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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 16 Mar 2016 00:00 
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ricardocmoreno escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.


No modelo novo é um pouco diferente, para colocar o carro no D não precisa pisar no freio. Eu coloco ele apenas apertando a trava (botão) que fica na alavanca do cambio para poder mudar ele de P para D ou de D para R. Assim como outras marcas também fazem o uso dessa trava.
Se não apertar esse botão do cambio ele nem sai do lugar, ele fica travado mesmo.



Boa noite RicardoMoreno, tenho uma curiosidade sobre esse novo cambio AT6 :

Como vc disse, a alavanca pode se mover de P para D e de D para R sem nem precisar pisar no pedal dos freios, então nesse caso, logo que a alavanca atinge a posição D ou R imediatamente o veiculo não se moveria ou ele ainda fica por um curto intervalo de tempo parado para depois lentamente começar a se mover ?

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 16 Mar 2016 00:02 
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ricardocmoreno escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.


No modelo novo é um pouco diferente, para colocar o carro no D não precisa pisar no freio. Eu coloco ele apenas apertando a trava (botão) que fica na alavanca do cambio para poder mudar ele de P para D ou de D para R. Assim como outras marcas também fazem o uso dessa trava.
Se não apertar esse botão do cambio ele nem sai do lugar, ele fica travado mesmo.



Boa noite RicardoMoreno, tenho uma curiosidade sobre esse novo cambio AT6 :

Como vc disse, a alavanca pode se mover de P para D e de D para R sem nem precisar pisar no pedal dos freios, então nesse caso, logo que a alavanca atinge a posição D ou R imediatamente o veiculo se moveria ou ele ainda fica por um curto intervalo de tempo parado para depois lentamente começar a se mover ?

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 16 Mar 2016 00:59 
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Registrado em: 18 Out 2014 01:45
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ianisgreek escreveu:
ricardocmoreno escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.


No modelo novo é igual ao anterior, para colocar o carro no D precisa pisar no freio também. E para mudar a marcha é necessário apertar a trava (botão) que fica na alavanca do cambio para poder mudar ele de D para R. Assim como outras marcas também fazem o uso dessa trava.
Se não apertar esse botão do cambio ele nem sai do lugar, ele fica travado mesmo na marcha que vc colocou.



Boa noite RicardoMoreno, tenho uma curiosidade sobre esse novo cambio AT6 :

Como vc disse, a alavanca pode se mover de P para D e de D para R sem nem precisar pisar no pedal dos freios, então nesse caso, logo que a alavanca atinge a posição D ou R imediatamente o veiculo se moveria ou ele ainda fica por um curto intervalo de tempo parado para depois lentamente começar a se mover ?


opa,

ianisgreek

Quando você colocar ele do P para o D ou R é necessário pisar no freio para mudar a marcha. Se vc não estiver esperto e tirar o pé do freio ele vai entrar em movimento imediatamente por efeito do creeping do cambio.
O creeping (em inglês, arrastar-se lentamente, rastejar) nada mais é o fato do carro entrar em movimento sem precisar acelerar ele. Ele anda apenas movido pela rotação do motor em ponto morto, porém engatado.

Antigamente apenas as caixas AT tinham esta função, os automatizados não possuíam, porem hoje a maioria das caixas automatizadas se atualizaram e agora também possuem o creeping.

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Editado pela última vez por ricardocmoreno em 16 Mar 2016 08:29, em um total de 2 vezes.

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 16 Mar 2016 06:11 
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Galera,

Ontem vi um vídeo de uma SUV que em um estacionamento, o cidadão trocou o motorista para estacionar e ele bateu de ré e frente com muita força.
Provavelmente foi como vocês relataram de ligar o carro engatado...


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 20:57 
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John,

o seu procedimento em passar para N, puxar o freio de mão e só depois para P, está correto, mas não é necessário, a menos se for em uma ladeira, ok? No dia a dia e com terreno plano, vá direto para P, pois não tem perigo de estragar nada, mas sempre faça assim, em ladeiras.
Uso câmbio automático uns dez anos e com o tempo, vamos pegando a manha.[/quote]


Boa noite amigo Eduardo Thadeu.
Mais um obrigado.

Grande abraço.


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 21:04 
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Roberto Bertoche escreveu:
No meu, quando paro ao estacionar, sem tirar o pé do freio, passo a transmissão para P, puxo o freio de mão, solto o pedal de freio e desligo o carro.



Boa noite amigo Roberto Bertoche.
Nosso amigo Eduardo Thadeu explicou que parar o carro do seu jeito está correto para pisos planos mas em ladeiras é do jeito que eu faço.

Obrigado e grande abraço.


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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 22:37 
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ZECAM escreveu:
Galera,

Ontem vi um vídeo de uma SUV que em um estacionamento, o cidadão trocou o motorista para estacionar e ele bateu de ré e frente com muita força.
Provavelmente foi como vocês relataram de ligar o carro engatado...


O meu HB20 AT não liga engatado. Acho que ao menos os mais modernos também não.

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 Título: Re: Dúvida Câmbio AT 6
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 22:51 
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John7 escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
No meu, quando paro ao estacionar, sem tirar o pé do freio, passo a transmissão para P, puxo o freio de mão, solto o pedal de freio e desligo o carro.



Boa noite amigo Roberto Bertoche.
Nosso amigo Eduardo Thadeu explicou que parar o carro do seu jeito está correto para pisos planos mas em ladeiras é do jeito que eu faço.

Obrigado e grande abraço.

Eu nem sei como faço. É muito automático já.

Acho que freio com o pé, coloco em P, puxo o freio de mão, desligo e solto o freio do pé.
Não dá nada errado e nem nenhum soquinho ou solavanco, nem quando ligo depois, situação em que eu imagino que faço o procedimento inverso.
Ligo, freio com o pé, solto o freio de mão, coloco em D ou R, solto o freio de pé e boa.

Se for em ladeira forte, apenas mudo a ordem. Ligo, freio com o pé, coloco em D ou R, solto o freio de pé, coloco o pé no acelerador, solto a trava do freio de mão, vou baixando ele devagar enquanto acelero.

Acho que é assim, mas é tão fácil e natural que nem lembro bem, e parece que de qualquer jeito que faça vai dar certo, quer dizer, não sei se fiz sempre assim, mas nunca deu errado.
E o carro nunca apresenta nenhum sintoma de que eu tenha saído errado.

Exceto quando é para colocar R e eu coloco D ou vice-versa, mas aí ele anda alguns centímetros eu percebo, freio e coloco a marcha certa.

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