Hyundai HB20 Clube
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Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=32&t=10625
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Autor:  ianisgreek [ 12 Dez 2016 00:54 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

VAGNERF1 escreveu:
Então minha revisão ante 700 reais saltará para 996 se eu colocar essas novas velas, bom se a economia for de 10% então valerá a pena pois se terá uma economia pagável em pouco tempo....



Vagner, vc citou um ponto bem importante que nem consideramos normalmente ...

Pq quando essas velas normais da NGK já ultrapassam os primeiros 20000 kms rodados, elas seguramente que já perderam toda a eficiência prejudicando tanto c/ gastos extras de combustível como tb c/ perdas de desempenho !

Por isso que vale sim muito à pena comprar e instalar essas novas velas de ignição de iridium pq apesar de bem mais caras do que essas velas comuns usadas na linha HB20 até 2015, elas se mostram bem mais eficientes por uma quilometragem bem maior do que a apresentada por essas velas comuns e isso até já é um fato técnico mais do que amplamente comprovado, o que justifica essa atitude da HMB em adotar essas novas velas de ignição de iridium desde a sua nova linha 2016 em diante ...

Autor:  Roberto Bertoche [ 12 Dez 2016 16:08 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
...Sim, o nosso colega Bertoche está tentando proteger a CCS Hyundai que o atende mas se vc quer mesmo saber, é lógico que ela tb está obviamente ERRADA, tentando justificar o ERRO dessa atitude totalmente equivocada da Hyundai do Brasil em não ter recomendado essa manutenção preventiva no manual dos HB20...

Discordo por uma parte, concordo com outra.
Ianis, se o que eu disse estivesse correto, que as ccss HMB medem a umidade do fluido de freio a cada revisão, você estaria errado em criticar as autorizadas HMB.
Ocorre que sexta-feira, estive na ccss e perguntei sobre essa medição da umidade.
O chefe dos mecânicos deve ter se esquecido que me disse há muito tempo que mediam, e tergiversou, dizendo que trocavam o fluido a cada 2 anos.
Perguntei se isso está escrito em algum procedimento ou é só quando lembram e ele acabou se embananando, sem responder com muita convicção.

Medir a umidade seria o ideal, para não produzirmos lixo à toa, trocando um fluido ainda dentro das especificações.
Além disso, medir a umidade seria a coisa mais banal e fácil de fazer, e inclusive barato para uma ccss.
Seguem abaixo duas canetas de medição de umidade do fluido e seus preços.

Abraço.

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=53
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=53

Autor:  VAGNERF1 [ 12 Dez 2016 16:30 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
Então minha revisão ante 700 reais saltará para 996 se eu colocar essas novas velas, bom se a economia for de 10% então valerá a pena pois se terá uma economia pagável em pouco tempo....



Vagner, vc citou um ponto bem importante que nem consideramos normalmente ...

Pq quando essas velas normais da NGK já ultrapassam os primeiros 20000 kms rodados, elas seguramente que já perderam toda a eficiência prejudicando tanto c/ gastos extras de combustível como tb c/ perdas de desempenho !

Por isso que vale sim muito à pena comprar e instalar essas novas velas de ignição de iridium pq apesar de bem mais caras do que essas velas comuns usadas na linha HB20 até 2015, elas se mostram bem mais eficientes por uma quilometragem bem maior do que a apresentada por essas velas comuns e isso até já é um fato técnico mais do que amplamente comprovado, o que justifica essa atitude da HMB em adotar essas novas velas de ignição de iridium desde a sua nova linha 2016 em diante ...


Colega Ianis, acredito que levou ligeira vantagem, consultei em um fornecedor de velas que foi citado por alguns colegas aqui e me passaram esta cotação e este produto. http://www.mrcentelha.com.br/ixuh22.html

é de um fornecedor que eu não conheço,"Marca DENSO" portanto não me sinto a vontade em criticar ou elogiar.
o bom é saber que a Dona Hyundai ja equipa os novos Hbs com esse material novo, mostrando que amesma está atenta as calibrações novas que os concorrentes estão usando...valeu

Autor:  ianisgreek [ 12 Dez 2016 17:41 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Então Vagner, essa marca japonesa de vela de ignição Denso é excelente e uma concorrente direta das NGK, inclusive, eu até já comprei e utilizo atualmente um jogo dessas velas de iridium no meu jettão TSI e elas são feras, de excelente eficiência e qualidade, mas somente fiz essa troca pq a garantia original de 3 anos da VW já venceu para o meu jetta !

E só para vc ter uma ideia, o motor do meu jettão está mostrando uma queima bem melhor do que quando ele ainda usava as velas originais NGK de platina, pq deu para perceber que as ponteiras do escape dele estão se apresentando mais limpas e sem fuligens escuras, num claro sinal de que a combustão da gasolina está bem mais completa do que antes !

Mas convém lembra-lo de que vc infelizmente não poderá ainda compra-las para instalar no seu HB20 pq se vc fizer isso, o pessoal da oficina da CCS Hyundai que for revisar o seu HB20 não vai concordar em instalar essas velas de iridium da marca Denso, pq elas não são as originais recomendadas pela fábrica da Hyundai do Brasil para nenhum HB20 1.6 !!!

Autor:  Ricardo M. [ 12 Dez 2016 17:49 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...Sim, o nosso colega Bertoche está tentando proteger a CCS Hyundai que o atende mas se vc quer mesmo saber, é lógico que ela tb está obviamente ERRADA, tentando justificar o ERRO dessa atitude totalmente equivocada da Hyundai do Brasil em não ter recomendado essa manutenção preventiva no manual dos HB20...

Discordo por uma parte, concordo com outra.
Ianis, se o que eu disse estivesse correto, que as ccss HMB medem a umidade do fluido de freio a cada revisão, você estaria errado em criticar as autorizadas HMB.
Ocorre que sexta-feira, estive na ccss e perguntei sobre essa medição da umidade.
O chefe dos mecânicos deve ter se esquecido que me disse há muito tempo que mediam, e tergiversou, dizendo que trocavam o fluido a cada 2 anos.
Perguntei se isso está escrito em algum procedimento ou é só quando lembram e ele acabou se embananando, sem responder com muita convicção.

Medir a umidade seria o ideal, para não produzirmos lixo à toa, trocando um fluido ainda dentro das especificações.
Além disso, medir a umidade seria a coisa mais banal e fácil de fazer, e inclusive barato para uma ccss.
Seguem abaixo duas canetas de medição de umidade do fluido e seus preços.

Abraço.

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=53
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=53


Uma dúvida em relação a aferição do nível de umidade do fluído de freio: será que tal medição pode contaminar um fluído íntegro ?

Abraços,

Autor:  ianisgreek [ 12 Dez 2016 18:10 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Boa noite Ricardo !

Então colega, apesar do colega Bertoche ter citado essa possibilidade de se medir o grau de contaminação de um determinado fluído de freios, infelizmente no caso de aplicação veícular, em motocicletas ou em máquinas agrícolas ou similares, a contaminação por umidade desses fluídos de freios de sistemas hidráulicos é mais do que certa, por isso não tem jeito nenhum de se tentar negligênciar essa manutenção preventiva para adiar essa troca pq senão vc vai estar arriscando a eficiência real do sistema de freios do seu veículo e colocando em risco vidas humanas.

E informando aqui que um fluído de freios com mais de 2 anos de uso, estará tb além de contaminado com a umidade normal existente no ar atmosférico, contaminado com o próprio uso do veículo em questão e o que certamente vai ocorrer é um desgaste precoce de todas as peças internas do sistema de freios e do sistema de acionamento da embreagem dos HB20.

É isso aí colega, abrç !

Autor:  Roberto Bertoche [ 13 Dez 2016 07:10 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

ianisgreek escreveu:
Boa noite Ricardo !

Então colega, apesar do colega Bertoche ter citado essa possibilidade de se medir o grau de contaminação de um determinado fluído de freios, infelizmente no caso de aplicação veícular, em motocicletas ou em máquinas agrícolas ou similares, a contaminação por umidade desses fluídos de freios de sistemas hidráulicos é mais do que certa, por isso não tem jeito nenhum de se tentar negligênciar essa manutenção preventiva para adiar essa troca pq senão vc vai estar arriscando a eficiência real do sistema de freios do seu veículo e colocando em risco vidas humanas.

E informando aqui que um fluído de freios com mais de 2 anos de uso, estará tb além de contaminado com a umidade normal existente no ar atmosférico, contaminado com o próprio uso do veículo em questão e o que certamente vai ocorrer é um desgaste precoce de todas as peças internas do sistema de freios e do sistema de acionamento da embreagem dos HB20.

É isso aí colega, abrç !

Ricardo, é para testar a umidade com a "caneta" limpa, pelo menos, né?

Ianis, não tenho notícia de outro tipo de "contaminação" normal do fluido de freio que não seja pela umidade do ar.
Exceto, é claro, se a gente abrir o reservatório do fluido e colocar nele algum contaminante qualquer.
Quanto a haver uma data certa para o fluido estar contaminado, é evidente que um carro que roda em Teresópolis-RJ, com umidade relativa do ar constantemente próxima de 90% vai ter o fluido de freio com umidade acima de 4% muito antes do que um veículo que trafega aqui em Três Lagoas-MS ou em Brasília-DF, onde a umidade relativa do ar costuma ficar por volta de 30% durante a maior parte do ano.
Ianis, também não entendi de que modo a embreagem pode contaminar o fluido de freios.
Abraço,

Autor:  Ricardo M. [ 13 Dez 2016 07:48 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo, é para testar a umidade com a "caneta" limpa, pelo menos, né?
,


Bom dia Bertoche,

Assim esperamos, a caneta completamente limpa e seca.

Mas veja bem, a abertura do reservatório do fluído de freio, por si só, já poderia ocasionar alguma contaminação, não?

Imagine que a umidade relativa do ar esteja em 40%, e dentro do recipiente seja quase nula, então ao abri-lo poderá ocasionar um ligeiro aumento da umidade. Será?
Estou só "hipotetizando"... ;)

Abraços,

Autor:  Roberto Bertoche [ 13 Dez 2016 10:17 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Sim, Ricardo, mas se ao frear o fluido baixa, por ser usado para empurrar os pistões, e ao soltar o pedal ele sobe de nível, pelo motivo inverso, isso faz com que o reservatório fique constantemente tendo contato com ar atmosférico, de certo modo renovado por esse fluxo e refluxo de fluido.
Então, se não entrar nenhuma sujeira (como é meu receio ao destampar alguns reservatórios, como o de gasolina da partida à frio e o do reservatório de expansão do radiador), o fluido não irá se contaminar a mais por causa da entrada de ar, visto que a cada freada, entra e sai ar do reservatório.
Sds.

Autor:  ianisgreek [ 13 Dez 2016 12:05 ]
Título:  Re: Como desmontar e checar as velas de ignição - HB20 1.6

Boa tarde Bertoche, estou percebendo que vc continua procurando motivos para negligenciar essa troca desse famigerado fluído de freios dos seus veículos, procurando sempre justificativas que infelizmente não cabem nesse caso, pq o fluído de freios como eu já mencionei antes, é contaminado por umidade e tb pelo próprio trabalho dele de estar lá dentro do sistema desempenhando a sua função hidráulica ...

Por isso que não adianta vc tentar empurrar para frente essa troca como estou percebendo, pq vc apenas estará se prejudicando e até arriscando a sua vida e a de outras pessoas inocentes tb, além de estar ainda permitindo um desgaste PRECOCE de todo o sistema de freios e do acionamento da embreagem que no caso da linha HB20 usa esse mesmo fluído de freios para fazer esse acionamento.

E lembrando aqui que um fluído de freios com 2 anos de uso ou até mais, nem que esse veículo em questão tenha sido utilizado apenas no deserto de Saara ou de Atacama, vai sim estar com o seu ponto de ebulição já seriamente comprometido e nesse caso, reduzido e isso significa que se vc eventualmente for descer alguma descida de serra mais íngreme de uma rodovia e solicitar demais os freios aquecendo esse fluído já desgastado, o pedal poderá certamente descer perigosamente até embaixo no assoalho do veículo e aí sou eu quem agora lhe pergunto aqui, como é que vc vai se sair dessa ???

Vai puxar o freio de mão e vai rodar com o seu HB20 ??? Ou vai fazer mais o que para se salvar ??? Rezar ???

Sem falar tb dos efeitos secundários de um fluído de freios vencido com mais de 2 anos de uso que tb começará a não proteger mais o desgaste que sofre todo esse sistema além no caso aqui, do sistema de acionamento da embreagem e todas as peças que compõe esse sistema que sofrerão tb um desgaste precoce ...

Mas é isso aí colega, que cada um aqui faça com o seu veículo o que achar o mais conveniente apesar dos repetidos ensinamentos ...rsrsrsrs!!!

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