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 Título: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógico?
MensagemEnviado: 06 Jun 2015 19:51 
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Boa noite pessoal, alguém saberia dizer se o Ar Condicionado do HB20S identifica a temperatura do habitáculo e esta antes do máximo (fim do azul) se o compressor é desligado na temperatura de conforto para economia de combustível ou se ele usa a água do arrefecimento para fazer esse controle da temperatura deixando o compressor sempre ligado ?

Fiquei com essa curiosidade pq no PolO que eu tinha o ar NÃO era o Ar Digital (Climatronic), mas sim o Ar Climatic, com o mesmo tipo de botão giratório para termostato e ele fazia esse controle eletrônico pelo compressor. Eu mesmo cheguei a desmontar o painel dele certa vez para dar uma limpada nos componentes eletrônicos e tive a certeza do mecanismo elétrico.

Como o botão do HB20 gira dando pequenos "pulinhos" (que não lembra nada o puxar de um cabo registro, por exemplo), me lembrou o "girar" do PolO Climatic e pensei: quem sabe este também não é eletrônico embora usando uma interface analógica (como no PolO) !!!

Será que alguém já viu o painel no setor do ar condicionado desmontado, teria essa informação :idea: ? Torço para que seja assim... Economia de combustível nunca é demais!

Vlww

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 07 Jun 2015 13:46 
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Boa dúvida!

Fiquei curioso também.

Caso ninguém saiba a resposta, talvez enviando um e-mail para a Hyundai eles possam responder.

Abraços,

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 07 Jun 2015 14:11 
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Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
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Ricardo de Melo escreveu:
Boa dúvida!

Fiquei curioso também.

Caso ninguém saiba a resposta, talvez enviando um e-mail para a Hyundai eles possam responder.

Abraços,

Acho uma boa ideia, Ricardo!

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 07 Jun 2015 14:49 
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Lamento achar que não, porque com o botão da temperatura na posição 10h (no meio do azul início do vermelho) e a tecla A/C desligada, tenho a impressão clara e desagradável de sair ar quente pelos difusores. Ou seja, estaria passando água quente pelo sistema.

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 07 Jun 2015 17:40 
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Ja desmontaram o meu AR na CSS para trocar a ''serpentina'' interna. ( tem um nome técnico, condensador creio eu..enfim)

O sistema é simples mas inteligente.

A agua quente passa no sistema 100% do tempo...logo não existe torneirinhas malditas para dar vazamento.

O ar passa pelo filtro de ar interno e passa pelo radiador frio do ar condicionado, e depois passa pelo radiador quente e sai pra cabine.

Se vc deixar o carro na posição 100% quente o ar vai ser desviado por uma portinhola e vai passar só pelo ar quente...se vc virar para o Azul ele passa só pelo radiador Frio. Se vc deixa no meio a meio passa pelos 2, por isso para desembaçar quando a coisa ta muito feia depois de horas namorando, é melhor deixar o Ar ligado e o termostato no meio, pois o ar vai ser secado pelo ar frio e mais secado ainda pelo ar quente.

Por isso se vc ligar o ar quente e ao mesmo tempo ligar o arcondicionado e virar 100% para o lado vermelho... o ar não vai ficar mais quente ou menos quente se o arcond estiver ligado ou não...
... o que indica que o sistema não é aquele onde o ar sempre passa pelo ar frio, sendo depois aquecido novamente caso vc queira. ( neste caso, se vc está no inverno e esqueça de desligar o compressor do arcond vc não teria essa perda de desempenho no aquecimento, pois o ar não teria passado e sido resfriado para depois ser aquecido).

O porém eh que se vc usa o ar quente e esquece de deixar ventilar depois o sistema, pode dar aquele cheiro de carro úmido, por isso sempre façam as manhas de deixar a ventoinha ligada no lado frio de vez enquando para secar o sistema. E façam higienização a cada 1 ano !
Fizeram por cortesia na CSS quando deu pau no meu ar. Usaram ozonio que eh o melhor sistema. Não deixa cheiro de lavanda mas eh bom para quem tem alergias ! Cobram 100 paus quando é feito sem ser cortesia e o preço é a média do mercado.

E o sistema usa um cabo metálico para virar/abrir/fechar a portinhola. É um sistema simples mas tido como dos menos chatos para manutenção e eh dos mais usados atualmente.
A diferença pro automatico é que a portinhola não eh acionada por sistema eletrico e automatico, e sim manual.


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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 07 Jun 2015 18:00 
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Registrado em: 19 Fev 2015 18:53
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bernardo_bee escreveu:
Ja desmontaram o meu AR na CSS para trocar a ''serpentina'' interna. ( tem um nome técnico, condensador creio eu..enfim)

O sistema é simples mas inteligente.
...
E o sistema usa um cabo metálico para virar/abrir/fechar a portinhola. É um sistema simples mas tido como dos menos chatos para manutenção e eh dos mais usados atualmente.
A diferença pro automatico é que a portinhola não eh acionada por sistema eletrico e automatico, e sim manual.


Obrigado a todos que contribuíram com o tópico!

E poxa, que pena. Se o sistema usa o cabo metálico para controle da mistura é pq não tem termostato eletrônico mesmo.
Na verdade deste jeito em relação ao compressor não existe termostato nenhum! O bicho fica ligado o tempo todo se o botão estiver acionado.

Eu não compreendo esse tipo de economia no ar condicionado de automóveis... A interface poderia ser analógica como é, mas um termostato tinha de ter! Essa não pode ser desculpa por não ser Ar Eletrônico.

Imagine o ar da nossa casa sem um termostato (mesmo os aparelhos sem controle remoto, não eletrônicos), a conta de energia gorda que seria com ele ligado o tempo todo! É imperdoável isso.

Eu trocaria meu Cluster Ionizer por um Termostato! :lol: :lol: :lol:

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 08 Jun 2015 08:01 
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juniorj escreveu:
Eu trocaria meu Cluster Ionizer por um Termostato! :lol: :lol: :lol:


Eu não trocaria, pois é um dos motivos pelos quais escolhi o Premium, mas também gostaria muito de um termostato.
Abraço,

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 08 Jun 2015 18:44 
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juniorj escreveu:
bernardo_bee escreveu:
Ja desmontaram o meu AR na CSS para trocar a ''serpentina'' interna. ( tem um nome técnico, condensador creio eu..enfim)

O sistema é simples mas inteligente.
...
E o sistema usa um cabo metálico para virar/abrir/fechar a portinhola. É um sistema simples mas tido como dos menos chatos para manutenção e eh dos mais usados atualmente.
A diferença pro automatico é que a portinhola não eh acionada por sistema eletrico e automatico, e sim manual.


Obrigado a todos que contribuíram com o tópico!

E poxa, que pena. Se o sistema usa o cabo metálico para controle da mistura é pq não tem termostato eletrônico mesmo.
Na verdade deste jeito em relação ao compressor não existe termostato nenhum! O bicho fica ligado o tempo todo se o botão estiver acionado.

Eu não compreendo esse tipo de economia no ar condicionado de automóveis... A interface poderia ser analógica como é, mas um termostato tinha de ter! Essa não pode ser desculpa por não ser Ar Eletrônico.

Imagine o ar da nossa casa sem um termostato (mesmo os aparelhos sem controle remoto, não eletrônicos), a conta de energia gorda que seria com ele ligado o tempo todo! É imperdoável isso.

Eu trocaria meu Cluster Ionizer por um Termostato! :lol: :lol: :lol:


TEM UM TERMÔMETRO SIM !!!
Não expliquei essa parte...esqueci.

tem um sensor o que fica medindo a temperatura na serpentina interna. Ela mede a temp para ver quando deve desarmar o compressor ! Ele NÂO fica ligado o tempo todo. Esse sensor evita que a serpentina congele. Tem casos de congelamento mas ou o sensor não estava medindo a temperatura correta ou o congelamento ocorreu em outra parte do sistema que o sensor não alcançou.

Por isso se vc ficar do lado de fora do carro vai sentir ele armando e desarmando o compressor ao longo do tempo.


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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 08 Jun 2015 19:02 
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Registrado em: 19 Fev 2015 18:53
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bernardo_bee escreveu:

TEM UM TERMÔMETRO SIM !!!
Não expliquei essa parte...esqueci.

tem um sensor o que fica medindo a temperatura na serpentina interna. Ela mede a temp para ver quando deve desarmar o compressor ! Ele NÂO fica ligado o tempo todo. Esse sensor evita que a serpentina congele. Tem casos de congelamento mas ou o sensor não estava medindo a temperatura correta ou o congelamento ocorreu em outra parte do sistema que o sensor não alcançou.

Por isso se vc ficar do lado de fora do carro vai sentir ele armando e desarmando o compressor ao longo do tempo.


Oh meu Deus, tem luz no fim desse túnel! Kkkk
Muito bom saber disso. Só q agora precisamos saber qual será essa temperatura de congelento q eles monitoram no Evaporador. Se essa temperatura de congelamento estiver na casa dos 18c aos 22c pro habitáculo, então mesmo que com temperatura fixa, nós habemus termostatus! Hahahaha

Pior que um email pra hyundai pra perguntar dessa temperatura acho muito difícil deles saberem informar (ou não, se tiverem resposta para qual temperatura o ar do carro atinge); mas o ideal seria um técnico de concessionária ter essa informação.

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 Título: Re: Controle de Temperatura do AC é Eletrônico porém analógi
MensagemEnviado: 08 Jun 2015 19:34 
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juniorj escreveu:
bernardo_bee escreveu:

TEM UM TERMÔMETRO SIM !!!
Não expliquei essa parte...esqueci.

tem um sensor o que fica medindo a temperatura na serpentina interna. Ela mede a temp para ver quando deve desarmar o compressor ! Ele NÂO fica ligado o tempo todo. Esse sensor evita que a serpentina congele. Tem casos de congelamento mas ou o sensor não estava medindo a temperatura correta ou o congelamento ocorreu em outra parte do sistema que o sensor não alcançou.

Por isso se vc ficar do lado de fora do carro vai sentir ele armando e desarmando o compressor ao longo do tempo.


Oh meu Deus, tem luz no fim desse túnel! Kkkk
Muito bom saber disso. Só q agora precisamos saber qual será essa temperatura de congelento q eles monitoram no Evaporador. Se essa temperatura de congelamento estiver na casa dos 18c aos 22c pro habitáculo, então mesmo que com temperatura fixa, nós habemus termostatus! Hahahaha

Pior que um email pra hyundai pra perguntar dessa temperatura acho muito difícil deles saberem informar (ou não, se tiverem resposta para qual temperatura o ar do carro atinge); mas o ideal seria um técnico de concessionária ter essa informação.


Então esse termômetro mede apenas a temperatura da serpentina. O sensor fica literalmente grudado nela. A temp pelo que sei fica por volta de 5 a 10 graus célsius, e é desligado quando a temp atinge 4 graus. ( depende de cada sistema ) ai quando atinge tal temperatura o compressor é desligado.

Mas isso é a proteção do sistema de AC. Nada tem haver com a temperatura que sai na boca dos 4 difusores de ar da cabine. E não siginfica que o ar é automático ou coisa do tipo. Até AC dos anos 80 tem esse sistema. Alguns sistemas contam também com sensor de temp externa, mesmo que o carro não exiba essa temp. Pois novamente é apenas para a central do AC e para proteção dele. EM casos de frio extremo no lado externo a central do ar pode se negar a ligar o AC.

A temperatura do habitáculo vai variar de acordo com a capacidade de manter o interior gelado sem ao mesmo tempo congelar o sistema, que poderia destruir o mesmo. Creio que esse AC deixe o carro com talvez 16 graus talvez. Mais que isso ele não consegue sem congelar o sistema.

mas lembrando o AC NÃO É AUTOMÁTICO. Sistemas convencionais desde sempre tem esse sensor. Até o Ar da casa da minha vó dos anos 80 desliga o compressor depois de um tempo para proteger o sistema de congelamento.


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