Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:00

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 10 Jan 2016 13:11 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Boa tarde amigos,

Após pesquisar e quebrar a cabeça, resolvi compartilhar com vocês uma dica muito útil para quem precisar remover ou substituir itens fixados no carro com fita dupla face, na semana passada precisei retirar o aerofólio para envelopar aquela rabetinha final onde fica o brake light e olha deu trabalho..rs... Mas no fim deu tudo certo, envelopei, estou aguardando o prazo de fixação do adesivo para recolocar o aerofólio e a antena shark... Em breve tiro fotos e posto na garagem... 8-)

Materiais que serão utilizados:
- Linha de pesca, Linha de pedreiro ou linha de pipa: recomendo a linha de pesca que é mais fina e resistente;
- Desengripante: Recomendo usar aqueles de spray com canudo para aplicação para não lambuzar o carro inteiro, apenas a área com dupla face;
- Querosene: para remover a dupla face que ficará grudada na lata, não utilize outros solventes mais fortes como Água Raz ou Thinner para não danificar a pintura;
- Espátula encapada: Pode ser daquelas espátulas de aplicar adesivo/insulfilme, se não tiver pode adaptar uma régua, espátula plástica de cozinha, dentre outros, desde que seja encapada com fita isolante para não riscar a pintura, vamos utilizar para ir raspando a dupla face depois de molhar com querosene;
- Cera automotiva: Para depois que remover a dupla face finalizar o trabalho tirando as marcas da dupla face;

Opcionais:
- Estilete: Pode ser útil para finalizar o trabalho se estiver tendo dificuldades de remover a peça inteira com a linha;
- Secador de cabelos ou Assoprador: se mesmo com o querosene tiver dificuldades para soltar a dupla face, basta dar uma esquentada com um secador de cabelos ou assoprador para ajudar a soltar;

Procedimento:
1º Passo: Jogue uma água no local para remover a poeira, em seguida aplique o desengripante na área que está com dupla face e deseja remover, utilize o canudo aplicador para não lambuzar o carro. Pegue a linha, estique um tamanho suficiente(se preferir para não machucar a mão enrole a ponta em outra coisa que possa servir como um carretel) e comece a fazer um movimento semelhante ao que fazemos quando passamos fio dental nos dentes no local onde está com dupla face. Não tenha pressa, mantenha a linha bem esticada, faça os movimentos repetidamente até ir soltando a peça, se começar a sentir dificuldade, aplique mais desengripante. Após remover metade da peça se perceber que na linha o trabalho não está rendendo, pode erguer a peça e com cuidado passar o estilete para cortar o restante da dupla face;

2º Passo:Após retirar a peça(friso, aerofólio...) vai ficar a dupla face colada na lata, agora vem a pior parte, que é remover essa dupla face, vá molhando ela bem com querosene, e vá raspando ela com a espátula encapada, se a dupla face não for 3M pode ser que nem precise raspar, também se tiver sido colada a pouco tempo tende a soltar mais fácil, nestes casos as vezes passando uma esponja ou o dedo já vai soltando a dupla face...Tenha calma nesta etapa para não riscar a pintura, é a parte mais chata, mas com calma sai tudo.

3º Passo:Por fim jogue uma água para remover os vestígios de querosene da lata, se for num local que o queresone escorreu por outras partes do carro, é até recomendável lavar a área toda ou o carro inteiro, seque bem e aplique cera automotiva para remover as manchas da dupla face, pronto, problema resolvido.

Observação:
Tenha ciência que dependendo da dupla face que foi utilizada(3m por exemplo vira um cimento), do tempo que ela está aplicada no local, mesmo fazendo tudo isso pode ser que ainda deixe marcas na lata, neste caso pode ser necessário fazer uma cristalização para remover por completo as marcas, no meu caso não foi necessário porque o aerofólio instalei há pouco tempo e também só removi para envelopar a área, então logo o local será coberto novamente.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição, abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 11 Jan 2016 09:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Valeu Hugo!

É uma dica ótima para quem quiser retirar o friso lateral também, né?

Só uma dúvida, não teria nada melhor que a querosene? Ela não é muito agressiva ao verniz da pintura ?

Sobre itens com dupla face, eu tenho um suporte de celular que veio com um suporte para fixar no painel, com adesivo de dupla face ( um material de plástico circular). Mas como utilizo o suporte no vidro, nem me dei o trabalho de colocar no painel. Meu receio também seria colocar no painel e depois não fixar bem ( já que ele não é liso) e ficar marcado para sempre.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 11 Jan 2016 11:11 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Ricardo M. escreveu:
Valeu Hugo!

É uma dica ótima para quem quiser retirar o friso lateral também, né?

Só uma dúvida, não teria nada melhor que a querosene? Ela não é muito agressiva ao verniz da pintura ?

Sobre itens com dupla face, eu tenho um suporte de celular que veio com um suporte para fixar no painel, com adesivo de dupla face ( um material de plástico circular). Mas como utilizo o suporte no vidro, nem me dei o trabalho de colocar no painel. Meu receio também seria colocar no painel e depois não fixar bem ( já que ele não é liso) e ficar marcado para sempre.

Abraços,


Isso mesmo Ricardo, para remover os frisos laterais é mais fácil utilizando essa técnica... eu sofri um pouco mais porque no meu caso era o aerofólio que fica numa posição complicada...

Cara sobre o solvente, penso que o Querosene é o menos agressivo, tendo em vista que alguns lugares utilizam ele para ajudar na lavagem ou na remoção de manchas mais persistentes como piche(asfalto), mas claro que o querosene não deixa de ser abrasivo, o que pode fazer para amenizar seria diluir o querosene em água, mas como a dupla face na lata as vezes vira um concreto, talvez diluindo não vai conseguir retirar facilmente... Fazendo na sombra e lavando o local depois para remover o excesso de querosene penso que não tem problema... Só não pode usar Thinner, Água Raz ou outros solventes mais potentes porque isso ai "come" a pintura...

Sobre o suporte de cel, eu tinha um que coloquei no meu carro anterior para usar o cel como GPS, mas a fixação dele não era feita com dupla face, era na pressão com aquela borracha que cola em vidro tá ligado? Só que por causa do calor que pega no parabrisa logo ele não grudava mais no vidro, daí como ficava soltando eu enfezei e joguei fora...rs... No seu caso acho que agiria da mesma forma, no painel receio que a dupla face grudada por muito tempo deixaria marcas permanentes ou bem mais dificeis de remover...

Abraço.

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 11 Jan 2016 13:47 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Out 2014 12:03
Mensagens: 75
Ótima dica...vou precisar retirar meu friso lateral pois quebrou da porta do motorista...foi colocado muito rente e no abre e fecha acabou pegando e quebrando... :(
Quando trocar meu friso lateral eu vou me atentar a elas...

Estou vendo um lugar pra comprar os frisos novos...barato ;)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 11 Jan 2016 14:24 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
lpereira escreveu:
Ótima dica...vou precisar retirar meu friso lateral pois quebrou da porta do motorista...foi colocado muito rente e no abre e fecha acabou pegando e quebrando... :(
Quando trocar meu friso lateral eu vou me atentar a elas...

Estou vendo um lugar pra comprar os frisos novos...barato ;)


Sinto muito lpereira, foi isso que pensei quando coloquei os meus frisos na porta, se colar esses bem rente a porta(principalmente os das portas traseiras)no abre e fecha vai pegar e pode quebrar com o tempo, pode utilizar essa dica que para remover os frisos funciona perfeitamente, como você pretende remover e colar outros mais uma dica importante antes de colar os frisos novos, limpe a área com Alcool se possível o 92% ajuda pra caramba na fixação da dupla face...

Friso bom, bonito e barato acha no mercado livre, inclusive já pintado na cor do carro:
http://lista.mercadolivre.com.br/friso-hb20#D[A:friso-hb20]

Boa sorte, abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 19 Jan 2016 21:54 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
Mensagens: 1004
Localização: Belém/PA
Muito boa a dica! Estou precisando tirar a antena shark do carro e estou com medo do que pode acontecer...

Enviado do meu iPhone 6

_________________
Representante Oficial do HB20 Clube em Belém/PA

Garagem:
HB20 - Comfort Style - Preto Onix - VTR
Imagem

Você é de Belém? Então faça parte do nosso Grupo no Whatsapp! Basta enviar seu número via MP, ou adicionar (91) 9913-2747.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 20 Jan 2016 07:39 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
excelente dica, porém preciso fazer o inverso, preciso colocar o letreiro do "automatic", pois o meu caiu e preciso colar de novo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 20 Jan 2016 07:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
VAGNERF1 escreveu:
excelente dica, porém preciso fazer o inverso, preciso colocar o letreiro do "automatic", pois o meu caiu e preciso colar de novo

Bom dia, Wagner.
Não tem revisão próxima? La eles colam...

Aliás, ao colar, procure fazer no local exato.
Nada mais denunciador de carro reformado que letras e logos colados no local errado.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 20 Jan 2016 09:09 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Roberto Bertoche escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
excelente dica, porém preciso fazer o inverso, preciso colocar o letreiro do "automatic", pois o meu caiu e preciso colar de novo

Bom dia, Wagner.
Não tem revisão próxima? La eles colam...

Aliás, ao colar, procure fazer no local exato.
Nada mais denunciador de carro reformado que letras e logos colados no local errado.
tem sim daqui dois ou três meses, ninguém melhor do que eles para colarem no local exato....valeu pela orientação


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dica para retirar itens colados com dupla face
MensagemEnviado: 20 Jan 2016 09:53 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
VTR escreveu:
Muito boa a dica! Estou precisando tirar a antena shark do carro e estou com medo do que pode acontecer...

Enviado do meu iPhone 6


Pode usar essa técnica que dá certo amigo, entretanto, pela posição da antena shark talvez só fique numa posição meio cansativa..rs.. Mas como a antena é curta, não vai sofrer tanto...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB