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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 30 Nov 2019 14:32 
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Colegas, retornando a esse tópico para citar mais uma novidade sobre as nossas gasolinas :

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3 ... l-1.363352

E enquanto a ANP, atravez do governo federal tenta melhorar um pouco mais a reconhecida péssima qualidade das nossas gasolinas, o etanol segue brilhando ao oferecer todas as suas reais vantagens com relação as gasolinas e assim, cada vez mais, ele vai ganhando a preferencia dos donos de veículos flex.

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 26 Mar 2020 10:32 
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Colegas, retornando nesse tópico para confirmar a boa novidade de que a ANP já anunciou e decretou uma modificação técnica na composição das nossas gasolinas comuns e aditivadas a ser incorporada na produção e comencialização dessas gasolinas vendidas aqui no nosso mercado a partir de 03/08/2020.

Essas modificações são sobre a octanagem dessas gasolinas citadas que terão sua octanagem aumentada levemente e padronizada em 2 octanas a mais do que atualmente e no método de medição dessa octanagem que passa do tradicional sistema IAD norte americano para o sistema europeu RON.

Assim, essas nossas gasolinas comuns e as aditivadas passarão de 91 octanas RON atuais para 93 octanas ficando assim bem mais próximas do atual padrão europeu para essas gasolinas comuns/adirivadas que lá na Europa é de 95 octanas RON.

E a outra modificação tb importante é sobre a densidade dessas nossas gasolinas que até hoje nunca foi padronizada, apresentando assim sempre muita variação , ora sendo comercializadas gasolinas mais leves ou mais pesadas, fato esse que se torna muito prejudicial para o rendimento de todos os motores, pq já se sabe que gasolinas mais leves apresentam um rendimento menor do que as gasolinas mais densas ou as mais pesadas, por isso que se faz necessário essa padronização dessa densidade ou pêso das nossas gasolinas para com isso se melhorar um pouco mais o rendimento delas nos motores.

Espera-se com isso um leve melhor rendimento geral de todos os motores quando forem alimentados com essas novas gasolinas a partir de Agosto/2020.

Mas pessoalmente e mesmo com essa bem vinda novidade técnica, eu ainda sempre irei preferir abastecer com o etanol do que com as gasolinas devido as óbvias vantagens técnicas já exaustivamente citadas por mim aqui nesse forum.

Por isso que na minha opinião, as gasolinas servem apenas para temperar e de leve o etanol ao se misturar não mais do que 25% delas a ele no caso de motores flex e com isso aumenta-se um pouco mais o rendimento do etanol e nada mais além disso !

E uma outra vantagem prática que vejo com essas novas gasolinas será para quem ainda tem veículos apenas a gasolina ou para os importados pq poderão sentir essa pequena diferença dessas novas gasolinas e com isso, a partir daí não se fará mais tão necessário abastecer somente com as caras e raras gasolinas premium de composição mais nobre do que a de todas as demais gasolinas vendidas aqui no nosso Brasil.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 12 Abr 2020 23:15 
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Poderia dar a sua experiência sobre aditivo de combustível. Uso o ACDelco que custa 10 reais, e raras vezes o Bardhal (tanto o amarelo quanto o azul).
Mas será que eles realmente funcionam? A ACdelco até hoje não divulgou o FISPQ dela. Ou seja, nada sabemos sobre o que tem. Sabemos que há uma proporção de querosene ou algum outro refinado de petróleo, mas não sabemos a quantidade.

Será que esses aditivos trazem algum benefício? Eu penso que uma limpeza de bicos corretiva ainda custa mais barato que a aditivaão.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 13 Abr 2020 10:43 
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rogeriosabeh escreveu:
Poderia dar a sua experiência sobre aditivo de combustível. Uso o ACDelco que custa 10 reais, e raras vezes o Bardhal (tanto o amarelo quanto o azul).
Mas será que eles realmente funcionam? A ACdelco até hoje não divulgou o FISPQ dela. Ou seja, nada sabemos sobre o que tem. Sabemos que há uma proporção de querosene ou algum outro refinado de petróleo, mas não sabemos a quantidade.

Será que esses aditivos trazem algum benefício? Eu penso que uma limpeza de bicos corretiva ainda custa mais barato que a aditivaão.



Rogério, os aditivos para combustíveis sempre ajudam na limpeza do sistema de alimentação de qq motor pq eles são detergentes e assim, principalmente para quem utiliza gasolina em motores flex, eles promovem uma boa faxina em todo o sistema de alimentação removendo as carbonizações deixadas pela queima incompleta das gasolinas.

Sim, nem todos os aditivos trazem em detalhes a composição deles, mas basicamente eles são compostos de querosone (hidrocarbonetos alifáticos) além de outros compostos diversos que sabe-se que eles ajudam na remoção desses resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas.

Eu uso regularmente em todos os meus veículos esses aditivos de combustível flex, que pode variar do ACDelco, ao STP além outros mais dependendo do preço deles.

A frequência de uso que faço desses aditivos é ao redor de a cada 5000 kms e agindo assim, nunca tive o menor problema com injetores sujos necessitando de alguma limpeza extra.

Os aditivos do tipo flex são os mais completos em aditivação pq eles removem sujeiras mais especificas além de manter o sistema de alimentação de motores flex sempre limpo e mais eficaz e melhores ainda do que esses tipos de aditivos , apenas os aditivos proprios para limpeza de injetores, mas esses já são para uma limpeza mais profunda dos injetores que já estão muito carbonizados devido aos condutores que abastecem apenas com as gasolinas e nunca com o etanol.

Mas o ideal para quem tem veículo flex e quer manter todo o sistema de alimentação desses motores sempre limpo e funcional e jamais precisar de limpezas extra de injetores é de sempre ao abastecer, dar preferencia ao etanol e melhor ainda se misturar não mais de até 25% de gasolina no tanque pq assim se tem a vantagem de fazer o etanol render um pouco mais em kms/l , porém sem perder todas as reais vantagens detergentes que ele apresenta.

Essa mistura de 15% a 25% de gasolina misturada em 75% a 85% de etanol e que o pessoal daqui do forum a batizou de "mistura mágica" já é comprovada de ter a melhor relação custo-benefício entre qq outra mistura de combustíveis inclusive no seu poder de limpeza além de proporcionar tb um melhor desempenho para os motores flex com uma boa autonomia e ainda associado a um menor preço por litro.

É isso aí, boa sorte !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 25 Mai 2020 22:16 
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Grande Ianis,

Tudo bem com o amigo? Espero que esteja bem e a família também. Deixa eu te fazer uma pergunta que pode até parecer bobagem, mas desconhecia a existência de álcool aditivado e recentemente recebi um email da Shell fazendo propaganda do mesmo.
Vale a pena sua utilização?


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 26 Mai 2020 09:43 
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Bom dia Eduardo e tudo bem graças a Deus, obrigado !

É uma oportuna pergunta essa sua, pq eu até já vi tb essa opção de etanol aditivado exatamente num Posto da Shell que sempre abasteço os meus veículos aqui na minha cidade.

E esse etanol aditivado, segundo anuncios , tem aditivos que limpam o sistema de alimentação do veículo mantendo tudo mais limpo apesar de que o próprio etanol não produz muitos resíduos internos nos motores como é o caso das gasolinas em geral.

Mas eu ainda quero fazer um teste experimental com esse etanol aditivado da Shell abastecendo ele puro no nosso HB20 e sem misturar nenhum percentual de gasolina como costumo fazer normalmente para ver a reação do motor e volto a postar aqui nesse tópico sobre a minha impressão !

Obs : Mas nesse contexto, existe tb a possibilidade de se usar regularmente a cada 5000 kms rodados, um frasco de um bom aditivo de combustível FLEX pq eles são muito eficazes na limpeza e remoção de resíduos deixados tanto pelo etanol e tb pelas gasolinas, então deve ser considerado se seria mais vantajoso usar o etanol aditivado ou usar esse aditivo flex sempre a cada 5000 kms rodados.

Acredito que fique mais caro usar apenas esse etanol aditivado por 5000 kms rodados do que comprar um frasco de aditivo flex e misturar no tanque nesse mesmo período !!!

Porque na realidade, ainda sou mais confiante no efeito de limpeza já comprovada dos aditivos FLEX vendidos em frascos do que nesse etanol aditivado.

É isso aí, valeu !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 26 Mai 2020 15:12 
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Já usei o etanol aditivado da Shell, mas sinceramente não percebi nenhuma diferença em relação ao normal, além do preço. Passei a usar o etanol comum e sem problemas....

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 01 Jun 2020 15:23 
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Concluí hj uma pesquisa sobre os preços e se existe de fato vantagens em abastecer com esse etanol aditivado ou usar um bom aditivo flex no tanque !

E estou convencido seguramente de que não vale nunca à pena abastecer com esse etanol aditivado pq a difrerença de preço dele para o etanol comum é de uns 0,20 por litro o que significa que após abastecer uns 100 a 130 lts desse etanol aditivado, a diferença de preço a maior dele para o etanol comum já paga tranquilo um frasco de um bom aditivo flex que vai limpar e proteger bem mais eficazmente todo o sistema de alimentação do motor e ainda ficará por um preço muito mais barato do que se for abastecer somente com esse etanol aditivado.

Além do que já sabemos que se pode confiar bem mais na eficácia de um renomado aditivo flex do que em qq etanol aditivado !!!

E dá para usar um frasco de aditivo flex adicionado no tanque até a cada 2000 kms rodados que ainda assim ficará bem mais em conta e com isso, será sempre mantido todo o sistema de alimentação bem limpo e descarbonizado.

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Jun 2020 15:38 
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Ótimo.
Continuarei então usando a mistura mágica.
Obrigado amigo.


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 03 Jun 2020 17:01 
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Eduardo_Ferreira escreveu:
Ótimo.
Continuarei então usando a mistura mágica.
Obrigado amigo.



Então Eduardo, estamos sempre à disposição e apenas reconfirmando, continuo abastecendo coma mistura mágica dos 80% de etanol com 20% de gasolina comum e o nosso pioneiro HB20 1.6 continua firme e pronto nas suas partidas a frio nessas manhãs geladas de inverno.

E se mesmo com essa citada mistura de combustíveis em regiões ainda mais frias for percebida qq dificuldade para o motor pegar logo na 1ª tentativa, basta aumentar essa mistura para 25% de gasolina com 75% de etanol e assim, o motor já vai ligar de imediato sem nem precisar da ajuda do famigerado sistema de partida a frio com aquele tanquinho de gasolina.

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