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 Título: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 02 Jan 2015 21:29 
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Amigos sou novo no fórum, gostaria de informações dos mais experientes. Vejamos: Adquiri meu HB20X mecânico zero KM acerca de 60 dias, o veículo apresenta um excelente torque somente após os 3000giros. Antes dos 3000giros é muito fraco, chegar a me dar medo nos cruzamentos, vez que mesmo com o pé até o fim do acelerador o veículo não anda, parece uma carroça, tipo veículo de motor 1000cc daqueles mais fracos. Levei na CC disseram que é normal, pois o veículo está apenas com 2.400 KM. Meu filho tem um HB20S 1.6 e o motor responde bem antes dos 3000giros. Algum proprietário de HB20X sabe informar se isso é normal mesmo?


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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 02 Jan 2015 21:39 
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Caramba, o Hb20 deve ser primeiro em vendas aí em 3 Lagoas! :shock:

Até os 10.000 km você vai sentindo uma melhora gradual de desempenho e consumo. Vc usa álcool ou gasolina?


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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 02 Jan 2015 21:57 
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Só dirigi o X no test drive e era automático. Entretanto, o motor é o mesmo do hatch.
O meu também é manual. Com gasolina, na 2º marcha a 2000 rpm, realmente o carro fica meio agarrado, mas não compromete a segurança em retomadas, se for preciso só reduzir para 1º.
No álcool o carro fica encapetado e os efeitos da gasolina não são percebidos.

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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 02 Jan 2015 22:51 
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Também estranhei com o meu que é um HB20 manual 1.6 (o mesmo motor do seu), ele as vezes parece demorar para responder, só fica esperto, pega força de verdade a partir dos 2500 giros, isso pelo visto é caraterística de carro 16v, ou seja, só funciona bem em alta rotação, apesar de eu mesmo discordar, pois em minha opinião ele deveria ser mais forte em baixa também, uma vez que esse motor Karpa da KIA possui a famosa e inteligente tecnologia de comando de válvula variável que acaba equacionando esse problema.
Caso o problema seja muito gritante, ou seja, se ele estiver muito "xoxo" nas arrancadas e tiver demorando muito para responder, realizando apenas o "destrave", ou seja, adquirindo a força a partir somente dos 2500 giros, lhe aconselho levar a CS de forma imediata para que eles realizem a reprogramação do módulo da central (ECU), isso foi a solução do meu quando estava com um comportamento equivalente ao seu, o que estava afetando no desempenho do carro e consequentemente acarretando um alto consumo.
Lembrando que esse problema só ocorre quando o automóvel esta abastecido apenas na gasolina, como o nosso amigo Ricardo falou, quando ele esta com etanol ele fica realmente "encapetado"!


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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 03:58 
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Acho os meus muito rápidos, mas com algumas diferenças.
O de câmbio manual anda a 30km/h em quinta sem reclamar. Claro que a aceleração tem que ser bem lenta, muito lenta, afinal, a 30km/h em quinta ele está a 750 rpm. Acima disso, aos 1500 rpm ele já tem força muito boa para progressivamente acelerar.
Já o automático, para saber se ele está em quarta marcha, a proporção é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, e esse é o mínimo giro que ele anda em quarta marcha, pisando com delicadeza. Se apertar um pouco mais ele passa para terceira, se apertar mais para segunda e se apertar tudo ele coloca a primeira. Então não aperte tudo a 40km/h porque nessa velocidade engrenar a primeira ninguém merece.
O automático ao pisar não é xoxo por mais de meio segundo. Ele coloca a marcha conforme o tanto que vc acelerar e isso é fácil e prazeroso de controlar. Na estrada, pisando tudo em terceira ele só coloca a quarta a 6.000 rpm (a 160 km/h). Voltando ao que disse antes a proporção em quarta é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, então a 160 km/h ao entrar a quarta, ele vai girar a perto de 4.000 rpm. Isso significa também que numa descida teórica, acentuada, livre e desimpedida, se ele chegasse ao giro máximo, 6.500 rpm, o carro estaria perto de 260 km/h.
Um dado muito positivo é que no plano, em quarta marcha (AT), sem ar, aos 1.000 giros (40km/h) ele tem um consumo instantâneo (CB) no etanol por volta dos 20km/l. Nas mesmas condições, a 80 km/h (2.000 rpm), um consumo por volta dos 14 km/l.
As médias que tenho feito com ele são por volta de 6,5 km/l mas o calor aqui está infernal e muitas vezes esperamos alguém no carro com o ar ligado e aí não dá para ser muito econômico mesmo, né!
Os 1.6 são tudo de bom em agilidade. Andam muito.
Abraço,

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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 08:50 
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Roberto Bertoche escreveu:
Acho os meus muito rápidos, mas com algumas diferenças.
O de câmbio manual anda a 30km/h em quinta sem reclamar. Claro que a aceleração tem que ser bem lenta, muito lenta, afinal, a 30km/h em quinta ele está a 750 rpm. Acima disso, aos 1500 rpm ele já tem força muito boa para progressivamente acelerar.
Já o automático, para saber se ele está em quarta marcha, a proporção é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, e esse é o mínimo giro que ele anda em quarta marcha, pisando com delicadeza. Se apertar um pouco mais ele passa para terceira, se apertar mais para segunda e se apertar tudo ele coloca a primeira. Então não aperte tudo a 40km/h porque nessa velocidade engrenar a primeira ninguém merece.
O automático ao pisar não é xoxo por mais de meio segundo. Ele coloca a marcha conforme o tanto que vc acelerar e isso é fácil e prazeroso de controlar. Na estrada, pisando tudo em terceira ele só coloca a quarta a 6.000 rpm (a 160 km/h). Voltando ao que disse antes a proporção em quarta é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, então a 160 km/h ao entrar a quarta, ele vai girar a perto de 4.000 rpm. Isso significa também que numa descida teórica, acentuada, livre e desimpedida, se ele chegasse ao giro máximo, 6.500 rpm, o carro estaria perto de 260 km/h.
Um dado muito positivo é que no plano, em quarta marcha (AT), sem ar, aos 1.000 giros (40km/h) ele tem um consumo instantâneo (CB) no etanol por volta dos 20km/l. Nas mesmas condições, a 80 km/h (2.000 rpm), um consumo por volta dos 14 km/l.
As médias que tenho feito com ele são por volta de 6,5 km/l mas o calor aqui está infernal e muitas vezes esperamos alguém no carro com o ar ligado e aí não dá para ser muito econômico mesmo, né!
Os 1.6 são tudo de bom em agilidade. Andam muito.
Abraço,

Mais alguém sentiu tontura tentando entender a explanação acima? :roll: :roll: :roll:


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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 09:14 
Betox escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Acho os meus muito rápidos, mas com algumas diferenças.
O de câmbio manual anda a 30km/h em quinta sem reclamar. Claro que a aceleração tem que ser bem lenta, muito lenta, afinal, a 30km/h em quinta ele está a 750 rpm. Acima disso, aos 1500 rpm ele já tem força muito boa para progressivamente acelerar.
Já o automático, para saber se ele está em quarta marcha, a proporção é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, e esse é o mínimo giro que ele anda em quarta marcha, pisando com delicadeza. Se apertar um pouco mais ele passa para terceira, se apertar mais para segunda e se apertar tudo ele coloca a primeira. Então não aperte tudo a 40km/h porque nessa velocidade engrenar a primeira ninguém merece.
O automático ao pisar não é xoxo por mais de meio segundo. Ele coloca a marcha conforme o tanto que vc acelerar e isso é fácil e prazeroso de controlar. Na estrada, pisando tudo em terceira ele só coloca a quarta a 6.000 rpm (a 160 km/h). Voltando ao que disse antes a proporção em quarta é aproximadamente de 40 km/h para cada 1.000 rpm, então a 160 km/h ao entrar a quarta, ele vai girar a perto de 4.000 rpm. Isso significa também que numa descida teórica, acentuada, livre e desimpedida, se ele chegasse ao giro máximo, 6.500 rpm, o carro estaria perto de 260 km/h.
Um dado muito positivo é que no plano, em quarta marcha (AT), sem ar, aos 1.000 giros (40km/h) ele tem um consumo instantâneo (CB) no etanol por volta dos 20km/l. Nas mesmas condições, a 80 km/h (2.000 rpm), um consumo por volta dos 14 km/l.
As médias que tenho feito com ele são por volta de 6,5 km/l mas o calor aqui está infernal e muitas vezes esperamos alguém no carro com o ar ligado e aí não dá para ser muito econômico mesmo, né!
Os 1.6 são tudo de bom em agilidade. Andam muito.
Abraço,

Mais alguém sentiu tontura tentando entender a explanação acima? :roll: :roll: :roll:

É só ler o resumo, nas últimas duas linhas.. Hehhehe... :P:P:P


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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 09:58 
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Localização: Minas Gerais
Respeito, mas discordo do posicionamento do Betox e do Casarin, em relação a análise minuciosa do Roberto Bertoche.
Acredito que muitos buscam esse fórum atrás de informações válidas, como explanado pelo nosso amigo.
Digo mais, creio que há mais pessoas que somente leem e não postam opiniões. Certamente apreciam mais os conteúdos informativos do que as brincadeiras que usualmente fazemos por aqui.
Entretanto, desde que ocorra o respeito mútuo, certos comentários são toleráveis.

Abraços,

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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 11:12 
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Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
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Betox escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Acho os meus muito rápidos, mas com algumas diferenças.
O de câmbio manual ...
Já o automático, ...
Os 1.6 são tudo de bom em agilidade. Andam muito.
Abraço,

Mais alguém sentiu tontura tentando entender a explanação acima? :roll: :roll: :roll:


:lol: :lol: :lol:
Desculpem talvez causar tontura...
Certeza que não é gravidez, não, né?!
:lol: :lol: :lol:

Valeu, Ricardo, valeu amigos (mesmo os mais críticos).

Em outro tópico alguém perguntou sobre os giros do motor em quais velocidades e acabei respondendo aqui, que trata de assunto parecido.
Aqui se falava do 1.6 manual ser xoxo. Não mesmo!
O automático até pode dar essa impressão pelo delay entre estar andando devagar e acelerar e ele "entender" o que o motorista deseja e colocar a marcha que achar correta. Isso demora de meio a um segundo. Numa tocada mais radical e usando a alavanca para selecionar "manualmente" a marcha, esse "tempo de resposta" ou lag desaparece.

Abraço e bom final de semana!
8-)

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 Título: Re: GIRO DO MOTOR HB20 X
MensagemEnviado: 03 Jan 2015 13:14 
Ricardo de Melo escreveu:
Respeito, mas discordo do posicionamento do Betox e do Casarin, em relação a análise minuciosa do Roberto Bertoche.
Acredito que muitos buscam esse fórum atrás de informações válidas, como explanado pelo nosso amigo.
Digo mais, creio que há mais pessoas que somente leem e não postam opiniões. Certamente apreciam mais os conteúdos informativos do que as brincadeiras que usualmente fazemos por aqui.
Entretanto, desde que ocorra o respeito mútuo, certos comentários são toleráveis.

Abraços,

Com certeza, são importantes as análises.. O nosso amigo Roberto aceita na boa nossa brincadeira... :mrgreen:


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