John7 escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
No meu, quando paro ao estacionar, sem tirar o pé do freio, passo a transmissão para P, puxo o freio de mão, solto o pedal de freio e desligo o carro.
Boa noite amigo Roberto Bertoche.
Nosso amigo Eduardo Thadeu explicou que parar o carro do seu jeito está correto para pisos planos mas em ladeiras é do jeito que eu faço.
Obrigado e grande abraço.
Eu nem sei como faço. É muito automático já.
Acho que freio com o pé, coloco em P, puxo o freio de mão, desligo e solto o freio do pé.
Não dá nada errado e nem nenhum soquinho ou solavanco, nem quando ligo depois, situação em que eu imagino que faço o procedimento inverso.
Ligo, freio com o pé, solto o freio de mão, coloco em D ou R, solto o freio de pé e boa.
Se for em ladeira forte, apenas mudo a ordem. Ligo, freio com o pé, coloco em D ou R, solto o freio de pé, coloco o pé no acelerador, solto a trava do freio de mão, vou baixando ele devagar enquanto acelero.
Acho que é assim, mas é tão fácil e natural que nem lembro bem, e parece que de qualquer jeito que faça vai dar certo, quer dizer, não sei se fiz sempre assim, mas nunca deu errado.
E o carro nunca apresenta nenhum sintoma de que eu tenha saído errado.
Exceto quando é para colocar R e eu coloco D ou vice-versa, mas aí ele anda alguns centímetros eu percebo, freio e coloco a marcha certa.