Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

HB20 ou HB20X
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=63&t=6890
Página 3 de 3

Autor:  Ricardo M. [ 19 Fev 2015 16:54 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

viterbo escreveu:


adriannapp escreveu:
por conta da suspensão que é melhor


não é melhor. é exatamente igual!
só muda a altura e a calibragem!


Há controvérsias sobre a suspensão do HB20 ser a mesma do HB20X.

Já falaram por aqui que o código de uma das peças da suspensão era diferente entre essas duas versões.

Não creio que seja uma mera regulagem, caso contrário vou solicitar uma regulagem no meu para enfrentar melhor as estradas de terra.

Abraços,

Autor:  viterbo [ 20 Fev 2015 08:47 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

Ricardo de Melo escreveu:

Há controvérsias sobre a suspensão do HB20 ser a mesma do HB20X.

Já falaram por aqui que o código de uma das peças da suspensão era diferente entre essas duas versões.

Não creio que seja uma mera regulagem, caso contrário vou solicitar uma regulagem no meu para enfrentar melhor as estradas de terra.

Abraços,


claro que as peças são diferentes. o carro é mais alto, molas são mais alongadas e tem outra carga, assim como o amortecedor precisa de outra carga pra frear essa mola. por isso os códigos são diferentes

explico melhor: o PROJETO de suspensão é o mesmo. Braços, balanças, oscilantes, buchas, fixação, alinhamento, comportamento dinâmico

Não é "calibragem", é acerto, regulagem. carga de molas e amortecedores. vc pode fazer isso no seu, sim, sem problemas. mas vai perder a garantia da suspensão pq teria que mexer nos componentes!

O hb20x não é mais estável ou melhor por ser mais alto. na verdade, com o centro de gravidade mais alto, é até pior no quesito estabilidade...

Autor:  Ricardo M. [ 20 Fev 2015 19:55 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

viterbo escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:

Há controvérsias sobre a suspensão do HB20 ser a mesma do HB20X.

Já falaram por aqui que o código de uma das peças da suspensão era diferente entre essas duas versões.

Não creio que seja uma mera regulagem, caso contrário vou solicitar uma regulagem no meu para enfrentar melhor as estradas de terra.

Abraços,


claro que as peças são diferentes. o carro é mais alto, molas são mais alongadas e tem outra carga, assim como o amortecedor precisa de outra carga pra frear essa mola. por isso os códigos são diferentes

explico melhor: o PROJETO de suspensão é o mesmo. Braços, balanças, oscilantes, buchas, fixação, alinhamento, comportamento dinâmico

Não é "calibragem", é acerto, regulagem. carga de molas e amortecedores. vc pode fazer isso no seu, sim, sem problemas. mas vai perder a garantia da suspensão pq teria que mexer nos componentes!

O hb20x não é mais estável ou melhor por ser mais alto. na verdade, com o centro de gravidade mais alto, é até pior no quesito estabilidade...



Legal a explicação Viterbo!

Com todo respeito, só me tira uma dúvida, você já trabalhou ou trabalha na Hyundai?

Pergunto, pois vejo muitas de suas respostas com certa convicção, como de um técnico especializado no assunto.

Eu mesmo já enviei um e-mail para Hyundai perguntando sobre as diferenças nas suspensões, mas como sempre, por "questões estratégicas", eles não divulgam tal tipo de informação.

Então muitos dos assuntos relacionados a suspensão permanece na área das hipóteses, o que não combina com suas afirmações convictas.

Abraços,

Autor:  viterbo [ 25 Fev 2015 09:09 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

Ricardo de Melo escreveu:
Legal a explicação Viterbo!

Com todo respeito, só me tira uma dúvida, você já trabalhou ou trabalha na Hyundai?

Pergunto, pois vejo muitas de suas respostas com certa convicção, como de um técnico especializado no assunto.

Eu mesmo já enviei um e-mail para Hyundai perguntando sobre as diferenças nas suspensões, mas como sempre, por "questões estratégicas", eles não divulgam tal tipo de informação.

Então muitos dos assuntos relacionados a suspensão permanece na área das hipóteses, o que não combina com suas afirmações convictas.

Abraços,


com todo respeito, isso é básico em engenharia automotiva. não é necessário estar lá dentro para isso
basta vc abrir o capô dos 2 carros vê-los num elevador e você verá que o carro é o mesmo
(e todas as publicações de lançamento já explicaram a diferença entre os carros)

num processo produtivo linear, de alta demanda, e de um mesmo modelo, não faz sentido vc ter na linha de montagem projetos diferentes

explico: uma suspensão mais robusta, com outro projeto demanda reforços estruturais, pontos de fixação de diferentes e claro, uma carroceria totalmente diferente do modelo base (comparando o X com o normal). não "encaixaria" no hb20. E não é o que temos. a "casca" é igual! não há como ter uma suspensão diferente sem alterar drasticamente o projeto
isso encareceria sobremaneira o processo e não faria sentido o X custar apenas um pouco acima do modelo comum

O que eles fazem é mudar as molas, que definem a altura do veículo, e recalibram a carga de amortecedores e geometria para garantir a estabilidade nessa nova altura.

Acontece exatamente o mesmo com o Fox e cross fox. uno/palio e way. strada/weekend e adventure

se não acredita em mim, segue algumas publicações especializadas:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5902.shtml
" Sua carroceria ficou 4 cm mais distante do solo, o que até colabora para evitar uma valeta ou outra, mas nada além disso. Para deixá-lo mais alto, a Hyundai aumentou a extensão das molas e trocou os pneus por uma medida ligeiramente maior. Saiu o 185/60 R15 do HB20 "normal" e entrou o 195/65 R15.A t"


http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... hb20x.html

"Na estrutura do carro, as únicas alterações feitas foram o aumento da rigidez da suspensão, o que deixou o hatch mais firme ao dirigir, e a altura em relação ao solo 40 mm maior"

Autor:  Ricardo M. [ 25 Fev 2015 09:42 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

viterbo escreveu:
com todo respeito, isso é básico em engenharia automotiva. não é necessário estar lá dentro para isso
basta vc abrir o capô dos 2 carros vê-los num elevador e você verá que o carro é o mesmo
(e todas as publicações de lançamento já explicaram a diferença entre os carros)

num processo produtivo linear, de alta demanda, e de um mesmo modelo, não faz sentido vc ter na linha de montagem projetos diferentes

explico: uma suspensão mais robusta, com outro projeto demanda reforços estruturais, pontos de fixação de diferentes e claro, uma carroceria totalmente diferente do modelo base (comparando o X com o normal). não "encaixaria" no hb20. E não é o que temos. a "casca" é igual! não há como ter uma suspensão diferente sem alterar drasticamente o projeto
isso encareceria sobremaneira o processo e não faria sentido o X custar apenas um pouco acima do modelo comum

O que eles fazem é mudar as molas, que definem a altura do veículo, e recalibram a carga de amortecedores e geometria para garantir a estabilidade nessa nova altura.

Acontece exatamente o mesmo com o Fox e cross fox. uno/palio e way. strada/weekend e adventure

se não acredita em mim, segue algumas publicações especializadas:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5902.shtml
" Sua carroceria ficou 4 cm mais distante do solo, o que até colabora para evitar uma valeta ou outra, mas nada além disso. Para deixá-lo mais alto, a Hyundai aumentou a extensão das molas e trocou os pneus por uma medida ligeiramente maior. Saiu o 185/60 R15 do HB20 "normal" e entrou o 195/65 R15.A t"


http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... hb20x.html

"Na estrutura do carro, as únicas alterações feitas foram o aumento da rigidez da suspensão, o que deixou o hatch mais firme ao dirigir, e a altura em relação ao solo 40 mm maior"


Legal Viterbo! Sua explicação foi bem detalhada!

Em relação a engenharia automotiva, acredito que estou abaixo do básico em conhecimentos. Minha área de formação é totalmente diferente, mas o que gosto daqui é que devagar vamos aprendendo um pouquinho.

Ao menos uma conclusão em relação a suspensão temos, sobre diferenças nas peças, que as molas não são as idênticas em relação ao Hatch e o X, pelo menos na extensão das mesmas, o que poderia deixar o X mais confortável em relação aos outros modelos, quando o terreno solicitasse.

Abraços,

Autor:  Clever [ 25 Fev 2015 12:01 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

Também gostei da explicação do viterbo, eu entendo que existe a diferença, mas acreditem uma vez estava na Concessionária, perguntei se havia diferença nos amortecedores e molas, o responsável pelo setor de peças falou que não, que a codificação era a mesma, que até mesmo funcionários da concessionária haviam cogitado trocar, comprar do X e colocar no hatch, porém perguntaram se no fórum existia uma solução, respondi que alguns instalaram o urethane e havia resolvido o problema...

Mas enfim, acho que só testando mesmo... mas eu tenho o mesmo entendimento do Viterbo... além de que, informação de concessionária as vezes é contraditória... rs

Autor:  Roberto Bertoche [ 04 Nov 2015 14:00 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

viterbo escreveu:
...O hb20x não é ... melhor por ser mais alto...


Dependendo da situação, é sim.
Anexo:
Gol preso.jpg
Gol preso.jpg [ 27.57 KiB | Exibido 12446 vezes ]


Inclusive é muito bom que a suspensão seja só um pouco mais alta e não seja diferente, especial para terra ou off-road, porque assim, do jeito que ela é, continua excelente no asfalto e em curvas.
Sds.

Autor:  casarin [ 04 Nov 2015 17:38 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

Roberto Bertoche escreveu:
viterbo escreveu:
...O hb20x não é ... melhor por ser mais alto...


Dependendo da situação, é sim.
Anexo:
Gol preso.jpg


Inclusive é muito bom que a suspensão seja só um pouco mais alta e não seja diferente, especial para terra ou off-road, porque assim, do jeito que ela é, continua excelente no asfalto e em curvas.
Sds.

ok, o X passaria essa valeta fácil né? ai ai ai...

Autor:  Ricardo M. [ 04 Nov 2015 18:20 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

casarin escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

Dependendo da situação, é sim.
Anexo:
Gol preso.jpg


Inclusive é muito bom que a suspensão seja só um pouco mais alta e não seja diferente, especial para terra ou off-road, porque assim, do jeito que ela é, continua excelente no asfalto e em curvas.
Sds.

ok, o X passaria essa valeta fácil né? ai ai ai...


O do Bertoche, sem dúvidas... :lol:

Brincadeira à parte, acredito que até um Troller teria que passar com cuidado.

Autor:  Roberto Bertoche [ 04 Nov 2015 18:29 ]
Título:  Re: HB20 ou HB20X

Hahahaha, não exatamente onde e nem do modo como ele passou, mas com mais jeito passaria sim e com mais tranquilidade do que qualquer carro baixo.

Nesta foto dá para ver lugares melhores para passar do que o caminho reto que ele escolheu. Mas a verdade é que, embora esse seja na periferia, a nossa cidade está bem ruim de caminhos.
Anexo:
Gol encalhado.jpg
Gol encalhado.jpg [ 38.83 KiB | Exibido 12433 vezes ]

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