Roberto Bertoche escreveu:
Boa tarde, jonathandt.
Realmente o que você disse procede, que os pneus gastam mais a parte central do que as bordas quando estão com pressão maior do que a recomendada pelo fabricante.
Se eu percebesse isso a tempo no meu carro, diminuiria 1 ou 2 libras na pressão recomendada.
Quanto à possibilidade de um desgaste maior no centro do pneu que nas bordas, não há chance disso ocorrer por falha no alinhamento das rodas.
Falta de alinhamento só pode ocasionar desgaste prematuro nas beiradas do pneu, nunca no centro.
Quanto ao resto do que diz o Ianis, isso muito me surpreende.
Ianis, você acha mesmo que basta não sentir a direção puxar para lado nenhum que isso garante que as rodas estão alinhadas?
Pelamor...
Outra, você acha que manter o alinhamento desde a fabricação é melhor do que a cada 10 mil km mandar conferir e corrigir se estiver errado?
Pelamor...de novo.
Alinhamento de rodas é algo corriqueiro e simples, não esse bicho de 7 cabeças de que se mexeu nisso ferrou tudo.
As suspensões dos carros são feitas de modo que se possam conferir essas exatas medidas e garantir que fiquem alinhadas no padrão especificado pela fábrica.
Não é vantagem nenhuma nunca ter mexido no alinhamento.
Ao contrário, se o carro tem já 38 mil km e nunca alinhou rodas, tenho certeza que já passou da hora...
Deixa de ser muquirana, Ianis, e manda ao menos conferir.
Dizem, mas eu não sei, que mineiro é que é desconfiado desse tanto.
Abraço,
Então Bertoche, eu já estou com muitos cabelos brancos na cabeça de estar envolvido com manutenção automotiva desde quando eu era ainda um adolescente, por isso posso falar aqui com alguma segurança que salvo raras excessões, os atuais serviços de alinhamento de direção tanto do eixo dianteiro como dos eixos traseiros se for o caso, infelizmente ainda DEIXAM MUITO A DESEJAR, exatamente pq dentre os motivos que explicarei, na maioria dos casos, essas máquinas de alinhamento necessitam de uma manutenção periódica para serem realizadas a recalibração técnica delas.
E quanto a fato de que o que eu escrevo lhe surpreende, é pq vc cuida e trata do seu veículo bem diferente de mim, então ou vc estaria correto e eu o errado ou o contrário, mas nesse caso, eu aposto que vc é quem está agindo errado na manutenção preventiva do seu HB20 e confiando demais nos profissionais das CCS que cuidam dele achando que tudo o que eles fazem e propõe a fazer no seu veículo sempre está correto, perfeito e sem falhas ...
E quanto a geometria de direção, sabemos que muitíssimo poucas dessas máquinas que fazem alinhamentos recebem essa posterior manutenção de calibração por motivos de uma simples redução de custos.
Além disso, sabemos tb que cada máquina de alinhar tem as suas particularidades de funcionamento e de operação e se o profissional que a opera não for enviado pela sua empresa até a respectiva fábrica ou centro de treinamento dessa máquina para ele fazer esse treinamento específico com ela e se familiarizar 100% com a funcionalidade dela, NADA FEITO e é justamente por essa razão que eu não confio em alinhamentos feitos por aí, mas como já falei aqui, sempre existem sim as louváveis excessões, mas na maioria dos casos, os alinhamentos não ficam perfeitos como os de fábrica.
E como eu já disse, se vc tem um veículo que foi retirado zero KM e vc é cuidadoso com ele, trafega evitando os buracos profundos ou se cai em algum, não o faz com as rodas nem um pouco freadas, evita ao máximo de subir em guias de calçadas e em outras situações semelhantes e desfavoráveis para se manter o correto e ideal alinhamento de fábrica, é capaz de vc rodar uns 100000 kms com o alinhamento original de fábrica sem precisar de realinhar o veículo.
Mas lembrem-se que se for trocada alguma bucha, pivô ou terminal do sistema de suspensão e de direção, ADEUS alinhamento de fábrica e vc terá de rezar para achar um capacitado profissional que conheça o sistema de direção e de suspensão do seu veículo, para assim ele ter a devida segurança para realizar um correto e ideal alinhamento do seu veículo.
E para vc ter mais uma ideia melhor da seriedade desse assunto, até nos casos onde se trocam as molas das suspensões para se rebaixar um pouco a altura geral do veículo, isso tb afeta todo o alinhamento do veículo que deverá obrigatoriamente nesses casos ser novamente refeito o alinhamento para que eles retornem aos mesmos valores originais de fábrica.
E se um veículo mostrar uma leve tendência de puxar para algum lado logo após uma queda forte em buracos ou o volante sair da sua posição original centrada, ou ainda em fradas mais fortes ele mostrar tendencia a desviar para algum lado, pode saber e até apostar que a direção saiu sim da sua posição original e ideal e nesses casos, será necessário sim refazer toda a geometria da direção e suspensão desse veículo pq algum valor dessa geometria saiu fora da sua posição original.
Foi por isso que eu fiz a recomendação acima, para se conservar ao máximo o alinhamento de direção e de suspensão original do seu veículo, pq se corre o risco sim desse serviço feito posteriormente por CCS ou outro centro de alinhamento não ficar 100% perfeito e não dá para se ter a plena certeza disso somente rodando com o veículo após esse serviço ser executado pq isso afeta ligeiramente a estabilidade geral do veículo além de tb ser a causa de se desgastar um pouco desigual as bandas de rodagens dos pneus e é necessária alguma quilometragem percorrida para se notar isso com certeza ...
Obs : É por essa razão que tanto o meu HB20 como o jetta ainda estão com os seus alinhamentos ORIGINALÍSSIMOS de fábrica e até agora nada saiu do seu devido lugar apesar dos CCS Hyundai e VW terem me oferecido por várias vezes durante as revisões para alinha-los e nesses casos eu apenas digo que "O VEICULO ESTÁ PERFEITO" e fim de papo !
Obs : Quanto a vc me chamar de muquirana, eu prefiro nem responder ou bater boca com vc para não ser interpretado como o chato e nem de indelicado ...
Mas é lógico que o alinhamento do meu HB20 está perfeito pq ele continua rodando como saiu da CCS quando ele ainda era zero KM, apesar dele já estar com mais de 38000 kms rodados, mas vc tem de considerar o cuidado que ele é conduzido por mim e pela minha esposa e tb não fazemos nunca nenhum tipo de off road nele como vc sugere fazer aqui com esse seu HB20X e nem ele andou levando pancadas fortes nas rodas ou nas suas suspensões ... rsrsrsrsrs!
Por isso que eu desafio o seu HB20X a estar mais bem alinhado do que o meu HB20, mas se vc topar, podemos até apostar uma quantia em $$$$$$$ para eu ver se vc é mesmo corajoso ou apenas um papudo, pq o que eu falo aqui eu garanto em qualquer lugar.
E vamos fazer diferente colega, já que vc não concorda com esses meus argumentos aqui, pq vc não me contradiz com os seus argumentos técnicos ?
Prove para mim que eu estou errado e vc o correto, assim, vou aguardar toda a sua argumentação técnica quando vc discordar de mim em qualquer assunto !!!
Pq o que vc me contradiz aqui nessa sua citação não tem absolutamente nada a ver e não há nenhuma comprovação técnica nessas suas citações que comprove que vc esteja correto.
E finalmente, não tem nada a ver ser mineiro ou paulista, pq o que eu já peguei de erro em serviços executados por CCS não é brincadeira, por isso que eu não confio mesmo e fico de cima de todos os meus veículos durante as revisões, bem diferente de vc que apenas confia e seja o que Deus quiser, então a diferença nossa é só essa ... rsrsrsrs!
É isso aí colega, abrç !