Vou dar minha opinião como detailer hobbysta.
1º jamais use ceras de supermercado.
Por que?
Porque elas possuem abrasivos que vão remover a camada de proteção que foi feita no carro, além disso, a abrasividade delas podem trazer alguns micro riscos, em compensação, esta mesma abrasividade, pode ser usado para remover alguns pequenos riscos e marcas, mas não tem muita eficácia.
2º A Lavagem a seco, que andam fazendo por aí, marca todo o carro, ultimamente qualquer um compra os produtos e sai fazendo a lavagem a seco. Se a pessoa não se importa em manter o brilho do carro e não se importa com os vários riscos que vão aparecer com o tempo, beleza, mas quem quer a pintura sempre o mais perfeita possível, precisa utilizar bons produtos com a técnica certa
(técnica certa, resumidamente, seria não ficar fazendo movimentos circulares em cima da sujeira, isso vai ficar arrastando o detritos no verniz... quando bate o sol na pintura você consegue ver o estrago)
aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=SX50EZasRxU o melhor vídeo no youtube sobre a lavagem a seco.
3º O que passaram na pintura do autor do tópico, foi um vitrificador ou um selante, o nome "diamantização" (acho que li "diamantação" no tópico, mas essa palavra não existe) é apenas marketing.
4º Você pode sim, usar uma cera em cima da proteção, para reforça-la, mas se usar ceras de mercado, ou qualquer outra cera que seja "limpadora" (todas as de mercado são) vai remover a proteção. O interessante seria usar um cera pura, (sem abrasivos, sem solventes e que não seja limpadora) pode ser em pasta, de carnaúba ou sintética, de acordo com seu gosto, ou ainda uma cera spray sem solventes, para não remover a proteção (preços vão de 10 reais ao infinito)
5º Quanto ao shampoo, recomendo o neutro da 3m, esse eu já testei, limpa bem e não remove a cera, geralmente os shampoos de mercado, são mais alcalinos e removem a proteção da pintura junto.
Links interessantes: miromi.com.br
artwax.com.br