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 Título: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrentes?
MensagemEnviado: 06 Fev 2018 16:19 
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Bom dia, feras!

Qual a classificação de um carro como o HB20X?
Já vi muitas classificações.
Uma que gostei muito e ri, foi com o primeiro que tive, um X premium manual, branco, lindão, no início de 2013 em um estacionamento.
O recepcionista registrou o carro como marca: Hyundai, modelo: importado.
ahaha.

No manual do proprietário, para diferenciar, já que o manual é o mesmo, eles o chamam (ou chamavam) de crossover e, se não me engano, lá pelas tantas, também de HB20 modelo cross.

A midia "especializada" estigmatiza esses carros aventureiros porque muitos formadores de opinião dizem que é um tipo de veículo apenas decorativo, sem nada que lhe melhore a performance fora de estrada.

Ora, dizer que 4 centímetros a mais de altura do chão não melhora a performance em terrenos mais rústicos, é uma grande bobagem.
Dizem isso ou por inocência ou por interesses menos puros.
Sei lá.
Do jeito que a gente vê a imprensa, os políticos e a justiça se comportarem...
Parece que, ao menos para dar o golpe liberal, pode tudo...

Entre outras coisas, o Wikipedia diz sobre crossovers:
...No mercado brasileiro, se destacam mais os crossovers com motores pequenos, como o Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Mitsubishi ASX e o Honda HR-V.
Veículos urbanos com adereços não funcionais de off-road também são considerados crossovers. Por seu baixo custo em relação a opções maiores, são bem populares em países emergentes. Nessa categoria de "semi-crossovers" se encaixam Citroën C3 Aircross, Fiat Idea Adventure, Fiat Doblò Adventure, Fiat Palio Adventure Locker, Peugeot 2008, Peugeot 206 Escapade, Renault Sandero Stepway, Nissan Livina X-Gear e Volkswagen CrossFox...


Ocorre que nessa categoria de “aventureiros” entram muitos carros baixos e que não poderiam ser chamados de crossover (já que cross é atravessar e over é por cima).

Num carro como o HB20X, com entre-eixos de 2,50 m, possuir 20,6 cm de altura do solo é uma enormidade.
Basta ver que entre SUVs maiores e com maiores entre-eixos, muitos são bem mais baixos: GM Tracker (15 cm), JAC T6 (19 cm) e o próprio Hyundai Creta (19 cm).
Aliás, até o Jeep Trailhawk, li um proprietário dizendo que "no manual aparece vão livre de 22,3 cm, porém o tubo do escapamento fica a menos de 19 cm do solo".

Além de gostar de nunca raspar o chão, admiro também quando ando em pista suja e molhada ou na lama, o conjunto de para-lamas do HB20X não deixa sujar as portas (e nem nossa calça), como talvez faça a maioria dos carros. Os protetores de portas e para-lamas também são funcionais e bonitos, sem o exagero dos Fiat Adventure.

Li num site americano a minha definição preferida:
Crossover: Usually a type of vehicle that has some features of an SUV and some features of an ordinary car.

Enfim, essa é a minha categoria de carros e gostaria de dizer aos especialistas formadores de opinião que eles não perceberam o principal.
Não é possível que eu seja o único que vê vantagem em um carro não raspar o chão, ter mecânica barata, ser econômico, compacto, rápido e ainda ser muito bom de curvas.
É uma mistura fina e rara :lol: e é difícil encontrar concorrentes que tenham características semelhantes por preço parecido.

Em minha lista de concorrentes, de carros com porte e características semelhantes, só consigo me lembrar do Honda WRV.
Eu gostaria que essa categoria fosse muito maior para aumentar o universo de escolha, mas os jornalistas insistem em atacar esses modelos.

Pelo meu desejo, todos os hatches deveriam ter uma versão mais alta, para quem anda em pavimentos rústicos e ruins do nosso Brasil atrasado, somado a valetas e quebra-molas radicais.
Já pensaram que bom seria poder escolher um Polo, ou Argo, Golf, Cruze ou Focus altos do chão?
Tudo de bom...

Abraço,

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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 06 Fev 2018 16:52 
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Realmente concordo contigo na sua definição e concorrência.
O único que se assemelha ao HB20 X em questão de altura, é mesmo o Wrv.

Outros que seriam também concorrentes, como Cross Up, Cross Etios, Sandero Stepway, Kwid Outsider, Mobi Way, Uno Way, ka Trail, onix Activ... só são de adesivo mesmo! Não são mais altos que seus modelos "normais".

E pra ser bem sincero, o HB20 X não tem concorrente em questão de categoria! É único popular que realmente tem diferenças dos seus modelos normais!! O WRV é talvez um "hatch premium"!!


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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 06 Fev 2018 20:54 
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Bertoche, como você disse, ele não tem muitos concorrentes, mas tem. Vejo o WR-V como em um patamar acima. Aliás, se ele ficar igual ao Fit top de linha (completão), será o meu próximo carro. Todo mundo diz que é até mais macio que o HR-V e ao EcoSport. Ele tem 1,60 de altura, mas alto que o HR-V, mas é peladão, putz. Se não melhorar, estou fora. Não achei ele feio pessoalmente, pelo contrário, muito melhor que as fotos, mas se a Hyundai deixar esse carro mais macio, continuo com o X.


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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 07 Fev 2018 08:05 
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Pois é, concordo com vocês.
Mas não sabia que a Honda não fazia o WRV com os equipamentos do Honda Fit mais equipado. Se é verdade, é uma pena.

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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 07 Fev 2018 13:14 
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Roberto Bertoche escreveu:
Pois é, concordo com vocês.
Mas não sabia que a Honda não fazia o WRV com os equipamentos do Honda Fit mais equipado. Se é verdade, é uma pena.

Sim, é verdade.
A Honda fez uma melhoria no Fit e equipou todas as versões e a top ficou completa, com ar digital, rebatimento dos retrovisores, controle de estabilidade, GPS incorporado, apoio de braço, entre outras coisas e aumentou o preço, isso no modelo 2018, só que ainda não mexeram com o WR-V, acredito que fique à mesma coisa do Fit, pois não faria sentido.


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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 08 Fev 2018 11:26 
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Acho que o Sandero Stepway é compatível como concorrente, ainda mais visto que parece que este ano será reestilizado, e terá TCC e o Câmbio CVT, já que motores novos já recebeu.
Na minha próxima troca gostaria de um carro com estas características milagrosas, e até então só me sobra este, já que para o meu gosto o HB20X atual é muito duro.

Há boatos que vira uma versão cross do Polo.. E também chegara um Ka Freestyle.. Quem sabe...

Isso por que os SUV's estão muito acima do meu bolso, e também por que não tenho necessidade de muito espaço pra malas, etc..

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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 08 Fev 2018 15:47 
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Pois é, Mateus.
A gente vê a midia especializada escandalizada com o sucesso dos SUVs, ainda mais agora com a notícia de que, depois da BMW, Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini, agora será a vez da Ferrari também fazer um modelo desses. SUV Ferrari.
Esse seria o tipo de Ferrari que eu teria para usar, os outros modelos, se eu tivesse, seriam só para exibir, já que, ao rodar, o chão estragaria elas todas.
Para mim, que moro no Brasil Centro-oeste, nada mais natural que um carro mais alto do chão.
Aliás, nem precisa morar no interior, já que Rio, São Paulo e recentemente até Paris, também inundam.
Odeio carros que de vez em quando raspam o chão.
O escândalo da mídia é tolo porque não percebe algo tão óbvio.
Abraço,
Em tempo, não troco o X premium por nenhum Sandero. Tenho certeza que ele será mais duro, menos sofisticado, menos legal e me dará menos prazer de dirigir.
Em tempo II, hoje fui abastecer a 16 km de distância (para economizar R$ 0,50 o litro) e coloquei como sempre 20% gasolina. Estacionei depois em casa com o CB marcando 17,4 km/l.
Pena que só quando acabo de encher o tanque eu tenho paciência de dirigir com tanta economia...rs.

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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 08 Fev 2018 17:53 
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Pois então, Roberto. O seu HBX pode ser ultra mega macio, mas os atuais disponíveis para venda nas CSS não me agradam, são mais duros que UP e GOL, pra se ter uma referencia, e o Sandero Stepway, além de mais alto, é super agradável na condução, principalmente na buraqueira, mas, acabamento é aquém, multimídia tbm, enfim, se depois de reestilizado melhorar nesses quesitos e nos outros que já falei antes, PARA MIM ao menos é uma opção que vou considerar.. Ou não.. Alias, tenho receio de franceses mas.

E já o monstruoso WR-V para mim além de fora do orçamento é horrível, nem de graça! ahahaha

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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 08 Fev 2018 22:20 
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mateusjost escreveu:
Pois então, Roberto. O seu HBX pode ser ultra mega macio, mas os atuais disponíveis para venda nas CSS não me agradam, são mais duros que UP e GOL, pra se ter uma referencia, e o Sandero Stepway, além de mais alto, é super agradável na condução, principalmente na buraqueira, mas, acabamento é aquém, multimídia tbm, enfim, se depois de reestilizado melhorar nesses quesitos e nos outros que já falei antes, PARA MIM ao menos é uma opção que vou considerar.. Ou não.. Alias, tenho receio de franceses mas.

E já o monstruoso WR-V para mim além de fora do orçamento é horrível, nem de graça! ahahaha

O Sandero Stepway, é muito aquém do X, apesar de ser mais macio, pois como vc mesmo disse, o X é muito duro, concordo, pois tenho um. Se melhorarem ele, mesmo assim, não daria p/ mim, pois ele tem 1,76 de largura. Acho a lateral dele agradável, mas a frente não gostei, já a traseira é interessante.

Quanto ao WR-V, pensava assim antes vendo pelas revistas, mas pessoalmente, ele até que é bem legal. Vi um vinho e ficou show. Talvez um grade mais fininha na frente, ficaria melhor, como fizeram com o City, mas gosto é gosto.


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 Título: Re: A que categoria pertence o HB20X? Quais seus concorrente
MensagemEnviado: 09 Fev 2018 08:24 
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Concordo com o Eduardo, o WRV é bonito, principalmente a traseira. Não sei onde o pessoal achou ela feia. E concordando ainda com o Eduardo, a frente sim poderia melhorar se fosse um pouco mais delicada. A grade é meio bruta e destoa um pouco do resto do carro.

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