Eu comprei o HB20 de um amigo. Tive um problema mais tarde com acionamento de subida do vidro do passageiro pelo acionador do próprio passageiro. Levei na autorizada, abriram a porta e aí descobri que tinha um módulo. Me disseram que o problema seria o módulo que era de uma qualidade inferior e que o fios foram cortados. Me cobrou uma grana pra remover e outras muitas granas pra instalar um novo. Acabei deixando de lado por um tempo porque embora não funcionasse o acionamento pelo lado do passageiro, o vidro respondia quando eu acionava pelo lado do motorista.
Por esse tópico eu descobri o módulo Tury4.10 AN e, pesquisando, conheci também o POSITRON P640.
Acabei escolhendo o Tury porque, pelo que entendi, viria apenas um módulo para instalação que atenderia os quatro vidros.
Comprei pela kabum que, com E-sedex, estava num mesmo preço do mercado livre e ainda me oferecia 6 meses de garantia sem risco de sumir o vendedor.
Decidi instalar, eu mesmo. Usei este tópico como dica e este vídeo do youtube que foi de grande ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=ACr344F1AXs1- Removi o forro conforme ensinado nesse tópico pelo nosso amigo BOESSIO;
2- Desconectei o negativo da bateria. Em alguns momentos de teste, precisei retornar para identificar sinais;
2- Removi as emendas do conector antigo e refiz as ligações do fios conforme original. Em seguida soldei as ligações;
3- Conectei os plugs que vieram com o módulo no plug da porta;
4- Emendei o fio verde/preto no fio cinza da trava;OBS.: Para quem tiver dúvida do acionamento da trava. Conectar o multímetro configurado em voltímetro DC. Conectar a ponta vermelha do voltímetro no fio cinza e a ponta preta na lataria onde não tenha pintura ( cabeça de algum parafuso por exemplo). Acionar a trava manualmente, aparecerá um pulso de tensão. Se destravar e não aparecer é porque este é o fio de acionamento da trava. Não tem como errar porque não encontrei mais de um cinza nos fios que iam em direção a trava.
5- Emendei o fio amarelo/preto no marrom da trava;OBS.: Para quem tiver dúvida do acionamento da destrava. Conectar o multímetro configurado em voltímetro DC. Conectar a ponta vermelha do voltímetro no fio marrom e a ponta preta na lataria onde não tenha pintura ( a mesma cabeça de algum parafuso por exemplo). Puxar (destravar) a trava manualmente, aparecerá um pulso de tensão. Se travar e não aparecer é porque este é o fio de acionamento da destrava. Também não encontrei mais de um marrom nos fios que iam em direção a trava.
6- Como o modelo do meu HB20 tem a seta no retrovisor, fiz a conexão do fio branco/preto no fio verde da seta. Este fio, no meu modelo, subia para o retrovisor do lado direito da porta. No vídeo do link, percebi que foi ligado num fio verde da soleira da porta. Acredito que tenha sido por aquele modelo talvez não ter a seta no retrovisor;OBS.: Para quem tiver dúvidas de como ter certeza, eu liguei o alerta/seta e coloquei o multímetro configurado para medir tensão DC com a ponta positiva no verde e a negativa na cabeça de um parafuso da porta. O multímetro tem que apresentar um valor oscilante enquanto a seta está acionada.
7- O fio verde do conector do modulo eu conectei no fio rosa do interruptor da porta. Este fio rosa me deu um pouco de trabalho. Tive que remover uma peça de plástico ao lado esquerdo dos pedais. Consegui remover sem precisar remover a soleira que fica na horizontal ao lado do banco. Logo que remover, estará em um conector fixado;OBS.:. Neste conector identifiquei três fios rosas. Não sei dizer se qualquer um deles funcionaria. Mas para identificar o fio rosa do interruptor da porta, eu soltei da lataria o interruptor da porta do motorista. Despois eu soltei o conector do interruptor da porta.
Atenção, como o fio é curto, ele pode voltar sozinho pra dento da coluna da porta e aí f**** para puxar de volta.. Então antes, de soltar, trava ele com fita isolante, um arame fino, etc... . Depois eu fiz teste de continuidade. Pode-se fazer colocando o multímetro como ohmímetro e uma ponta no conector da porta e outra ponta em cada fio rosa por vez e o que apresentar uma resistência (valor) quase nula será este. Ou colocar o multímetro na posição do diodo com as pontas nas mesma indicações e o que "apitar" será este.. . Fiz um teste de sinal também. Consegui ver que o fio rosa apresenta um sinal muito baixo, mas foi um sinal diferente dos que não eram. Para medir eu coloquei o multímetro na configuração voltímetro DC, a ponta vermelha no positivo e a ponta preta na lataria.
8- Conectei o fio vermelho dos plugues no fio verde ao lado esquerdo da caixa de fusíveis. No vídeo, vi que foi conectado no fio vermelho e, em alguns outros vídeos no youtube, vi conectar ora no verde, ora no vermelho;Obs.: Eu não conheço o circuito, nem a função deste dois fios de 12V. Porem como o meu módulo antigo tirava a alimentação 12V do fio verde, assim mantive.
9- Conectei os plugues no módulo. No plugue de dois pinos do lado direito do botão de programação o vermelho fica virado para o lado do botão de programação;
10- Virei a chave, apenas na posição da bateria. Apertei o botão de programação até começar a abaixar e subir os vidros;
11- Optei pelo acionamento de toque longo ( os vidros sobem/descem sozinhos depois de um toque longo). Para isto, depois da programação do item 10, eu desliguei a chave do motorista. Após desligar, o módulo ativa uma temporização de 1 minuto. Neste período, basta acionar o botão de programação por 2 segundos que ele muda a configuração do toque curto para o toque longo.
Observações gerais: Dos meus sufocos, eu tirei alguns aprendizados que gostaria de passar.
1- Durante o teste de subida do vidro. O vidro subirá quando ele receber o sinal da trava e da seta. De imediato meus vidros não subiram, olhei trezentas vezes o fio rosa e os fios verde/preto e cinzas da trava. Depois percebi que o carro de porta aberta e capo aberto não piscava a seta, fechei capô e porta e subiu normalmente.
2- Achei o módulo perfeito, mas os conectores do plugue não me deram muita confiança. Diversas vezes em teste quando os fios e módulo eram movimentados, o modulo ficava ligando/ desligando e os vidros da frente e traseira do lado direito paravam de funcionar por mal contato até que eu pressionava o plugue e voltavam a funcionar. Assim me preocupei em deixá-lo bem travado dentro do forro para que não balançasse no movimento do carro e me deixasse com os vidros inoperantes.
3- Até o momento estou muito satisfeito e está funcionando perfeitamente. Não resolvi o problema do conector da porta do passageiro.....kkk. Mas o módulo faz o que promete.
3.1 Os vidros descem com três toques na destrava do alarme;
3.2 Os vidros sobem na trava do alarme;
3.3 Ao abrir as portas, um dos vidros da frente abaixa um pouco para alivio da pressão no fechamento das portas,
3.4 O antiesmagamento funciona ( testei com um chinelo);
3.5 E os vidros sobem e descem automaticamente.
Desculpem o testamento, mas me senti obrigado por agradecimento a postar pela ajuda que tive deste fórum. Caso alguém tenha algo a acrescentar, fiquem a vontade.