Bem-vindo: 28 Mar 2024 19:26

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 26 Fev 2013 00:03 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2013 23:11
Mensagens: 160
Falaaa galera...

Um tempo atrás fiz esse TUTORIAL de CI para montar as lampadas internas com LED dentro do meu Clio... agora irei usa-lo para o meu futuro HB20 que chegará dentro de 10 LONGOS dias... hehehe...

Espero que colabore...

Material:

Placa Cobreada (R$8.50 30x30cm 1lado)
Existem placas que tem os 2 lados cobreado, para projetos mais complexos se usa, mas para os basicos que mais são usados não tem necessidade...
Imagem

Percloreto de Ferro (R$8.00 400ml), pode-se dizer que voce usa pro resto da vida... pois usou, coloca de volta no pote, ele não perde tão facil as propriedades dele.
Imagem

Caneta Marca Texto/CD (para marcar as trilhas)

Estilete, regua, serrinha (de cano, aquelas amarelinhas) e paciencia tambem ajuda... rs

Bom... o processo é extremamente SIMPLES de ser feito... existem 3 formas de se fazer as trilhas...

1. a mais dificil... seria por silkscreen, eu ja fiz a muiiiiiiiito tempo atras, porem, não lembro como se faz, pois é MUITO DIFICIL... e seria mais para CIs com placas pequenas, porem, com muitos componentes... alguns chegam a ter 0.001mm de distancia entre as trilhas... rs...

2. por transfer, papel transfer, voce desenha em algum programa, tipo o COREL, imprimi invertido e depois passar com o ferro para a placa... fica bom e não é dificil... porem, tem que ter mais cuidado na hora de por na quimica...

3. e mais facil... voce marca tudo com a caneta marca texto... so que tem que deixar a linha com bastante tinta...

A parte mais CHATA e DIFICIL é saber o que desenhar na placa... seria "montar o projeto" e passar para a plaquinha... então desenhe numa folha e depois desenhe na placa...

Imagem

Após feito o desenho e a tinta estiver SECA, bem SECA (Pelo menos uns 20 minutos), coloque o percloreto de ferro em um pote de PLASTICO OU VIDRO, qualquer metal ele corroe... e depois coloque a placa com o cobre para cima... não precisa encher o pote, somente o necessário para cobrir a placa (1cm ja esta OTIMO)...

Imagem

Pronto, agora espere... com algum plastico, pedaço de fio, vai levantando a placa para ver se ja esta bom... ela vai ficar rosa onde esta corroendo, depois vai ficando marron (cor da placa)... ate a hora que ver que foi 100% eliminado a parte não marcada...

Imagem
Imagem

Retire a peça... lave-a com agua corrente para tirar bem o produto e depois passe ALCOOL para retirar a tinta das trilhas...

Para fazer os furos é so comprar uma broquinha de 1mm para ferro e efetuar os furos... sai mais barato que comprar o furador (R$15.00 contra R$2 no maximo da broca).

Agora é so soldar... rs

Fiz o CI para fazer uma plaquinha de LEDS, usando o esquema eletrico do forum RENAULT, porem, usarei ela na luz interna do porta-malas, meu clio é um SEDAN PRIVILEGE, a luz é fraca D+ original e o porta-malas é muito grande... rs...

Bom, o espaço que seria da lampada torpedo, ficaria muito pequeno... então, resolvi não utilizar o "miolo" do suporte da lampada e fiz uma placa que se encaixa na parte transparente...

Imagem

Imagem
Essa parte ficaria muito pequeno e daria para utilizar apenas 3 leds... e bem apertado...

Imagem
Então desmontei e usei apenas a parte transparente, fazendo a placa se apoiar/encaixar dentro... ficando um espaço maior e usando 9 leds.

Imagem
Imagem
Detalhe da placa encaixada...

Cuidado ao cortar a placa, principalmente em usar alicate para quebrar, pois muitas vezes na hora, ele trinca a placa inteira... é um processo bem cuidadoso o corte...

PRONTO... rs

A plaquinha pronta e soldada...
Imagem
Aconselho, a sempre tentar passar o estanho nas trilhas tambem...

Imagem
De frente... notem que apenas 1 led é redondo, é que eu comprei 12 leds... nem vi a mulher por no saquinho, cheguei aqui tinha 8... foda né... essa semana voltarei la...

Imagem
Totalmente SATISFATÓRIO!

Tai o DIY... não reparei se o HB tem luz no porta malas... vi que dentro tem pelo menos 3, tem mais acho... hehehe...

Qualquer duvida tamo ai...

Abraços.

_________________
Loading...
[X] Chegar o carro - OK CHEGOOOU!
[X] Bi-Xenon (Puis o H4-2 mesmo, policia a frente alto ligado)
[X] Film
[X] Modulo Subida VE
[X] Iluminação interna
[X] Som... esse vai demorar BASICO AINDA.
[] Rodas 17/18 vai demorar mais ainda...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 27 Fev 2013 14:26 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 10:12
Mensagens: 33
Muito bom... parabéns...
Acho que a parte mais difícil é saber como marcar as trilhas, onde encaixar as peças etc, se puder explicar essa parte tb seria de grande ajuda...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 27 Fev 2013 21:08 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2013 23:11
Mensagens: 160
Poutz velho...

so PARECE ser dificil... não achei um jeito de explicar como fazer... rs

Quando necessário passa pra mim que eu monto o projeto... explicar ainda não sei como... rsrs

abraços.

_________________
Loading...
[X] Chegar o carro - OK CHEGOOOU!
[X] Bi-Xenon (Puis o H4-2 mesmo, policia a frente alto ligado)
[X] Film
[X] Modulo Subida VE
[X] Iluminação interna
[X] Som... esse vai demorar BASICO AINDA.
[] Rodas 17/18 vai demorar mais ainda...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 27 Fev 2013 21:41 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Caramba hein!
Parabéns cara, muito boa a idéia e o tutorial também!

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 27 Fev 2013 21:55 
Offline

Registrado em: 03 Dez 2012 19:20
Mensagens: 104
Localização: Penapolis SP
boa iniciativa, quem gosta de fazer tudo manual eh a melhor coisa, nada fica mais bem feito, feito pelas suas próprias mãos.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Placa de C.I. (Circuito impresso) para LEDS
MensagemEnviado: 28 Fev 2013 00:17 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2013 23:11
Mensagens: 160
Eu tinha loja de som e sempre fui extremamente CHATO... por isso ate que eu fechei a loja...

Chegava a ficar 2 a 3 dias para fazer uma instalação COMPLETA em um carro, nunca tive reclamação, mas tbm, não ganhava $$$... então sempre gostei de fazer as coisas...

Ja cheguei a gastar 1 ROLO daqueles de 25m de estanho em 1 carro...

_________________
Loading...
[X] Chegar o carro - OK CHEGOOOU!
[X] Bi-Xenon (Puis o H4-2 mesmo, policia a frente alto ligado)
[X] Film
[X] Modulo Subida VE
[X] Iluminação interna
[X] Som... esse vai demorar BASICO AINDA.
[] Rodas 17/18 vai demorar mais ainda...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB