E falando sobre combustíveis, ontem já bem tarde da noite, retornei de mais uma rápida viagem a trabalho num total de um pouco mais de 240 kms e dessa vez fui com o nosso pioneiro Jetta TSI stage 2.
Já tinha comentado aqui no forum que ele está com o Unichip e calibrado para funcionar com uma mistura de gasolina com 27% de etanol e assim, ele estava obviamente abastecido.
Mantive a maior parte desse percurso, uma velocidade padronizada no piloto aut. em 110 kms/h e a média geral de consumo no final dessa viagem foi de ainda ótimos 12.2 kms/l e temos de considerar aqui nesse caso que esse motor é um 2.0 turbo a gasolina e chipado no stage 2 além da sua calibração específica no Unichip para essa mistura de gasolina com 27% de etanol.
E mais uma vez, eu confirmo aqui o fato de que o etanol , mesmo quando misturado em pequenas proporções no tanque de um veículo original a gasolina , mas que com as devidas recalibrações necessárias para essas misturas extras com o etanol, ele mostra na prática todas as vantagens e os benefícios proporcionados por esse nobre e excelente combustível vegetal que para mim, será sempre um campeão supremo e insubstituível em todos os tempos !
Obs : Nem é preciso citar aqui o quanto ganhamos em desempenho com essa adição extra desses 27% de etanol misturado na gasolina desse Jetta TSI, tanto é que mesmo trafegando nessas velocidades mais baixas e contidas, o seu motor esbanjava torque mostrado em todas as subidas desses percurso que eram facilmente superadas mesmo em 6ª marcha e com toda a tranquilidade !
E que apesar dessa ótima constatação de que essas adições citadas de etanol no tanque de um jetta TSI só trazem vantagens em rendimento geral, infelizmente não se pode ir muito além de uns 30% a talvez uns 35% de etanol adicionado no tanque dele, pq tanto as suas duas bombas de combustível e tbm os seus injetores não foram calibrados para suportar e nem de fornecer um volume extra de combustível necessário para esse já elevado teor de etanol extra adicionado na gasolina e haveriam com certeza episódios de falta de combustível em maiores solicitações desse seu motor !
A não ser que a própria dona VW lançasse esse seu sedan esportivo Jetta GLI com a tecnologia flex nesse seu motor 2.0 turbo !
E comparando esse nosso Jetta TSI ao nosso novo BMW 320i , sinceramente que ficamos tristes só em pensar na possibilidade em desfazer desse sedan, apesar dele já estar com um pouco mais de 10 anos de uso e 91 mil kms rodados, ele segue perfeito e silencioso e roda como se fosse ainda novo !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
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