Hyundai HB20 Clube
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Ao Ligar o carro
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Autor:  brponte [ 02 Jun 2016 08:31 ]
Título:  Ao Ligar o carro

Pessoal,

Acho que esse tópico vale para o HB também, alem do HB-X

Quando eu ligo meu carro, ele liga bem acelerado, vai a 2000RPM e cai só depois de um tempinho é que vai para os normais 850RPM.
Todos os meus outros carros isso não acontecia, é normal ??

Outra coisa, com quantos giros os automáticos de vocês trocam de marcha ? O meu esta trocando com 2000RPM, trocando na mão em 2500 o carro fica muito mais esperto.

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Autor:  VAGNERF1 [ 02 Jun 2016 08:50 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

brponte escreveu:
Pessoal,

Acho que esse tópico vale para o HB também, alem do HB-X

Quando eu ligo meu carro, ele liga bem acelerado, vai a 2000RPM e cai só depois de um tempinho é que vai para os normais 850RPM.
Todos os meus outros carros isso não acontecia, é normal ??

Outra coisa, com quantos giros os automáticos de vocês trocam de marcha ? O meu esta trocando com 2000RPM, trocando na mão em 2500 o carro fica muito mais esperto.

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Nunca me atentei muito a esse detalhe, mas ao ligar o meu ele deve sim chegar aos 2000 giros, mas em questão de 3 ou 4 segundos cai a esses 850 ou 900 giros, isso usando o alcool, alvez vc esteja usando o alcool e o carro entende que se dev dar uma breve aquecida afim de evitar falhas (uma suposição minha),
ja a troca de marchas, o meu é AT4, sinceramente não consigo perceber, rodando normalmente, por eu estar levando o carro numa tocada mais "limpa" acredito que o meu não espere chegar a tanto e troque até os 1800 giros ou até um pouco antes, ontem memso a noite na marginal, transito intenso mais fluindo bem, eu estava a 60km/hoscilando entre 1600 e 1200 giros, e nisso eu gostaria de saber se está na 3º ou na 4º, infelizmente meu painel não mostra essa informação....

Autor:  mateusjost [ 02 Jun 2016 10:34 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

O meu é 1.0 manual e acontece isso, mas não passa de uns 1400 RPM.
Eu só arranco com o carro depois que ele se estabiliza.
Já percebi que logo quando o óleo é trocado na revisão ele "acorda" mais silencioso e não sobe tanto a rotação.
Mas ao passar do tempo vai ficando assim de novo.
Acho que para isso seria bem ideal usar um condicionador de metais, tipo Militec.

Abraços

Autor:  brponte [ 02 Jun 2016 10:51 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

Eu não estou rodando no alcool, só na gasolina adtivada.

Isso dele ligar com giro mais alto é muito estranho para mim .... Hoje demorou 20 segundos para começar a baixar.

Vou mandar um email para Hyundai.

Autor:  Roberto Bertoche [ 02 Jun 2016 10:58 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

brponte escreveu:
Pessoal,

Acho que esse tópico vale para o HB também, alem do HB-X

Quando eu ligo meu carro, ele liga bem acelerado, vai a 2000RPM e cai só depois de um tempinho é que vai para os normais 850RPM.
Todos os meus outros carros isso não acontecia, é normal ??

Outra coisa, com quantos giros os automáticos de vocês trocam de marcha ? O meu esta trocando com 2000RPM, trocando na mão em 2500 o carro fica muito mais esperto.

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Olá, Bruno.
O câmbio automático troca as marchas conforme você solicita desempenho por meio do acelerador.
Se você pisar mais fundo ele vai consumir mais e trocar de marchas em giro mais elevado, até o ponto de, acelerando tudo, ele trocar todas as marchas a 6.000 rpm.
Ao contrário, pisando leve, o meu, AT4, passa de terceira para quarta aproximadamente aos 1.500 giros, a 43 km/h (no velocímetro), e consequentemente caindo os giros, em 4a., aos 1.100 rpm.
Uma das coisas mais legais dos automáticos é essa relação entre o que você pede, através do acelerador, e o que ele faz.
Abraço,

Autor:  ianisgreek [ 02 Jun 2016 13:12 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

brponte escreveu:
Pessoal,

Acho que esse tópico vale para o HB também, alem do HB-X

Quando eu ligo meu carro, ele liga bem acelerado, vai a 2000RPM e cai só depois de um tempinho é que vai para os normais 850RPM.
Todos os meus outros carros isso não acontecia, é normal ??

Outra coisa, com quantos giros os automáticos de vocês trocam de marcha ? O meu esta trocando com 2000RPM, trocando na mão em 2500 o carro fica muito mais esperto.

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Colega Bruno, essa aceleração um pouco mais elevada quando se liga o motor frio é absolutamente normal e acontece tb com outros veículos atuais equipados com os modernos sistemas de injeção eletrônica !

E no caso dos càmbios automáticos, eles já são programados pela ECU para analisar constantemente todas as situações possíveis de funcionamento do veículo e assim ele decide qual é a melhor rotação para se trocar as marchas do veículo a qualquer momento !

Nesses casos, tb é fortemente recomendado pelos fabricantes de veículos, para se evitar ao máximo e não se intrometer no funcionamento normal dos câmbios aut. trocando as marchas quando bem se desejar pq poderá nesse caso, estar sem saber forçando o motor em determinadas situações de uso e isso é prejudicial quanto à uma máxima durabilidade do motor !

Exemplo : Vc sai normalmente da garagem da sua casa com o seu veículo aut. com o motor ainda frio e começa a se intrometer no câmbio aut. dele abreviando por sua conta própria as trocas de marcha talvez com a desculpa de estar economizando combustível um pouco mais, mas lembre-se que nesse caso, vc tb estará forçando desnecessariamente o seu motor pq os câmbios aut. sabem melhor do que qualquer um qual é o melhor momento para se trocar as marchas em quaisquer situações de uso, tanto para haver a máxima economia de combustível, como tb para se obter uma conservação máxima do motor, isso é um fato já mais do que amplamente comprovado, portanto podemos apostar alto nisso !

Obs : Única excessão a essa regra citada aqui é quando se está descendo uma descida mais acentuada principalmente em descidas de serra com veículos aut. e nesses casos, pode-se perfeitamente reduzir manualmente as marchas para deter um pouco mais a velocidade e assim, tb auxiliar e poupar um pouco mais os freios do veículo !

Nas demais situações, é recomendado que se deixe que tanto o programa normal e o sport dos câmbios automáticos façam o seu trabalho sozinhos !

É isso aí colega, valeu !

Autor:  brponte [ 02 Jun 2016 18:33 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

Modernos sistemas de injeção.... Nunca vi nenhum deles fazer isso de acelerar o carro a 2000RPM.
Vim de um i30, e ele não fazia isso, ando em alguns carros super modernos e nenhum faz isso.
Por isso achei muito estranho.

Quanto trocar marchas, bem, na maioria dos casos eu concordo que o carro sabe, mas em certas situações prefiro ter o controle e andar em uma rotação mais alta para ter mais torque.

Enfim, mandei um email para Hyundai para ver se isso é normal, pois para mim não é .... hehehehe

Autor:  OSilva [ 02 Jun 2016 18:57 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

Reforçando o depoimento do pessoal: NORMALÍSSIMO!

eu não lembro de cabeça qto é cada divisão do contagiros (se for 200rpm) o daqui se casa, ao ligar começa no 1000 + 1 divisão estando um tempo ameno (abastecido com gasolina). No frio ele fica um pouco mais acelerado ao ligar, e pra baixar aos 850 rpm leva exatamente 1 minuto.

Julgo que pode se algo semelhante ao q se fazia com os antigos afogadores. vc puxava e o carro ficava mais acelerado pra manter o motor funcionando até 'esquentar'.

Autor:  ianisgreek [ 02 Jun 2016 19:06 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

brponte escreveu:
Modernos sistemas de injeção.... Nunca vi nenhum deles fazer isso de acelerar o carro a 2000RPM.
Vim de um i30, e ele não fazia isso, ando em alguns carros super modernos e nenhum faz isso.
Por isso achei muito estranho.

Quanto trocar marchas, bem, na maioria dos casos eu concordo que o carro sabe, mas em certas situações prefiro ter o controle e andar em uma rotação mais alta para ter mais torque.

Enfim, mandei um email para Hyundai para ver se isso é normal, pois para mim não é .... hehehehe



Sim colega, é exatamente isso que vc leu no meu comentário, vc pode até apostar que todos os atuais motores com sistemas de injeção eletrônica já são programados para fazer isso de acelerar o motor, mas SOMENTE quando o motor ainda está bem frio e posso lhe dar certeza disso , inclusive até meu jettão TSI que é um motor apenas a gasolina e tem um sistema de injeção dos mais modernos ao ser ligado de manhã com o motor ainda frio ele acelera sozinho sempre ao ser ligado nessa situação até uns 1800 rpms e somente depois de alguns segundos de funcionamento é que essa rotação vai baixando gradativamente até se estabilizar na rotação de marcha lenta ...

Vc deve possivelmente ter dirigido esses veículos que vc citou com os seus respectivos motores já aquecidos ...

A Hyundai certamente vai responder esse seu e-mail com essa explicação de que isso é uma característica absolutamente normal no caso de se ligar o motor quando ele ainda estiver frio !

Autor:  brponte [ 03 Jun 2016 08:39 ]
Título:  Re: Ao Ligar o carro

Não estavam aquecidos, e a temperatura ambiante era de 10º
Mas tudo bem, se isso agora é "normal" eu fico menos preocupado.

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