Bem-vindo: 19 Mar 2024 00:53

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 29 Jan 2018 13:50 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Mar 2013 10:47
Mensagens: 134
Localização: Porto Alegre/RS
Galera do HB20, me chamo Gabriel Assis e tenho uma novidade para vocês:
O módulo XFS de economia de combustível
Mas antes de achar que é balela, segue lendo aqui!
Sou membro do forum fazem alguns bons anos e já estou no meu segundo HB, este módulo eu mesmo desenvolvi aqui em meu trabalho, ele atua modificando os sinais da sonda lambda afim de fazer o carro "pensar" que a mistura está um pouco rica, com isso a ECU acaba por injetar menos combustível.
No início do projeto confesso que eu estava cético sobre a idea, porem logo nos primeiros protótipos tive resultados positivos. Pelo menos do meu ponto de vista, pois durante todos estes anos eu nunca tive esse rendimento no meu HB20.
Praticamente todo o desenvolvimento e teste foram feitos no meu HB20 1.6, ele é para funcionar na maioria dos carros com injeção eletrônica, mas o ajuste fino é só para o HB20.

Como na vida, nada vem de graça, então resolvi passar o HB em um dinamômetro para avaliar a perda de potência que o módulo estava causando:
Este dinamômetro mede a potência na roda, no manual a Hyundai coloca a potência do motor.
Teste sem o XFS:

Teste com o XFS:


Sinceramente, para a melhoria de consumo que ele tá proporcionando, 2,36hp é mais que uma troca justa. Eu não me importaria de perder até uns 10hp.

Durante a teste no dinamômetro os resultados já foram positivos, porem não muito relevantes visto que não há resistência aerodinâmica e outros coeficientes de arrasto.
Imagem

O consumo na cidade ficou assim:
Imagem
Para referência, moro em Porto Alegre, o trajeto casa->trabalho->casa fica em torno de 25~30km. Ruas predominantemente planas, elevação máxima de 12m.

O consumo na estrada ficou em torno de 20km/l, velocidade oscilando entre 80-110km/h, estrada plana também.

Por estar testando em um Hyundai, resolvi instalar em um Azera, o resultado foi este:
Imagem
Imagem feita pela cliente.

Quem quiser dar uma olhada no manual, acessa o link: Manual XFS


Como adquirir o módulo:
No MercadoLivre em https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... onomia-_JM


Oferecemos suporte online, acesso remoto para configuração e visualização dos sinais.
Dúvidas aqui no fórum serão respondidas também!

Abraços e boa economia. :mrgreen: :mrgreen:

_________________
Assis
HB20 1.6 Comfort Plus - Cinza Titanium
Porto Alegre - RS


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 29 Jan 2018 15:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Considero interessantes esses módulos inclusive trabalho com o piggyback Unichip e ele tb age diretamente no consumo médio de combustível.

Só que nesse caso, o que me intriga é que esse módulo empobrece mais ainda a mistura correta de ar+combustível atravez do sinal da sonda lambda o que funciona sim, mas a um custo questionável , ou seja, ele empobrece a mistura em que tipo de cargas do motor?

Pq se esse módulo agir apenas em cargas leves a parciais, pode até funcionar, mas as custas de se perder torque pq nada vem de graça, ou seja, se um motor não receber a mistura correta para cada situação de carga do motor, seu rendimento não será o ideal com perdas reais nessa faixa intermediária de rotações.

Outra desvantagem de se alterar apenas a mistura de ar+combustível sem fazer as demais e devidas alterações nas curvas de avanço de ignição desse motor para essa nova combinação de mistura mais pobre, novamente nessas situações haverão perdas no rendimento geral desse motor nessas cargas parciais.

E se for empobrecida a mistura desse motor em cargas elevadas, nesse caso piorou e ainda com o agravante de se correr o risco de danificar o motor nessa situação de alta solicitação com misturas pobres, numa combinação bem perigosa e que nunca deu certo !

Mas essa é apenas a minha opinião baseado no que eu já aprendi sobre calibração de motores e assim, cada um faz o que bem quiser com o seu veículo ...

E muito por acaso, o Unichip faz bem mais do que o que esse módulo é capaz de fazer com quaisquer tipos de motores, ou seja, ele diminui o consumo médio em cargas parciais e ainda aumenta o desempenho em altas solicitações de qualquer motor , isso até já está mais do que amplamente comprovado tecnicamente no mundo todo em que o Unichip já é comercializado há um bom tempo!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 13:52 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Mar 2013 10:47
Mensagens: 134
Localização: Porto Alegre/RS
ianisgreek, ele de fato trabalha com a potencia "excedente" em cargas leves. Ele não atua 100% do tempo, tanto que em situações de arranca e para(transito muito intenso) ou de corrida, não existe economia. Fiz o teste no dinamômetro exatamente para mensurar eventuais perdas ou outros problemas oriundos de tal modificação. Em conversas com a engenharia da Hyundai já tive uma resposta positiva sobre o módulo de controle usado no HB20 e outros carros da mesma. Durante os testes pude observar o que a Hyundai já havia me passado, o módulo é muito versátil e se adapta a uma grande variedade de situações, fiz inúmeros testes, principalmente na redução de oxigênio no ar(a fim de simular elevações acima do nível do mar) e o módulo respondeu alterando seus parâmetros afim de manter o funcionamento/performance do veículo. Muitos outros carros, principalmente Chevrolet e Fiat, acenderam a luz da injeção, perderam muita potência e/ou pararam de dar partida.
Não sei já teve a oportunidade de trabalhar em cima deste módulo da Hyundai, mas achei a performance e adaptabilidade dele fantástica para um módulo de fábrica e ainda para um "carro popular".
Não estou aqui só vendendo o produto, estou também de testemunha do mesmo, venho usando ele já faz um bom tempo.

_________________
Assis
HB20 1.6 Comfort Plus - Cinza Titanium
Porto Alegre - RS


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 16:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Assis, agradeço por esse seu feedback !


Ainda não tiver a oportunidade de calibrar um Unichip para nenhum modelo de HB20 pq acredito que vc tb deve saber que esses piggybacks e remaps não surtem na prática um efeito com resultados assim tão compensadores nem na performance e tb na economia de motores aspirados como ocorre no caso dos motores superalimentados.

Mas no nosso portfolio de calibrações, a nossa matriz da Unichip já calibrou sim o unichip para o motor 1.6 aspirado da linha HB20 e vieram apenas leves ganhos em desempenho e em consumo médio.

Para o modelo HB20 1.0 turbo acredito que até o momento, nem na nossa matriz não houve ainda uma oportunidade de se fazer essa calibração para esse modelo especificamente.

E por isso, devido ao custo desses piggybacks e tb dos remaps para os resultados práticos obtidos, esse se torna um gasto não tão viável aos motores aspirados.

Mas achei bem interessante essa comprovada versatilidade mostrada pela ECU dos modelos de HB20 e citada acima por vc.

Valeu colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 09 Mai 2018 13:00 
Offline

Registrado em: 28 Abr 2014 23:29
Mensagens: 122
Tem um pessoal que gosta de uma gambiarra não?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 09 Mai 2018 13:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Gustavobrt escreveu:
Tem um pessoal que gosta de uma gambiarra não?



Veja bem Gustavobrt, na realidade não se pode considerar um piggyback como esse módulo de uma simples gambiarra, pq na realidade, o que ocorre é até já é fato comprovado é que os próprios fabricantes de veículos deixam margens até exageradas de segurança a de tolerabilidade na calibração original da ECU dos motores e isso acaba por "sacrificar e amordaçar " bastante o rendimento final e ideal dos motores e esses módulos piggybacks nada mais fazem do que ter a nobre função de corrigir e de aproveitar para atuarem exatamente nessa "margem" exgarada deixada propositalmente pelos fabricantes !

E como um exemplo prático, cito aqui que o meu atual jetta TSI está com o piggyback Unichip exatamente para ser aproveitada e corrigida toda essa margem de tolerância deixada propositalmente pela VW alemã.

Já são quase 5 anos que estou com esse jetta funcionando "chipado" com esse módulo e ele continua perfeito e bem mais forte e até um pouco mais econômico se conduzido em cargas parciais do motor ( quando se usa até uns 40% de pressão sobre o acelerador) do que os jettas TSI originais.

Então não se pode considerar esses módulos de gambiarras e pessoalmente, eu diria que o termo gambiarra se aplicaria até bem mais às calibrações originais de muitos fabricantes de veículos que ainda deixam essas margens exageradas nas calibrações da ECU e com isso se perde uma considerável parcela de rendimento geral dos motores.

Então ainda bem e graças a Deus que existem todos esses módulos eletrônicos para corrigirem esses erros imperdoáveis !!!

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 30 Set 2019 12:58 
Offline

Registrado em: 26 Set 2019 08:47
Mensagens: 46
ianisgreek escreveu:
Gustavobrt escreveu:
Tem um pessoal que gosta de uma gambiarra não?



Veja bem Gustavobrt, na realidade não se pode considerar um piggyback como esse módulo de uma simples gambiarra, pq na realidade, o que ocorre é até já é fato comprovado é que os próprios fabricantes de veículos deixam margens até exageradas de segurança a de tolerabilidade na calibração original da ECU dos motores e isso acaba por "sacrificar e amordaçar " bastante o rendimento final e ideal dos motores e esses módulos piggybacks nada mais fazem do que ter a nobre função de corrigir e de aproveitar para atuarem exatamente nessa "margem" exgarada deixada propositalmente pelos fabricantes !

E como um exemplo prático, cito aqui que o meu atual jetta TSI está com o piggyback Unichip exatamente para ser aproveitada e corrigida toda essa margem de tolerância deixada propositalmente pela VW alemã.

Já são quase 5 anos que estou com esse jetta funcionando "chipado" com esse módulo e ele continua perfeito e bem mais forte e até um pouco mais econômico se conduzido em cargas parciais do motor ( quando se usa até uns 40% de pressão sobre o acelerador) do que os jettas TSI originais.

Então não se pode considerar esses módulos de gambiarras e pessoalmente, eu diria que o termo gambiarra se aplicaria até bem mais às calibrações originais de muitos fabricantes de veículos que ainda deixam essas margens exageradas nas calibrações da ECU e com isso se perde uma considerável parcela de rendimento geral dos motores.

Então ainda bem e graças a Deus que existem todos esses módulos eletrônicos para corrigirem esses erros imperdoáveis !!!

Valeu colega, é isso aí !


Esta tentativa de melhorar economia empobrecendo a mistura ou aumentar a potência enriquecendo existe desde o primeiro carburador e a conclusão que sempre se chega é a seguinte:

A queima mais eficiente (em rotação constante) ocorre quando a mistura ar/combustível é estequiométrica, o que pra nossa gasolina significa 14,7 partes de ar pra 1 de gasolina tb conhecido como lambda 1, mais ou menos combustível piora tanto a potência quanto o consumo e ainda por cima emite mais poluentes, NOx para as misturas pobres e HC e CO para as ricas comprometendo ainda o catalisador.

A economia que vc experimentou empobrecendo a mistura pode ter ligação com o fato da mistura vir originalmente um pouco rica afim de baixar a emissão de NOx equilibrando com os outros poluentes HC e CO, adequando os gases para serem convertidos no catalisador.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Módulo economizador de combustível XFS
MensagemEnviado: 30 Set 2019 14:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Só complementando essa citação anterior de que o lambda correto para as gasolinas nacionais com os exagerados 27% de etanol anidro é de 13,16:1 o que vai corresponder a lambda igual a 1.

Esse valor citado de 14,7 : 1 é válido somente para as gasolinas PURAS .

E no caso do etanol hidratado vendido nos postos de combustíveis, esse lambda =1 equivale a uma mistura de 8,3:1.

E para cargas leves e médias de qq motor aspirado ou superalimentado, ainda vale esse lambda igual a 1, o que quer dizer uma mistura perfeita para uma combustão completa, mas para se obter a máxima potência de qq motor com o pé embaixo , os valores reais e ideais de lambda situam-se entre 11,6:1 a 12,5:1 que corresponde a lambda = 0,79 a 0,85 ou seja, sempre essas situações vão requerer uma mistura mais rica mesmo nos mais modernos e atualizados motores tanto aspirados quanto superalimentados usando tanto gasolinas como tb etanol.

Obs : Existe tb as situações de cargas bem leves no motor, onde podem ser usadas misturas levemente mais pobres do que lambda igual a 1 e isso ocorre com fins de se obter apenas uma maior economia de combustível, mas somente nessas situações citadas de "pé bem leve no acelerador " .

Nesses casos, a mistura fica bem pobre c/ os valores de lambda ao redor de 1,05 a 1,1 , mas ao se apertar um pouco mais o acelerador, ADEUS para essa condição especial de economia que desaparece como que por encanto.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB