Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Dúvida Câmbio AT 6
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=63&t=11080
Página 2 de 4

Autor:  ianisgreek [ 10 Mar 2016 23:44 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

Quanto a esse detalhe importante de se ter de pisar obrigatoriamente no pedal de freio para ligar o motor de um HB20 1.6 aut., será que no seu manual não existe alguma instrução expressa citando isso ?

Autor:  Roberto Bertoche [ 11 Mar 2016 00:07 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

É meio obrigado sim, porque vc deve estacionar no P e para tirar ou colocar em P o carro tem que estar freado.
Mas se estacionar no N, tenho quase certeza que liga o carro sim, sem pisar no freio.

Autor:  Roberto Bertoche [ 11 Mar 2016 15:22 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

Roberto Bertoche escreveu:
É meio obrigado sim, porque vc deve estacionar no P e para tirar ou colocar em P o carro tem que estar freado.
Mas se estacionar no N, tenho quase certeza que liga o carro sim, sem pisar no freio.

Quer dizer, ele liga sim sem pisar o freio, mas para começar a andar tem que mudar a posição da alavanca para D e para tirar a alavanca de P ou colocar em P tem de estar com o pedal de freio acionado.

Autor:  Eduardo Thadeu [ 11 Mar 2016 20:54 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

Roberto Bertoche escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
É meio obrigado sim, porque vc deve estacionar no P e para tirar ou colocar em P o carro tem que estar freado.
Mas se estacionar no N, tenho quase certeza que liga o carro sim, sem pisar no freio.

Quer dizer, ele liga sim sem pisar o freio, mas para começar a andar tem que mudar a posição da alavanca para D e para tirar a alavanca de P ou colocar em P tem de estar com o pedal de freio acionado.



Roberto,

é por aí.

Autor:  John7 [ 11 Mar 2016 23:05 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

John,

mais em qualquer aula prática, se ensina pisar no freio antes de ligar o carro. Acho até prudente, pois terá que pisar de qualquer forma.

Já soube de dois acidentes ao ligar o carro sem pisar no freio.
No passado recente, os carros automáticos desligavam em qualquer marcha. Uma mulher ligou o carro e a alavanca estava em D e o carro disparou, a mulher ficou nervosa, acelerou em vez de pisar no freio, atravessou a rua e atropelou algumas pessoas em um bar.
Um outro caso, o porteiro ligou o carro e o morador tinha desligado em R e o porteiro não pisou no freio e o carro foi p/ trás e ficou pendurado na fachada do prédio, até cair na calçada, acredite.

Boa sorte com o carro.[/quote]


Boa noite amigo Eduardo Thadeu.
Obrigado pelas dicas, realmente há o fator segurança.
Comigo será difícil que aconteça pois já estou condicionado a passar para N, puxar o freio de mão, soltar o pé do freio para aliviar o câmbio e pisar no freio novamente para passar para P.

Até já lí em algum lugar a fatalidade de um condutor que ao invés de posicionar a alvanca no D, colocou no R e foi aquele estrago.

Meu único erro foi ter pisado no freio pensando ser a embreagem rs.
Ainda bem que aconteceu quando eu estava estacionando.

Obrigado e grande abraço.

Autor:  John7 [ 11 Mar 2016 23:27 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

Legal!

Mas será que era algo tão simples assim?

Abraços,[/quote]


Boa noite amigo Ricardo M.
Creio que sim porque a diferença foi enorme, agora tudo normal.

Obrigado e grande abraço.

Autor:  John7 [ 11 Mar 2016 23:42 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

ianisgreek escreveu:
Quanto a esse detalhe importante de se ter de pisar obrigatoriamente no pedal de freio para ligar o motor de um HB20 1.6 aut., será que no seu manual não existe alguma instrução expressa citando isso ?




Boa noite amigo ianisgreek
Muito boa sua indagação.
Apenas seguí as informações do pessoal da css, darei vistas ao manual.

Obrigado e grande abraço.

Autor:  Eduardo Thadeu [ 11 Mar 2016 23:45 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

John7 escreveu:
John,

mais em qualquer aula prática, se ensina pisar no freio antes de ligar o carro. Acho até prudente, pois terá que pisar de qualquer forma.

Já soube de dois acidentes ao ligar o carro sem pisar no freio.
No passado recente, os carros automáticos desligavam em qualquer marcha. Uma mulher ligou o carro e a alavanca estava em D e o carro disparou, a mulher ficou nervosa, acelerou em vez de pisar no freio, atravessou a rua e atropelou algumas pessoas em um bar.
Um outro caso, o porteiro ligou o carro e o morador tinha desligado em R e o porteiro não pisou no freio e o carro foi p/ trás e ficou pendurado na fachada do prédio, até cair na calçada, acredite.

Boa sorte com o carro.



Boa noite amigo Eduardo Thadeu.
Obrigado pelas dicas, realmente há o fator segurança.
Comigo será difícil que aconteça pois já estou condicionado a passar para N, puxar o freio de mão, soltar o pé do freio para aliviar o câmbio e pisar no freio novamente para passar para P.

Até já lí em algum lugar a fatalidade de um condutor que ao invés de posicionar a alvanca no D, colocou no R e foi aquele estrago.

Meu único erro foi ter pisado no freio pensando ser a embreagem rs.
Ainda bem que aconteceu quando eu estava estacionando.

Obrigado e grande abraço.[/quote]





John,

o seu procedimento em passar para N, puxar o freio de mão e só depois para P, está correto, mas não é necessário, a menos se for em uma ladeira, ok? No dia a dia e com terreno plano, vá direto para P, pois não tem perigo de estragar nada, mas sempre faça assim, em ladeiras.
Uso câmbio automático uns dez anos e com o tempo, vamos pegando a manha.

Autor:  John7 [ 12 Mar 2016 00:08 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

Roberto Bertoche escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
É meio obrigado sim, porque vc deve estacionar no P e para tirar ou colocar em P o carro tem que estar freado.
Mas se estacionar no N, tenho quase certeza que liga o carro sim, sem pisar no freio.

Quer dizer, ele liga sim sem pisar o freio, mas para começar a andar tem que mudar a posição da alavanca para D e para tirar a alavanca de P ou colocar em P tem de estar com o pedal de freio acionado.



Boa noite amigo Roberto Bertoche
Sim todos esses procedimentos de movimentação e parada estão corretos.
Mas ele liga em P ou em N sem a necessidade de se pisar no freio.
Fiz o que o pessoal da css me informou.

Obrigado e grande abraço.

Autor:  Roberto Bertoche [ 12 Mar 2016 02:11 ]
Título:  Re: Dúvida Câmbio AT 6

John7 escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
É meio obrigado sim, porque vc deve estacionar no P e para tirar ou colocar em P o carro tem que estar freado.
Mas se estacionar no N, tenho quase certeza que liga o carro sim, sem pisar no freio.

Quer dizer, ele liga sim sem pisar o freio, mas para começar a andar tem que mudar a posição da alavanca para D e para tirar a alavanca de P ou colocar em P tem de estar com o pedal de freio acionado.



Boa noite amigo Roberto Bertoche
Sim todos esses procedimentos de movimentação e parada estão corretos.
Mas ele liga em P ou em N sem a necessidade de se pisar no freio.
Fiz o que o pessoal da css me informou.

Obrigado e grande abraço.


Liga sim, John, mas para tirar a alavanca do P (para se movimentar), vai precisar pisar no freio.
Liga também no N sem pisar o freio, mas essa não é a posição usual de ligar o carro porque ele deve ser desligado na posição P.

Página 2 de 4 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/