Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 18 Out 2017 18:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
FagnerAC escreveu:
Bom dia, pessoal.
Não encontrei nada sobre isso, então resolvi perguntar...
Fui em um sítio no feriado passado ( ô arrependimento...) e depois notei que o motor, ao abrir o capô, ficou todo empoeirado...

Há alguma restrição sobre lavar o motor ?



Boa noite colega FagnerAC !

Tecnicamente falando, não é recomendado lavar motor automotivo nenhum, pq essa é comprovadamente uma prática prejudicial a qualquer motor.

O que pode ser feito é vc usar uma pistola de ar comprimido, daquelas usadas em lavajatos e dar uns jatos de ar em todo o motor que isso já ajuda numa boa limpeza nele.

Mas em casos de motores muito sujos de poeira, barro ou oleo, pode ser feita uma lavagem técnica que seria à base de produtos detergentes e mais apropriados para isso e não apenas com água como isso pode sugerir.

E vários cuidados devem ser tomados antes de se iniciar essas lavagens técnicas do motor :

Ele deve estar completamente frio.

Não poderão ser aplicados esses produtos solventes em nenhum componente elétrico do motor, incluindo-se aqui alternador, motor de partida, sensores da injeção eletrônica, ECU e demais fiações e conexões elétricas.

E logo após essa cuidadosa lavagem com esses produtos especiais, deverá ser aplicado ar comprimido para seca-lo o máximo possível e em seguida, aplicar algum spray limpa-contato elétrico em todas essas partes elétricas do veículo.

Assim, devido a todas essas precauções necessárias, já dá para se ter uma ideia da seriedade que são essas limpezas e lavagens mais profundas nos motores dos veículos.

Obs : Lembrando aqui que a água é uma condutora de corrente elétrica, por isso que deve-se evitar usa-la como medida preventiva nas lavagens de quaisquer motores e assim evita-se algum possível curto-circuito nas peças elétricas dos veículos.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 18 Out 2017 19:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Paulo Clauzer escreveu:
Amigos!

NÃO lavem, lavei e tive um prejuízo enorme, no tocante aos sensores. Carro já não é mais o mesmo....acreditem uma única vez depois de dois anos! Fui orientado: Jato de ar, pincel, WD 40 e pano

Abraços


Aqui geralmente um paninho umido só pra tirar a poeira basicamente, já que não peguei barro e afins. Porém na ocasião da minha revisão, a CSS me ofertou uma lavagem completa (não só a lavagem comum da revisão), que incluía o motor, hidratação das borrachas e mangueiras e aplicação de um produto inibidor da presença de animais, pois eles suspeitaram que algum gato ou rato possa ter subido no motor em algum momento e que isso poderia evetualmente acarretar algum dano (nos chicotes principalmente).
Acabei fazendo a lavagem que ofereceram por precaução e me explicaram que iriam isolar módulo e outras partes sensíveis do motor para que não houvesse chance de problemas.
Enfim, a lavagem deixou o carro bem parecido com o q foi feito na epoca da entrega, mas dessa vez me custou R$120,00.

Inclusive estou procurando saber que produto inibidor é esse para usar algumas vezes no ano. Disseram que cada aplicação (que para humanos não tem cheiro), dura em torno de 4 meses.

Se alguém souber que produto é esse e me disser, agradeço imensamente.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 18 Out 2017 19:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Paulo Clauzer escreveu:
Amigos!

NÃO lavem, lavei e tive um prejuízo enorme, no tocante aos sensores. Carro já não é mais o mesmo....acreditem uma única vez depois de dois anos! Fui orientado: Jato de ar, pincel, WD 40 e pano

Abraços



Concordo 101% com essa dica, podem fazer assim que os motores muito irão agradecer por essa nossa nobre atitude !

Valeu, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 19 Out 2017 08:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Meu carro vai fazer 3 anos em dezembro e já fez 7 revisões.
Quando o motor está sujo peço para incluir sua limpeza na revisão.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 04 Dez 2017 08:05 
Offline

Registrado em: 04 Dez 2017 07:41
Mensagens: 2
FagnerAC escreveu:
Bom dia, pessoal.
Não encontrei nada sobre isso, então resolvi perguntar...
Fui em um sítio no feriado passado ( ô arrependimento...) e depois notei que o motor, ao abrir o capô, ficou todo empoeirado...

Há alguma restrição sobre lavar o motor ?



Fiquei 1 mês de férias rodando perto da praia e quando voltei lavei porque fiquei com medo da corrosão ... foi apenas essa vez.
Acredito que lavar pra tirar poeira, lama n valha a pena;

E graças a DEUsnão tive problemas..

_________________
HB20 premium AT branco 15/16 com 12 mil km.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 12 Jan 2018 22:11 
Offline

Registrado em: 19 Fev 2013 19:20
Mensagens: 36
Ah galera... para com isso... eu lavo pelo menos 2 vezes por ano moro no Rio.
Eu ja tive um gol carburado q sempre q eu lavava eu tinha q jogar gasolina no distribuidor na tampa pra tirar umidade.
depois um polo. nao tinha distribuidor... lavava motoro toda semana .. morava em sitio. estrada de chão. Nunca tive problemas.
Na minha parati turbo 1.0 16v eu já peguei agua na altura do retrovisor, ligeiramente acima do capo. uma das coisas mais surreais que passei na época que eu trabalhava com o carro.
Eu consegui chegar em casa tranquilo... melhor (com c na mão mas cheguei). no dia seguinte o carro pegou no estalo problema zero.
Sai de casa e estacionei no mercado, qnd voltei, a alavanca da macha ficou emperrada na segunda marcha. O carro era zero, tinha 20 dias. Liguei pro reboce da garantia e vieram pegar.
Nesse meio tempo meu irmão me liga e manda eu dar um tranco com o arranque, virar a chave sem pé na embreagem e da um tranco. Pronto, a marcha soltou. O guincho chegou meia hora depois, expliquei o acontecido e o cara falou q meu "plator colou" perguntou se eu peguei chuva agua, eu disse que sim.
ele foi embora e eu segui pra casa normal.
kkkkk
Eu lavo motor sim!!!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 13 Jan 2018 21:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
qandre escreveu:
Ah galera... para com isso... eu lavo pelo menos 2 vezes por ano moro no Rio.
Eu ja tive um gol carburado q sempre q eu lavava eu tinha q jogar gasolina no distribuidor na tampa pra tirar umidade.
depois um polo. nao tinha distribuidor... lavava motoro toda semana .. morava em sitio. estrada de chão. Nunca tive problemas.
Na minha parati turbo 1.0 16v eu já peguei agua na altura do retrovisor, ligeiramente acima do capo. uma das coisas mais surreais que passei na época que eu trabalhava com o carro.
Eu consegui chegar em casa tranquilo... melhor (com c na mão mas cheguei). no dia seguinte o carro pegou no estalo problema zero.
Sai de casa e estacionei no mercado, qnd voltei, a alavanca da macha ficou emperrada na segunda marcha. O carro era zero, tinha 20 dias. Liguei pro reboce da garantia e vieram pegar.
Nesse meio tempo meu irmão me liga e manda eu dar um tranco com o arranque, virar a chave sem pé na embreagem e da um tranco. Pronto, a marcha soltou. O guincho chegou meia hora depois, expliquei o acontecido e o cara falou q meu "plator colou" perguntou se eu peguei chuva agua, eu disse que sim.
ele foi embora e eu segui pra casa normal.
kkkkk
Eu lavo motor sim!!!!!

Seu relato é legal, já aconteceram muitas coisas assim comigo.
Mas enquanto alguns carros "gostam" mais de água e entram em alagamentos sem morrer, em outros, molha alguma coisa e eles param.
E isso é tudo que a gente não quer, né?!
Quantos carros a gente não vê parado nas chuvas grandes.

Quando se fala em lavar o motor, logo se imagina chegar nele com a mangueira ou a lavadora de pressão e tacar água em tudo, lavar tudo.
E a água vem de outra direção que a normal de um alagamento e dependendo de como for pode entrar onde não deve.
Então o certo não é dizer LAVAR o motor e sim, LIMPAR o motor.

Isso, se precisasse, eu faria sim, limparia com todo o cuidado e o menos água possível.
Pano úmido, pincel, pano seco, e pouco "produto".
O mais comum é eles estragarem alguma coisa.

Mais seguro para nós, solicitamos limpar nas revisões na ccss a cada 10.000 km, e isso sempre foi suficiente para manter os motores limpos.

Nossos carros atuais são os 3º e 4º HB20 conosco e já rodamos mais de 200 mil km com eles, desde fevereiro de 2013.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 18 Jun 2018 20:29 
Offline

Registrado em: 18 Jun 2018 20:11
Mensagens: 3
Tem uma tecnica nova de vapor, nao agride nem danifica componetes eletronicos.

Segue o video: https://www.youtube.com/watch?v=AVwdhsI8ZUE&t=663s


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 19 Jun 2018 14:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
Mensagens: 758
Localização: Ponta Grossa, PR
Tive um HB20, 1.0, por 5 anos e nunca lavei o motor. Sempre limpei em casa, manualmente, com pincel, pano, aspirador, etc.
Quanto a vapor de óleo e graxa; uma vez só, usei desengraxante spray.

Acho não recomendável lavar o motor - parte de cima, principalmente - mas, sim, limpá-lo de vez em quando, e por baixo sem problemas em lavá-lo, mas somente quando ele estiver frio.

_________________
Sebastião Ribeiro
HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 - Cinza - 2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Lavar motor - Pode ou não pode ?
MensagemEnviado: 19 Jun 2018 18:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Lavar pode, tomando os devidos cuidados, mas mesmo assim é fácil dar problemas.
Recomendo limpar você mesmo em casa, ou pedir na concessionária quando por algum outro motivo, levar ele lá.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB