Rafael Papatella escreveu:
Olha só... Nao quero ser chato, mas já sendo... Desde o inicio dos comentários sobre esse carro, eu já falava que o bom era esperar pra compra-lo. Primeiro porque lancamento sendo é bom esperar pra ver o que vai rolar, se vai ser um bom carro, se nao vai vir com problemas de montagem, o pos venda, etc... Além disso lancamento sempre muda muito rápido, pois os projetos já saem pra fabricação de certa forma defasados em relação aos carros do mercado... Isso é igual livro cientifico... Sempre um livro é mais defasado em relação ao artigos de revista cientifica... Pois bem, devo comprar o meu no final do ano e aposto que o modelo 2014 terá alterações, como teto solar por exemplo... O carro pra se firmar no mercado e poder competir deve ter pelo meno 1 ano no mercado.. Pensem nisso quando forem comprar o próximo carro em lancamento....
Realmente, comprar um carro recém-lançado não é algo recomendável (mas também não é de todo abolido), visto que possíveis problemas não detectados em todos os quilômetros rodados pelo fabricante venham a surgir no dia a dia de uso do consumidor. Contudo, a compra de um carro não se resume somente aos contras. Há de se verificar as diversas condições. Cada caso é um caso.
Por exemplo, preciso de um carro novo e não posso esperar um ano para ver se determinado modelo se consolidada no mercado. Logo, fico com os “tradicionais” Uno, Palio e Gol. É chover no molhado.
Posso ir de Nissan March. É novidade, tem bom custo / benefício e a marca é confiável. Mas tem design um tanto ultrapassado (entre outros poréns).
Quem sabe um Jac J3, pois também tem bom custo/benefício, mais tempo no mercado que o March (ou seja, o carro já está mais “ajustado ao uso”) e tem se mostrado robusto. Mas é quase feio (o Etios sim é feio).
Talvez o Renault Sandero. Boa escolha. Só que seu visual também irá mudar e o modelo que você comprar agora ficará mais desvalorizado. Isso se você comprar um carro já pensando em vender.
Quem sabe um usado de luxo nesse tempo de espera pelo carro “novidade”. Mas é um usado.
Bem, além da escolha do modelo de seu futuro (novo) automóvel, muita gente foi motivada a comprar um veículo na virada de ano por conta do tal IPI reduzido (agora não mais), pois se o dinheiro sobrasse, eu já estaria com minha Ferrari na garagem sem me preocupar se o carro é bom ou ruim.
E se você fosse financiar um veículo, irá aproveitar agora as baixas taxas de juros (baixas em se tratando de Brasil, claro) e que devem subir brevemente.
Também não posso deixar de lado a questão sorte. Imagine você, que comprou o seu HB20 modelo 13/13, com as pequenas modificações ante o modelo 2012, e visse a fábrica lançar uma nova geração do modelo 13/13, com outras pequenas modificações, logo em abril ou maio de 2013. Parece irreal? Isso aconteceu com o Peugeot 206 no ano de 2004 (pasmem, duas gerações seguidas).
Mais uma coisa: especialistas recomendam não comprar por impulso.
Resumindo, desse jeito, para comprar um carro você tem que ser mecânico, analista de mercado, designer industrial, vidente e zen budista.
Minha opinião, se você está a fim de comprar um carro novo e tá podendo, compre um que lhe agrade e
f*#%*&*!