Bem-vindo: 28 Abr 2024 06:43

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 428 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 09 Mar 2016 01:01 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Nov 2015 17:25
Mensagens: 47
Roberto Bertoche escreveu:
jhonatan.carvalhedo escreveu:
Meu hb20s 1.6 At4 em 2 anos com ele a menor média na cidade sempre com gasolina foi 8km/L, mais sempre o CB marca entre 8,5-9, Porem na bomba o consumo normalmente é sempre ente 8,3-8,5 km/L.
Na estrada que pouco uso, andando de boa sem ultrapassem e condução tranquila quase 12,8km/L na bomba, porém andando com pé baixo, várias ultrapassagem e velocidade sempre acima de 120km ficou com média 11,4km/L.

Como já havia relatado, não acho econômico mais pra quem tinha um novo uno 1.0 que só era 1km/L mais econômico, tô achando o consumo dentro da normalidade.


Tirando o meu relato acima, onde havia a pressão de uma aposta por baixo consumo, em termos de média, o meu costuma fazer 1 km/l a menos que o seu na cidade e 1,5 km/l a menos na estrada, porém usando etanol, geralmente 20% de gasolina, como aditivo.
Na minha avaliação com esses números acho ele econômico.
Abraço,



Todos os consumo são sempre com 100% gasolina a não ser o tanto de álcool que tem na gasolina brasileira. Kkkkkkkk
A diferença da bomba para o CB e muito pequena, no máximo de 0,3km/L geralmente para menos.

_________________
Hb20s 1.6 AT Branco / Rodas 17 / Banco em couros Bege.

Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10711


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 09 Mar 2016 08:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
jhonatan.carvalhedo escreveu:
Todos os consumo são sempre com 100% gasolina a não ser o tanto de álcool que tem na gasolina brasileira. Kkkkkkkk
A diferença da bomba para o CB e muito pequena, no máximo de 0,3km/L geralmente para menos.

Sim, Jhonatan, ficou claro pelos números relatados que vc se referia ao consumo com gasolina.
Já a diferença do consumo indicado no CB para o calculado na bomba, no meu caso, costumo achar valores um pouco maiores, mas nada que me comova muito.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 00:21 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Jan 2015 23:17
Mensagens: 104
Bom amigos,

Para encerrar minha participação neste tópico, posto meu relatório de consumo de um HB20S 1.6 2015, Câmbio Manual, com marcações reais (baseado no método tradicional e seguro de relação entre anotações do odômetro e quantidade de litros abastecidos) de consumo de combustível (gasolina aditivada), dados coletados de Janeiro a início de Março/2016, carro com 10.000 km rodados aproximadamente, e desconsiderando o utópico cálculo de consumo do Computador de Bordo. Adianto, que sou um motorista moderado e gosto de um estilo eco-direção, sem "pé-pesado", dirigindo a uma média de 15km/dia por trajetos de trânsito tranquilo.

Só para constar: gosto muito do HB20S, por tudo que ele oferece e por seu desempenho (exceto o preço... mas qual é o carro que não é caro nesse país rsss). Conheço alguns donos de HB20, mas NUNCA ouvi de nenhum deles afirmar, nem por um instante, que esse carro é ou já foi econômico, principalmente, e com todo respeito aos colegas que participaram dessa discussão, no que se refere às ilusórias médias aqui mencionadas no início desse tópico. Fica então a informação, bom proveito!!! 8-)

Imagem

Postado via Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 09:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
maycondgp escreveu:
Bom amigos,

Para encerrar minha participação neste tópico, posto meu relatório de consumo de um HB20S 1.6 2015, Câmbio Manual, com marcações reais (baseado no método tradicional e seguro de relação entre anotações do odômetro e quantidade de litros abastecidos) de consumo de combustível (gasolina aditivada), dados coletados de Janeiro a início de Março/2016, carro com 10.000 km rodados aproximadamente, e desconsiderando o utópico cálculo de consumo do Computador de Bordo. Adianto, que sou um motorista moderado e gosto de um estilo eco-direção, sem "pé-pesado", dirigindo a uma média de 15km/dia por trajetos de trânsito tranquilo.

Só para constar: gosto muito do HB20S, por tudo que ele oferece e por seu desempenho (exceto o preço... mas qual é o carro que não é caro nesse país rsss). Conheço alguns donos de HB20, mas NUNCA ouvi de nenhum deles afirmar, nem por um instante, que esse carro é ou já foi econômico, principalmente, e com todo respeito aos colegas que participaram dessa discussão, no que se refere às ilusórias médias aqui mencionadas no início desse tópico. Fica então a informação, bom proveito!!! 8-)



Olá, Maycon.

Legal os cálculos e o gráfico que você fez, mas eu já sei qual é o desvio do CB e aceito o erro de 10% de boa.

Se você somar o possível erro do odômetro, acredite, já tive carros com erro de 5% na quilometragem indicada, com o possível erro da bomba, que aliás é o mais provável, segundo algumas reportagens sobre postos de combustível, vamos ter erros somados até maiores que os do CB e ainda estaremos iludidos de que estamos fazendo a medição do único modo correto.

Isso posto, vamos ao que interessa: O melhor indicador de consumo é o número do Inmetro.

O trabalho do Inmetro padroniza os trajetos e os motoristas e, para não termos números de consumo com gasolina e etanol, na cidade e na estrada, o Inmetro indica o consumo energético do carro, no caso do HB20S 2015 esse consumo é de 1,78 MJ/km.

Agora ficou fácil, todos os carros com consumo energético menor que 1,78 MJ/km são mais econômicos que o HB20S.

Entre outros, são eles:
Audi A1 1.4 DCT-7 2016, com 1,58 MJ/km
New Fiesta sedan 1.6 M-5, com 1,75 MJ/km
Ka+ 1.5 M-5, com 1,75 MJ/km

Segue a tabela completa:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 09:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
maycondgp escreveu:
Bom amigos,

Para encerrar minha participação neste tópico, posto meu relatório de consumo de um HB20S 1.6 2015, Câmbio Manual, com marcações reais (baseado no método tradicional e seguro de relação entre anotações do odômetro e quantidade de litros abastecidos) de consumo de combustível (gasolina aditivada), dados coletados de Janeiro a início de Março/2016, carro com 10.000 km rodados aproximadamente, e desconsiderando o utópico cálculo de consumo do Computador de Bordo. Adianto, que sou um motorista moderado e gosto de um estilo eco-direção, sem "pé-pesado", dirigindo a uma média de 15km/dia por trajetos de trânsito tranquilo.

Só para constar: gosto muito do HB20S, por tudo que ele oferece e por seu desempenho (exceto o preço... mas qual é o carro que não é caro nesse país rsss). Conheço alguns donos de HB20, mas NUNCA ouvi de nenhum deles afirmar, nem por um instante, que esse carro é ou já foi econômico, principalmente, e com todo respeito aos colegas que participaram dessa discussão, no que se refere às ilusórias médias aqui mencionadas no início desse tópico. Fica então a informação, bom proveito!!! 8-)

Imagem

Postado via Tapatalk


Legal Maycon!

Seria legal um comparativo desse em trânsito rodoviário também.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 14:43 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Jan 2015 23:17
Mensagens: 104
Roberto Bertoche escreveu:
Olá, Maycon.

Legal os cálculos e o gráfico que você fez, mas eu já sei qual é o desvio do CB e aceito o erro de 10% de boa.

Se você somar o possível erro do odômetro, acredite, já tive carros com erro de 5% na quilometragem indicada, com o possível erro da bomba, que aliás é o mais provável, segundo algumas reportagens sobre postos de combustível, vamos ter erros somados até maiores que os do CB e ainda estaremos iludidos de que estamos fazendo a medição do único modo correto.

Isso posto, vamos ao que interessa: O melhor indicador de consumo é o número do Inmetro.

O trabalho do Inmetro padroniza os trajetos e os motoristas e, para não termos números de consumo com gasolina e etanol, na cidade e na estrada, o Inmetro indica o consumo energético do carro, no caso do HB20S 2015 esse consumo é de 1,78 MJ/km.

Agora ficou fácil, todos os carros com consumo energético menor que 1,78 MJ/km são mais econômicos que o HB20S.

Entre outros, são eles:
Audi A1 1.4 DCT-7 2016, com 1,58 MJ/km
New Fiesta sedan 1.6 M-5, com 1,75 MJ/km
Ka+ 1.5 M-5, com 1,75 MJ/km

Segue a tabela completa:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx

Abraço,


Olá Bertoche,

Aproveito, inicialmente, para lhe parabenizar pela contribuição quanto ao link informado. Só conhecia estas informações por meio de tabelas em PDF, baixadas no site do Inmetro. Agora ficou mais fácil de consultar tais informações.

Havia dito que encerraria minha participação no tópico, até mesmo para que as discussões não se estendessem muito, pois acho que aqui já foram mencionadas e debatidas grande quantidade de ideias, suficientes para que qualquer um que consulte este tópico tire suas conclusões e reflita o que é melhor a seguir.

Entretanto, não poderia deixar de ressalvar algumas informações mencionadas por você:

* Primeiro, que lembro-me bem em ter citado as medições do Inmetro como referencia para justificar a "ilusória" medição de 12km/L em Etanol (totalmente fora da realidade do que mostra o Inmetro, de 9,3Km/L, na estrada e, 7,3km/L na cidade) e fui criticado por usar essa referência. Ainda continuo concordando que essas informações do Inmetro tem relevância, embora que, com o uso contínuo do carro acontecerão variações nessa medição por conta de diversos fatores (modo de direção, estado da via, os erros de bomba e hodômetro que você mencionou, etc.)

* Segundo, não estou querendo afirmar que o método que mencionei é o único correto, assim como, você não pode afirmar que o desvio do CB é de apenas 10% a ser considerado, mas posso acreditar que este método de anotação manual, indicado até por mecânicos e outros profissionais da área, para mim, seja o mais preciso possível considerando que erros de bomba e/ou hodômetro podem não ser uma regra geral, até mesmo porque se assim fosse, incorreria em crime de leso aos direitos de consumidores.

* Terceiro, não sei se devo considerar o indicativo de consumo energético, puro e simplesmente, como base para eu definir se um carro é mais econômico do que o outro. Se alguém teve a curiosidade de checar, as tabelas do Inmetro mostram um consumo energético para o modelo Sedan (HB20S = 1,78MJ/km) menor que o do Hatch (HB20 = 1,79 MJ/km). Isso me sugere que o Hatch, com seu chassi mais leve e motor de mesma potência consome ainda menos combustível do que uma Sedan mais pesado? Perdoe-me se estou sendo leigo na análise, mas é difícil de acreditar!

Em comparação - Um Toyota Corolla, categoria Sedan Grande, tem eficiência energética de 1,92 MJ/km para um motor 2.0, e consegue fazer 12,6 km/L de gasolina na estrada, ou ainda, o 1.8 manual que faz 13,2 Km/L em seus 1,87 MJ/km de consumo energético, ambos com maior consumo energético, mas com melhor consumo de combustível do que o HB20S 1.6 que é Sedan Médio, faz 12,9 km/L a 1,78 MJ/km em estrada (fonte: Inmetro), considerando ainda que ele é menor e mais leve que o Corolla, por exemplo. Como você me explicaria isso, amigo???

O fato é que, independente do que se acredita ser o melhor método, das comparações e de todas as variações possíveis a ser consideradas, uma coisa posso lhe afirmar e creio que muitos aqui concordarão: O HB20 ou S ainda não pode ser considerado um carro econômico.

Abraço a todos.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 16:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
maycondgp escreveu:
Olá Bertoche,
Aproveito, inicialmente, para lhe parabenizar pela contribuição quanto ao link informado. Só conhecia estas informações por meio de tabelas em PDF, baixadas no site do Inmetro. Agora ficou mais fácil de consultar tais informações.

Disponha, maycon.

maycondgp escreveu:
...
* Primeiro, que lembro-me bem em ter citado as medições do Inmetro como referencia para justificar a "ilusória" medição de 12km/l em Etanol (totalmente fora da realidade do que mostra o Inmetro, de 9,3Km/l, na estrada e, 7,3km/l na cidade) e fui criticado por usar essa referência. Ainda continuo concordando que essas informações do Inmetro tem relevância, embora que, com o uso contínuo do carro acontecerão variações por conta de diversos fatores (modo de direção, estado da via, os erros de bomba e hodômetro que você mencionou, etc.)

Você está misturando duas coisas diferentes. Uma coisa é a média que eu ou qualquer outro tenha conseguido com o HB20 e outra coisa é o "consumo padronizado" que ele faz. Todas as nossas médias são pessoais e temporais, enquanto as médias do Inmetro são calculadas segundo critérios que visam excluir os dados subjetivos (do sujeito, do trânsito, do percurso, etc.). Nós só poderemos fazer médias do primeiro tipo e o Inmetro deve só fazer as do segundo tipo.

maycondgp escreveu:
...Um HB20 jamais fará 13km/l com etanol nem mesmo na estrada, nem mesmo o fará com gasolina. Viajei mais de 1.200 km de estrada na minha última férias e a média real de consumo (aquela que você enche o tanque e anota a quilometragem) não ultrapassou os 11,5 km/l com gasolina...

No seu comentário neste tópico você disse que JAMAIS um HB20 faria 13 km/l, nem com gasolina, o que não é verdade, pois eu mesmo já fiz 16 km/l com etanol (percurso Andradina/Três Lagoas - 27,2 km).

maycondgp escreveu:
...
* Segundo, não estou querendo afirmar que o método que mencionei é o único correto, assim como, você não pode afirmar que o desvio do CB é de apenas 10% a ser considerado, mas posso acreditar que este método de anotação manual, indicado até por mecânicos e outros profissionais da área, para mim, seja o mais preciso possível considerando que erros de bomba e/ou hodômetro podem não ser uma regra geral, até mesmo porque se assim fosse, incorreria em crime de leso aos direitos de consumidores....

A bomba é quase impossível para nós mortais aferirmos, mas e o odômetro do seu carro, vc já verificou?
Em uma estrada reta e sinalizada, verifique quando passa uma tabuleta de km e veja no odômetro do seu carro em que casa decimal passa a placa.
Verifique novamente depois de 10 km e faça a conta.
Em alguns carros o erro é surpreendente e nunca vi nenhum executivo de montadora ser preso por lesar o consumidor dessa forma. No caso daquela média de 16 km/l que lhe falei, fazendo os cálculos na bomba o resultado foi 15,3 km/l, o que representou um erro de 4,38%. Bem menor que 10%.

O HB20 é o meu primeiro carro com CB e não vou ficar fazendo contas a todo abastecimento.
Aliás o BlueNav até tem um programinha para isso, mas se não posso confirmar a exatidão da bomba, de que adianta?
Além disso, não estou preocupado com o consumo do meu carro. De vez em quando brinco de economizar, mas só de farra mesmo.

maycondgp escreveu:
...
* Terceiro, não sei se devo considerar o indicativo de consumo energético, puro e simplesmente, como base para eu definir se um carro é mais econômico do que o outro. Se alguém teve a curiosidade de checar, na tabela está mostrando um consumo energético para o modelo Sedan (HB20S = 1,78MJ/km) menor que o do Hatch (HB20 = 1,79 MJ/km). Isso me sugere que o Hatch, com seu chassi mais leve e motor de mesma potência consome ainda menos combustível do que uma Sedan, mais pesado? Perdoe-me se estou sendo leigo na análise, mas é difícil de acreditar!

Maycon, como já disse aqui, não há nada feito por humanos que esteja livre de erros, mas a gente deve analisar os dados disponíveis e procurar, como vc fez, as incoerências.

Nesse caso específico, não é preciso haver erro, porque como o HB20S tem um coeficiente aerodinâmico menor do que o do Hatch, ele pode sim, mesmo sendo mais pesado, ter um consumo energético menor.
Nesse caso, inclusive, estamos falando de uma diferença irrisória de 0,5% e que em função dos arredondamentos (duas casa decimais) da tabela do Inmetro, pode, na realidade, ainda ser menor que isso.

maycondgp escreveu:
Em comparação - Um Toyota Corolla, categoria Sedan Grande, tem eficiência energética de 1,92 MJ/km para um motor 2.0, e consegue fazer 12,6 km/l de gasolina, ou ainda, o 1.8 manual que faz 13,2 Km/litros em seus 1,87 MJ/km de consumo energético, ambos com maior consumo energético, mas com melhor consumo de combustível do que o HB20S que é Sedan Médio, menor e mais leve por exemplo. Como você me explicaria isso amigo???

Maycon, na verdade os dados de consumo do Inmetro são:
Para o Corolla 1.8 Manual:
etanol cidade 7,3 etanol estrada 9,1 gasolina cidade 10,7 e gasolina estrada 13,2 com consumo energético de 1,87.
Para o Corolla 2.0:
etanol cidade 7,2 etanol estrada 8,8 gasolina cidade 10,5 e gasolina estrada 12,6 com consumo energético de 1,92.
E para o HB20S 1.6:
etanol cidade 7,9 etanol estrada 9,3 gasolina cidade 11,5 e gasolina estrada 12,9 com consumo energético de 1,78.

Então o Corolla não tem consumo melhor que o HB20S.
Em apenas uma situação o 1.8 (na estrada com gasolina) gasta 2,27% menos que o HB20S.
Em compensação o HB20S é 8,22% melhor na cidade com etanol, 2,15% melhor na estrada com etanol e 6,96% melhor na cidade com gasolina, resultando na média, segundo ainda a tabela do Inmetro, um consumo energético do HB20S 5% menor que o do Corolla 1.8.

maycondgp escreveu:
O fato, amigo, é que independente do que se acredita ser o melhor método, das comparações e de todas as variações possíveis a ser consideradas, uma coisa posso lhe afirmar e creio que muitos aqui concordarão: O HB20 ou S ainda não pode ser considerado um carro econômico.

Maycon, nesse caso você está manifestando a mesma opinião da tabela do Inmetro, que embora mostrando que o HB20S tenha consumo energético menor do que o Corolla, concedeu ao Corolla o Selo COMPET de Eficiência Energética, mesmo indicando pelos dados que o HB20S é mais econômico. Certamente ela levou em consideração o porte do carro.

Não existem ainda dados do HB20S 2016, mas considerando que o HB20 2016 melhorou 4% o seu consumo energético em relação ao modelo anterior (e assim recebeu o Selo COMPET), é de se imaginar que o HB20S 2016 também tenha melhorado sua performance.

Abraço forte e desculpe a extensão (inevitável) da resposta.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 18:42 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Jan 2016 21:02
Mensagens: 1345
Localização: Rio de Janeiro HB20 X Premium 2016
Maycon,

sem querer te corrigir, mas o Corolla é considerado médio e não grande. Ele para o seu porte, é bem econômico. Os japas sabem fazer carros sem beber muito, tanto é que eles entraram com tudo nos Estados Unidos e uma das razões, foi essa.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 17 Mar 2016 19:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Somente complementando o relato do colega Eduardo, conheço bem já de longa data o mercado norte americano de veículos e lá já se consolidaram como famosos na economia de combustível e tb na boa qualidade deles nesse mercado, tanto os carros compactos e médios japoneses como os alemães e a briga sempre foi entre eles e nunca contra os americanos que quase sempre perdem nesses comparativos ...

Inclusive até os veículos sul coreanos tb já estão abrindo seu sólido caminho nesse cobiçado mercado consumidor !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s
MensagemEnviado: 18 Mar 2016 18:10 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Jan 2015 23:17
Mensagens: 104
Eduardo Thadeu escreveu:
Maycon,

sem querer te corrigir, mas o Corolla é considerado médio e não grande. Ele para o seu porte, é bem econômico. Os japas sabem fazer carros sem beber muito, tanto é que eles entraram com tudo nos Estados Unidos e uma das razões, foi essa.

Eduardo,

Consulte a tabela do Inmetro, não sou eu que estou classificando. Na minha concepção era pra ser MÉDIO, mas esta não é a opinião do órgão.

Postado via Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 428 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB