Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:26

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 15 Out 2019 11:12 
Offline

Registrado em: 10 Out 2019 16:03
Mensagens: 2
Bom dia amigos,

Possuo um HB20S 15/15,com quantos km se faz a troca de câmbio automático?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 15 Out 2019 21:48 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 165
Esse é um grande dilema, no manual normalmente diz q não precisa, pois não exige tanto igual no motor e se algo for detectado levar na concessionária.

Outros dizem que precisa trocar a cada 50 ou 60 mil sem utilização de equipamento apropriado ou a cada 80 mil com equipamento apropriado para a troca completa do óleo e trocar o filtro também.

Cada um vai contar a experiência boa ou ruim, mas acho q é para isso que serve o fórum, para trocarmos ideia e fazer o melhor uso do nosso carro.

Tenho um Picanto 2012 (acho que é o mesmo câmbio 4 marchas), está com mais de 60mil km e nunca troquei óleo do câmbio, mas sinto que tem algumas engasgadas, mas nem levei se é no câmbio ou outro local.

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 15 Out 2019 22:14 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
robsonkobayashi escreveu:
Esse é um grande dilema, no manual normalmente diz q não precisa, pois não exige tanto igual no motor e se algo for detectado levar na concessionária.

Outros dizem que precisa trocar a cada 50 ou 60 mil sem utilização de equipamento apropriado ou a cada 80 mil com equipamento apropriado para a troca completa do óleo e trocar o filtro também.

Cada um vai contar a experiência boa ou ruim, mas acho q é para isso que serve o fórum, para trocarmos ideia e fazer o melhor uso do nosso carro.

Tenho um Picanto 2012 (acho que é o mesmo câmbio 4 marchas), está com mais de 60mil km e nunca troquei óleo do câmbio, mas sinto que tem algumas engasgadas, mas nem levei se é no câmbio ou outro local.



Pois é. Já ouvi comentario e acho que tb já li aqui no forum que a hora de trocar o oleo do cambio é qdo ele muda da cor vermelho/rosado, pra cor marrom escuro. Nos modelos até 2015 vc consegue verificar o nivel e cor do oleo da transmissao (vareta vermelha), igual faz com o motor (vareta amarela). Mas nos modelos 2016, eu não encontrei a vareta pra fazer essa inspeção por conta.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 16 Out 2019 07:55 
Offline

Registrado em: 10 Out 2019 16:03
Mensagens: 2
Vareta vermelha...obrigado verificarei!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 16 Out 2019 10:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
tutufjv escreveu:
Vareta vermelha...obrigado verificarei!


O manual do carro tb dá uma orientação basica e localização da vareta correta.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 17 Out 2019 13:58 
Offline

Registrado em: 24 Fev 2019 11:43
Mensagens: 10
Antecipe sempre a troca do óleo do câmbio que nos HB até 2015 tem preço super acessível. Para se mexer num cambio automático fica sempre muito caro. Não vale a pena arriscar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Cambio automático - Óleo
MensagemEnviado: 26 Out 2019 19:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo com os colegas de que não vale jamais à pena arriscar a vida util de um caro e delicado câmbio aut. economizando com a troca de oleo e filtro desse tipo de câmbio.

Mas tenho observado surpreso que muitas empresas de trocas de oleo já estão sendo equipadas com essas máquinas de diálise que substituem automaticamente toda a carga de oleo velho desses câmbios aut. pelo oleo novo.

A frequência para essa troca pode variar dos 50 mil kms rodados até os 60 mil kms rodados, onde quem utiliza o veículo basicamente em transito urbano deve adotar por segurança de fazer essa manutenção preventiva a cada 50 mil kms rodados e quem utiliza o veículo basicamente por rodovias pode espaçar essa troca até os 60 mil kms ainda com segurança.

Obs : Desculpe dona Hyundai do Brasil, mas não vou confiar nessa sua tabela de manutenção preventiva quanto aos seus câmbios aut. porque já se sabe que esse tipo de câmbio normalmente vai pifar sempre após findar o período de garantia da fábrica e sempre quem vai ficar com a batata quente na mão é o pobre do consumidor!!!

É isso aí colegas, sempre foi melhor prevenir do que remediar !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB