ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico :
Com relação aos câmbios aut. dos HB20, já li em um site gringo uma dica muito útil e recomendada a todos os usuários de veículos com câmbios aut. para sempre ao se parar num semáforo ou em paradas mais prolongadas, que é conveniente colocar a alavanca do câmbio na posição N (neutro) como preventivo tanto para se conservar um pouco mais o sistema do conversor de torque ou o sistema de discos múltiplos dependendo do tipo de câmbio bem como para proteger esses câmbios de serem imediatamente danificados nos casos de eventuais pequenas batidas por trás !
Obs : Tenho um veículo com câmbio automatizado de duplo disco e já me habituei a usar esse artificio desde que ele ainda era zero KM sempre que paro com ele em paradas um pouco mais prolongadas !
Boa noite, Ianis.
Quando a gente, com câmbio automático, para no sinal em D, estaremos pisando o freio.
E, parado no sinal, ao perceber que se vai levar uma batida por trás, o ideal é pisar o freio, com ainda mais força, para não estragar também a dianteira batendo no carro parado à frente, ou, pior, não invadir a via que tem o sinal aberto e possivelmente sofrer um grave acidente.
Então, como o carro estará freado, não vejo motivo de estragar o câmbio.
Mas em paradas longas, de mais de minuto, você tem razão.
A gente pode colocar em N e, se não estiver no ar condicionado, pode até desligar o motor.
Abraço,