Bem-vindo: 27 Abr 2024 04:52

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 08 Mar 2013 12:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
shopgirl escreveu:
Gente, o meu comprei e está com uns 800km e quando coloquei o dedo polegar no tubo de escapamento saiu uma sujeira preta, não muita.

Olá shopgirl ! Considerando-se que seu carro é novo com apenas 800 kms rodados, imagino eu que essa borra preta que sujou seus dedos deve ser porque vc deve estar usando gasolina no tanque. Se for, faça uma experiencia que não vai lhe custar nada. Na proxima vez que vc abastecer seu carro, complete o tanque apenas com etanol e rode uns 6 kms com ele sem desliga-lo para que o sistema de gerenciamento eletronico do motor se adapte ao novo combustivel que vc colocou e depois passe a abastecer apenas com etanol. Com certeza que o cano de escape do seu carro vai se limpar e o seu carro vai funcionar melhor e render bem mais. Essa borra é pq nossa gasolina é muito oleosa, sinal de que é um LIXO mesmo e foi mal refinada pela Petrobras ! Por isso sempre dê preferencia ao etanol ao abastecer.
Obs : Tente usar rotações entre 2000 rpms e 4000 rpms enquanto estiver dirigindo seu novo HB20, faça isso pelo menos nos 2000 kms iniciais pq agindo assim ajuda a amaciar logo o motor e não força ele com rotações baixas, o que é prejudicial, no mais curta seu carro pq ele é show de bola ! Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 08 Mar 2013 13:30, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 19 Abr 2013 09:12 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2013 09:48
Mensagens: 4
Ótima dica Ianis!
Valeu mesmo, vou testar no meu carro!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 19 Abr 2013 11:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
roberto_bertuzzo escreveu:
Ótima dica Ianis!
Valeu mesmo, vou testar no meu carro!


Olá roberto_bertuzzo !
Obrigado pelo seu comentário ! Veja lá e depois me fala que, conforme for, lhe darei alguma outra dica, caso seja necessário !
Valeu colega ! Abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 21 Abr 2013 14:56 
Offline

Registrado em: 27 Mar 2013 23:22
Mensagens: 21
ianisgreek escreveu:
shopgirl escreveu:
Gente, o meu comprei e está com uns 800km e quando coloquei o dedo polegar no tubo de escapamento saiu uma sujeira preta, não muita.

Olá shopgirl ! Considerando-se que seu carro é novo com apenas 800 kms rodados, imagino eu que essa borra preta que sujou seus dedos deve ser porque vc deve estar usando gasolina no tanque. Se for, faça uma experiencia que não vai lhe custar nada. Na proxima vez que vc abastecer seu carro, complete o tanque apenas com etanol e rode uns 6 kms com ele sem desliga-lo para que o sistema de gerenciamento eletronico do motor se adapte ao novo combustivel que vc colocou e depois passe a abastecer apenas com etanol. Com certeza que o cano de escape do seu carro vai se limpar e o seu carro vai funcionar melhor e render bem mais. Essa borra é pq nossa gasolina é muito oleosa, sinal de que é um LIXO mesmo e foi mal refinada pela Petrobras ! Por isso sempre dê preferencia ao etanol ao abastecer.
Obs : Tente usar rotações entre 2000 rpms e 4000 rpms enquanto estiver dirigindo seu novo HB20, faça isso pelo menos nos 2000 kms iniciais pq agindo assim ajuda a amaciar logo o motor e não força ele com rotações baixas, o que é prejudicial, no mais curta seu carro pq ele é show de bola ! Abraço !


Amigos,

Eu iria abrir um tópico sobre o tema " Queima de óleo " ou " Nivel do oleo do motor " , mas, vi esse tópico e achei que podemos aproveitar o assunto aqui dentro mesmo.
Bom, a minha dúvida é a seguinte: Estou com aproximadamente 1800 km rodados, os combustiveis usados foram gasolina e alcool na mesma proporção. O carro está perfeito, mas tenho essa dúvida abaixo que quero esclarecer !
Então vamos lá,
o nivel do óleo baixou aproximadamente 15mm ( 1,5 cm ) ! Em um carro que rodou aproximadamente 1800 KM, isso é normal ? Ando somente em Asfalto e enfrento transito normalmente de cidade grande. Não subo serra ou ando com o carro cheio / pesado. Na saida do cano de descarga, existe uma pequena mancha, mas pode ser da gasolina, conforme bate papo do tópico.
Outra, Óleo do motor evapora, quando muito quente ?

Aguardo comentários dos amigos, inclusive do Ianisgreek.
O meu é um HB20 - > 1.0.

Valeu :) ,
Abs, Mukisaba.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 21 Abr 2013 15:28 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Mar 2013 19:24
Mensagens: 84
Localização: Goiânia - GO
É, fiz o teste e saiu um pouco de sujeira preta e seca...
eu abasteci só com gasolina até agora, daqui pra frente vou usar só o etanol.
Também vou tentar a 'mistura mágica' da podium + etanol :lol:

_________________
HB20 1.6 Premium M/T - Prata
GARAGEM >http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=3718


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 21 Abr 2013 16:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Mukisaba escreveu:
ianisgreek escreveu:
shopgirl escreveu:
Gente, o meu comprei e está com uns 800km e quando coloquei o dedo polegar no tubo de escapamento saiu uma sujeira preta, não muita.

Olá shopgirl ! Considerando-se que seu carro é novo com apenas 800 kms rodados, imagino eu que essa borra preta que sujou seus dedos deve ser porque vc deve estar usando gasolina no tanque. Se for, faça uma experiencia que não vai lhe custar nada. Na proxima vez que vc abastecer seu carro, complete o tanque apenas com etanol e rode uns 6 kms com ele sem desliga-lo para que o sistema de gerenciamento eletronico do motor se adapte ao novo combustivel que vc colocou e depois passe a abastecer apenas com etanol. Com certeza que o cano de escape do seu carro vai se limpar e o seu carro vai funcionar melhor e render bem mais. Essa borra é pq nossa gasolina é muito oleosa, sinal de que é um LIXO mesmo e foi mal refinada pela Petrobras ! Por isso sempre dê preferencia ao etanol ao abastecer.
Obs : Tente usar rotações entre 2000 rpms e 4000 rpms enquanto estiver dirigindo seu novo HB20, faça isso pelo menos nos 2000 kms iniciais pq agindo assim ajuda a amaciar logo o motor e não força ele com rotações baixas, o que é prejudicial, no mais curta seu carro pq ele é show de bola ! Abraço !


Amigos,

Eu iria abrir um tópico sobre o tema " Queima de óleo " ou " Nivel do oleo do motor " , mas, vi esse tópico e achei que podemos aproveitar o assunto aqui dentro mesmo.
Bom, a minha dúvida é a seguinte: Estou com aproximadamente 1800 km rodados, os combustiveis usados foram gasolina e alcool na mesma proporção. O carro está perfeito, mas tenho essa dúvida abaixo que quero esclarecer !
Então vamos lá,
o nivel do óleo baixou aproximadamente 15mm ( 1,5 cm ) ! Em um carro que rodou aproximadamente 1800 KM, isso é normal ? Ando somente em Asfalto e enfrento transito normalmente de cidade grande. Não subo serra ou ando com o carro cheio / pesado. Na saida do cano de descarga, existe uma pequena mancha, mas pode ser da gasolina, conforme bate papo do tópico.
Outra, Óleo do motor evapora, quando muito quente ?

Aguardo comentários dos amigos, inclusive do Ianisgreek.
O meu é um HB20 - > 1.0.

Valeu :) ,
Abs, Mukisaba.


Oi Mukisaba !
Li aqui seu comentário : Tentando responder para vc, todos os motores novos, pelo menos até os primeiros 3000 kms rodados, sem excessão consomem um pouco mais de oleo pq ainda estão em fase de amaciamento, principalmente dos novos aneis de segmento dos pistons se assentando nas paredes dos cilindros para promover uma boa vedação da compressão do motor !
Nessa fase inicial de funcionamento do motor chamada de amaciamento, como as peças estão todas novas e se acasalando umas nas outras, elas desprendem uma fuligem e resíduos de metais que ficam circulando pelo motor atravez do oleo e devem ser eliminados, por isso deve-se fazer nos prazos descritos aqui essa primeira troca de oleo e seu filtro !
Vc disse que seu carro está com 1800 kms rodados, e eu, no seu lugar ja teria feito a primeira troca de oleo do motor junto com o filtro de oleo tb , principalmente pq vc usa seu carro a maior parte do tempo no transito da cidade, condição essa considerada severa !
Sei que a Hyundai do Brasil não recomenda isso, claro que é para efeito de jogada de marketing, para mostrar que os carros dela não necessitam de manutenção constante ... mas eu discordo de toda a engenharia da Hyundai quanto ao prazo da primeira troca de oleo do motor, que pelo meu entendimento de mecanica e manutenção automotiva que eu sei pq aprendi assim nos diversos cursos que ja fiz no exterior, pede prudentemente que seja feita essa primeira troca de oleo e filtro aos primeiros 1000 kms rodados ou 3 meses de uso !
Quanto a vc estar usando gasolina e etanol, meio a meio, tb acho uma mistura desnecessária e sem vantagem alguma, melhor é usar 20% de gasolina aditivada ou podium e 80% de etanol. Essa sim, é uma mistura de excelente relação custo beneficio, além de proporcionar otimo rendimento e uma queima ou combustão bem limpa, que tb irá manter limpo todo o sistema de alimentação do motor e o escapamento tb !
Experimente levar seu HB20 na revenda Hyundai para fazer essa primeira troca de oleo e filtro e comece a abastecer com essa nova mistura que seu carro vai funcionar bem melhor !
Espero ter ajudado vc com essa dicas !
Valeu colega , abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 21 Abr 2013 20:19 
Offline

Registrado em: 27 Mar 2013 23:22
Mensagens: 21
Ianisgreek,

Muito obrigado pela explicação e valeu pela dica !
Eu já gostava de abastecer com alcool, por que ele anda mais, ou seja, fica mais esperto/agil ! Na Gasolina, ele não fica tão esperto.
Mas, vou adotar essa dieta no meu paciente - > 80% de alcool para 20% Gasolina aditivada.

Acredito que o paciente vai gostar dessa Dieta !
Abs, Mukisaba.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 23 Abr 2013 15:27 
Offline

Registrado em: 15 Abr 2013 12:04
Mensagens: 28
Localização: Natal - RN
ArnaldoMoro escreveu:
Goldfinger escreveu:
Alguém que entende bem de motores sabe dizer se isso realmente e verídico?


O Ianis é mecânico de preparação de motores de competição a 30 anos...
Acho que ele entende "um pouco" do babado amigo!
;)


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 23 Abr 2013 21:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Duuudz escreveu:
É, fiz o teste e saiu um pouco de sujeira preta e seca...
eu abasteci só com gasolina até agora, daqui pra frente vou usar só o etanol.
Também vou tentar a 'mistura mágica' da podium + etanol :lol:


Olá colega,
li aqui o seu comentário e respondendo p/ vc :
essa fuligem preta e seca é produzida pela queima da gasolina pura que vc usou no seu carro até agora !
Com toda certeza que se vc começar a abastecer seu HB20 com etanol puro, ou mesmo com a mistura de 20% de gasolina aditivada ou podium e 80% de etanol, esse novo combustivel irá limpar todo o sistema de alimentação e as partes internas do motor, inclusive todo o escapamento tb , além do seu motor apresentar um melhor rendimento geral !
Eu ti falo que vale à pena tentar !
Espero ter esclarecido suas dúvidas ! Abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 19 Jan 2014 01:39 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Jan 2014 16:17
Mensagens: 12
Localização: Recife
Meu velho, esse tópico de longe foi o que mais me ensinou, e tudo isso graças ao Lanis. O cara é um professor. Valeu mesmo, altas dicas muito importantes. :D

_________________
Comfort Plus 1.0 - Azul Ocean (Zuleide)
- Áudio Bluetooth
- Insufilm
- Centralina
- Sensor Estacionamento
-

_________________
Tudo na vida é fruto. E estamos sempre saboreando os que plantamos. Roger Alves


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB