Bem-vindo: 29 Mar 2024 06:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 15 Fev 2015 15:46 
Offline

Registrado em: 23 Mar 2014 19:19
Mensagens: 3
Olá Galera!
Sou dona de uma HB20 1.0 Comfort Style que hoje está com pouco mais de 12.500 km rodados e estou desesperada com o consumo do carro!
O computador de bordo por vezes mostra um bom consumo, mas não é de fato o consumo real do carro. Os últimos dois tanques que abasteci, coloquei cerca de 41 litros de combustível sendo 21 litros de gasolina aditivada e 20 litros de álcool na primeira vez e na segunda vez 21 litros de gasolina comum e 20 litros de álcool. Nos dois tanques eu zerei o marcador de kilometragem e quando o carro estava na reserva tinham sido rodados cerca de 315 km apenas, isso representa uma média assustadora de 7,6 km/l aproximadamente! Já não sei mais o que fazer, tento tomar todas as precauções para melhorar o consumo, mas nada adianta! Zero sempre o computador de bordo a cada viagem, faço trocas de marchas a 2 mil rpm, tento usar menos o ar condicionada, mas nada! Me ajudem por favor!! Me digam onde estou errando please!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 15 Fev 2015 16:19 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2013 01:23
Mensagens: 165
Localização: Rio
Tenho um premium auto (1.6 16v) com 9300 rodados.
Ta fazendo 9.5 10 na cidade. Estrada uns 12.5 13.
E sou pé pesado hein. Rsrs

_________________
1º - Premium hatch AT prata 14/14 BTAUDIO
2º - Premium hatch AT preto 15/15 BTAUDIO + couro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 15 Fev 2015 16:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
karoliany escreveu:
Olá Galera!
Sou dona de uma HB20 1.0 Comfort Style que hoje está com pouco mais de 12.500 km rodados e estou desesperada com o consumo do carro!
O computador de bordo por vezes mostra um bom consumo, mas não é de fato o consumo real do carro. Os últimos dois tanques que abasteci, coloquei cerca de 41 litros de combustível sendo 21 litros de gasolina aditivada e 20 litros de álcool na primeira vez e na segunda vez 21 litros de gasolina comum e 20 litros de álcool. Nos dois tanques eu zerei o marcador de kilometragem e quando o carro estava na reserva tinham sido rodados cerca de 315 km apenas, isso representa uma média assustadora de 7,6 km/l aproximadamente! Já não sei mais o que fazer, tento tomar todas as precauções para melhorar o consumo, mas nada adianta! Zero sempre o computador de bordo a cada viagem, faço trocas de marchas a 2 mil rpm, tento usar menos o ar condicionada, mas nada! Me ajudem por favor!! Me digam onde estou errando please!


Vou tentar ajudar.
Se vc coloca metade de gasolina e metade de etanol, seria de se esperar, como o preço que ficou na média entre gasolina e etanol, o consumo também deve ficar na média entre a gasolina e o etanol. Então, seus 7,6 km/l com o combustível meio-a-meio equivale a 8,9 km/litro na gasolina ou então 6,3 no etanol. Dependendo da cidade e do trânsito isso pode ser uma marca até razoável.

Experimente abastecer apenas 20% de gasolina e o restante etanol e, em vez de escolher em que giros passar as marchas, coloque o computador no consumo instantâneo e preste atenção em que tocada ele é mais econômico e tente fazê-lo andar nesse ritmo. Vá aprendendo como CB.
Se ainda assim estiver fora, está com defeito, leve na CCSS.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 15 Fev 2015 19:04 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 01 Set 2014 00:24
Mensagens: 903
karoliany escreveu:
Olá Galera!
Sou dona de uma HB20 1.0 Comfort Style que hoje está com pouco mais de 12.500 km rodados e estou desesperada com o consumo do carro!
O computador de bordo por vezes mostra um bom consumo, mas não é de fato o consumo real do carro. Os últimos dois tanques que abasteci, coloquei cerca de 41 litros de combustível sendo 21 litros de gasolina aditivada e 20 litros de álcool na primeira vez e na segunda vez 21 litros de gasolina comum e 20 litros de álcool. Nos dois tanques eu zerei o marcador de kilometragem e quando o carro estava na reserva tinham sido rodados cerca de 315 km apenas, isso representa uma média assustadora de 7,6 km/l aproximadamente! Já não sei mais o que fazer, tento tomar todas as precauções para melhorar o consumo, mas nada adianta! Zero sempre o computador de bordo a cada viagem, faço trocas de marchas a 2 mil rpm, tento usar menos o ar condicionada, mas nada! Me ajudem por favor!! Me digam onde estou errando please!

Karoliny, infelizmente compramos um carro com motor ultrapassado, gastador e manco. O meu tb é uma garganta e gasta mais do que um carro com motor 1.6 ou mesmo 1.8. Caímos no conto do vigario e a soluçao seria se livrar dessa bomba.


Editado pela última vez por sachs em 16 Fev 2015 08:03, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 15 Fev 2015 22:30 
Offline

Registrado em: 02 Jan 2015 00:31
Mensagens: 16
O 1.0 For You hatch da patroa anda muito bem na cidade e estrada e é econômico como esperado. Abastecemos sempre com 100% de álcool, pois tem sido o mais barato na conta padrão que todos conhecemos. Porém, a patroa tem pé mais pesado e acaba gastando mais que eu. Depende da experiencia do motorista extrair o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo. Sugiro que abasteça somente com álcool e se informe na internet, aqui no fórum ou amigo mais experiente sobre como adotar um estilo de dirigir e acelerar mais econômico. Pelo que você e descreveu, o consumo do seu style (excelente escolha) não está tão ruim assim.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 16 Fev 2015 17:48 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Olá,
pelo que entendi você está colocando metade álcool e metade gasolina é isso? Acho que assim fica difícil fazer uma média correta. Lembrando também que a própria gasolina já contem 25% de álcool.
Em fim, a dica é bastecer somente com um dos 2 combustíveis e calcular a média. Lembrando ainda que ela será mais precisa no segundo tanque completo, no primeiro tanque completo, vai ocorrer uma mistura com o restante do combustível anterior, então poderá ocorrer medições imprecisas.
Outra coisa, o ideal é completar o tanque até o primeiro 'clic' da bomba, anotar a Km atual do carro e quantos litros entraram, rodar pelo menos uns 100km e novamente completar o tanque da mesma forma. Aí fazer manualmente os cálculos.
Como existem combustíveis misturados aí, aconselho a completar 2 vezes com um mesmo combustível assim que chegar na reserva. E assim conseguir melhor precisão.
Outros fatores são importantes como calibragem correta dos pneus, motor trabalhando em temperatura normal de funcionamento (só quando essa temperatura chegar é que o consumo passa a ser melhor). Assim o percurso 'x km' de rodagem é muito determinante no consumo. Será que o motor está tendo tempo de aquecer corretamente? Você utiliza o carro em que condições como ar ligado o tempo todo? percurso com muitos aclives entre outros fatores já citados.
Claro que podem ocorrer erros de leitura ou defeitos, mas lembre-se que também é importante rodar alguns km para que o sistema armazene as informações corretamente sobre o combustível que está no tanque após o abastecimento.
espero que as dicas sejam úteis.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 16 Fev 2015 18:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Concordo com o que o Carlos.A disse.
Na verdade são tantos os fatores a considerar para se fazer uma média de consumo "exata" que é difícil chegar a um número definitivo.
Por mais que a gente busque cercar esses fatores, tipos de percursos, modo de dirigir, ar condicionado, etc., a média vai sempre variar ao longo de um tanque inteiro de combustível.
A minha sugestão, é o modo que adoto, é fazer as contas na bomba uma vez ou outra, apenas para checar qual a margem de erro do computador de bordo (CB).
Cheguei à conclusão de que os CBs indicam um consumo melhor do que o real na faixa de 0,2 a 0,5 km por litro.
Após essa conclusão, pronto, esqueço as contas e me norteio apenas pelo CB, e, para maior economia, é muito útil dirigir com ele na função Consumo Instantâneo.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 16 Fev 2015 19:34 
Offline

Registrado em: 23 Mar 2014 19:19
Mensagens: 3
Olá Galera!
Obrigada a todos pelas respostas!
Eu abasteci agora somente com gasolina. Sempre abasteço até ouvir o click da bomba e zero o marcador de km rodados ("trip" A) do CB. Rodo até o carro entrar na reserva e abasteço novamente.
Quando dá eu desligo o ar condicionado. Queria chegar a uma média de 10 km/l, mas parece que tá dificil! Gente pelo amor de Deus sou eu ou o meu carro tá com defeito?!? E gente qual a vantagem de abastecer com alcool já que o preço parece não compensar???


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 16 Fev 2015 19:45 
Offline

Registrado em: 16 Fev 2015 10:09
Mensagens: 47
Procure seguir as dicas passadas. E calcule a media na mao entre os abastecimentos.
A vantagem, em abastecer com alcool e devido a taxa de compressao do motor com isso ha uma elevacao de potencia.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desespero total com o consumo do meu HB20!
MensagemEnviado: 16 Fev 2015 20:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Algumas dicas para economizar combustível:
Tire o pé.
Tire o pé e verifique se já não é uma velocidade razoável para aquela via.
Use o CB para isso.
Em local apropriado e sem movimento, veja o mínimo que ele consegue fazer no plano. É em quinta. Mas em qual velocidade?

Muitas vezes tire o pé e veja que ele anda quase igual ou que você não precisaria estar acelerando. O sinal fechou lá na frente.
Diminua a velocidade para ganhar distância.
Distância para o sinal abrir e você não precisar sair da completa imobilidade. Sair já a 10 km/h é muito mais econômico.

O meu 1.6 anda no plano em quinta marcha com o motor em muito baixos giros, entre 30 e 40 km/h praticamente sem acelerar.
E nesses momentos o CB marca mais de 20 km/l.

Quando estou dirigindo com economia, o ar condicionado aumenta de 2 a 4 km/l o consumo .
Quanto mais economicamente você estiver dirigindo, maior o consumo proporcional do ar condicionado.

Em suma, são dicas para buscar as melhores médias de consumo, mas, definitivamente, esse não é o único jeito gostoso de dirigir automóveis... :lol: :lol: :lol:

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB