Bem-vindo: 28 Abr 2024 09:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 56 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 07 Mai 2015 17:53 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Mai 2013 18:15
Mensagens: 209
Localização: Pernambuco
eduardodelai escreveu:
Não acho que essa tabela seja muito precisa ou os carros que usaram eram zero.
O meu hb20 1.6 está com 17mil km e fiz 17km/l na estrada com gasolina e 12km/l no etanol trafegando com carga média numa estrada bem acidentada.

Olá Eduardo.
Gostaria que fosse errada mesmo. Mais o consumo da maioria dos carros fica próximo dela.
Depende muito do motorista e como vc anda. Obrigado pela dica.

_________________
HB20X 1.6 Premium AT. BlueMediaTV 2015. Cor Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 07 Mai 2015 19:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
eduardodelai escreveu:
Não acho que essa tabela seja muito precisa ou os carros que usaram eram zero.
O meu hb20 1.6 está com 17mil km e fiz 17km/l na estrada com gasolina e 12km/l no etanol trafegando com carga média numa estrada bem acidentada.


Eu concordo mais com o Eduardo.
O consumo dos meus com etanol, sem nenhum esforço adicional de buscar economia, mas obedecendo as velocidades legais nas estradas, é de 12 km/l no HB20X manual e 11 km/l no HB20X automático. Enquanto que na mesma situação - etanol / estrada - o INMETRO considera 9,3 km/l no manual e 8,3 km/l no automático, indicando que eles consomem 1/3 a mais do que é a minha experiência.

Querendo economizar então, nem se fala:
Campo Grande/Três Lagoas, 330 km, já fizemos 13,3 km/l etanol no carro mecânico.
Bauru/Piracicaba (quando fomos à fabrica), 210 km, fizemos 13,5 km/l etanol no carro automático.
Tudo bem, é chato dirigir assim visando a economia, e eu concordo, mas saber que ele pode viajar assim gastando pouco é muito gratificante.

Para mim esses dados do INMETRO são acima do real e muito acima do consumo possível de ser alcançado em situações normais de viagem.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 07 Mai 2015 20:58 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Mai 2013 18:15
Mensagens: 209
Localização: Pernambuco
Roberto Bertoche escreveu:
eduardodelai escreveu:
Não acho que essa tabela seja muito precisa ou os carros que usaram eram zero.
O meu hb20 1.6 está com 17mil km e fiz 17km/l na estrada com gasolina e 12km/l no etanol trafegando com carga média numa estrada bem acidentada.


Eu concordo mais com o Eduardo.
O consumo dos meus com etanol, sem nenhum esforço adicional de buscar economia, mas obedecendo as velocidades legais nas estradas, é de 12 km/l no HB20X manual e 11 km/l no HB20X automático. Enquanto que na mesma situação - etanol / estrada - o INMETRO considera 9,3 km/l no manual e 8,3 km/l no automático, indicando que eles consomem 1/3 a mais do que é a minha experiência.

Querendo economizar então, nem se fala:
Campo Grande/Três Lagoas, 330 km, já fizemos 13,3 km/l etanol no carro mecânico.
Bauru/Piracicaba (quando fomos à fabrica), 210 km, fizemos 13,5 km/l etanol no carro automático.
Tudo bem, é chato dirigir assim visando a economia, e eu concordo, mas saber que ele pode viajar assim gastando pouco é muito gratificante.

Para mim esses dados do INMETRO são acima do real e muito acima do consumo possível de ser alcançado em situações normais de viagem.

Abraço,

Ainda bem que temos pessoas dando depoimentos sobre o consumo melhor que o da tabela. O máximo que consegui no meu antigo HB20 1.6 AT foi 11km/l. Mais eu andava sempre em transito misto, quando pegava uma estrada livre acelerava para não atrasar ao compromisso. Sem falar que o AT gasta mais que o manual.
Legal..

_________________
HB20X 1.6 Premium AT. BlueMediaTV 2015. Cor Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 08 Mai 2015 10:08 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
Lembrando que no trecho urbano o consumo é afetado pela fase de aquecimento do motor, pois até atingir 80ºC a injeção deixa a mistura muito rica e vamos supor que o carro fique parado 8h no trabalho da pessoa, esse ciclo vai se repetir na volta para casa mesmo que num tempo menor. Enquanto maiores trechos acabam diluindo esse consumo extra da fase fria.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 09 Mai 2015 20:51 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Mai 2013 18:15
Mensagens: 209
Localização: Pernambuco
Vejam este link.
https://www.youtube.com/watch?v=oIgboLNQmWQ
Teste no dinamômetro.

_________________
HB20X 1.6 Premium AT. BlueMediaTV 2015. Cor Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 19:24 
Offline

Registrado em: 23 Abr 2015 22:01
Mensagens: 10
Acredito que esta tabela do Imetro sirva mais para comparação do que reflexo do real, porque sabemos que o consumo é influenciado por variáveis como a topografia do lugar, o trânsito, a qualidade do combustível e principalmente o estilo de condução.

O teste do Imetro utiliza as mesmas variáveis para todos os carros, logo servindo para comparação. Seria como se uma pessoa testasse vários carros no mesmo trajeto, com a mesma intensidade de trânsito, com o mesmo combustível e o mesmo estilo de condução, ou seja, impossível conseguir controlar estas variáveis no uso normal.

Ainda acho válido!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 19:34 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Mai 2013 18:15
Mensagens: 209
Localização: Pernambuco
luciotozetti escreveu:
Acredito que esta tabela do Imetro sirva mais para comparação do que reflexo do real, porque sabemos que o consumo é influenciado por variáveis como a topografia do lugar, o trânsito, a qualidade do combustível e principalmente o estilo de condução.

O teste do Imetro utiliza as mesmas variáveis para todos os carros, logo servindo para comparação. Seria como se uma pessoa testasse vários carros no mesmo trajeto, com a mesma intensidade de trânsito, com o mesmo combustível e o mesmo estilo de condução, ou seja, impossível conseguir controlar estas variáveis no uso normal.

Ainda acho válido!

Sim é isso mesmo. Concordo.

_________________
HB20X 1.6 Premium AT. BlueMediaTV 2015. Cor Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 22:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
luciotozetti escreveu:
Acredito que esta tabela do Imetro sirva mais para comparação do que reflexo do real, porque sabemos que o consumo é influenciado por variáveis como a topografia do lugar, o trânsito, a qualidade do combustível e principalmente o estilo de condução.

O teste do Imetro utiliza as mesmas variáveis para todos os carros, logo servindo para comparação. Seria como se uma pessoa testasse vários carros no mesmo trajeto, com a mesma intensidade de trânsito, com o mesmo combustível e o mesmo estilo de condução, ou seja, impossível conseguir controlar estas variáveis no uso normal.

Ainda acho válido!

AlonPGama escreveu:
Sim é isso mesmo. Concordo.


Eu também concordo com a tese de que um teste padronizado pode comparar muito melhor o consumo entre os carros e portanto a etiquetagem do INMETRO cumpre seu papel.
Mas quem quiser economizar mais que o INMETRO deve colocar o CB na função "consumo instantâneo" e ir aprendendo a gastar menos.
Uma dica para economizar no automático é a seguinte:
Se o caminho estiver livre e for plano, para economizar, ande preferencialmente entre 45 e 50 km/h. Pois entre 35 e 40 km/h a marcha cai para a terceira e ele consome mais.
O ideal é sentir em que marcha está e tentar andar com a marcha mais longa possível, que é a quarta, e que no plano em velocidade constante entra lá pelos 45 km/h.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 22:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Para complementar a discussão, busquei os dados oficiais.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pb ... icular.pdf


METODOLOGIA PARA DIVULGAÇÃO DE DADOS DE CONSUMO VEICULAR

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular tem como propósito permitir que os consumidores comparem a eficiência energética dos veículos de uma mesma categoria para uma escolha consciente, além de fornecer informações sobre o consumo de combustível dos veículos leves comercializados no Brasil.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia criada em 2009, afixada de forma voluntária nos modelos participantes, e as tabelas publicadas nos sitios do Inmetro e Conpet informam ao consumidor sobre:

• a classificação do veículo quanto à eficiência energética em sua categoria; e
• os valores de referência da quilometragem por litro, na cidade e na estrada,com diferentes combustíveis.

Esses valores de referência são obtidos a partir de medições de consumo efetuadas em laboratório, de acordo com os padrões NBR 7024. Para tanto, combustíveis padrão brasileiros e ciclos de condução pré-estabelecidos são utilizados. As medições laboratoriais normatizadas são a forma ideal para a aferição da eficiência energética dos veículos, independentemente do laboratório utilizado. Permitem que todos os modelos sejam testados de forma padronizada, em condições controladas,garantindo que as medições possam ser repetidas sob as mesmas condições e utilizadas em uma comparação uniforme entre modelos de veículos diferentes, dentro de uma mesma categoria.

Contudo, em condições reais de uso do veículo, diversos fatores influenciam o consumo percebido pelo motorista, podendo apresentar consideráveis variações em relação àqueles obtidos nas medições laboratoriais nas condições-padrão. Para aproximar os valores de referência àqueles percebidos pelos motoristas em seu uso real, mantendo a comparação relativa entre os veículos, o Inmetro decidiu adotar fatores de ajuste para o Programa de 2010, a exemplo da evolução deste tema nos EUA conduzida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Vale enfatizar que o consumo de combustível varia de motorista para motorista, por uma grande variedade de razões, tais como a maneira de dirigir, as condições climáticas, padrões de tráfego, uso dos acessórios (especialmente o ar condicionado), as cargas impostas ao veículo, o tipo e a pressão dos pneus, o tipo de solo, o estado de manutenção e a forma de medir a quantidade de combustível consumida (nivelamento do veículo, cuidado ao determinar o nível do tanque), entre tantos outros.

Quando diferentes motoristas dirigem um mesmo veículo, eles obtêm consumos diferentes conforme as variações das condições indicadas acima, de forma que não existe um “método perfeito” que assegure a medição precisa do consumo de combustível no mundo real para todos os consumidores. Com qualquer estimativa, sempre haverá consumidores que obterão melhor ou pior resultado nos seus casos particulares.

Portanto, o essencial é medir o consumo do veículo em condições padronizadas e repetitivas, sempre iguais para todos os modelos, para permitir uma comparação justa em termos relativos, como permitem os testes laboratoriais, ajustando-os a valores que se aproximem estatisticamente daqueles do mundo real.

Os fatores de ajuste ora adotados foram desenvolvidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos a partir de milhares de dados reais e indicam que 90% dos usuários conseguem resultados dentro de mais ou menos 20% dos consumos declarados.Esses fatores procuraram contemplar condições mais reais de utilização dos veículos que hoje também são observadas no Brasil, como por exemplo: estilos de direção mais agressivos, trânsito mais congestionado, maior velocidade nas estradas, maior uso do ar condicionado etc.

Os valores medidos nos ensaios de laboratório em condições padronizadas pela NBR 7024 continuarão sendo utilizados para comparação e classificação da eficiência energética dos veículos em cada categoria, rigorosamente de acordo com os padrões internacionais de condução do veículo para medição de consumo.

Finalmente, é importante reforçar que, a falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, trânsito muito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições climáticas ou condições adversas da via, excesso de peso etc. podem causar expressivo aumento do consumo de combustível, inclusive em até mais do que 20%.

Observação: a tabela dos modelos 2009 passa a incluir os valores de quilometragem por litro ajustados pela metodologia ora aplicada, além dos que foram divulgados anteriormente, obtidos nas condições padrão laboratoriais sem o ajuste atual.


Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela consumo carros compactos do IMETRO
MensagemEnviado: 20 Nov 2015 10:28 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Interessante esse debate, realmente por tudo que li neste tópico creio que o que influencia no consumo são 2 fatores: pé(motorista) e tipo de rodagem(só estrada, só cidade ou misto)... Eu rodo durante a semana em torno de 70Km para ir e voltar do meu trabalho que é na cidade vizinha, então vamos colocar que rodo uns 60Km em estrada e uns 10Km na cidade, fica com média no Computador de Bordo de 9.8km/l a 10.7km/l no Etanol dependendo do tráfego que tem na rodovia, pois como é pista simples as vezes demanda fazer mais ultrapassagens e ando sem tráfego entre 90km/h a 110km/h. Com gasolina devido ao valor absurdo para se encher o tanque ainda não consegui fazer uma média só com gasolina, mas estou querendo fazer um teste neste fds e encher com gasolina para semana que vem verificar a média, se conseguir atingir valores como alguns colocaram de 16 km/l ou 17 km/l nossa não saio mais da gasolina...rs... o Etanol é mais barato, mas o que detona é pra rodar na cidade, final de semana rodo mais na cidade e na cidade bebe igual opala...rs... Um dia ainda vou querer fazer o teste com a gasolina podium para ver já que dizem que é pura e tals, por enquanto só coloco Podium no reservatório da frente... mas fiz um cálculo por alto aqui e para encher o tanque com Podium ficaria R$4,82*42litros = R$202,44, para efeito de comparação Etanol aqui R$2,59*42 litros= R$108,78 e Gasolina Comum R$3,67*42 litros = R$154,14 - Obs: Estou usando 42 litros como referência porque toda semana quando vou no posto sempre vejo na bomba que dá entre 40 - 42 litros, acredito que a capacidade do tanque do HB20 seja 45 litros, mas não tenho certeza.

Uma dúvida que gostaria de tirar com os senhores: Será que tem problema misturar Etanol com Gasolina no tanque? Existe uma proporção recomendada? Porque um final de semana eu fiz um teste estava com meio tanque de Etanol e como era feriado prolongado para não queimar tudo, coloquei acho que foi R$30 de Gasolina, poxa o consumo deu uma melhora significativa mesmo rodando mais na cidade fez média de 13km/l - 14km/l... porque para mim um tanque de Etanol por semana é suficiente, o que ferra é o final de semana que não rodo muito, mas na cidade o Etanol evapora mto rápido, vlw, abraço....

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 56 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB