Bem-vindo: 29 Mar 2024 09:15

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 20 Fev 2016 12:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Ianis, você está certo.
Vou contribuir também com um item que na verdade influencia e muito, a qualidade do nosso combustível.
Estava andando com a VPower e coloquei a comum, triste ideia. O carro parece que anda arrastando outro.
Então a sensação depende diretamente do que tem no tanque mesmo.



Zecam, concordo contigo que qualidade de combustível é item de suma importância para um correto e perfeito funcionamento de quaisquer motores.

E apesar desse assunto off topic, eu até já expliquei aqui e esse meu comentário deve estar perdido em algum tópico daqui do forum mas repito novamente a todos os colegas :

Quaisquer gasolinas vendidas aqui no Brasil são infelizmente suspeitas de estarem adulteradas e essas fraudes não tem como serem detectadas de imediato no momento do abastecimento !

O único teste possível de ser realizado nos postos de combustíveis é apenas o do percentual de adição de etanol anidro nas gasolinas e nada mais além disso.

Mas acontece que as gasolinas brasileiras reconhecidamente estão sendo adulteradas é com restos e sobras de solventes rafinados baratos da industria petroquímica somente para saciar cada vez mais a ganância dos distribuidores inescrupulosos que querem tirar cada vez mais e mais vantagens $$$$$$$$$ nessas operações sujas !

A ANP por sua vez, alega falta de pessoal técnico suficiente para fiscalizar todos os quase 36000 postos de combustíveis espalhados pelo Brasil e assim, essa história jamais terá uma solução momentânea e definitiva nesse nosso país ...

É por isso que eu sempre insisto aqui no forum e acredito até que devo ser taxado de um chato, que a única solução segura contra todas essas fraudes é abastecer preferencialmente com ETANOL pq em todas as bombas desse combustível existe obrigatoriamente por lei aquele densímetro que mede a qualidade do etanol que se está abastecendo naquele momento e acusa imediatamente se ele está adulterado ou não com misturas de água que é a maneira mais fácil de adulteração do etanol ou mesmo com outros produtos !

Esses restos de solventes e rafinados baratos usados na adulteração das gasolinas, se forem misturados no etanol fazem com que essa adulteração seja descoberta na hora e é acusada imediatamente nesses densímetros pq essa prática altera a densidade do etanol e ele então não passa nos testes desses densímetros !

Obs : Esses produtos usados na adulteração das gasolinas já não alteram a densidade delas pq são tb derivados diretos de petróleo como são tb as gasolinas e por isso mesmo apresentam uma densidade e composição semelhantes !!!

Tá aí aos colegas uma breve explicação de mais uma boa vantagem técnica em se abastecer com etanol ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 21 Fev 2016 13:09 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Muito bom Ianis,

É isso mesmo Etanol na veia dos HB. Mas... infelizmente aqui onde moro quando o etanol ainda era mais em conta, peguei o frentista dizendo para o colega: " O gerente aumentou o etanol porque está faltando na distribuidora."

Isso para Brasil é um absurdo. Nosso combustível faltando nas bombas. Queria ver na época de crise se os usineiros de São Paulo, Minas e Goiás rezando para alguém consumir....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 04 Mar 2016 10:52 
Offline

Registrado em: 07 Abr 2015 11:52
Mensagens: 3
Bom dia amigo não sei se o colega esta com o problema que eu tive.
Tenho um HB20s 1.6 premium manual.2014/2015
Fiz a compra em dezembro de 2014 para viajar. O carro na alta e um foguete mas na baixa era muito ruim, levei na concessionaria ficou 3 dias e me informaram que era normal. No momento acreditei mas andei no carro do meu primo que era um confort plus 1,6 e o carro era totalmente diferente.
após 3 messes levando em 3 únicas concessionarias aqui em Brasilia conversei com vários gerentes e pedi para um dar a volta no meu caro e depois pegar um carro idêntico e dar uma volta, não quis acreditar mas o meu carro estava com problema. Em conversa com o SAC, mandaram um engenheiro aqui resolver o meu problema. Depois de 3 messes de muita raiva conseguiram achar o problema. Atualização da central. Eles me informaram que uma seria de carros hb20s estavam com a central desatualizada e o meu estava com a versão antiga.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 04 Mar 2016 11:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Janhero escreveu:
Bom dia amigo não sei se o colega esta com o problema que eu tive.
Tenho um HB20s 1.6 premium manual.2014/2015
Fiz a compra em dezembro de 2014 para viajar. O carro na alta e um foguete mas na baixa era muito ruim, levei na concessionaria ficou 3 dias e me informaram que era normal. No momento acreditei mas andei no carro do meu primo que era um confort plus 1,6 e o carro era totalmente diferente.
após 3 messes levando em 3 únicas concessionarias aqui em Brasilia conversei com vários gerentes e pedi para um dar a volta no meu caro e depois pegar um carro idêntico e dar uma volta, não quis acreditar mas o meu carro estava com problema. Em conversa com o SAC, mandaram um engenheiro aqui resolver o meu problema. Depois de 3 messes de muita raiva conseguiram achar o problema. Atualização da central. Eles me informaram que uma seria de carros hb20s estavam com a central desatualizada e o meu estava com a versão antiga.


Veja este interessante tópico ( por inteiro), criado pelo nosso amigo David Nascimento: viewtopic.php?t=9005

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 04 Mar 2016 11:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Interessante o relato.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 23 Dez 2016 19:33 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
gromero escreveu:
Também acho o meu HB20S 1.6 2016 AT "amarrado" em baixas rotações, e isso me incomoda um bocado. Para vocês terem uma idéia, eu meio que abri mão do câmbio automático e fico quase sempre usando a função manual do câmbio, para poder manter o giro por volta de 2.500 RPM ou um pouco mais, já que o câmbio automático troca as marchas com aproximadamente 2.000 RPM. :\

Tenho esta mesma sensação que você no meu HB20S 1.6 2016 AT. Acho que falta muito torque em baixas rotações nele, e que isso joga o consumo dele lá pro alto. Tanto que quando eu uso o câmbio no modo manual ele fica mais econômico comigo esticando mais as marchas. Quando o ar condicionado ta ligado no 3 então kkkk tenho que enfiar o pé. Isso que eu só uso alcool, nem arrisco por gasolina. Com o giro alto ele voa, mas com giro baixo é meio manco.

Eu tentei conseguir o gráfico do torque do new fiesta 1.6 AT que minha noiva tem mas não consegui achar, mas ele deve ter muito mais torque em baixa rotação.
Enquanto o meu ta fazendo 6,2km/L na cidade o dela faz 8,0km/L no mesmo trajeto.

No mais eu amei o carro, ainda escolheria ele frente ao new fiesta.


Editado pela última vez por bordini em 23 Dez 2016 22:45, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 23 Dez 2016 21:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Esses comentários sobre essa notável falta de torque abaixo de 2000 rpm no caso do motor 1.6 da linha HB20 está se confirmando cada vez mais ...

Eu mesmo já percebi isso no meu HB20 1.6 que tem câmbio mecânico de 5 marchas.

Já no caso desses HB20 1.6 aut. mesmo que na nova versão 2016 já equipada com o novo câmbio aut. de 6 marchas, esse inconveniente não deveria mais ocorrer na prática, pq isso demonstra claramente uma falha na calibração do gerenciamento eletrônico desse novo câmbio, o que é um fato totalmente inadmissível num veículo como os novos HB20 1.6 aut. dessa linha 2016 .

Sabemos tb que os motores aspirados com 4 válvulas por cilindro, mesmo naqueles equipados com comando variável apenas na admissão como é o caso desse motor 1.6, ainda sentem essa falta de torque em rotações abaixo de 2000 rpm justamente pq a velocidade da mistura dos gases pelo coletor de admissão e pelo cabeçote em direção às câmaras de combustão ainda está baixa nessas situações de rotações mais baixas, o que causa fatalmente essa falta de torque nessas situações de funcionamento.

Ou seja, em outras palavras, o enchimento dessas câmaras de combustão com a mistura de ar + combustível é fraca e ineficaz nessas rotações menores do que umas 2000 rpm, o que causa exatamente essa falta de torque apresentado por esses motores 1.6 nessas situações de funcionamento.

É por isso que se percebe na prática, tanto esse consumo maior como tb uma resposta mais tímida e desfavorável abaixo de 2000 rpm nesse motor 1.6 dos HB20.

No linguajar popular, dizemos que um motor como esse trabalha xôxo e não cheio nessas baixas rotações e para solucionar definitivamente essa indesejável deficiência de funcionamento, somente lançando-se mão de uma turbina bem casada com esse motor ... rsrsrsrs!!!

Então, que acordem a tempo esses coreanos e aposentem logo essa linha antiquada de motores aspirados e deixem de ficar guardando os motores 1.6 GTDI turbo somente para as versões mais caras dos seus veículos ... rsrsrsrsrs!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 06:15 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Vamos sonhar Ianis...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 07:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
O meu 1.6, aos 2 mil rpm, tem o excelente torque de 13,5 kgm.
Isso equivale a dizer que o HB20 1.6 - aos 2 mil rpm - tem 50% mais de torque do que o HB20 1.0 em seu momento de torque máximo.
Para mim é um torque ótimo.

Veja bem que coisa chata, reclamar do baixo torque do 1.6 aos 2 mil rpm quando esse valor é 50% maior que o torque máximo do 1.0 em qualquer rotação possível.
Esse sim é fraco então, já que no seu melhor momento tem apenas dois terços do torque do 1.6 em uma rotação em que seus donos reclamam de torque baixo.

Sem falar que poucos motoristas (ou curiosos) entendem o que significam os conceitos de torque e potência e então muitos falam bobagens sobre coisas que não sabem.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: TORQUE EM BAIXA HB20 1.6
MensagemEnviado: 27 Dez 2016 11:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Está correta essa comparação do Bertoche, mas o que quero dizer repetindo novamente é que de uma maneira geral, esses motores aspirados de 4 valv. por cilindro nunca vão apresentar aquela resposta afiada e cheia do motor em baixas rotações, digo abaixo de umas 2000 rpm.

Exatamente pq como já expliquei antes, vai faltar essa velocidade na mistura de ar + combustível passando pela admissão desses motores, depois pelo cabeçote até atingir as câmaras de combustão.

E dessa forma, o enchimento dessas câmaras de combustão se dá de uma forma incompleta devido a essa fraca velocidade dessa mistura em baixas rotações e como consequência direta disso, as respostas ficam acanhadas pq o motor não consegue produzir um torque suficiente nessas situações de baixas rotações.

Mas se houver uma turbina soprando nesse motor, aí a conversa já muda completamente de rumo, pq o enchimento desse motor desde as rotações mais baixas é beneficiada e assim, se tem as respostas afiadas dos atuais motores turbo dessa última geração !

Querem um exemplo ?

O motor 1.6 THP flex adotados atualmente nas linhas Peugeot e Citroen são um excelente exemplo prático disso, deêm apenas uma voltinha em qualquer modelo equipado com esse motor e depois comparem com os motores aspirados 1.6 da linha HB20 !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 27 Dez 2016 18:12, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB