welson santos escreveu:
Meus caros, eu acho que deveria zerar, isso sim que é mais lógico. Ora se consumo=distância/Litros de combustível, então distância=consumo x Litros de combustível. Quando se enche o tanque: 50 Litros x (consumo?) = distância(autonomia). Qual o consumo q o comp. de bordo usa para calcular a autonomia, se o próprio consumo médio zera ao completa o tanque? Matematicamente, um valor depende do outro, se um ZERA o outro deveria zerar. Pura matemática: 50 x zero = zero!!!. À medida que os valores de cons. média iam variando (aumentando ou diminuindo) a autonomia, a partir de zero, deveria variar na mesma proporção. Antes desse HB20s eu tinha um renault symbol, e acontecia exatamente isso. É pura matemática. Quando se enche o tanque do HB20s a autonomia aumenta, vamos considerar 500 (km). Ora! se o consumo médio vai zerar logo que o carro atingir 1,5 km/l (manual), esses 500 (km) deveriam zerar também, veja: 500km/50L = 10km/L (cons. médio) (lembres-se que esse valor agora é zero). Como pode isso ???
Vamos Por partes...
As tuas equações estão corretas...
consumo = distância/Litros de combustível e isolando obviamente a distância= consumo x Litros de combustível, até aí tudo bem!
Quanto a dúvida que tu lançou sobre o cálculo da autonomia, no HB20 o consumo que o CB usa para calcular sua autonomia é a média dos últimos 3 abastecimentos, ele os armazena e os usa para fazer o cálculo, logo que vc abastece, e daí vc já tem uma "prévia" da autonomia baseada nas tuas últimas médias de consumo, simples assim, é a forma mais precisa e inteligente que vejo para uma precisa média.
Porém este este CB é tão bem pensado, que ainda tem outro porém, as vezes tuas últimas 3 médias são de cidade (ex.: 10,5Km/Lt) e você abastece e pega a estrada, num primeiro momento tua autonomia é de +ou- 525KM (50 x 10,5) porém quando vc vai fazendo uma média maior (ex.: 14Km/lt) ele automaticamente reconhece sua maior média e aumenta a sua autonomia.
Acho que agora tu entendeu...