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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 12 Mar 2016 04:02 
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Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.[/quote]


Perfeitamente amigo Roberto Bertoche
Vou te passar parte de minha resposta ao amigo Eduardo Thadeu :...estou condicionado a passar para N, puxar o freio de mão, soltar o pé do freio para aliviar o câmbio e pisar no freio novamente para passar para P.

Consequentemente ao ligar está na posição P.

Obrigado e grande abraço.


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 15:23 
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No meu, quando paro ao estacionar, sem tirar o pé do freio, passo a transmissão para P, puxo o freio de mão, solto o pedal de freio e desligo o carro.

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 19:01 
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Colegas desse tópico :

Com relação aos câmbios aut. dos HB20, já li em um site gringo uma dica muito útil e recomendada a todos os usuários de veículos com câmbios aut. para sempre ao se parar num semáforo ou em paradas mais prolongadas, que é conveniente colocar a alavanca do câmbio na posição N (neutro) como preventivo tanto para se conservar um pouco mais o sistema do conversor de torque ou o sistema de discos múltiplos dependendo do tipo de câmbio bem como para proteger esses câmbios de serem imediatamente danificados nos casos de eventuais pequenas batidas por trás !

Obs : Tenho um veículo com câmbio automatizado de duplo disco e já me habituei a usar esse artificio desde que ele ainda era zero KM sempre que paro com ele em paradas um pouco mais prolongadas !

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 20:03 
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ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico :

Com relação aos câmbios aut. dos HB20, já li em um site gringo uma dica muito útil e recomendada a todos os usuários de veículos com câmbios aut. para sempre ao se parar num semáforo ou em paradas mais prolongadas, que é conveniente colocar a alavanca do câmbio na posição N (neutro) como preventivo tanto para se conservar um pouco mais o sistema do conversor de torque ou o sistema de discos múltiplos dependendo do tipo de câmbio bem como para proteger esses câmbios de serem imediatamente danificados nos casos de eventuais pequenas batidas por trás !

Obs : Tenho um veículo com câmbio automatizado de duplo disco e já me habituei a usar esse artificio desde que ele ainda era zero KM sempre que paro com ele em paradas um pouco mais prolongadas !

Boa noite, Ianis.

Quando a gente, com câmbio automático, para no sinal em D, estaremos pisando o freio.
E, parado no sinal, ao perceber que se vai levar uma batida por trás, o ideal é pisar o freio, com ainda mais força, para não estragar também a dianteira batendo no carro parado à frente, ou, pior, não invadir a via que tem o sinal aberto e possivelmente sofrer um grave acidente.

Então, como o carro estará freado, não vejo motivo de estragar o câmbio.

Mas em paradas longas, de mais de minuto, você tem razão.
A gente pode colocar em N e, se não estiver no ar condicionado, pode até desligar o motor.

Abraço,

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 21:17 
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Boa noite Bertoche, valeu pelo seu feedback !

E agora diante de todas essas ponderações, elas me deixaram numa situação que até me lembrei daquele velho e sábio ditado popular:

" Se correr o bicho pega e se ficar, o bicho come ".

É isso aí colega, abrç !

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 21:32 
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ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico :

Com relação aos câmbios aut. dos HB20, já li em um site gringo uma dica muito útil e recomendada a todos os usuários de veículos com câmbios aut. para sempre ao se parar num semáforo ou em paradas mais prolongadas, que é conveniente colocar a alavanca do câmbio na posição N (neutro) como preventivo tanto para se conservar um pouco mais o sistema do conversor de torque ou o sistema de discos múltiplos dependendo do tipo de câmbio bem como para proteger esses câmbios de serem imediatamente danificados nos casos de eventuais pequenas batidas por trás !

Obs : Tenho um veículo com câmbio automatizado de duplo disco e já me habituei a usar esse artificio desde que ele ainda era zero KM sempre que paro com ele em paradas um pouco mais prolongadas !



Ianis,

é justamente o contrário. Não deve colocar a alavanca em N e sim, deixar em D e pisar no freio. Inclusive, tem várias matérias dizendo a razão do procedimento.

Tenho câmbio automático a muito tempo e posso afirmar, que não estraga nada. Até em engarrafamento pesado e demorado, piso no freio o tempo todo.

Valeu.


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 21:45 
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Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico :

Com relação aos câmbios aut. dos HB20, já li em um site gringo uma dica muito útil e recomendada a todos os usuários de veículos com câmbios aut. para sempre ao se parar num semáforo ou em paradas mais prolongadas, que é conveniente colocar a alavanca do câmbio na posição N (neutro) como preventivo tanto para se conservar um pouco mais o sistema do conversor de torque ou o sistema de discos múltiplos dependendo do tipo de câmbio bem como para proteger esses câmbios de serem imediatamente danificados nos casos de eventuais pequenas batidas por trás !

Obs : Tenho um veículo com câmbio automatizado de duplo disco e já me habituei a usar esse artificio desde que ele ainda era zero KM sempre que paro com ele em paradas um pouco mais prolongadas !



Ianis,

é justamente o contrário. Não deve colocar a alavanca em N e sim, deixar em D e pisar no freio. Inclusive, tem várias matérias dizendo a razão do procedimento.

Tenho câmbio automático a muito tempo e posso afirmar, que não estraga nada. Até em engarrafamento pesado e demorado, piso no freio o tempo todo.

Valeu.



Opa Eduardo, pois é colega, após ler depoimentos diversos de usuários em sites gringos e depois que eu adotei esse novo comportamento, é difícil se acostumar agora a fazer dessa maneira que vc citou ...

Então é deixar do jeito que está para ver como é que fica, mas agradeço assim mesmo pelo seu relato ...

Valeu !

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 21:48 
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Roberto Bertoche escreveu:

E, parado no sinal, ao perceber que se vai levar uma batida por trás, o ideal é pisar o freio, com ainda mais força, para não estragar também a dianteira batendo no carro parado à frente, ou, pior, não invadir a via que tem o sinal aberto e possivelmente sofrer um grave acidente.


Há situações e situações. :mrgreen:

Quando um Fiat Uno bateu na traseira do meu HB20, caso eu não tivesse aliviado um pouco o pé do pedal do freio, logo após a batida, acredito que meu carro teria sofrido danos consideráveis na parte traseira, na verdade só arranhou.

Então, a dica de pisar forte no freio, ao perceber um carro na iminência de chocar na traseira do seu carro, deve ser avaliada caso a caso, lógico que muitas vezes em frações de segundos. Basta ter uma noção simples de Física para entender a magnitude dos possíveis danos em cada caso.

Abraços,

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 14 Mar 2016 22:46 
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Ricardo M. escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

E, parado no sinal, ao perceber que se vai levar uma batida por trás, o ideal é pisar o freio, com ainda mais força, para não estragar também a dianteira batendo no carro parado à frente, ou, pior, não invadir a via que tem o sinal aberto e possivelmente sofrer um grave acidente.


Há situações e situações. :mrgreen:

Quando um Fiat Uno bateu na traseira do meu HB20, caso eu não tivesse aliviado um pouco o pé do pedal do freio, logo após a batida, acredito que meu carro teria sofrido danos consideráveis na parte traseira, na verdade só arranhou.

Então, a dica de pisar forte no freio, ao perceber um carro na iminência de chocar na traseira do seu carro, deve ser avaliada caso a caso, lógico que muitas vezes em frações de segundos. Basta ter uma noção simples de Física para entender a magnitude dos possíveis danos em cada caso.

Abraços,


Ricardo,

no dia a dia, você não considera que todos atrás de você, irão bater na sua traseira, mas o ideal, é pisar no freio o tempo todo mesmo.


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 15 Mar 2016 23:07 
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Roberto Bertoche escreveu:

Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.


No modelo novo é igual ao anterior, para colocar o carro no D ou R precisa pisar no freio também. E para mudar a marcha é necessário apertar a trava (botão) que fica na alavanca do cambio para poder mudar ele de D para R. Assim como outras marcas também fazem o uso dessa trava.
Se não apertar esse botão do cambio ele nem sai do lugar, ele fica travado mesmo na marcha que vc colocou.

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Editado pela última vez por ricardocmoreno em 16 Mar 2016 08:21, em um total de 2 vezes.

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