leandrim escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Fui a S Paulo e voltei. 1.400 km. Ótimo.
Principalmente usando os recursos de utilização das marchas 3 e 2 para uma reação antecipada. Muito mais rápido do que apenas acelerar para ele cambiar sozinho.
Nas subidas, antes de deixar cair a velocidade, é só jogar a alavanca para o lado, na posição 3, que ele sobe forte. Gostei muito.
Ótimo consumo médio de 11 km/litro etanol aditivado com 20% de gas. podium.
Fez de 10,5 a 11,5 km/litro em boas rodovias (Castelo Branco e Mal. Rondon) no limite das velocidades permitidas.
Foi show.
Sds.
...Quando você cita que nas subidas, antes de deixar cair a velocidade é só jogar a alavanca p/ o lado 3, que ele sobe forte. Mas me esclarece uma coisa, essas reduções que você fez manualmente no trilho da caixa, eram que porque, se faziam necessárias ou vc vez de modo para testa-lo? Pergunto porque viajo muito(cx mecânica), e sempre muito carregado(hora com mercadorias ora com eu e mais três adultos) e rara ás vezes que pratico reduções(salvo exceções em ultrapassagens(uma quarta/quando muito raro uma terceira), aclives onde há um veiculo em baixa velocidade e serras muitos fortes e íngremes(uma terceira vai que é uma beleza). Mas em subida até bem acentuadas e carregado até a tampa com pista limpa à frente não me lembro de jogar uma quarta. Tc isso com propriedade de causa, pois, o carro tá com quase 27000km e mais de 95% dessa quilometragem é rodovia. Isso é um ponto bacana nessa caixa/motor do HB manual, o carro não necessita tanto de reduções. Vc que dirigiu por muitos mil km e dirige ainda o HB20X, caixa mecânica há de concordar comigo. Vc sentiu diferença,(desempenho, afinidade)entre câmbio(cx at) e motor na estrada?....No mais obrigado.
Bom dia, leandrim.
Fiz muitas vezes esse procedimento de reduzir para terceira. A quarta do automático é muito longa e em subidas a 110/120 ele começa a perder velocidade. Ele não perderia talvez se acelerasse mais forte, mas a 120 em quarta o motor está a 3 mil rpm e a 100 km/h a 2,5 mil rpm. Então, mandar uma terceira é ótimo. A terceira, se pisar fundo, vai a mais de 160 km/h aos 6 mil rpm, então a 100 por hora deve estar mais ou menos a 3,7 mil rpm. Um momento bem forte do motor. Mesma coisa ao passar por exemplo pelas baias do "sem parar" em que a velocidade é de 40 km/h. Se passar em quarta, ao pisar mais forte na saída ele vai talvez reduzir para a terceira e depois para a segunda, mas se vc reduzir a marcha antes, ajudando a reduzir a velocidade e passar em segunda, quando acelerar na saída ele já estará na marcha certa e sairá muito mais rápido, com o prazer de passar para a terceira e depois para a posição Drive. Muito bom e divertido. Gostei muito de usar o automático na estrada.
Não precisa fazer isso, porque ele faz sózinho, mas quem quiser um desempenho mais esperto pode ter o prazer de mudar de marchas antecipadamente, tornando o desempenho muito mais esportivo. E como disse antes, bebendo pouco. 11km/litro etanol. (equivalente a 15,7 km/litro gasolina). Show de bola!