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 Título: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 12 Jul 2018 14:21 
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Boa tarde,

de uma hora para outra meu HB20S está custando a dar partida. Não é bateria pois já testei no mecânico aqui do bairro que testou na hora para mim. Ao levar na autorizada, me disseram que pode ser o solenoide da partida da frio, pois após recolocar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio, o carro deu partida mas fica trepidando muito e querendo apagar.

Alguém já passou por isso?


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 Título: Re: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 12 Jul 2018 18:33 
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leorbarbosa escreveu:
Boa tarde,

de uma hora para outra meu HB20S está custando a dar partida. Não é bateria pois já testei no mecânico aqui do bairro que testou na hora para mim. Ao levar na autorizada, me disseram que pode ser o solenoide da partida da frio, pois após recolocar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio, o carro deu partida mas fica trepidando muito e querendo apagar.

Alguém já passou por isso?



Boa noite colega e já estou ha mais de 5 anos com um HB20 1.6 12/13 que sempre foi abastecido com etanol e mesmo nos invernos ele nunca falhou nas partidas a frio, sempre ligando o seu motor imediatamente na primeira tentativa e no reservatório de partida a frio dele só uso gasolina podium.

No seu caso, sugere-se que seja verificado todo o sistema de partida a frio num CCS Hyundai de sua confiança, pq ele está demonstrando que alguma coisa não está legal.

Boa sorte colega !

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata.


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 Título: Re: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 01 Ago 2018 09:56 
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ianisgreek escreveu:
leorbarbosa escreveu:
Boa tarde,

de uma hora para outra meu HB20S está custando a dar partida. Não é bateria pois já testei no mecânico aqui do bairro que testou na hora para mim. Ao levar na autorizada, me disseram que pode ser o solenoide da partida da frio, pois após recolocar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio, o carro deu partida mas fica trepidando muito e querendo apagar.

Alguém já passou por isso?



Boa noite colega e já estou ha mais de 5 anos com um HB20 1.6 12/13 que sempre foi abastecido com etanol e mesmo nos invernos ele nunca falhou nas partidas a frio, sempre ligando o seu motor imediatamente na primeira tentativa e no reservatório de partida a frio dele só uso gasolina podium.

No seu caso, sugere-se que seja verificado todo o sistema de partida a frio num CCS Hyundai de sua confiança, pq ele está demonstrando que alguma coisa não está legal.

Boa sorte colega !



ianisgreek, é muito bom ter relatos como o seu em relação ao uso do Etanol, andei pesquisando muito sobre esse combustível nos últimos dias e existem muitas controversas sobre esse assunto, inclusive em relação a vida útil da bomba de combustível e também daquela história que as velas grudam no cabeçote e danificam a rosca, você que está rodando no Etanol desde 2012 teve algum tipo de problema no hb20?, qual é o KM do seu carro? Abraço.


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 Título: Re: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 01 Ago 2018 12:46 
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Aresende , agradeço esse seu relato pq assim poderemos esclarecer aqui muitas dessas dúvidas sobre o uso do etanol !

Tudo isso que dizem por aí sem o menor fundamento técnico são MITOS estúpidos e infundados sem nenhuma lógica senão vejamos :

Desde a década de 90, todos os veículos a etanol e mais recentemente os veículos flex já são tratados de fábrica com 100% de garantia contra os efeitos corrosivos do etanol.

Até o sistema de escape desse meu HB20 AINDA É ORIGINAL de fábrica apesar da queima do etanol produzir mais vapores d'água do que a queima das gasolinas e mesmo assim, a qualidade do material desse escape original da Hyundai tem se mostrado ser nota 10 (DEZ).

Já quanto as velas de ignição agarrarem nas roscas dos cabeçotes de motores a etanol, isso de fato já ocorreu poucas vezes por aí mas isso foi ANTIGAMENTE, lá num passado distante, quando alguns fabricantes de velas de ignição pouco caprichosos ainda não utilizavam as roscas das velas cromadas e anticorrosivas e era esse o real motivo dessas eventuais ocorrências, portanto mais um MITO atual que nunca mais ocorrerá.

Sim, podemos citar esse meu ainda atual HB20 1.6 12/13 como um exemplo que foi comprado em novembro/2012, está atualmente chegando nos 53000 kms após mais de 5 anos de uso normal e portanto, ele é ainda dos primeiros HB20 fabricados pela Hyundai do Brasil.

Desde que eu mesmo o retirei do salão de show room da CCS zerinho, o primeiro abastecimento dele foi obviamente com o etanol e assim faço desde SEMPRE e assim será !!!

É verdade tb que faço uma mistura de no máximo 20% de gasolina nesse etanol, mas isso é apenas para que o etanol renda um pouquinho mais em kms/l e nada mais além disso e notem que mesmo com essa mistura, prevalesce sempre o etanol e NUNCA apenas as gasolinas !

Inclusive fui eu mesmo quem desmontou pela primeira vez e foi em casa mesmo, as velas de ignição originais dele com pouco mais de 15000 kms rodados e elas foram retiradas NORMALMENTE sem nenhum inconveniente e eu as desmontei para fazer uma revisão nelas e recalibrar novamente as folgas dos eletrôdos que já estavam bem desreguladas devido aos desgastes pelo uso normal e percebi que isso causava um aumento no consumo médio dele.

Mas desde o modelo 2016 da linha HB20, a Hyundai do Brasil já utiliza as novas velas de ignição de iridium mais modernas e duráveis e que com elas . já não há essa real necessidade de desmontagens frequentes das velas de ignição para se recalibrar novamente essas regulagens dos seus eletrôdos, devido aos menores e comprovados desgastes nos seus eletrôdos.

Espero ter ajudado e continuo me colocando a disposição para sanar eventuais dúvidas técnicas !

Obs : Esse meu HB20 nunca apresentou o menor problema nem em bomba de combustível, injetores, dosador de pressão ou demais peças do seu sistema de alimentação que estão sempre e diretamente em contato com o combustível.

O unico problema apresentado por ele foi o medidor do nível do tanque que foi trocado ainda em garantia mas foi devido a problema elétrico nessa peça e inclusive a fábrica da Hyundai tem reconhecido essa já comprovada deficiência nessa peça em toda a sua linha HB20 e tb nos Cretas.

Boa sorte colega, abrç !

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 Título: Re: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 02 Ago 2018 10:07 
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ianisgreek, muito obrigado pela resposta rica em detalhes, eu sempre usei gasolina aditivada da Shell já que rodo pouco com o carro mas agora passei a usar Etanol e vi que o carro fica bem mais potente, uma vez abasteci com a gasolina Podium da BR e o motor ficou mais esperto para andar mas o Etanol vence no quesito potencia e também pelo preço, o meu HB é um 2014 Premium AT, comprei usado em 2016.

Eu tive um Fiat Uno 1.4 o qual rodei 120 mil km usando Etanol e Gasolina de maneira alternada e também nunca tive problemas, eu vendi esse carro para um Uber que rodou só no Etanol dos 120 até 207 mil km e nunca teve problemas de Velas, Bicos e o escapamento é original até hoje.

Uma coisa que eu vi que pode dar problema no escapamento é naqueles carros que rodam pouco ou até mesmo aquelas pessoas que deixam o carro parado e ficam ligando ele na garagem só pra funcionar o motor, nesse caso o motor não aquece direito e a tubulação do escape acaba ficando cheio de água.

Eu segui a sua orientação daquele outro tópico que comentei do barulho de gás nas tubulações do ar condicionado, eu acredito que o nível de gas deva ter baixado um pouco e já agendei de levar o carro para darem uma olhada, o ar gela normal mas toda vez que o compressor é ativado eu ouço um 'tsssssss' bem baixinho, como você disse que não acontece no seu eu já vou levar pra ver isso, o meu pai tem um Onix 2016 que não faz esse barulho do gás.

Abraço.


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 Título: Re: Solenoide da partida da frio
MensagemEnviado: 02 Ago 2018 12:18 
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Aresende, é isso aí que vc já citou !

Quanto aos veículos que rodam pouco além dos proprietários que que só funcionam os seus veículos parados na garagem, isso é um VENENO geral para esses pobres veículos que em princípio não foram feitos para serem usados assim !

Essa é uma prática comprovadamente prejudicial para todo o veículo.

Seria preferível mil vezes então ligar e funcionar um veículo que fica a maior parte do tempo sem uso por pelo menos uma vez por semana , mas rodar nele por uns 15 kms sem interrupções e depois guarda-lo novamente na garagem.

E esse tipo de pouca utilização de um veéiculo é conhecida nos meios automotivos como utilização severa de uso e para ela as trocas de oleo do motor e respectivo filtro são trocados apenas por tempo e sempre a cada 6 MESES impreterivelmente !

Qualquer outra dúvida, dispoha sempre ! Valeu colega, abrç !

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