Pessoal, ha pouco tempo comprei um HB20 hatch 1.0 Comfort Plus com 26.000km e com as 2 revisões (10.000km e 20.000km) feitas na autorizada. Passei uma semana navegando e coletando informações aqui no fórum antes mesmo de compra-lo e isso foi crucial para minha escolha. O carro é excelente mas sabemos que todo veículo tem seus pontos fracos. Então me sinto na obrigação de compartilhar alguns serviços que já fiz no carro.
Ruídos internos:Tampão do porta-malas: De cara fiquei incomodado com os ruídos internos. Logo desconfiei do tampão traseiro e resolvi passar uma fita isolante de forma bem discreta no encaixe do tampão que fica proximo ao banco. (resolvido)
Tampa do porta-malas: Depois de regular as duas borrachas (pretas) de impacto da tampa do porta-malas seguindo as dicas dos membros aqui do forum, vi que as vibrações diminuiram, mas em pisos mais irregulares ainda trepidava um pouco. Daí comprei uma cartela de borrachas transparentes anti-impacto com adesivo e fixei exatamente onde os batedores de borracha da tampa tocam na lataria do carro. regulei os batedores rosqueando-os até o limite e pronto, sem barulho algum. (resolvido)
Banco traseiro: Depois percebi que no encaixe do banco traseiro havia uma folga e passei uma fita isolante tbm nas hastes em que a trava do banco engata. (resolvido)
Painel: No painel, percebi que havia um barulho vindo de um dos aros (o que marca o RPM do motor) e coloquei um borrachinha entre o aro e o painel empurrando com a ponta de uma chave de fenda. Ficou imperceptível. (resolvido)
Outros serviços:
Tremedeira ao sair de 1ª marcha: Nos primeiros dias já me senti incomodado pois estanquei algumas vezes, e como já dirijo há mais de 20 anos sabia que o problema não era o motorista. Li aqui que pelo fato do carro ser 3 cilindros, é normal o motor vibrar bastante, que os coxins hidraulicos fazem bem seu papel em filtrar grande parte das vibrações e havia sim a necessidade de acelerar de 1500rpm a 2000rpm para sair de 1ª sem estancar. Resolvi dar uma olhada no filtro de ar e como o dono andava em estrada de terra, o filtro estava em PÉSSIMO estado. Resolvi trocar (R$33,00) ao invés de esperar pela revisão de 40.000km. O carro mudou da agua pro vinho. Aceleração suave nas saídas. Diria que 90% da tremedeira se foi. (parcialmente resolvido).
Filtro de ar-condicionado: Se o filtro de ar do motor estava péssimo, imaginem o de ar-condicionado. Troquei também. Só achei meio salgado o preço. R$60,00 (resolvido)
Limpeza do corpo de borboleta (TBI): Apesar de alguns defenderem a não realização da limpeza, eu procuro fazer a cada 10.000km, no maximo a cada 15.000 e no meu carro com 26.000km ja da pra imaginar que estava péssimo. Bastou desconectar o negativo da bateria, os tubos do suspiro e da caixa onde fica o filtro de ar, retirar o plug que fica conectado a TBI e desparafusa-la. Fiz a limpeza com Car80 e depois montei tudo de volta. Pronto. Isso contribuiu bastante para diminuir a trepidação citada anteriormente. (resolvido)
Manual de serviços:Criei este tópico também com o intuito de saber se existe um manual de serviços do HB20. E se alguém possui este manual, ou mesmo algum link para acesso ou download. Meu outro carro é um Honda Civic e de posse do manual de serviços faço praticamente tudo nele, inclusive já fiz regulagem de válvulas do motor, troca de velas, troca do fluido de freio, troca do fluido da direção hidraulica, limpeza da TBI, pastilhas e disco de freio, instalação da central multimídia, tweeters no painel, encosto com tela de 7", sensor de ré, câmera de ré, instalação de lampadas internas de led, substituição dos faróis dianteiros.... Muita coisa mesmo. rsrsrs
Neste manual tem todas as informações como sequência de desmontagem, montagem, torque de parafusos, quais ferramentas devem ser usadas, ou seja, tem tudo. Caso alguém queira acessar para comprovar o que estou falando segue o link:
http://civic.hondafitjazz.com/manual2.htmlBom, se alguém souber da existência de um manual de serviços do HB20 no mesmo estilo desse ai do link, seria de grande ajuda aos membros do fórum principalmente aos amantes do DIY. Este do link consegui no forum do Civic Club o qual tbm sou membro.
Obs: Estou esperando chegar o sensor de estacionamento que comprei por 50,00 e eu mesmo vou instalar. Me cobraram R$250,00 pelo sensor instalado. Fala sério.
Abraço a todos.
Problema: Barulhos na Direção
Solução: Problema na "bolsa" do airbag ( dentre outros)
Link tópico:
viewtopic.php?f=7&t=2955Principal Envolvido: k270kmh
Problema: Barulho Parte Traseira ( Porta Malas)
Solução: Não há problema. São saídas de ar acionadas pra fazer a descompressão interna do veículo.
Link tópico: viewtopic.php?f=64&t=5500viewtopic.php?f=28&t=3984Principal Envolvido: Diversos
Problema: Problemas Elétricos Após Assalto
Solução: Verificar se o chicote do alarme foi cortado.
Link tópico: viewtopic.php?f=7&t=9425Envolvido Principal: Diversos
Problema: Problema Parte Elétrica
Solução: Fusível amarelo que estava mal encaixado.
Link tópico: viewtopic.php?f=7&t=9417Envolvido Principal: carlosk2k
Problema: Luz ABS Acesa
Solução: Possível problema no módulo do abs de alguma roda. ( Ainda por confirmar)
Link tópico: viewtopic.php?f=7&t=9462&start=20Principal Envolvido: etx
Problema: Motor 1.6 Fraco e Lento
Solução: Substituição do ECU ( principalmente modelos 2014)
Link tópico: viewtopic.php?f=7&t=9005Principal Envolvido: David Nascimento
Problema: Motor Super Aquecendo
Solução: Verificar Nível Fluido do Radiador.
Link tópico: viewtopic.php?f=24&t=9272Principal Envolvido: michel.florencio
Problema: Perda da Tampa do Compartimento de Partida à Frio.
Solução: Comprar tampa genérica:(Cod: Tc 9400)
Link tópico: viewtopic.php?f=7&t=9315Principal Envolvido: Ipereira
Problema: Problemas na Pintura
Solução: Levar na concessionária e reclamar( mas pode não resolver).
Link tópico: viewtopic.php?f=64&t=7787Principal Envolvido: Diversos
Problema: Problema Suspensão
Solução: Instalar o TCC Urethane Buffer, instalar suspensão do HB20X, trocar de carro. (A Insatisfação não é unânime)
Link tópico:
viewtopic.php?f=25&t=5133Principal Envolvido: Diversos