Olá pessoal,
Este tutorial foi montado a partir de algumas experiências pessoais, bem como algumas outras de colegas aqui do Fórum.
Decidi reunir todas elas aqui para facilitar a vida de todos.
Boa parte dos ruídos em nossos carros já é perceptível logo nos primeiros quilômetros. São ocasionados pela dilatação e ressecamento de alguns materiais, bem como o atrito de um material com o outro, seja pela falta de isolamento ou pela própria qualidade dos materiais.
Para a remoção destes grilos, utilizaremos materiais baratos e ferramentas simples.O grande diferencial do serviço é: TEMPO e CAPRICHO. Estas duas últimas, certamente não encontraremos em muitas CCS. Mesmo se tratando de ‘defeitos cobertos pela garantia’, resolvi cuidar por conta própria, pois certamente terei mais cuidado e mais vontade de resolver. Ainda que alguns não sejam solucionáveis em casa, certamente poderemos ‘adiantar’ o diagnóstico da CCS.
Portanto as dicas que deixo abaixo são APENAS
soluções caseiras para retirar ruídos, especialmente com o uso de EVA. Certamente trarão maior conforto e prazer ao dirigir, mas não irão melhorar a acústica do carro. Para isso, o proprietário terá que gastar em material (feltro, manta,etc) específico ou até contratar uma empresa especializada no serviço.
O tutorial apresenta poucas fotos, porém tentarei escrever de forma prática, listando as principais dificuldades. O texto é grande, mas a leitura atenta provavelmente será útil para muita gente.
NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO CAUSADO AO SEGUIR QUALQUER UMA DESTAS DICAS!PREPARAÇÃO:É essencial seguir estes 3 primeiros passos. Com esta pequena vistoria, você poderá identificar e até eliminar diversos ou até todos os barulhos que te incomodam sem ter que desmontar nada:
1)Eliminação de possibilidades nas portas:Primeiramente vamos verificar as portas dianteiras: Abaixe o vidro dianteiro, saia do carro e feche a porta, coloque a cabeça para dentro do veículo e com as mãos, faça movimentos forçando para dentro as regiões da coluna B e da maçaneta externa.
Nas portas traseiras, faça a mesma coisa, porém forçando com as mãos a maçaneta e a coluna (não a coluna B, e sim a pequena coluna do final da porta).
Caso existam ruídos, tente lubrificar a fechadura. Muitas vezes a falta de graxa spray pode causar este ruído. Caso permaneça, antes de continuar o tutorial, leve o veículo até a ccs e solicite a regulagem ou troca das peças em garantia.
Com as portas abertas, segure na extremidade de cada porta e tente movimentá-la verticalmente, para verificar possíveis folgas axiais(nas dobradiças). Caso existam folgas, levar o veículo à CCS.
2)Eliminação de possibilidades no porta malas (sedan):Verifique eventuais folgas no rebatimento do banco traseiro. Veja se ele está realmente travado nas duas extremidades.
Afivele os 3 cintos traseiros.
Abaixe os dois encostos de cabeça até o mínimo possível.Verifique folgas. Caso existam, remova-os e veja se a folga permanece nos tubos onde eles se encaixam.
Remova o estepe e verifique se o conjunto macaco/chave de roda estão causando algum tipo de vibração. Em caso afirmativo, prenda-os com fita, espuma ,EVA,ou outro material.
Recoloque o estepe e rosqueie bastante a trava. Para certificar-se de que ele não causará ruídos, dê pequenos socos na banda lateral do pneu, certificando-se de que realmente ficou bem preso.
Feche a tampa do porta malas e com as mãos force a tampa para baixo, verificando se existe alguma folga na fechadura. Caso exista, levar a uma ccs para a regulagem ou substituição da peça.
3) Eliminação de possibilidades de folgas externas:Verifique a fixação dos parachoques e veja se com pequenos socos existe algum ruído. Por serem peças plásticas grandes, são grandes causadores de barulhos. Para certificar-se que o ruído que você escuta não vem destas partes, peça para alguém forçar a peça, seja empurrando ou dando pequenos socos enquanto você fica dentro do veículo.
O mesmo procedimento vale para os retrovisores, lanternas, faróis e também para os vidros das portas.
Abra o capô e verifique folgas na grelha(aquela grade plástica que faz o acabamento da base dos limpadores), caixa do filtro de ar e também na haste de sustentação do capô.
Caso o ruído esteja nestas regiões, leve o veículo até a CCS e solicite o reparo.
Após a verificação criteriosa dos itens acima, faça um teste de rodagem e veja se os ruídos ainda estão lá.
Em caso afirmativo, vamos por a mão na passa.
Agora sim vamos ao how to!OBJETIVO: Retirar ruídos oriundos de atritos de acabamentos internos(famosos grilos).
NÍVEL DE DIFICULDADE: Baixo a Médio.
TEMPO DE EXECUÇÃO: de 6 a 16 horas de serviço - dependendo da experiência do executor e da quantidade de ruídos a serem sanados, por isso a importância do teste de rodagem a cada procedimento.
CUSTO: no máximo 50 reais, dependendo da sua disponibilidade em casa dos materiais e ferramentas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:- 3 Folhas de EVA(borracha fina, facilmente encontrada em papelarias)
- Fita dupla face(de preferência compre 2 marcas, pois a 3M geralmente não ‘gruda’ no EVA)
- Presilhas de porta(necessárias para eventuais reposições). Se for inexperiente, compre 10. Se já tiver experiência em abrir e desmontar portas. Compre 3 a 5. É Baratinho, coisa de centavos cada uma.
- Pedaço de espuma de alta densidade(10cm de espessura, 15 de largura e uns 80 de comprimento, para recortar em vários pedaços).
FERRAMENTAS:- Chave Philips(de média a grande)
- Tesoura
- Estilete
- Espátula(Caso não tenha, utilize régua ou cartão de PVC)
-Lanterna
Este tutorial contemplará boa parte dos acabamentos do veículo, especialmente aqueles causadores dos principais ruídos. O único local que não desmontei é o painel(com excessão do player, se for necessário).
Começaremos pelo porta malas, depois portas dianteiras, em seguida traseiras. Após isso as colunas A,B e C, nesta ordem.
Como já mencionado, o fator tempo será relativo, uma vez que depende da sua experiência, da sua disponibilidade e também da caça aos grilos.
1)PORTA MALAS:Por ser uma grande fonte de ruídos nos HB20S, vamos começar por ele.
O primeiro ruído que sanaremos é oriundo da peça plástica que sustenta as hastes metálicas. Para isso, recortaremos um pequeno pedaço de EVA (aprox 3x3 cm) e com a ajuda de uma espátula, colocaremos este EVA entre a peça e a parte da lata do veículo, conforme a foto abaixo:
Agora o grande vilão do porta malas: o brake light! Verificando pela parte interna do porta malas, podemos verificar que toda a sua estrutura vibra e ‘bate’ junto com o tampão. Para ‘apoiá-lo’, precisaremos utilizar a espuma, pois somente o EVA não será suficiente. Recorte um pedaço de 10 cm(10x101x5) e comprima a espuma entre a lata e o brake light conforme a foto:
Coloque também na direção oposta, conforme a foto abaixo. No meu caso, após tirar a foto, empurrei a espuma mais para dentro, evitando que ela ficasse tão próxima do soquete e dos fios da lâmpada.
Utilizando mais 4 pedaços iguais da espuma, ‘calce’ o tampão através dos buracos da lata, conforme a foto. CUIDADO para não cortar as mãos na lata do carro.
Tome bastante cuidado para que as presilhas que prendem o tampão não sejam forçadas e se soltem. São 3 presilhas brancas se não me engano. Caso isso aconteça, entre dentro do veículo e force o tampão para baixo para fixá-las novamente. Repare na foto anterior, no canto superior esquerdo uma delas.
Após os procedimentos abaixo, dê uma volta com o veículo nas ruas em que os barulhos apareciam e verifique a melhora.
2) PORTAS DIANTEIRAS:Para a desmontagem das portas, siga o tutorial disponível aqui no Fórum.
Infelizmente não tirei fotos do processo nas portas dianteiras. Tentarei explicar com o máximo de detalhes.
Após remover o forro da porta e desconectar o plugue do conector dos vidros, coloque o forro em uma mesa ou bancada para facilitar o trabalho.
Trabalhando o forro de porta:
Verifique que o forro possui parafusos e também alguns rebites plásticos(solda plástica). Dê um pequeno aperto nos parafusos e forçando o encontro das partes plásticas, veja se não há estralos ou grilos entre estas peças. Caso existam pontos de contato e vibração, utilize o EVA para 'calçá-los'.
Após isso, utilizaremos o EVA para forrar TODAS as presilhas de porta. Para isso, precisaremos recortar pedaços de 3x3cm de EVA. Caso já esteja com tempo, recorte cerca de 40 pedacinhos, para utilizar nas 4 portas. Faça um pequeno furo(mínimo) no centro do EVA e coloque-o na presilha conforme a foto:
Faça isso com todas as presilhas. Caso alguma tenha se quebrado, aproveite e já troque. Para um melhor aproveitamento, caso prefira, coloque 2 EVA´s em cada presilha: Um isolando o plástico do forro e outro isolando o plástico da lata. Porém, ATENÇÃO: verifique se o excesso de EVA não irá atrapalhar o correto fechamento do forro. Faça também com as 3 presilhas que prendem o pequeno acabamento interno dos retrovisores
Trabalhando a face interna da porta(lata):
Após colocar o EVA nas presilhas, verifique que o forro de porta apresenta pequenos pedaços de um material que se parece com feltro,semelhante ao tecido TNT, que vão pregados na parte interna. Este TNT seria para evitar ruídos, porém é um tecido extremamente fino e que não consegue cumprir seu papel.
Como a fita dupla face não se cola neste feltro, precisaremos colocar o EVA na
própria lata do carro. Para não ter que ficar tirando e colocando o forro de porta, peça para alguém apoiar o forro bem próximo a lata, assim você conseguirá projetar onde estes pontos com feltro encostam, para que você fixe o EVA no local exato na lata do carro.
Além dos pequenos pontos com este TNT, existem duas espumas que apóiam o forro de porta. Uma delas quase no centro da porta e outra na região do porta objetos/garrafa. De maneira semelhante a utilizada para cobrir os pequenos filtros, recorte pedaços(maiores) de EVA e cole-os nos locais onde esta espuma se atrita na lata.
Abaixo uma foto do forro de porta traseiro para ilustrar(o método é o mesmo) Circulado de azul as presilhas já no lugar e forradas com EVA. De vermelho os pontos de contato que são forrados por TNT ou espuma e que deverão entrar em contato com o EVA colado na lata. Tentando sempre colar o EVA de tamanho no mínimo igual ao tamanho da espuma e do TNT original (sem substítuí-los).
Para finalizar o serviço, faça um recorte de EVA suficiente para cobrir toda a base da porta abaixo da pestana e acima da maçaneta. Apesar de originalmente não haver material isolando esta parte, se verificarmos a parte interna do forro, vemos pequenas bases plásticas que se apoiam na base da lata da porta, próxima a pestana. Faça com muito cuidado para o EVA não atrapalhar a correta fixação da maçaneta. Não tirei fotos mas tentarei ilustrar com essa foto que achei na net. Em vermelho a região que deverá ser coberta pelo EVA:
Antes de fixar o forro, verifique se o alto falante apresenta folgas na fixação e se o seu chicote não vibra na lata. Em caso afirmativo, corrija as falhas.
Recoloque o forro, fixe-o corretamente, repita na outra porta dianteira e em seguida faça o teste de rodagem.
3)PORTAS TRASEIRAS:Nas portas traseiras, o trabalho será semelhante, porém sugiro atenção ao remover o forro de porta, pois o chicote que pluga o conector do fio é extremamente curto, então solte as presilhas e sem afastar muito o forro, primeiro desconecte o chicote do interruptor do vidro, para depois acabar de remover o forro.
O trabalho é basicamente o mesmo: EVA nas presilhas e nos locais com feltro/espuma.
Verifique o alto falante e o chicote. Se houver folgas, corrija-as.
Outro detalhe que chamo atenção nas portas traseiras é que ao fixar o forro, ainda poderão haver ruídos nas suas duas extremidades superiores. Recorte 2 pedaços de EVA (de 4x4cm) e com a ajuda de um cartão de crédito, enfie o EVA entre o forro e a lata, de modo que não fique visível e também não danifique a lata.
Feche o forro, fixe-o corretamente, repita na outra porta traseira e em seguida faça o teste de rodagem.
4)PAINEL E COLUNAS DIANTEIRAS:Inicialmente, desloque a borracha de vedação da porta dianteira na região da coluna. Com as duas mãos, force o acabamento porém sem apoiá-lo na ponta. Divida visualmente a coluna em 4 partes iguais, sendo a 1 na extremidade do teto e a 4 na base do painel. Force a coluna nos pontos 2 e 3.
As presilhas irão se soltar. Verifique a fixação do conector branco da foto abaixo. Caso apresente ruído, calce-o com EVA, assim como as presilhas(de maneira idêntica ao processo das portas). Caso seja necessário, calce também as pontas inferiores que entram em contato com o painel e parabrisa. originalmente já existe uma espuma entre o painel e o parabrisa(pequena e insuficiente).
Remonte-a, repita o processo na outra coluna e em seguida faça o teste de rodagem.
Caso existam rangidos e grilos no painel, próximos ao player, executar procedimento de retirada do player disponível no site, PORÉM, não removê-lo por completo. Apenas remover os difusores, retirar os parafusos e puxá-lo 5 cm para fora. Utilize pequenos pedaços de EVA para forrar o contato existente entre o chassi do aparelho e a lata em que ele é parafusado. Forrar também as presilhas dos difusores. ATENÇÃO: não usar mais de uma camada de EVA, sob risco de não se obter um bom acabamento do painel(pode ficar desalinhado, para fora,etc).
5) COLUNAS B e C
***EM CONSTRUÇÃO***