Bem-vindo: 28 Mar 2024 11:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 16 Mar 2017 11:12 
Offline

Registrado em: 23 Fev 2017 23:06
Mensagens: 2
Bom dia pessoal,
Tenho um HB20S 1.0 Turbo que está perdendo força na arrancada e retomadas em baixa rotação (- de 2mil rpm), quando vou arrancar em primeira, fazer curva em segunda e fazer uma retomanda de segunda para terceira enquanto ele não passa de 2mil rpm é um carro morto.

Abasteço com gasolina, com alcool da uma melhorada, mas quando fiz o test drive em nenhum momento senti o carro morto antes de chegar a 2mil RPM.

Alguém já passou por isto?
Abraços.

_________________
Tiago F.

HB20S 1.0 Turbo - Preto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 16 Mar 2017 13:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa tarde colega Tgoafarias e seja bem vindo ao forum !

Eu não tenho um HB20 turbo, o nosso HB20 é 1.6 mas eu tive uma interessante oportunidade de fazer um prolongado test drive de 3 dias inteiros com um modelo sedan style novinho, rodei nele 460 kms nesse curto período e sinceramente que não percebi nenhuma falta de uma boa resposta desse motor mesmo abaixo de 2000 rpms, mas é fato que enquanto esse sedan turbo esteve comigo, ele apenas foi abastecido com etanol e ainda me foi entregue na CCS Hyundai tb com etanol no tanque !

Obs : Até minha esposa, meus irmãos e um cunhado rodaram nele e gostaram muito da performance apresentada por essa nova versão de HB20 e inclusive não percebemos que esse motor turbo tenha uma resposta às acelerações pior em baixas rotações do que o motor 1.6 mesmo abastecido tb com etanol.

E como esse seu HB20 ainda é um veículo bem novo, para sanar essa sua dúvida, vc deve leva-lo até uma CCS Hyundai de sua preferência e relatar isso diretamente com alguém mais competente da oficina autorizada que seria o gerente de serviços e veja se ele descobre alguma anomalia no seu veículo !

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 16 Mar 2017 20:43 
Offline

Registrado em: 23 Fev 2017 23:06
Mensagens: 2
Boa noite Ianisgreek,

Obrigado pelo relato, vou agendar uma visita na CSS, para ver se existe uma anomalia no veículo, aí posto aqui a resposta.
Abs

_________________
Tiago F.

HB20S 1.0 Turbo - Preto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 20 Mar 2017 10:22 
Offline

Registrado em: 18 Fev 2017 13:21
Mensagens: 21
tgoafarias escreveu:
Bom dia pessoal,
Tenho um HB20S 1.0 Turbo que está perdendo força na arrancada e retomadas em baixa rotação (- de 2mil rpm), quando vou arrancar em primeira, fazer curva em segunda e fazer uma retomanda de segunda para terceira enquanto ele não passa de 2mil rpm é um carro morto.

Abasteço com gasolina, com alcool da uma melhorada, mas quando fiz o test drive em nenhum momento senti o carro morto antes de chegar a 2mil RPM.

Alguém já passou por isto?
Abraços.


Bom dia,
Também possuo um HB20S Turbo.
Você descreveu essa perda força em 1ª, 2ª e 3ª marcha abaixo dos 2 mil rpm, você também percebe em 4ª,5ª e 6ª?
Por curiosidade qual carro você tinha antes ?

Esse motor 1.0 turbo tem 2 características fundamentais que explicam falta de potência em baixa rotação.
1ª) Motores com 4 válvulas por cilindro (12v e 16v), tem essa característica de baixa potência em baixa rotação. Meu carro antigo era 1.6 8v e isso foi o que eu mais senti diferença, pelo menos no uso urbano. Carros com 4 válvulas por cilindro serão mais lentos em arrancadas em farol e passar por lombadas do que carros com 2 válvulas.
2ª) Motores turbo também precisam de uma rotação mais elevada para que o turbo atinja a pressão ideal, no HB20 o turbo vai estar "carregado" apenas entre 2500rpm e 3000 rpm.

Portanto abaixo de 2000rpm, seu carro vai ter um desempenho bastante modesto, praticamente um 1.0 normal. Talvez você não tenha percebido isso no test drive, pois são muitos detalhes que você esta observando no carro em um momento curto de tempo, e se o vendedor for bom, irá fazer com que você tenha atenção nos pontos positivos do carro.

Como meu carro antigo era 1.6 8v, eu estava bastante acostumado a andar em rotações mais baixas. Com o tempo fui me adaptando e agora "estico" um pouco mais as marchas. Devido a tudo isso, o consumo desse motor não chega a ser espetacular.
Normalmente em arrancadas eu troco de 1ª para 2ª aos 4000 rpm, e nas demais eu deixo passar um pouco de 3000 rpm. E também cuido para não deixar a rotação abaixar de 1500 nas arrancadas (controlando embreagem e acelerador).

De qualquer forma, tive um pequeno problema no meu carro de falta de potência, que ocorria esporadicamente, e normalmente o carro voltava ao normal após eu desligar e ligar novamente. Até levei na concessionária mais não identificaram o problema. Agora com quase 4000 km não tive mais ocorrência.
Até criei um tópico sobre o assunto:
viewtopic.php?f=28&t=12451

Um teste que você pode fazer para verificar a potência do motor, em um lugar plano e sem movimento, colocar o carro em 4ª marcha, atingir e estabilizar em 60km/h e acelerar até 100km/h marcando o tempo (sem trocar de marcha). Se não estou enganado essa retomada deve ser feita em 8 segundos.

Caso tenho falado alguma bobagem, peço que me corrijam.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 20 Mar 2017 13:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa tarde Daniel2s e está bem explanada essa sua explicação, concordo contigo !

E somente complementando esse assunto, tb parece que a turbina desse motor 1.0 turbo dos HB20 até seja "algo" grande mas isso é para suprir melhor o motor em altas rotações e o efeito negativo disso é que abaixo de 2000 rpms, essa turbina ainda não está desenvolvendo uma velocidade suficiente para produzir uma maior pressão de alimentação para esse pequeno motor.

E exatamente por isso, mais esses fatores que o colega Daniel2s já citou acima é que causam essa perceptível falta de força desse motor 1.0 turbo antes das 2000 a 2500 rpms !

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20S 1.0 Turbo perde força em 1ª , 2ª e 3ª
MensagemEnviado: 20 Abr 2017 23:40 
Offline

Registrado em: 14 Abr 2017 18:19
Mensagens: 54
tgoafarias escreveu:
Bom dia pessoal,
Tenho um HB20S 1.0 Turbo que está perdendo força na arrancada e retomadas em baixa rotação (- de 2mil rpm), quando vou arrancar em primeira, fazer curva em segunda e fazer uma retomanda de segunda para terceira enquanto ele não passa de 2mil rpm é um carro morto.

Abasteço com gasolina, com alcool da uma melhorada, mas quando fiz o test drive em nenhum momento senti o carro morto antes de chegar a 2mil RPM.

Alguém já passou por isto?
Abraços.


Isso é normal do carro, você deve estar acostumado com carro 8V aspirado, e além disso o carro é novo, motor amaciando...tenta fazer como os colegas disseram, trocar da 1ª pra 2ª acima de 3500 rpm e as demais acima de 3000 rpm, o resto é só adaptação.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB