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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 18 Set 2020 00:50 
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enrikhy escreveu:
Boa noite a todos.

Li o tópico desde o começo e não cheguei a uma conclusão, rsrs. Temos 2 hb20 1.0 em casa, um 2016 da minha esposa que vai fazer 5 anos agora no fim do ano, e o meu 2019 que vai fazer 2 anos. Sempre abastecemos os 2 com gasolina comum, nunca coloquei gasolina aditivada e etanol acho que se abastecemos foram pouquíssimas vezes, até pelo valor do etanol aqui na cidade nunca compensar, pois os 2 carros fazem médias muito baixas na gasolina, de 9,5 a 10,5.
Recentemente, o hb20 da minha esposa, que apesar de ter quase 5 anos de uso, está com apenas 33 mil km rodados, estava percebendo ele engasgando e perdendo potência principalmente, levei na concessionária e foi constatado o TBI sujo, após a limpeza percebi uma melhora no desempenho do carro, isso me fez pensar que um dos motivos da sujeira ser por só abastece-lo com gasolina, tem alguma relação?
Hoje abasteci o meu com álcool e o carro fica bem esperto, bem notável o aumento de potência, o funcionário da concessionária me recomendou que a cada 2 tanques de gasolina, colocasse 1 de álcool, acho que é isso que irei fazer, pois como o etanol consome mais, eu iria estar economizando mais em 2 tanques, e curtindo mais o carro no outro abastecimento. Será uma boa mesmo?



Seja bem vindo ao forum e acredito que vc chegou a uma conclusão ...

Pq essa sua determinação de adotar essa dica de alternar tanques abastecendo com gasolina e depois com etanol tb é uma dica interessante apesar de não ser ainda a ideal !

E não sei se vc percebeu lendo todas as minhas postagens desse tópico, mas eu nunca utilizei essa alternância de abastecer um tanque com gasolina e outro com etanol no nosso HB20 1.6 pq conforme já expliquei aqui antes , as gasolinas sempre vão sujar o motor internamente com resíduos de carvão, sem falar que o desempenho de qq veículo flex tbm será sempre pior do que se eles forem abastecidos com etanol !

Sim, sabemos que no Nordeste do Brasil, apesar de haverem várias usinas de cana que destilam o etanol, os preços desse combustível vegetal por lá curiosamente não se apresentam interessantes quando comparados aos preços das gasolinas.

Mas existe uma outra dica que deixo aqui para vc em especial nesse caso do Nordeste e que eu obviamente seguiria se morasse aí seria de abastecer sempre com uma mistura de uns 65% a 70% de etanol e o restante de gasolina que a grosso modo seria 1/3 do tanque de gasolina e 2/3 do tanque de etanol , pq assim eu obtém ainda todas as já conhecidas vantagens do etanol associado a uma maior autonomia e rendimento do tanque devido a esse menor percentual de gasolina e com uma ótima relação custo-benefício.

Ou seja, se obteria nesse caso o melhor dos 2 mundos entre o etanol e a gasolina.

Obs : Lembrando tbm do fato importante e já comprovado de que os motores flex tanto o 1.0 e o 1.6 da linha HB20 são de alta compressão e que por causa disso , apresentam sempre um melhor rendimento quando abastecidos com etanol ou com misturas contendo sempre mais etanol do que gasolinas, devido unicamente a bem mais elevada octanagem do etanol (113 octanas IAD) quando comparado com a baixa e pobre octanagem das gasolinas (89 octanas IAD) !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

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Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 18 Set 2020 12:40 
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Registrado em: 16 Out 2015 11:09
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ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
Boa noite a todos.

Li o tópico desde o começo e não cheguei a uma conclusão, rsrs. Temos 2 hb20 1.0 em casa, um 2016 da minha esposa que vai fazer 5 anos agora no fim do ano, e o meu 2019 que vai fazer 2 anos. Sempre abastecemos os 2 com gasolina comum, nunca coloquei gasolina aditivada e etanol acho que se abastecemos foram pouquíssimas vezes, até pelo valor do etanol aqui na cidade nunca compensar, pois os 2 carros fazem médias muito baixas na gasolina, de 9,5 a 10,5.
Recentemente, o hb20 da minha esposa, que apesar de ter quase 5 anos de uso, está com apenas 33 mil km rodados, estava percebendo ele engasgando e perdendo potência principalmente, levei na concessionária e foi constatado o TBI sujo, após a limpeza percebi uma melhora no desempenho do carro, isso me fez pensar que um dos motivos da sujeira ser por só abastece-lo com gasolina, tem alguma relação?
Hoje abasteci o meu com álcool e o carro fica bem esperto, bem notável o aumento de potência, o funcionário da concessionária me recomendou que a cada 2 tanques de gasolina, colocasse 1 de álcool, acho que é isso que irei fazer, pois como o etanol consome mais, eu iria estar economizando mais em 2 tanques, e curtindo mais o carro no outro abastecimento. Será uma boa mesmo?



Seja bem vindo ao forum e acredito que vc chegou a uma conclusão ...

Pq essa sua determinação de adotar essa dica de alternar tanques abastecendo com gasolina e depois com etanol tb é uma dica interessante apesar de não ser ainda a ideal !

E não sei se vc percebeu lendo todas as minhas postagens desse tópico, mas eu nunca utilizei essa alternância de abastecer um tanque com gasolina e outro com etanol no nosso HB20 1.6 pq conforme já expliquei aqui antes , as gasolinas sempre vão sujar o motor internamente com resíduos de carvão, sem falar que o desempenho de qq veículo flex tbm será sempre pior do que se eles forem abastecidos com etanol !

Sim, sabemos que no Nordeste do Brasil, apesar de haverem várias usinas de cana que destilam o etanol, os preços desse combustível vegetal por lá curiosamente não se apresentam interessantes quando comparados aos preços das gasolinas.

Mas existe uma outra dica que deixo aqui para vc em especial nesse caso do Nordeste e que eu obviamente seguiria se morasse aí seria de abastecer sempre com uma mistura de uns 65% a 70% de etanol e o restante de gasolina que a grosso modo seria 1/3 do tanque de gasolina e 2/3 do tanque de etanol , pq assim eu obtém ainda todas as já conhecidas vantagens do etanol associado a uma maior autonomia e rendimento do tanque devido a esse menor percentual de gasolina e com uma ótima relação custo-benefício.

Ou seja, se obteria nesse caso o melhor dos 2 mundos entre o etanol e a gasolina.

Obs : Lembrando tbm do fato importante e já comprovado de que os motores flex tanto o 1.0 e o 1.6 da linha HB20 são de alta compressão e que por causa disso , apresentam sempre um melhor rendimento quando abastecidos com etanol ou com misturas contendo sempre mais etanol do que gasolinas, devido unicamente a bem mais elevada octanagem do etanol (113 octanas IAD) quando comparado com a baixa e pobre octanagem das gasolinas (89 octanas IAD) !!!


Quando você fala abastecer álcool e gasolina juntos seria no mesmo abastecimento? tipo, colocar os 70% de álcool e na mesma hora colocar o restante de gasolina?
Como não ando muito com álcool, e em média na gasolina só consigo em média 10 km/litro, quero ver quanto que ele tá bebendo de álcool, pois mesmo que eu utilize essa mistura, a maior parte ainda fica no álcool, apesar de que meu percurso diário é pequeno, em torno de 20 km, para um carro 1.0 acho um consumo elevado demais.

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Enrikhy
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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 20 Set 2020 23:28 
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Sim, quando cito aqui nas minhas postagens sobre misturas de gasolina com etanol, quero dizer vc misturar esses 2 combustíveis no momento de abastecer .

Lembrando que sempre ao misturar gasolina com etanol , pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq como o etanol é um pouco mais pesado do que as gasolinas, colocando-se no tanque primeiro a proporção de gasolina e depois a de etanol haverá uma mistura melhor, mais homogênea e mais imediata entre esses 2 combustíveis do que se vc fizer o contrário !

E no caso de se desejar fazer uma mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina e quiser abastecer por exemplo um total de 20 litros dessa mistura de combustíveis , é só pedir ao frentista para abastecer primeiro os 6 lts de gasolina e depois colocar em seguida mais 14 lts de etanol que estará assim feita essa mistura exata e assim por diante !

Informando tbm que qq motor flex só vai começar a atingir sua melhor média de consumo após percorrer os primeiros 13 a 14 kms pq antes disso é considerado que o motor estará ainda na fase de aquecimento e nessa fase o consumo médio será sempre maior do que após o motor estar completamente aquecido após rodar esses primeiros 13 a 14 kms de percurso inicial !

Obs : E já há bastante tempo que estamos usando tanto no nosso HB20 1.6 e tb no nosso Creta 2.0 uma mistura contendo 80% de etanol e 20% de gasolina e esses veículos ficam bala com essa mistura e ainda rendem uma boa média de consumo médio sem falar que os escapes deles ficam limpinhos e sem nenhum sinal de fuligens negras numa prova bem real de que os motores deles estão sempre limpos internamente.

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 28 Set 2020 08:50 
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ianisgreek escreveu:
Sim, quando cito aqui nas minhas postagens sobre misturas de gasolina com etanol, quero dizer vc misturar esses 2 combustíveis no momento de abastecer .

Lembrando que sempre ao misturar gasolina com etanol , pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq como o etanol é um pouco mais pesado do que as gasolinas, colocando-se no tanque primeiro a proporção de gasolina e depois a de etanol haverá uma mistura melhor, mais homogênea e mais imediata entre esses 2 combustíveis do que se vc fizer o contrário !

E no caso de se desejar fazer uma mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina e quiser abastecer por exemplo um total de 20 litros dessa mistura de combustíveis , é só pedir ao frentista para abastecer primeiro os 6 lts de gasolina e depois colocar em seguida mais 14 lts de etanol que estará assim feita essa mistura exata e assim por diante !

Informando tbm que qq motor flex só vai começar a atingir sua melhor média de consumo após percorrer os primeiros 13 a 14 kms pq antes disso é considerado que o motor estará ainda na fase de aquecimento e nessa fase o consumo médio será sempre maior do que após o motor estar completamente aquecido após rodar esses primeiros 13 a 14 kms de percurso inicial !

Obs : E já há bastante tempo que estamos usando tanto no nosso HB20 1.6 e tb no nosso Creta 2.0 uma mistura contendo 80% de etanol e 20% de gasolina e esses veículos ficam bala com essa mistura e ainda rendem uma boa média de consumo médio sem falar que os escapes deles ficam limpinhos e sem nenhum sinal de fuligens negras numa prova bem real de que os motores deles estão sempre limpos internamente.


Então pessoal, hoje quase finalizando o abastecimento com o álcool, já não percebi o desempenho tão potente de quando fiz o abastecimento, acho que vc vai se acostumando e se colocar a gasolina vai sentir a diferença, mas 2 pontos que reparei foram:

- a média de consumo pelo computador de bordo até considero boa, em torno de 8,2 km/l, como na gasolina ele não tá chegando nem a fazer 10, mantendo esse consumo no etanol talvez eu fique abastecendo mais com ele;
- percebi ele dando uns trancos nas trocas de marcha, não sei se é impressão ou troca errada mesmo, acho que o combustível não interfere nisso né?

Dando pesquisadas na internet, são várias teses né, eu passei quase 2 anos só abastecendo com gasolina comum, algumas pessoas falam que o motor "vicia" naquele combustível e quando se faz a troca é ruim, outros dizem que não tem nada a ver, o que vcs acham?

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Enrikhy
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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 28 Set 2020 12:37 
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enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, quando cito aqui nas minhas postagens sobre misturas de gasolina com etanol, quero dizer vc misturar esses 2 combustíveis no momento de abastecer .

Lembrando que sempre ao misturar gasolina com etanol , pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq como o etanol é um pouco mais pesado do que as gasolinas, colocando-se no tanque primeiro a proporção de gasolina e depois a de etanol haverá uma mistura melhor, mais homogênea e mais imediata entre esses 2 combustíveis do que se vc fizer o contrário !

E no caso de se desejar fazer uma mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina e quiser abastecer por exemplo um total de 20 litros dessa mistura de combustíveis , é só pedir ao frentista para abastecer primeiro os 6 lts de gasolina e depois colocar em seguida mais 14 lts de etanol que estará assim feita essa mistura exata e assim por diante !

Informando tbm que qq motor flex só vai começar a atingir sua melhor média de consumo após percorrer os primeiros 13 a 14 kms pq antes disso é considerado que o motor estará ainda na fase de aquecimento e nessa fase o consumo médio será sempre maior do que após o motor estar completamente aquecido após rodar esses primeiros 13 a 14 kms de percurso inicial !

Obs : E já há bastante tempo que estamos usando tanto no nosso HB20 1.6 e tb no nosso Creta 2.0 uma mistura contendo 80% de etanol e 20% de gasolina e esses veículos ficam bala com essa mistura e ainda rendem uma boa média de consumo médio sem falar que os escapes deles ficam limpinhos e sem nenhum sinal de fuligens negras numa prova bem real de que os motores deles estão sempre limpos internamente.


Então pessoal, hoje quase finalizando o abastecimento com o álcool, já não percebi o desempenho tão potente de quando fiz o abastecimento, acho que vc vai se acostumando e se colocar a gasolina vai sentir a diferença, mas 2 pontos que reparei foram:

- a média de consumo pelo computador de bordo até considero boa, em torno de 8,2 km/l, como na gasolina ele não tá chegando nem a fazer 10, mantendo esse consumo no etanol talvez eu fique abastecendo mais com ele;
- percebi ele dando uns trancos nas trocas de marcha, não sei se é impressão ou troca errada mesmo, acho que o combustível não interfere nisso né?

Dando pesquisadas na internet, são várias teses né, eu passei quase 2 anos só abastecendo com gasolina comum, algumas pessoas falam que o motor "vicia" naquele combustível e quando se faz a troca é ruim, outros dizem que não tem nada a ver, o que vcs acham?



Esse é mais um grande MITO de que os motores flex se acostumam com um combustível e quando for trocar por um outro o motor estranha e funciona irregularmente.

Dizemos isso comprovadamente pq existe o sensor lambda no escape de qq motor flex e ele está constantemente lendo o teor dos gases do escape e informando sempre à ECU com precisão a partir dessas leituras desses gases de escape, qual é o combustível ou a mistura de combustíveis entre o etanol e gasolina que está no tanque alimentando o motor naquele momento.

E com base nessas informações recebidas, a ECU vai lá no seu arquivo e busca e aplica sempre as melhores e mais ideais configurações de regulagem de ponto de ignição e de mistura de ar/combustível para aquele combustível ou aquela mistura de combustíveis para o motor obter sempre o seu máximo rendimento.

Obs : Mas o que pode ocorrer quando se abastece por longos períodos somente com gasolina e depois se decide por abastecer com etanol é que o motor estará internamente carbonizado pelos resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas e até o coitado do etanol dar a devida faxina interna nesses resíduos de carvão nojentos e nocivos isso pode levar algum tempo e assim o rendimento do motor talvez não atinja de imediato o seu ideal , mas após consumir o primeiro ou o segundo tanque de etanol certamente que esse rendimento ideal se restabelece !

Lembrando aqui que o etanol tem a ótima propriedade de agir internamente nos motores como um detergente , limpando e removendo todos esses resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas.

Mas se a partir daí for feito um uso contínuo abastecendo-se com etanol ou com misturas contendo sempre mais etanol do que gasolina, o motor vai progressivamente se limpando e voltará assim a ser obtido o seu melhor rendimento.

Além disso , como o etanol tem uma octanagem bem maior do que qq das gasolinas, então a ECU se aproveita disso e adota regulagens de motor mais agressivas que resultam sempre no comprovado melhor rendimento de qq motor flex quando abastecido com etanol do que com qq das gasolinas.

Quando dizemos um melhor rendimento significa o motor produzir o seu máximo de torque e de potencia disponíveis nos arquivos da sua ECU baseado nas características de cada combustível entre etanol e gasolina e que o motor estará sendo alimentado em cada instante.

E como o etanol tem sempre mais características positivas do que qq das gasolinas, eis que os melhores rendimentos em torque e potencia tbm são obtidos sempre com o etanol, obviamente!

A única vantagem prática que ainda vemos nas gasolinas é apenas a sua maior autonomia em kms/l pq de resto são só desvantagens como o maior preço, o menor rendimento dos motores, a imundicie que os motores ficam por dentro e por aí vai essa lista de desvantagens e ainda tem gente que adora esses LIXOS de gasolinas !!!

E se ainda ficou alguma dúvida quanto a mistura de combustíveis, estou sempre a disposição em ajudar a esclarecer !

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 28 Set 2020 14:00 
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Registrado em: 16 Out 2015 11:09
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ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, quando cito aqui nas minhas postagens sobre misturas de gasolina com etanol, quero dizer vc misturar esses 2 combustíveis no momento de abastecer .

Lembrando que sempre ao misturar gasolina com etanol , pedir ao frentista para abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq como o etanol é um pouco mais pesado do que as gasolinas, colocando-se no tanque primeiro a proporção de gasolina e depois a de etanol haverá uma mistura melhor, mais homogênea e mais imediata entre esses 2 combustíveis do que se vc fizer o contrário !

E no caso de se desejar fazer uma mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina e quiser abastecer por exemplo um total de 20 litros dessa mistura de combustíveis , é só pedir ao frentista para abastecer primeiro os 6 lts de gasolina e depois colocar em seguida mais 14 lts de etanol que estará assim feita essa mistura exata e assim por diante !

Informando tbm que qq motor flex só vai começar a atingir sua melhor média de consumo após percorrer os primeiros 13 a 14 kms pq antes disso é considerado que o motor estará ainda na fase de aquecimento e nessa fase o consumo médio será sempre maior do que após o motor estar completamente aquecido após rodar esses primeiros 13 a 14 kms de percurso inicial !

Obs : E já há bastante tempo que estamos usando tanto no nosso HB20 1.6 e tb no nosso Creta 2.0 uma mistura contendo 80% de etanol e 20% de gasolina e esses veículos ficam bala com essa mistura e ainda rendem uma boa média de consumo médio sem falar que os escapes deles ficam limpinhos e sem nenhum sinal de fuligens negras numa prova bem real de que os motores deles estão sempre limpos internamente.


Então pessoal, hoje quase finalizando o abastecimento com o álcool, já não percebi o desempenho tão potente de quando fiz o abastecimento, acho que vc vai se acostumando e se colocar a gasolina vai sentir a diferença, mas 2 pontos que reparei foram:

- a média de consumo pelo computador de bordo até considero boa, em torno de 8,2 km/l, como na gasolina ele não tá chegando nem a fazer 10, mantendo esse consumo no etanol talvez eu fique abastecendo mais com ele;
- percebi ele dando uns trancos nas trocas de marcha, não sei se é impressão ou troca errada mesmo, acho que o combustível não interfere nisso né?

Dando pesquisadas na internet, são várias teses né, eu passei quase 2 anos só abastecendo com gasolina comum, algumas pessoas falam que o motor "vicia" naquele combustível e quando se faz a troca é ruim, outros dizem que não tem nada a ver, o que vcs acham?



Esse é mais um grande MITO de que os motores flex se acostumam com um combustível e quando for trocar por um outro o motor estranha e funciona irregularmente.

Dizemos isso comprovadamente pq existe o sensor lambda no escape de qq motor flex e ele está constantemente lendo o teor dos gases do escape e informando sempre à ECU com precisão a partir dessas leituras desses gases de escape, qual é o combustível ou a mistura de combustíveis entre o etanol e gasolina que está no tanque alimentando o motor naquele momento.

E com base nessas informações recebidas, a ECU vai lá no seu arquivo e busca e aplica sempre as melhores e mais ideais configurações de regulagem de ponto de ignição e de mistura de ar/combustível para aquele combustível ou aquela mistura de combustíveis para o motor obter sempre o seu máximo rendimento.

Obs : Mas o que pode ocorrer quando se abastece por longos períodos somente com gasolina e depois se decide por abastecer com etanol é que o motor estará internamente carbonizado pelos resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas e até o coitado do etanol dar a devida faxina interna nesses resíduos de carvão nojentos e nocivos isso pode levar algum tempo e assim o rendimento do motor talvez não atinja de imediato o seu ideal , mas após consumir o primeiro ou o segundo tanque de etanol certamente que esse rendimento ideal se restabelece !

Lembrando aqui que o etanol tem a ótima propriedade de agir internamente nos motores como um detergente , limpando e removendo todos esses resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas.

Mas se a partir daí for feito um uso contínuo abastecendo-se com etanol ou com misturas contendo sempre mais etanol do que gasolina, o motor vai progressivamente se limpando e voltará assim a ser obtido o seu melhor rendimento.

Além disso , como o etanol tem uma octanagem bem maior do que qq das gasolinas, então a ECU se aproveita disso e adota regulagens de motor mais agressivas que resultam sempre no comprovado melhor rendimento de qq motor flex quando abastecido com etanol do que com qq das gasolinas.

Quando dizemos um melhor rendimento significa o motor produzir o seu máximo de torque e de potencia disponíveis nos arquivos da sua ECU baseado nas características de cada combustível entre etanol e gasolina e que o motor estará sendo alimentado em cada instante.

E como o etanol tem sempre mais características positivas do que qq das gasolinas, eis que os melhores rendimentos em torque e potencia tbm são obtidos sempre com o etanol, obviamente!

A única vantagem prática que ainda vemos nas gasolinas é apenas a sua maior autonomia em kms/l pq de resto são só desvantagens como o maior preço, o menor rendimento dos motores, a imundicie que os motores ficam por dentro e por aí vai essa lista de desvantagens e ainda tem gente que adora esses LIXOS de gasolinas !!!

E se ainda ficou alguma dúvida quanto a mistura de combustíveis, estou sempre a disposição em ajudar a esclarecer !


Entendi, eu vou fazer esse próximo abastecimento só com etanol novamente, para verificar qual será o real consumo dele, e se for o que está apontando hoje, provavelmente será o combustível principal que irei abastecer. Fazendo uma conta simples:

- colocando 50 litros de gasolina, a R$ 4,18, encho o tanque com R$ 209,00, rodando 500 km com um consumo de 10 km,l;
- colocando os mesmos 50 litros de etanol a R$ 3,00, encho o tanque com R$ 150,00, rodando 400 km com um consumo de 8 km/l, querendo rodar os mesmos 500 km dá gasolina gastaria mais R$ 30,00, então gastaria R$ 180,00, rodaria o mesmo e ainda economizaria R$ 29,00.

Vamos ver no que dá...

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Enrikhy
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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 29 Set 2020 11:09 
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Enrikhy , além dessa sua citada economia nesse seu caso ao se optar por abastecer com o etanol, não esqueça que ainda existem aquelas importantes vantagens que citei que são manter o motor sempre limpo e descarbonizado e tbm um leve melhor desempenho do motor proporcionado pelo etanol !

É isso aí, valeu !

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 01 Out 2020 04:01 
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Ignorando qualquer recomendação, só por princípio de curiosidade, como vi que existe um cálculo conciliar autonomia e qualidade para o motor nesta combinação de podium com etanol etc...

Mas digamos que... eu só queira pura e completa autonomia, tem alguma fórmula mágica? Pois pelos artigos que li, não tem nenhum jeito de dar mais doque o posto oferece, ou seja, temos a comum, aí temos a aditivada que dá limpeza ao motor LIMPEZA, e aí o etanol com mais pureza ainda e menos autonomia, e a podium ou premium que também trás pureza acompanhado de uma octanagem que só vai ser aproveitada em um veículo de alta compressão ou seja esportivo.

Então calma sei que neste mês temos a tal gasolina nova, de 93 octanas tanto comum quanto aditivada, então sim vai dar mais autonomia por conta disso, mas voltando ao início da minha dúvida, agora com 93 octanas da nova lei, tem outra coisa que pode dar mais autonomia? (que não seja no critério de "como" usar o carro do tipo como se deve pilotar sem usar no neutro, ou usar ar-condicionado, ou aerodinâmica, enfim que não seja questões de usabilidade)


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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 01 Out 2020 11:16 
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SimPos escreveu:
Ignorando qualquer recomendação, só por princípio de curiosidade, como vi que existe um cálculo conciliar autonomia e qualidade para o motor nesta combinação de podium com etanol etc...

Mas digamos que... eu só queira pura e completa autonomia, tem alguma fórmula mágica? Pois pelos artigos que li, não tem nenhum jeito de dar mais do que o posto oferece, ou seja, temos a comum, aí temos a aditivada que dá limpeza ao motor LIMPEZA, e aí o etanol com mais pureza ainda e menos autonomia, e a podium ou premium que também trás pureza acompanhado de uma octanagem que só vai ser aproveitada em um veículo de alta compressão ou seja esportivo.

Então calma sei que neste mês temos a tal gasolina nova, de 93 octanas tanto comum quanto aditivada, então sim vai dar mais autonomia por conta disso, mas voltando ao início da minha dúvida, agora com 93 octanas da nova lei, tem outra coisa que pode dar mais autonomia? (que não seja no critério de "como" usar o carro do tipo como se deve pilotar sem usar no neutro, ou usar ar-condicionado, ou aerodinâmica, enfim que não seja questões de usabilidade)



Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !

Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !

Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !

Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.

Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.

E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.

Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !

Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 01 Out 2020 13:34 
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ianisgreek escreveu:
SimPos escreveu:
Ignorando qualquer recomendação, só por princípio de curiosidade, como vi que existe um cálculo conciliar autonomia e qualidade para o motor nesta combinação de podium com etanol etc...

Mas digamos que... eu só queira pura e completa autonomia, tem alguma fórmula mágica? Pois pelos artigos que li, não tem nenhum jeito de dar mais do que o posto oferece, ou seja, temos a comum, aí temos a aditivada que dá limpeza ao motor LIMPEZA, e aí o etanol com mais pureza ainda e menos autonomia, e a podium ou premium que também trás pureza acompanhado de uma octanagem que só vai ser aproveitada em um veículo de alta compressão ou seja esportivo.

Então calma sei que neste mês temos a tal gasolina nova, de 93 octanas tanto comum quanto aditivada, então sim vai dar mais autonomia por conta disso, mas voltando ao início da minha dúvida, agora com 93 octanas da nova lei, tem outra coisa que pode dar mais autonomia? (que não seja no critério de "como" usar o carro do tipo como se deve pilotar sem usar no neutro, ou usar ar-condicionado, ou aerodinâmica, enfim que não seja questões de usabilidade)



Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !

Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !

Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !

Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.

Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.

E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.

Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !

Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !

É isso aí colegas, valeu !


Então amigo mas aí você está considerando sobre a questão de manter qualidade ao motor com o fato de acrescer etanol, por isso eu disse somente considerar autonomia, agora sobre o etanol ter 117 octanas eu realmente estou por fora, mas vou revelar uma coisa que não citei, estou desde Março fazendo teste de autonomia através do computador de bordo (ficaria assustado com tamanho da tabela que montei), e fiz o abastecimento da Gasolina Aditivada, 3x, e o abastecimento de Etanol 3x, dá um mês pra cada medição então foram 6 meses calculando, todas no mesmo posto, usando mesmo critério, fazendo abastecimento fixos e sempre na mesma sobra de combustível com margem de erro de 1km, e digo que não tem como o Etanol dar mais autonomia que a Gasolina, minha melhor marca de Hodômetro parcial foi de 353km usando Etanol puro, e com Gasolina Aditivada foi de 508.1km, sim eu sei que precisava fazer conversão por isso eu fiz e o Etanol saiu R$25,56 mais caro que a Aditivada, claro isto aqui onde eu moro, e consigo com toda a informação que coletei durante esses meses ver com mais precisão doque estimar estes cálculos da internet sobre o preço ser x% maior sobre a gasolina, neste caso lhe preciso que para igualar de Etanol com Gasolina nesta minha medição o Etanol precisaria ser R$1,267 mais barato que a Gasolina.

Então no momento que mistura gasolina e etanol só vejo tirar o poder de completo de autonomia da gasolina, mas estou falando de dar apenas autonomia, estou ignorando os fatores de prestar mais pureza ao motor, aí tudo certo Etanol de fato entra nesse quesito.

Então ainda gostaria de saber, se tem outro jeito de dar mais autonomia doque o posto oferece.


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