OSilva escreveu:
Mas no momento da partida a alimentação do radio é cortada brevemente, justamente pra ter menor exigencia da bateria (salvo engano, a alimentação dos faróis tb é cortada).
No HB20 é cortado a alimentação do radio e ventilador, dos farois nao.
o problema nem é tanto o consumo de energia, mas sim a voltagem. Logo ao ligar o carro a voltagem sobe muito rápido, o suficiente para reduzir em muito a vida util das lampadas, por exemplo. O radio é mais sensível (por isso demora mais a ligar no HB20 - segurança).
Se prestar bem a atenção nos faróis, verás que ao ligar o carro eles ficam mais intensos e em pouquíssimos segundos voltam a brilhar normal. Ou pode testar com multimetro direto na bateria. Não sei os valores pro HB20, mas deve ser 12V carro desligado, 13,5V max do carro ligado, corte de alternador com 14,5v e ao ligar pode passar disso por 1 ou 2 segundos (ai está o queimador de lampadas)
Por costume, desligo tudo no carro antes de desligar e/ou ligar o carro, até o ar cond.