Bem-vindo: 18 Abr 2024 18:06

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 14:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Concordo com o que vc disse, Ianis.
E além disso, se eu quiser andar rápido com qualquer carro flex ou a gasolina, em momento algum, mesmo sem querer, o motor estará abaixo dos 2.000 rpm.
Esse regime baixo de giros, inclusive, no caso do HB20 1.6, já com bastante torque, é muito útil quando a gente quer economizar combustível.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 18:10 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Comparar com 1.0 é covardia!
O meu com gasolina comum perde para um jumento...
Meu Deus


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 18:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Comparar com 1.0 é covardia!
O meu com gasolina comum perde para um jumento...
Meu Deus



kkkkkkkkkkk, essa foi ótima Zecam, mas já sabemos que o grande futuro desses motores 1.0 é mesmo o das versões turbinadas c/ injeção direta, comandos variáveis e a tecnologia flexpower adotada em todos eles !

E vcs podem apostar que com toda essa tecnologia aplicada mesmo que nesses pequenos motores de 3 cilindros e de 1000 cilindradas, eles já estão mostrando na prática que podem perfeitamente surpreender, fazendo verdadeiros e inacreditáveis milagres ... rsrsrsrsrs!!!

Ou seja, em outras palavras, os motores aspirados já eram pq ele já estão praticamente no seu limite de desenvolvimento e não vão obviamente conseguir extrair mais rendimento do que esse que eles apresentam atualmente ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 23:42 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
Roberto Bertoche escreveu:
O meu 1.6, aos 2 mil rpm, tem o excelente torque de 13,5 kgm.
Isso equivale a dizer que o HB20 1.6 - aos 2 mil rpm - tem 50% mais de torque do que o HB20 1.0 em seu momento de torque máximo.
Para mim é um torque ótimo.

Veja bem que coisa chata, reclamar do baixo torque do 1.6 aos 2 mil rpm quando esse valor é 50% maior que o torque máximo do 1.0 em qualquer rotação possível.
Esse sim é fraco então, já que no seu melhor momento tem apenas dois terços do torque do 1.6 em uma rotação em que seus donos reclamam de torque baixo.

Sem falar que poucos motoristas (ou curiosos) entendem o que significam os conceitos de torque e potência e então muitos falam bobagens sobre coisas que não sabem.

Agora compara com o motor do New Fiesta e do Gol.
Com 1.0 é facil né...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 07:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
bordini escreveu:
Agora compara com o motor do New Fiesta e do Gol.
Com 1.0 é facil né...

Nem precisa comparar com o torque do motor de outros carros de outras cilindradas.
Se a dois mil giros o torque é 50% maior do que o torque máximo do motor 1.0, então, com toda certeza, vai dar para dirigir sem problemas.
Se não for ótimo, vai ainda ser bom.

Comparar não é assim com qualquer um, pois só é possível quando se tem a curva de torque e potência do motor a ser comparado.
Encontrei um gráfico multimarcas (abaixo) onde se pode ler o torque e a potência.

Não troco o motor do HB20 1.6 por nenhum desses, onde alguns até tem mais de 13,7 kgm aos 2.000 rpm, mas ficam longe dos 16,5 kgm de torque máximo e muito longe também dos 128 cv de potência máxima.

Poucos motoristas sabem o que é torque e para que serve, então querem isso para quê? Hahahaha (brincadeirinha) kkkkk.
Mesmo sem saber o que seja ou para que sirva, o importante é querer torque, muito "torque em baixa"... Li em algum lugar que isso é bom... hahaha
Anexo:
torque e potencia motores.jpg
torque e potencia motores.jpg [ 138.49 KiB | Exibido 4071 vezes ]

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 13:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, são bem interessantes e instrutivos esses gráficos postados pelo colega Bertoche !

Em torque, o motor do gol quando abastecido com etanol mostra o melhor torque até 3000 rpm, portanto isso significa uma resposta do acelerador mais afiada e cheia desde baixas rotações até esse ponto máximo das 3000 rpm.

Já o maior torque máximo conseguido e mantido em rotações maiores são da dupla Ka e fiesta tb quando abastecidos com etanol, mostrando que em baixas rotações até umas 3000 rpm, que eles ainda perdem por pouco no torque máximo para o motor do gol mas que depois dessas 3000 rpms, eles mostram mais força do que todos os demais motores desse gráfico comparativo, para manter as altas velocidades principalmente em rodovias.

Obs : Então em rodovias, uma eventual disputa entre um ford Ká ou um new fiesta com um HB20 dá uma boa e acirrada briga ... rsrsrsrsrs!!!

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 13:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Outra coisa interessante é que o Ka e o Fiesta são, nesse gráfico, os carros que mais ganham potência quando abastecidos com etanol, com a maior distância entre as linhas, enquanto que o Palio é o que menos se beneficia, com as linhas quase coladas.
Seria interessante conhecer, de cada carro, a proporção do consumo gasolina x etanol para ver como essas diferenças se comportam.
Em tese eu acho que o carro que tivesse, em relação à gasolina, o maior ganho de potência usando o etanol, imagino que seria também aquele que, proporcionalmente, teria a menor perda de economia esse combustível. Acho que é assim, mas que pode também ser o contrário... hahahah.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 17:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
É por aí mesmo Bertoche !

E somente adicionando um pouco mais de informações a esse assunto, quanto maior for a taxa de compressão de um motor flex, maior será tb o rendimento dele, ou seja, ele vai produzir um pouco mais de torque e potência, além de apresentar tb um leve menor consumo geral, mas aqui cabe uma importante observação :

Nesses casos, esse motor flex de elevada compressão vai apresentar sempre um melhor rendimento geral quando abastecido com etanol do que com as gasolinas proporcionalmente pq o etanol apresenta uma bem mais elevada octanagem do que quaisquer gasolinas e é exatamente por isso que esses motores de alta compressão se beneficiam bem mais com essas elevadas taxas de compressão ao usarem o etanol, ou mesmo misturas contendo sempre a maior parte de etanol do que de gasolina.

Lógico que não é somente de um excelente motor de elevado rendimento que se julga um veículo como um todo, pq tb contam muito nesse julgamento, todo o perfil aerodinâmico da sua estrutura, o seu câmbio com as suas relações de marchas, o próprio pêso total desse veículo, etc.

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 17:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Muito bom essas informações!
Minha esposa não sabe que é torque mas ela disse quando fui comprar um carro que queria um bem ágil em saída de sinais e manobras no trânsito. Eu entendi na hora e enrolei ela :)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 28 Dez 2016 18:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ZECAM escreveu:
Muito bom essas informações!
Minha esposa não sabe que é torque mas ela disse quando fui comprar um carro que queria um bem ágil em saída de sinais e manobras no trânsito. Eu entendi na hora e enrolei ela :)

Ela queria automático. Claro! rs.
Não tem melhor para saídas de sinais, manobras e trânsito.
Não erra as marchas e não morre nunca.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB