maycondgp escreveu:
Olá Bertoche,
Aproveito, inicialmente, para lhe parabenizar pela contribuição quanto ao link informado. Só conhecia estas informações por meio de tabelas em PDF, baixadas no site do Inmetro. Agora ficou mais fácil de consultar tais informações.
Disponha, maycon.
maycondgp escreveu:
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* Primeiro, que lembro-me bem em ter citado as medições do Inmetro como referencia para justificar a "ilusória" medição de 12km/l em Etanol (totalmente fora da realidade do que mostra o Inmetro, de 9,3Km/l, na estrada e, 7,3km/l na cidade) e fui criticado por usar essa referência. Ainda continuo concordando que essas informações do Inmetro tem relevância, embora que, com o uso contínuo do carro acontecerão variações por conta de diversos fatores (modo de direção, estado da via, os erros de bomba e hodômetro que você mencionou, etc.)
Você está misturando duas coisas diferentes. Uma coisa é a média que eu ou qualquer outro tenha conseguido com o HB20 e outra coisa é o "consumo padronizado" que ele faz. Todas as nossas médias são pessoais e temporais, enquanto as médias do Inmetro são calculadas segundo critérios que visam excluir os dados subjetivos (do sujeito, do trânsito, do percurso, etc.). Nós só poderemos fazer médias do primeiro tipo e o Inmetro deve só fazer as do segundo tipo.
maycondgp escreveu:
...Um HB20 jamais fará 13km/l com etanol nem mesmo na estrada, nem mesmo o fará com gasolina. Viajei mais de 1.200 km de estrada na minha última férias e a média real de consumo (aquela que você enche o tanque e anota a quilometragem) não ultrapassou os 11,5 km/l com gasolina...
No seu comentário neste tópico você disse que JAMAIS um HB20 faria 13 km/l, nem com gasolina, o que não é verdade, pois eu mesmo já fiz 16 km/l com etanol (percurso Andradina/Três Lagoas - 27,2 km).
maycondgp escreveu:
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* Segundo, não estou querendo afirmar que o método que mencionei é o único correto, assim como, você não pode afirmar que o desvio do CB é de apenas 10% a ser considerado, mas posso acreditar que este método de anotação manual, indicado até por mecânicos e outros profissionais da área, para mim, seja o mais preciso possível considerando que erros de bomba e/ou hodômetro podem não ser uma regra geral, até mesmo porque se assim fosse, incorreria em crime de leso aos direitos de consumidores....
A bomba é quase impossível para nós mortais aferirmos, mas e o odômetro do seu carro, vc já verificou?
Em uma estrada reta e sinalizada, verifique quando passa uma tabuleta de km e veja no odômetro do seu carro em que casa decimal passa a placa.
Verifique novamente depois de 10 km e faça a conta.
Em alguns carros o erro é surpreendente e nunca vi nenhum executivo de montadora ser preso por lesar o consumidor dessa forma. No caso daquela média de 16 km/l que lhe falei, fazendo os cálculos na bomba o resultado foi 15,3 km/l, o que representou um erro de 4,38%. Bem menor que 10%.
O HB20 é o meu primeiro carro com CB e não vou ficar fazendo contas a todo abastecimento.
Aliás o BlueNav até tem um programinha para isso, mas se não posso confirmar a exatidão da bomba, de que adianta?
Além disso, não estou preocupado com o consumo do meu carro. De vez em quando brinco de economizar, mas só de farra mesmo.
maycondgp escreveu:
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* Terceiro, não sei se devo considerar o indicativo de consumo energético, puro e simplesmente, como base para eu definir se um carro é mais econômico do que o outro. Se alguém teve a curiosidade de checar, na tabela está mostrando um consumo energético para o modelo Sedan (HB20S = 1,78MJ/km) menor que o do Hatch (HB20 = 1,79 MJ/km). Isso me sugere que o Hatch, com seu chassi mais leve e motor de mesma potência consome ainda menos combustível do que uma Sedan, mais pesado? Perdoe-me se estou sendo leigo na análise, mas é difícil de acreditar!
Maycon, como já disse aqui, não há nada feito por humanos que esteja livre de erros, mas a gente deve analisar os dados disponíveis e procurar, como vc fez, as incoerências.
Nesse caso específico, não é preciso haver erro, porque como o HB20S tem um coeficiente aerodinâmico menor do que o do Hatch, ele pode sim, mesmo sendo mais pesado, ter um consumo energético menor.
Nesse caso, inclusive, estamos falando de uma diferença irrisória de 0,5% e que em função dos arredondamentos (duas casa decimais) da tabela do Inmetro, pode, na realidade, ainda ser menor que isso.
maycondgp escreveu:
Em comparação - Um Toyota Corolla, categoria Sedan Grande, tem eficiência energética de 1,92 MJ/km para um motor 2.0, e consegue fazer 12,6 km/l de gasolina, ou ainda, o 1.8 manual que faz 13,2 Km/litros em seus 1,87 MJ/km de consumo energético, ambos com maior consumo energético, mas com melhor consumo de combustível do que o HB20S que é Sedan Médio, menor e mais leve por exemplo. Como você me explicaria isso amigo???
Maycon, na verdade os dados de consumo do Inmetro são:
Para o Corolla 1.8 Manual:etanol cidade 7,3 etanol estrada 9,1 gasolina cidade 10,7 e gasolina estrada 13,2 com consumo energético de 1,87.
Para o Corolla 2.0:etanol cidade 7,2 etanol estrada 8,8 gasolina cidade 10,5 e gasolina estrada 12,6 com consumo energético de 1,92.
E para o HB20S 1.6:etanol cidade 7,9 etanol estrada 9,3 gasolina cidade 11,5 e gasolina estrada 12,9 com consumo energético de 1,78.
Então o Corolla não tem consumo melhor que o HB20S.
Em apenas uma situação o 1.8 (na estrada com gasolina) gasta 2,27% menos que o HB20S.
Em compensação o HB20S é 8,22% melhor na cidade com etanol, 2,15% melhor na estrada com etanol e 6,96% melhor na cidade com gasolina, resultando na média, segundo ainda a tabela do Inmetro, um consumo energético do HB20S
5% menor que o do Corolla 1.8.
maycondgp escreveu:
O fato, amigo, é que independente do que se acredita ser o melhor método, das comparações e de todas as variações possíveis a ser consideradas, uma coisa posso lhe afirmar e creio que muitos aqui concordarão: O HB20 ou S ainda não pode ser considerado um carro econômico.
Maycon, nesse caso você está manifestando a mesma opinião da tabela do Inmetro, que embora mostrando que o HB20S tenha consumo energético
menor do que o Corolla, concedeu
ao Corolla o Selo COMPET de Eficiência Energética, mesmo indicando pelos dados que o HB20S é mais econômico. Certamente ela levou em consideração o porte do carro.
Não existem ainda dados do
HB20S 2016, mas considerando que o
HB20 2016 melhorou
4% o seu consumo energético em relação ao modelo anterior (e assim recebeu o Selo COMPET), é de se imaginar que o HB20S 2016 também tenha melhorado sua performance.
Abraço forte e desculpe a extensão (inevitável) da resposta.