John7 escreveu:
John,
mais em qualquer aula prática, se ensina pisar no freio antes de ligar o carro. Acho até prudente, pois terá que pisar de qualquer forma.
Já soube de dois acidentes ao ligar o carro sem pisar no freio.
No passado recente, os carros automáticos desligavam em qualquer marcha. Uma mulher ligou o carro e a alavanca estava em D e o carro disparou, a mulher ficou nervosa, acelerou em vez de pisar no freio, atravessou a rua e atropelou algumas pessoas em um bar.
Um outro caso, o porteiro ligou o carro e o morador tinha desligado em R e o porteiro não pisou no freio e o carro foi p/ trás e ficou pendurado na fachada do prédio, até cair na calçada, acredite.
Boa sorte com o carro.
Boa noite amigo Eduardo Thadeu.
Obrigado pelas dicas, realmente há o fator segurança.
Comigo será difícil que aconteça pois já estou condicionado a passar para N, puxar o freio de mão, soltar o pé do freio para aliviar o câmbio e pisar no freio novamente para passar para P.
Até já lí em algum lugar a fatalidade de um condutor que ao invés de posicionar a alvanca no D, colocou no R e foi aquele estrago.
Meu único erro foi ter pisado no freio pensando ser a embreagem rs.
Ainda bem que aconteceu quando eu estava estacionando.
Obrigado e grande abraço.[/quote]
John,
o seu procedimento em passar para N, puxar o freio de mão e só depois para P, está correto, mas não é necessário, a menos se for em uma ladeira, ok? No dia a dia e com terreno plano, vá direto para P, pois não tem perigo de estragar nada, mas sempre faça assim, em ladeiras.
Uso câmbio automático uns dez anos e com o tempo, vamos pegando a manha.