsrsrsrsrs!!

Foi aí que eu tb sem mais saber o que falar para ele, perdi a paciência com tamanha ignorância e cabeça dura desse funcionário e respondi para ele que o HB20 era meu e que por isso mesmo, eu não precisava de autorização nenhuma dos coreanos da fábrica de Piracicaba e faria com meu HB20 tanto essa troca do fluído de freios como tb o que eu bem quizesse e assim, como vi que não haveria nunca um bom acôrdo nessa nossa conversa, agradeci mesmo assim e desliguei o telefone ...

Por isso que vou trocar por minha conta e já pela segunda vez, todo o fluído de freios e do acionamento da embreagem do nosso HB20 que agora está completando 4 anos inteiros de quando foi comprado e apenas 33100 kms rodados nesse período.

Quanto à essas novas velas de iridium, é lógico e indiscutível que elas representam uma clara evolução tecnológica sobre as antigas e famigeradas velas de ignição de cobre do tipo mais simples da NGK e isso é tão verdadeiro que até a própria HMB mesmo atrasada como ela sempre foi, deixou para adota-las como originais apenas na sua linha 2016 ... rsrsrsrs!!!

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 01:11 
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Ianis, a troca do fluido é em dois anos se você não puder testar.
Se vc puder medir a contaminação, a troca é quando ele estiver contaminado (basicamente com água).
Se eles medem a contaminação, não há razão para ter um prazo de troca.
O prazo é quando o fluido está com mais de x% de umidade, independente de ser menos ou mais que dois anos.

Em alguns sistemas com muito fluido como grandes transformadores por exemplo, o óleo muitas vezes nem é trocado, mas apenas tratado retirando-se lhe a umidade.

Na minha ccss eles me disseram que medem a contaminação para saber da necessidade da troca e nunca duvidei.

Abraço,

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 01:18 
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Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, a troca do fluido é em dois anos se você não puder testar.
Se vc puder medir a contaminação, a troca é quando ele estiver contaminado (basicamente com água).
Se eles medem a contaminação, não há razão para ter um prazo de troca.
O prazo é quando o fluido está com mais de x% de umidade, independente de ser menos ou mais que dois anos.

Em alguns sistemas com muito fluido como grandes transformadores por exemplo, o óleo muitas vezes nem é trocado, mas apenas tratado retirando-se lhe a umidade.

Na minha ccss eles me disseram que medem a contaminação para saber da necessidade da troca e nunca duvidei.

Abraço,



Concordo com esse seu feedback Beertoche, mas a verdade é que sinceramente eu NUNCA vi no CCS Hyundai local o pessoal da oficina fazendo esse teste de contaminação do fluído de freios em veículo nenhum ... rsrsrsrsrs!!!

Por isso que eu falo sempre que na teoria, muitos dos procedimentos em mecânica automotiva são nobres e até interessantes, mas e quando na prática esses procedimentos nem mesmo são lembrados e muito menos reconhecidos e feitos , como é que ficamos ???

Infelizmente a nossa realidade é mais por aí mesmo colega, abrç !

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 06:45 
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Bertoche e Ianis,

Sempre fiz a troca do fluido de freio com dois anos e indiquei até para meus familiares!
Fiquei surpreso quando Bertoche disse que a css da região dele mede a umidade do óleo! Isso é digno de um merecido parabéns. Se todas elas usassem a tecnologia preditiva nós teríamos custos de manutenção mais baixos e mais segurança.
Outro exemplo são os fluidos da caixa de marcha, direção hidráulica, dentre outros itens que poderiam ser medidos...
É isso aí.


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 07 Dez 2016 10:55 
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ZECAM escreveu:
Bertoche e Ianis,

Sempre fiz a troca do fluido de freio com dois anos e indiquei até para meus familiares!
Fiquei surpreso quando Bertoche disse que a css da região dele mede a umidade do óleo! Isso é digno de um merecido parabéns. Se todas elas usassem a tecnologia preditiva nós teríamos custos de manutenção mais baixos e mais segurança.
Outro exemplo são os fluidos da caixa de marcha, direção hidráulica, dentre outros itens que poderiam ser medidos...
É isso aí.



Então Zecam, eu aprendi desde o primeiro curso de mecânica automotiva que eu frequentei (e graças a Deus que já foram muitos e vários), que o correto é isso aí mesmo, TROCAR O FLUÍDO DE FREIOS A CADA 2 ANOS no máximo pq ele comprovadamente se contamina com a umidade do ar, que muda assim todas as principais características dele como o seu ponto de ebulição e tb a sua capacidade de proteger todas as peças do sistema de freios contra a corrosão.

Sim, o nosso colega Bertoche está tentando proteger a CCS Hyundai que o atende mas se vc quer mesmo saber, é lógico que ela tb está obviamente ERRADA, tentando justificar o ERRO dessa atitude totalmente equivocada da Hyundai do Brasil em não ter recomendado essa manutenção preventiva no manual dos HB20.

Ou seja, em outras palavras, será que somente a dona HMB estaria correta nessa atitude dela e todas as demais fabricantes de veículos estariam erradas??? kkkkkkkkkkkkkkkkk, por favor colegas não me façam rir desses coreanos cabeças duras e ignorantes ...rsrsrsrsrs!!!

Por isso que prefiro acreditar no que eu já aprendi até hoje do que neles, afinal a mecânica automotiva não existe somente para eles, mas para TODOS!!!

Portanto colega Zecam, o correto é isso mesmo que vc deve sempre fazer, não deixe jamais de trocar o fluído de freios de nenhum veículo seu dentro de no máximo 2 anos, pq assim vc tem frenagens sempre seguras e uma maior durabilidade de todo o sistema de freios dos seus veículos .

Valeu colega e esses coreanos deram foi sorte até agora pq essa falha deles não se espalhou e se popularizou ainda no mercado e que até pode se transformar em uma bela chacota contra eles próprios ... rsrsrsrsrs!!!

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 09 Dez 2016 17:40 
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Freios, pneus e suspensão são itens de segurança nível 1.
Negligenciar isso é se arriscar demais.
Lembro que eu fui fazer uma viagem de 2000 km e meus pneus traseiros ainda rodavam pelo menos 5000 km, pensei na família e troquei tudo.


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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Dez 2016 00:46 
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Colegas, nesse sábado, fiz a 4ª revisão de 40000 kms no meu HB20 1.6 apesar de que ele só havia rodado exatos 33135 kms em pouco mais de 4 anos de uso.

E dentre os itens obrigatoriamente trocados, estavam o oleo do motor e o seu respectivo filtro, o filtro de ar, o filtro do ar cond. o filtro de combustível e tb as velas de ignição.

A troca do fluído de freios ficou para a próxima segunda-feira pq aos sábados, o pessoal da oficina encerra os trabalhos exatamente ao meio dia e não tiveram tempo hábil para efetuar essa 2ª troca do fluído do sistema de freios e do acionamento da embreagem do meu veículo.

E ao substituírem as velas que ainda eram as originais de fábrica, elas já estavam em uma situação de desgaste bem deplorável, apesar de que um pouco depois dos primeiros 22000 kms rodados, eu havia desmontado essas velas só por curiosidade para me certificar do estado em que elas se encontravam e nessa oportunidade, devido ao já visível desgaste nos eletrôdos central e lateral delas, eu ainda dei uma cuidadosa lixada no GAP (folga) delas exatamente para tentar recuperar um pouco mais a eficiência original de queima e recalibrei novamente a folga delas para os originais 0,80 mm.

Assim, aproveitei agora essa ocasião e comprei lá mesmo nessa CCS um jogo das novas velas de iridium que equipam originalmente os motores 1.6 da linha de HB20 2016 e montamos no meu HB20 c/ a mesma regulagem de gap de 0,80 mm.

E o preço final delas depois de todos os descontos ainda ficou em salgados 297,00 o jogo de 4 unidades !

Mas depois de concluída essa revisão, só rodei com ele apenas um pouco mais de 25 kms e foi no transito urbano, portanto ainda não deu para fazer uma melhor avaliação de alguma vantagem mais nítida com a instalação dessas novas velas de ignição de iridium.

Mas pelo menos no consumo médio, me pareceu que ele ficou um pouco mais econômico do que antes em talvez uns 5% a 10%.

Vamos deixar a ECU ter um tempo para se readaptar a eficácia e ao melhor poder de queima dessas novas velas de ignição de iridium e acredito que depois de pelo menos uns 70 kms rodados, já comecem a aparecer de fato, os novos resultados delas no funcionamento desse motor.

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Dez 2016 08:03 
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ianisgreek escreveu:
Colegas, nesse sábado, fiz a 4ª revisão de 40000 kms no meu HB20 1.6 apesar de que ele só havia rodado exatos 33135 kms em pouco mais de 4 anos de uso.

E dentre os itens obrigatoriamente trocados, estavam o oleo do motor e o seu respectivo filtro, o filtro de ar, o filtro do ar cond. o filtro de combustível e tb as velas de ignição.

A troca do fluído de freios ficou para a próxima segunda-feira pq aos sábados, o pessoal da oficina encerra os trabalhos exatamente ao meio dia e não tiveram tempo hábil para efetuar essa 2ª troca do fluído do sistema de freios e do acionamento da embreagem do meu veículo.

E ao substituírem as velas que ainda eram as originais de fábrica, elas já estavam em uma situação de desgaste bem deplorável, apesar de que um pouco depois dos primeiros 22000 kms rodados, eu havia desmontado essas velas só por curiosidade para me certificar do estado em que elas se encontravam e nessa oportunidade, devido ao já visível desgaste nos eletrôdos central e lateral delas, eu ainda dei uma cuidadosa lixada no GAP (folga) delas exatamente para tentar recuperar um pouco mais a eficiência original de queima e recalibrei novamente a folga delas para os originais 0,80 mm.

Assim, aproveitei agora essa ocasião e comprei lá mesmo nessa CCS um jogo das novas velas de iridium que equipam originalmente os motores 1.6 da linha de HB20 2016 e montamos no meu HB20 c/ a mesma regulagem de gap de 0,80 mm.

E o preço final delas depois de todos os descontos ainda ficou em salgados 297,00 o jogo de 4 unidades !

Mas depois de concluída essa revisão, só rodei com ele apenas um pouco mais de 25 kms e foi no transito urbano, portanto ainda não deu para fazer uma melhor avaliação de alguma vantagem mais nítida com a instalação dessas novas velas de ignição de iridium.

Mas pelo menos no consumo médio, me pareceu que ele ficou um pouco mais econômico do que antes em talvez uns 5% a 10%.

Vamos deixar a ECU ter um tempo para se readaptar a eficácia e ao melhor poder de queima dessas novas velas de ignição de iridium e acredito que depois de pelo menos uns 70 kms rodados, já comecem a aparecer de fato, os novos resultados delas no funcionamento desse motor.


Show Ianis!

Então as velas iridium do "novo HB20" são compatíveis com as do nossos "velhos HB20's" ?

Compensa então trocar, demais da conta. A vantagem seria que com 80.000 km não precisaria trocar novamente.

Na minha revisão dos 40.000 km, daqui uns 6 meses, vou solicitar as velas Iridium.

Abraços,

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Dez 2016 11:00 
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Bom dia Ricardo, sim são totalmente compatíveis, inclusive eu estava há pouco conversando com meu irmão justamente sobre isso, de como essas novas velas de ignição de iridium com a ponta do eletrôdo central finíssima são bem mais eficientes do que as antigas e ultrapassadas velas comuns de cobre.

E só para vc ter uma ideia bem básica Ricardo, a diferença está se mostrando bem nítida, fiz agora pela manhã mais uns percursos apenas urbanos com o nosso HB20 e as médias tem se mantido sempre acima de 9 kms/l chegando a 9,5 kms/l enquanto rodando antes com as velas velhas e nas mesmas condições cuidadosas de condução econômica ele não ultrapassava os 8,6 kms/l e lembrando aqui que eu SEMPRE abasteço com a mistura mágica (80% de etanol e 20% de gasolina).

Mas basta uma verificação mais atenta nas minhas originais e antigas velas de ignição que já dá para ver que os eletrôdos delas estavam bem desgastados e arredondados, numa prova bem real de que elas não aguentam funcionar por longos 4 anos ou 40000 kms nos antigos motores 1.6 dos HB20 mostrando uma capacidade de queima realmente eficaz ... infelizmente essa é a verdade dona Hyundai do Brasil que com mais essa comete mais um gol CONTRA !!!

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
MensagemEnviado: 11 Dez 2016 21:10 
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Então minha revisão ante 700 reais saltará para 996 se eu colocar essas novas velas, bom se a economia for de 10% então valerá a pena pois se terá uma economia pagável em pouco tempo....


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