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 Título: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 24 Jun 2014 16:54 
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Registrado em: 20 Fev 2014 17:12
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Olá pessoal,

Este tutorial foi montado a partir de algumas experiências pessoais, bem como algumas outras de colegas aqui do Fórum.
Decidi reunir todas elas aqui para facilitar a vida de todos.

Boa parte dos ruídos em nossos carros já é perceptível logo nos primeiros quilômetros. São ocasionados pela dilatação e ressecamento de alguns materiais, bem como o atrito de um material com o outro, seja pela falta de isolamento ou pela própria qualidade dos materiais.
Para a remoção destes grilos, utilizaremos materiais baratos e ferramentas simples.O grande diferencial do serviço é: TEMPO e CAPRICHO. Estas duas últimas, certamente não encontraremos em muitas CCS. Mesmo se tratando de ‘defeitos cobertos pela garantia’, resolvi cuidar por conta própria, pois certamente terei mais cuidado e mais vontade de resolver. Ainda que alguns não sejam solucionáveis em casa, certamente poderemos ‘adiantar’ o diagnóstico da CCS.

Portanto as dicas que deixo abaixo são APENAS soluções caseiras para retirar ruídos, especialmente com o uso de EVA. Certamente trarão maior conforto e prazer ao dirigir, mas não irão melhorar a acústica do carro. Para isso, o proprietário terá que gastar em material (feltro, manta,etc) específico ou até contratar uma empresa especializada no serviço.

O tutorial apresenta poucas fotos, porém tentarei escrever de forma prática, listando as principais dificuldades. O texto é grande, mas a leitura atenta provavelmente será útil para muita gente.

NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO CAUSADO AO SEGUIR QUALQUER UMA DESTAS DICAS!



PREPARAÇÃO:
É essencial seguir estes 3 primeiros passos. Com esta pequena vistoria, você poderá identificar e até eliminar diversos ou até todos os barulhos que te incomodam sem ter que desmontar nada:

1)Eliminação de possibilidades nas portas:
Primeiramente vamos verificar as portas dianteiras: Abaixe o vidro dianteiro, saia do carro e feche a porta, coloque a cabeça para dentro do veículo e com as mãos, faça movimentos forçando para dentro as regiões da coluna B e da maçaneta externa.
Nas portas traseiras, faça a mesma coisa, porém forçando com as mãos a maçaneta e a coluna (não a coluna B, e sim a pequena coluna do final da porta).
Caso existam ruídos, tente lubrificar a fechadura. Muitas vezes a falta de graxa spray pode causar este ruído. Caso permaneça, antes de continuar o tutorial, leve o veículo até a ccs e solicite a regulagem ou troca das peças em garantia.
Com as portas abertas, segure na extremidade de cada porta e tente movimentá-la verticalmente, para verificar possíveis folgas axiais(nas dobradiças). Caso existam folgas, levar o veículo à CCS.

2)Eliminação de possibilidades no porta malas (sedan):
Verifique eventuais folgas no rebatimento do banco traseiro. Veja se ele está realmente travado nas duas extremidades.
Afivele os 3 cintos traseiros.
Abaixe os dois encostos de cabeça até o mínimo possível.Verifique folgas. Caso existam, remova-os e veja se a folga permanece nos tubos onde eles se encaixam.
Remova o estepe e verifique se o conjunto macaco/chave de roda estão causando algum tipo de vibração. Em caso afirmativo, prenda-os com fita, espuma ,EVA,ou outro material.
Recoloque o estepe e rosqueie bastante a trava. Para certificar-se de que ele não causará ruídos, dê pequenos socos na banda lateral do pneu, certificando-se de que realmente ficou bem preso.
Feche a tampa do porta malas e com as mãos force a tampa para baixo, verificando se existe alguma folga na fechadura. Caso exista, levar a uma ccs para a regulagem ou substituição da peça.

3) Eliminação de possibilidades de folgas externas:
Verifique a fixação dos parachoques e veja se com pequenos socos existe algum ruído. Por serem peças plásticas grandes, são grandes causadores de barulhos. Para certificar-se que o ruído que você escuta não vem destas partes, peça para alguém forçar a peça, seja empurrando ou dando pequenos socos enquanto você fica dentro do veículo.
O mesmo procedimento vale para os retrovisores, lanternas, faróis e também para os vidros das portas.
Abra o capô e verifique folgas na grelha(aquela grade plástica que faz o acabamento da base dos limpadores), caixa do filtro de ar e também na haste de sustentação do capô.
Caso o ruído esteja nestas regiões, leve o veículo até a CCS e solicite o reparo.



Após a verificação criteriosa dos itens acima, faça um teste de rodagem e veja se os ruídos ainda estão lá.

Em caso afirmativo, vamos por a mão na passa.

Agora sim vamos ao how to!


OBJETIVO: Retirar ruídos oriundos de atritos de acabamentos internos(famosos grilos).
NÍVEL DE DIFICULDADE: Baixo a Médio.
TEMPO DE EXECUÇÃO: de 6 a 16 horas de serviço - dependendo da experiência do executor e da quantidade de ruídos a serem sanados, por isso a importância do teste de rodagem a cada procedimento.
CUSTO: no máximo 50 reais, dependendo da sua disponibilidade em casa dos materiais e ferramentas.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- 3 Folhas de EVA(borracha fina, facilmente encontrada em papelarias)
- Fita dupla face(de preferência compre 2 marcas, pois a 3M geralmente não ‘gruda’ no EVA)
- Presilhas de porta(necessárias para eventuais reposições). Se for inexperiente, compre 10. Se já tiver experiência em abrir e desmontar portas. Compre 3 a 5. É Baratinho, coisa de centavos cada uma.
- Pedaço de espuma de alta densidade(10cm de espessura, 15 de largura e uns 80 de comprimento, para recortar em vários pedaços).

FERRAMENTAS:
- Chave Philips(de média a grande)
- Tesoura
- Estilete
- Espátula(Caso não tenha, utilize régua ou cartão de PVC)
-Lanterna

Este tutorial contemplará boa parte dos acabamentos do veículo, especialmente aqueles causadores dos principais ruídos. O único local que não desmontei é o painel(com excessão do player, se for necessário).

Começaremos pelo porta malas, depois portas dianteiras, em seguida traseiras. Após isso as colunas A,B e C, nesta ordem.
Como já mencionado, o fator tempo será relativo, uma vez que depende da sua experiência, da sua disponibilidade e também da caça aos grilos.


1)PORTA MALAS:
Por ser uma grande fonte de ruídos nos HB20S, vamos começar por ele.
O primeiro ruído que sanaremos é oriundo da peça plástica que sustenta as hastes metálicas. Para isso, recortaremos um pequeno pedaço de EVA (aprox 3x3 cm) e com a ajuda de uma espátula, colocaremos este EVA entre a peça e a parte da lata do veículo, conforme a foto abaixo:
Imagem


Agora o grande vilão do porta malas: o brake light! Verificando pela parte interna do porta malas, podemos verificar que toda a sua estrutura vibra e ‘bate’ junto com o tampão. Para ‘apoiá-lo’, precisaremos utilizar a espuma, pois somente o EVA não será suficiente. Recorte um pedaço de 10 cm(10x101x5) e comprima a espuma entre a lata e o brake light conforme a foto:
Imagem

Coloque também na direção oposta, conforme a foto abaixo. No meu caso, após tirar a foto, empurrei a espuma mais para dentro, evitando que ela ficasse tão próxima do soquete e dos fios da lâmpada.
Imagem


Utilizando mais 4 pedaços iguais da espuma, ‘calce’ o tampão através dos buracos da lata, conforme a foto. CUIDADO para não cortar as mãos na lata do carro.
Tome bastante cuidado para que as presilhas que prendem o tampão não sejam forçadas e se soltem. São 3 presilhas brancas se não me engano. Caso isso aconteça, entre dentro do veículo e force o tampão para baixo para fixá-las novamente. Repare na foto anterior, no canto superior esquerdo uma delas.

Após os procedimentos abaixo, dê uma volta com o veículo nas ruas em que os barulhos apareciam e verifique a melhora.

2) PORTAS DIANTEIRAS:
Para a desmontagem das portas, siga o tutorial disponível aqui no Fórum.
Infelizmente não tirei fotos do processo nas portas dianteiras. Tentarei explicar com o máximo de detalhes.
Após remover o forro da porta e desconectar o plugue do conector dos vidros, coloque o forro em uma mesa ou bancada para facilitar o trabalho.

Trabalhando o forro de porta:
Verifique que o forro possui parafusos e também alguns rebites plásticos(solda plástica). Dê um pequeno aperto nos parafusos e forçando o encontro das partes plásticas, veja se não há estralos ou grilos entre estas peças. Caso existam pontos de contato e vibração, utilize o EVA para 'calçá-los'.
Após isso, utilizaremos o EVA para forrar TODAS as presilhas de porta. Para isso, precisaremos recortar pedaços de 3x3cm de EVA. Caso já esteja com tempo, recorte cerca de 40 pedacinhos, para utilizar nas 4 portas. Faça um pequeno furo(mínimo) no centro do EVA e coloque-o na presilha conforme a foto:
Imagem

Faça isso com todas as presilhas. Caso alguma tenha se quebrado, aproveite e já troque. Para um melhor aproveitamento, caso prefira, coloque 2 EVA´s em cada presilha: Um isolando o plástico do forro e outro isolando o plástico da lata. Porém, ATENÇÃO: verifique se o excesso de EVA não irá atrapalhar o correto fechamento do forro. Faça também com as 3 presilhas que prendem o pequeno acabamento interno dos retrovisores



Trabalhando a face interna da porta(lata):

Após colocar o EVA nas presilhas, verifique que o forro de porta apresenta pequenos pedaços de um material que se parece com feltro,semelhante ao tecido TNT, que vão pregados na parte interna. Este TNT seria para evitar ruídos, porém é um tecido extremamente fino e que não consegue cumprir seu papel.

Como a fita dupla face não se cola neste feltro, precisaremos colocar o EVA na própria lata do carro. Para não ter que ficar tirando e colocando o forro de porta, peça para alguém apoiar o forro bem próximo a lata, assim você conseguirá projetar onde estes pontos com feltro encostam, para que você fixe o EVA no local exato na lata do carro.
Além dos pequenos pontos com este TNT, existem duas espumas que apóiam o forro de porta. Uma delas quase no centro da porta e outra na região do porta objetos/garrafa. De maneira semelhante a utilizada para cobrir os pequenos filtros, recorte pedaços(maiores) de EVA e cole-os nos locais onde esta espuma se atrita na lata.

Abaixo uma foto do forro de porta traseiro para ilustrar(o método é o mesmo) Circulado de azul as presilhas já no lugar e forradas com EVA. De vermelho os pontos de contato que são forrados por TNT ou espuma e que deverão entrar em contato com o EVA colado na lata. Tentando sempre colar o EVA de tamanho no mínimo igual ao tamanho da espuma e do TNT original (sem substítuí-los).
Imagem


Para finalizar o serviço, faça um recorte de EVA suficiente para cobrir toda a base da porta abaixo da pestana e acima da maçaneta. Apesar de originalmente não haver material isolando esta parte, se verificarmos a parte interna do forro, vemos pequenas bases plásticas que se apoiam na base da lata da porta, próxima a pestana. Faça com muito cuidado para o EVA não atrapalhar a correta fixação da maçaneta. Não tirei fotos mas tentarei ilustrar com essa foto que achei na net. Em vermelho a região que deverá ser coberta pelo EVA:
Imagem

Antes de fixar o forro, verifique se o alto falante apresenta folgas na fixação e se o seu chicote não vibra na lata. Em caso afirmativo, corrija as falhas.

Recoloque o forro, fixe-o corretamente, repita na outra porta dianteira e em seguida faça o teste de rodagem.



3)PORTAS TRASEIRAS:

Nas portas traseiras, o trabalho será semelhante, porém sugiro atenção ao remover o forro de porta, pois o chicote que pluga o conector do fio é extremamente curto, então solte as presilhas e sem afastar muito o forro, primeiro desconecte o chicote do interruptor do vidro, para depois acabar de remover o forro.
O trabalho é basicamente o mesmo: EVA nas presilhas e nos locais com feltro/espuma.
Verifique o alto falante e o chicote. Se houver folgas, corrija-as.
Outro detalhe que chamo atenção nas portas traseiras é que ao fixar o forro, ainda poderão haver ruídos nas suas duas extremidades superiores. Recorte 2 pedaços de EVA (de 4x4cm) e com a ajuda de um cartão de crédito, enfie o EVA entre o forro e a lata, de modo que não fique visível e também não danifique a lata.
Feche o forro, fixe-o corretamente, repita na outra porta traseira e em seguida faça o teste de rodagem.

4)PAINEL E COLUNAS DIANTEIRAS:
Inicialmente, desloque a borracha de vedação da porta dianteira na região da coluna. Com as duas mãos, force o acabamento porém sem apoiá-lo na ponta. Divida visualmente a coluna em 4 partes iguais, sendo a 1 na extremidade do teto e a 4 na base do painel. Force a coluna nos pontos 2 e 3.
As presilhas irão se soltar. Verifique a fixação do conector branco da foto abaixo. Caso apresente ruído, calce-o com EVA, assim como as presilhas(de maneira idêntica ao processo das portas). Caso seja necessário, calce também as pontas inferiores que entram em contato com o painel e parabrisa. originalmente já existe uma espuma entre o painel e o parabrisa(pequena e insuficiente).

Remonte-a, repita o processo na outra coluna e em seguida faça o teste de rodagem.

Caso existam rangidos e grilos no painel, próximos ao player, executar procedimento de retirada do player disponível no site, PORÉM, não removê-lo por completo. Apenas remover os difusores, retirar os parafusos e puxá-lo 5 cm para fora. Utilize pequenos pedaços de EVA para forrar o contato existente entre o chassi do aparelho e a lata em que ele é parafusado. Forrar também as presilhas dos difusores. ATENÇÃO: não usar mais de uma camada de EVA, sob risco de não se obter um bom acabamento do painel(pode ficar desalinhado, para fora,etc).

5) COLUNAS B e C

***EM CONSTRUÇÃO***


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 25 Jun 2014 09:26 
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Olá Brunocec!

Parabéns pelo post... com certeza deu um trabalhão!!

No meu caso não tenho muito a reclamar quanto a barulhos nas portas ou colunas...agora os barulhos do painel esta cada vez mais irritante...

Abraço!

_________________
Envelopamento de Colunas: viewtopic.php?f=60&t=4590
Suspensão - Urethane Cushion viewtopic.php?f=25&t=5632
Spoiler Lateral viewtopic.php?f=60&t=4832


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 25 Jun 2014 09:37 
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show de bola, parabéns pela iniciativa ;)

_________________
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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 26 Jun 2014 15:58 
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Registrado em: 20 Fev 2014 17:12
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Mestiço escreveu:
Olá Brunocec!

Parabéns pelo post... com certeza deu um trabalhão!!

No meu caso não tenho muito a reclamar quanto a barulhos nas portas ou colunas...agora os barulhos do painel esta cada vez mais irritante...

Abraço!


Fala mestiço..valeu cara.

Sobre seus barulhos no painel: consegue identificar de onde eles vem? A grande maioria não é difícil..com exceção daquele ruído próximo ao parabrisa característico das primeiras unidades...se for esse, realmente é melhor levar na autorizada para remoção do painel..o usuario 'tecnicorj' até ja postou algumas fotos do procedimento..

Agora pode ser que sejam oriundos dos acabamentos das colunas, porta luvas, som, molduras e até a fiação do chicote do som..

Se for isso, mete a mão e seja feliz!


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 26 Jun 2014 15:59 
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Registrado em: 20 Fev 2014 17:12
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Ping escreveu:
show de bola, parabéns pela iniciativa ;)



Valeu amigo!

Tão gratificante quanto andar num veículo sem grilos é saber que ajudarei alguém!

Abraço


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 02 Jul 2014 16:12 
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Registrado em: 20 Dez 2013 15:43
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Tem como vc fazer o D.I.Y dos ruídos do painel? O ruído ocorre na maioria dos HB20 quando estão percorrendo piso de calçamento. O barulho é referente ao contato do painel que é de plástico com o pára-brisas.


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 02 Jul 2014 18:22 
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Lucas Zebral escreveu:
Tem como vc fazer o D.I.Y dos ruídos do painel? O ruído ocorre na maioria dos HB20 quando estão percorrendo piso de calçamento. O barulho é referente ao contato do painel que é de plástico com o pára-brisas.



Lucas,

Provavelmente o ruído que você escuta não é do painel com o parabrisa...é um pouco mais complicado e exige a retirada do painel.

De toda forma, pode tentar colocando EVA entre estas duas peças, de preferência em 3 pontos(nos cantos e no meio)...mas sinceramente, não acho que vá resolver.


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 02 Jul 2014 18:28 
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Registrado em: 20 Dez 2013 15:43
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brunocec escreveu:
Lucas Zebral escreveu:
Tem como vc fazer o D.I.Y dos ruídos do painel? O ruído ocorre na maioria dos HB20 quando estão percorrendo piso de calçamento. O barulho é referente ao contato do painel que é de plástico com o pára-brisas.



Lucas,

Provavelmente o ruído que você escuta não é do painel com o parabrisa...é um pouco mais complicado e exige a retirada do painel.

De toda forma, pode tentar colocando EVA entre estas duas peças, de preferência em 3 pontos(nos cantos e no meio)...mas sinceramente, não acho que vá resolver.


Eu coloquei feltro em três pontos mas não resolveu 100%.
Quero tentar colocar feltro por todo o encontro do painel com o vidro.


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 02 Jul 2014 19:15 
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Lucas Zebral escreveu:
brunocec escreveu:
Lucas Zebral escreveu:
Tem como vc fazer o D.I.Y dos ruídos do painel? O ruído ocorre na maioria dos HB20 quando estão percorrendo piso de calçamento. O barulho é referente ao contato do painel que é de plástico com o pára-brisas.



Lucas,

Provavelmente o ruído que você escuta não é do painel com o parabrisa...é um pouco mais complicado e exige a retirada do painel.

De toda forma, pode tentar colocando EVA entre estas duas peças, de preferência em 3 pontos(nos cantos e no meio)...mas sinceramente, não acho que vá resolver.


Eu coloquei feltro em três pontos mas não resolveu 100%.
Quero tentar colocar feltro por todo o encontro do painel com o vidro.



A questão é que este ruído não vem do atrito painel e vidro...e sim painelxpainel.
Vou achar uma foto que o tecnicorj postou pra voce ver.


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 Título: Re: **EM CONSTRUÇÃO** Tirando os grilos do HB20S
MensagemEnviado: 02 Jul 2014 19:26 
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Ta na mão a foto e os detalhes

viewtopic.php?f=7&t=5539&hilit=painel&start=10


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