Hyundai HB20 Clube
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TROCA DE ÓLEO
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Autor:  Munhoz [ 24 Mar 2017 18:00 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Bem explanado.
Vou nessa também. Troca de óleo com 5.000km ou 6 meses.
Valeu

Munhoz
Hb20s 1.6 cinza 13/14

Autor:  ianisgreek [ 24 Mar 2017 18:28 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Colegas desse tópico, apenas para explicar um pouco melhor para vcs o pq desse cuidado maior da minha parte com essas trocas de oleo nesses intervalos que eu citei, os resultados dessa atitude serão colhidos normalmente depois dos 50000 kms rodados, quando o desgaste dos anéis dos pistons, das bronzinas móveis e fixas, dos comandos de válvulas, tuchos e válvulas começarem a se acentuar por trabalharem com oleos já velhos e desgastados !

Mas é lógico que isso nenhum fabricante vai citar, afinal eles querem mostrar que os seus produtos são sempre os melhores do mercado, que são inquebráveis e super duráveis ... rsrsrsrsrs!!!

Mas a realidade é que o oleo do motor, do câmbio, diferenciais, o fluído de freios/embreagem, o liquido de arrefecimento do radiador devem ser mantidos sempre o mais novos possível pq somente assim se pode garantir a máxima durabilidade e vida útil de um veículo !

Os fabricantes de veículos por sua vez, espaçam o máximo esse períodos de troca numa já bem conhecida estratégia de marketing, que é exatamente para mostrarem que os seus veículos tem uma manutenção cada vez mais barata, mas o resultado disso só vem com o tempo, assim a realidade prática é bem outra, infelizmente é isso aí colegas !

Autor:  KGJA [ 30 Mai 2018 10:47 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, apenas para explicar um pouco melhor para vcs o pq desse cuidado maior da minha parte com essas trocas de oleo nesses intervalos que eu citei, os resultados dessa atitude serão colhidos normalmente depois dos 50000 kms rodados, quando o desgaste dos anéis dos pistons, das bronzinas móveis e fixas, dos comandos de válvulas, tuchos e válvulas começarem a se acentuar por trabalharem com oleos já velhos e desgastados !

Mas é lógico que isso nenhum fabricante vai citar, afinal eles querem mostrar que os seus produtos são sempre os melhores do mercado, que são inquebráveis e super duráveis ... rsrsrsrsrs!!!

Mas a realidade é que o oleo do motor, do câmbio, diferenciais, o fluído de freios/embreagem, o liquido de arrefecimento do radiador devem ser mantidos sempre o mais novos possível pq somente assim se pode garantir a máxima durabilidade e vida útil de um veículo !

Os fabricantes de veículos por sua vez, espaçam o máximo esse períodos de troca numa já bem conhecida estratégia de marketing, que é exatamente para mostrarem que os seus veículos tem uma manutenção cada vez mais barata, mas o resultado disso só vem com o tempo, assim a realidade prática é bem outra, infelizmente é isso aí colegas !


Ainda sobre o tópico de uso severo em centros urbanos como nossas capitais onde os carros passam mais tempo parados em engarrafamentos do que circulando, não só o óleo e filtro precisam ser trocados mais frequentemente;
Entendo que tudo que está em uso quando o motor está em funcionamento precisa também ser trocado ou revisado com mais frequência pois geram uma quilometragem virtual como os filtros de combustível, ar, líquido do arrefecimento, velas, correias, fluidos...
Ou seja, em resumo, ao meu ver e levando-se em conta o que diz o manual, deve-se antecipar as revisões passando todas a ser de 5000 ao invés de 10000. Corrijam-me se eu estiver entendendo errado o manual :| .

Autor:  Sebarib [ 30 Mai 2018 13:07 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Caro KGJA, é certo que tudo isso já foi amplamente estudado e testado pela montadora e deve estar contida numa apropriada margem de segurança.

Autor:  ianisgreek [ 30 Mai 2018 13:48 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Opa colega Sebarib, permita-me discordar de vc pq essa sua citação é real apenas até certo ponto, ou seja parcialmente pq saiba que existe muito interesse pessoal $$$$$$$$$$$$ por trás disso, ou seja , a margem deixada pelos fabricantes nunca foi e nem será a ideal nem a mais segura, senão isso vai diretamente contra os proprios interesses deles que é o de sempre renovar a frota de veículos comprando-se cada vez mais veículos zero KM e de nunca ficar mantendo os veículos por mais tempo ...

Mas mesmo assim, muitos fabricantes ainda estão sendo honestos ao admitirem que para utilização severa de uso, que devem sim ser obrigatoriamente reduzidos os intervalos de manutenção preventiva SE O DONO DO VEÌCULO DESEJAR uma máxima durabilidade desse seu bem de consumo.

E no caso de oleo para motor e seu respectivo filtro, até ferraris, porsches , Lamborguinis, BMWs Audis e outros monstros sagrados da industria automotiva mundial DEVEM SIM TROCAR o oleo do motor e o filtro deles a cada 5000 kms ou a cada 6 meses no máximo em situação de UTILIZACAO SEVERA DE USO e ponto final, quem não quiser seguiur essa regra, o azar será sempre o dele e por causa disso, se DEUS quiser, NUNCA MAIS vou comprar um veículo usado nem semi-novo, exatamente para não ter um futuro abacaxi nas mãos e passar raiva por causa disso !!!

E se eu não puder trocar o meu atual veículo que foi comprado zero KM, fico com ele uma eternidade, mas sempre cuidando dele o melhor que eu puder, porém jamais trocando-o por um outro USADO !!!

Por isso que eu nunca acompanho ao pé da letra a recomendação e o que dizem os fabricantes quanto a manutenção dos veículos e assim, prefiro sempre me precaver do que remediar.

Afinal, qual é o fabricante de veículo ao redor do mundo que não quer pregar e anunciar a todo custo que o seu produto é o melhor, o mais durável, que não quebra, que não se desgasta e por aí vai ???

Obs : E nenhum oleo de motor nem os fabricados pela NASA aguentam a oxidação a que eles estão sujeitos a partir do momento que vc abrir a embalagem deles e os colocar nos motores, pq a partir daí , sempre haverá uma contagem regressiva da vida util desses oleos e ponto final, nao há um outro remedio para isso a não ser troca-lo nos prazos que já sabemos :

6 MESES ou até 10000 kms rodados dentro do prazo desses 6 meses e se passar disso, o motor já estará sendo submetido a desgastes anormais e progressivos , acredite nisso quem quiser!!!

Autor:  rogeriosabeh [ 17 Abr 2020 00:41 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

ianisgreek escreveu:
E se eu não puder trocar o meu atual veículo que foi comprado zero KM, fico com ele uma eternidade, mas sempre cuidando dele o melhor que eu puder, porém jamais trocando-o por um outro USADO !!!


Também tenho um pensamento parecido. Estou no terceiro veículo 0km, e sei que os 10 mil reais de desvalorização do primeiro ano, vão ser no futuro revertidos em menos dor de cabeça e manutenção.

Os que me antecederam nestes comentários, efetuam a troca com 5mil. Eu opto por trocar a cada 10 mil, pois em 12 meses rodei 28 mil km.
Também li que o veículo de vocês não está baixando óleo. O meu acontece a mesma coisa. Na última troca andei 12 mil km e não baixou óleo na vareta. E rodei em lugares muitos quentes no Estado do MT, sempre em altas velocidades e com o veículo com carga total no bagageiro. Na minha opinião isso se deve a qualidade do óleo Shell que tem como base o gás em vez do petróleo. Mas não só isso. Acredito também que a construção do motor influencia.

Ainda não me convenci sobre a km ideal para troca do óleo: 5mil é muito pouco; é jogar R$ fora. 10 mil pode ser muito; poderia danificar o motor a longo prazo. São TANTAS variáveis a ser levadas em conta, que acredito que os proprietários preferem errar pelo excesso de zelo do que pelo desleixo. E neste ponto estamos certo.

Autor:  ianisgreek [ 17 Abr 2020 09:40 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Pessoalmente e pela experiência que tenho acumulado em décadas envolvido com manutenção de veículos, afirmo que o prazo de 10000 kms ou 1 ano é excessivo e pode ocasionar borras internas e demais residuos que se impregnam no sistema de lubrificação dos motores com consequentes desgastes prematuros.

E assim, sempre acreditei que todos os fabricantes que indicam esses prazos mais longos para essa manuetnção preventiva seria mais por motivos de marketing e apenas para mostrar que os seus veículos atuais necessitam cada vez de menos manutenções preventivas, mas isso não se aplica efetivamente às trocas de oleo dos motores devido à grande contaminação provocada pelos combustíveis e pela oxidação dos lubrificantes a que qq oleo de motor é submetido no dia a dia de uso dos veículos.

Por isso sempre foi melhor prevenir do que remediar e comprovadamente, os proprios fabricantes recomendam no manual dos seus veículos que para uma utilização severa de uso que é a que normalmente são submetidos a grande maioria dos veículos que rodam pelo mundo, um intervalo de 5000 kms ou de 6 meses prevalesce como sendo a indicação segura para as trocas de oleo de qq motores.

Obs : É óbvio tb que quem roda muito e atinge os 10000 kms rodados em menos de 1 ano poderá sim efetuar com segurança as trocas de oleo dos motores a cada 10000 kms pq essa situação de uso não se enquadra em uma utilização severa de uso do veículo !

Autor:  rogeriosabeh [ 18 Abr 2020 03:38 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

Sou da opinião que quanto mais severo o uso do veículo, mais próximo da troca com 5 mil. E quanto mais suave o motor rodar, mais próximo da troca com 10 mil.

Eu aprendi que carro novo aceita desaforo; e se relaxar nas manutenções, só depois de alguns anos que vão aparecer os problemas.

Autor:  ianisgreek [ 18 Abr 2020 09:20 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

rogeriosabeh escreveu:
Sou da opinião que quanto mais severo o uso do veículo, mais próximo da troca com 5 mil. E quanto mais suave o motor rodar, mais próximo da troca com 10 mil.

Eu aprendi que carro novo aceita desaforo; e se relaxar nas manutenções, só depois de alguns anos que vão aparecer os problemas.



Mas é o contrário e já é fato comprovado que veículos que rodam basicamente viajando por horas em rodovias sem desligar o motor são considerados de uso leve pq os motores nessas condições de funcionamento ficam por um maior tempo rodando em condições ideais que seriam funcionando na sua temperatura normal e ideal de trabalho e com isso haverá uma maior conservação da vida util do oleo do motor devido a uma menor contaminação geral dele.

Nesses casos acima, as trocas de oleo podem ser realizadas até a cada 10000 kms rodados mas num periodo máximo de menos de 1 ano.

E os veículos que rodam apenas nas cidades, funcionando por períodos irregulares e mais curtos de tempo e percorrendo distancias menores onde a temperatura normal de trabalho do oleo e tb do liquido de arrefecimento nem chegam a atingir as suas temperaturas normais de trabalho é uma situação considerada utilização severa de uso pq haverá nessas condições uma maior contaminação geral do oleo do motor com consequente redução da sua vida útil e nesses casos é que se recomendam as trocas de oleo e do seu respectivo filtro a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados.

Já os carros novos que não foram mais bem cuidados na sua manutenção preventiva durante o período de amaciamento, considerado um período crítico para qq tipo de veículo tb apresentarão num futuro próximo, um desgaste mais precoce com uma consequente redução geral da sua vida útil.

Todos esses fatos aqui citados inclusive já são comprovados em mecânica automotiva e não são apenas mais uma opinião pessoal sujeita a erros.

Autor:  ianisgreek [ 19 Abr 2020 10:41 ]
Título:  Re: TROCA DE ÓLEO

E ainda nesse contexto, gostaria de compartilhar com os colegas sobre um fato que é considerado em mecânica automotiva de vital importância :

Já se sabe desde longa data em mecânica automotiva que quanto maior for a compressão real de qq motor, maior será a sua potência e o torque produzidos por ele aliado a um menor consumo e ainda a uma baixa emissão de poluentes :

E que quando qq desses motores novos são montados, todas as suas peças internas precisam passar por um acasalamento gradativo chamado de amaciamento do motor !

Esse amaciamento ou acasalamento de todas essas peças é que vai produzir e garantir essa máxima compressão produzida por qq motor novo e que vai se manter assim por toda a vida util restante desse motor.

Ocorre que quando deixamos qq motor novo em fase de amaciamento funcionar com um oleo não tão novo, isso vai prejudicar diretamente esse ótimo e ideal amaciamento de todas essas peças novas com prejuízos diretos a esse amaciamento desse motor e consequentemente afetando a produção dessa sua máxima compressão e isso perdura por toda a vida útil futura desse motor , pq é o correto acasalamento inicial de todas as suas peças internas que vão garantir essa máxima compressão de qq motor novo.

Então temos que resumidamente : Deixar um motor novo funcionar com o mesmo oleo por longos 10000 kms vai sim prejudicar tanto o correto amaciamento como tb vai impedir que uma compressão 100% seja produzida e atingida por esse mesmo motor.

E assim se perde o seu rendimento máximo e de um total de possíveis 100% de rendimento máximo que qq motor poderá apresentar, esses motores que não foram assim tão bem cuidados no inicio de sua vida útil (amaciamento), apresentarão durante todo o restante dessa sua vida, apenas uns 90% do seu rendimento total ou talvez até um pouco menos com o passar do tempo e devido ao acúmulo dos desgastes causados por oleos mais contaminados e desgastados usados por periodos mais prolongados durante toda a vida desse motor !

Isso na prática que dizer perder alguns cavalos e um pouco de torque, o que reflete diretamente num consumo um pouco maior aliado tb a um desempenho um pouco menor.

É isso aí colegas, valeu !

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