luizrdr escreveu:
Galera, boa tarde!
Estou pensando em envelopar meu HB20 e tenho algumas dúvidas.
O meu é preto e suja muito com qualquer chuvinha, fora riscos que aparecem mais facilmente, então estou pensando em envelopar de branco ou talvez preto black piano.
Pesquisei aqui no fórum mas não achei muitas opiniões quanto as minhas dúvidas.
1 - A sujeira que acumula é fácil de remover? Titica de passarinho, chuva, poeira...
2 - Estraga fácil? Pego estrada e pode acontecer de bater aquelas pedrinhas etc...
3 - Deixar no sol diminui muito a vida útil?
4 - Outra possibilidade era o preto black piano, esse adesivo risca fácil?
Outras opiniões são muito bem vindas
E ae Luiz blz?
Cara posso falar com propriedade sobre este tema porque já venho sendo adepto do envelopamento(adesivar ou plotar como alguns dizem)há um bom tempo, e só posso te dizer que você só tem vantagens com este trabalho, destaco alguns como proteção da pintura em exposição ao tempo, proteção de riscos/pique de pedras, estética, fácil aplicação, baixo custo... Claro que estamos falando de um adesivo, então em situações mais drásticas o adesivo não vai fazer milagres...
No meu Hb20 Comfort Plus envelopei o parachoque frontal + capô de branco brilhante que dá quase a mesma cor do branco polar que é a cor do meu carro, fiz isso focando mais proteção porque pego rodovia todo dia e em menos de 2 meses meu carro já tinha piques de pedra, a pintura do HB20 é muito fina.... Envelopei o teto + rabeta + meio do parachoque frontal de black piano e envelopei as colunas de porta de preto fosco e estou para envelopar aquele recorte da placa do parachoque traseiro para ficar tipo o Spicy e outras versões... Com isso tudo gastei em torno de R$500...
Essas últimas modificações fiz mais por estética, procurei um instalador de confiança, que saiba o que faz e que trabalha com materiais de boa qualidade, recomendo utilizar da marca Oracal, 3m ou marcas importadas(com exceção das Xing Ling), porém, 3m e as importadas são dificeis de encontrar e são bem mais caras...
Precisa ter um cuidado nas 72 horas pós aplicação, não é recomendável tomar chuva, lavar ou passar algum tipo de produto de limpeza, para o adesivo aderir na lata, as bolhas normalmente saem no sol, as que não sair você pode furar com uma agulha... Depois só lavar com detergente ou shampoo automotivo neutro, evitar passar cera com abrasivos fortes, mas o bom é que se estragar vc tira e coloca outro fácil e barato sem afetar pintura...
Agora respondendo suas perguntas:
1 - A sujeira que acumula é fácil de remover? Titica de passarinho, chuva, poeira...
É semelhante aos cuidados que você tem com a lataria do carro, tipo para não riscar é bom evitar de lavar com vassoura ou passar naqueles lavadores com aqueles rolos de posto... A titica de passarinho marca o adesivo se você não limpar logo, assim como marca a lata do carro, a vantagem é que marcou o adesivo, então se te incomodar pode troca-lo, agora a pintura do carro as vezes fica a marca eterna...
2 - Estraga fácil? Pego estrada e pode acontecer de bater aquelas pedrinhas etc...
Se você respeitar as 72 horas pós aplicação e depois cuidar da maneira correta, sem passar coisas ásperas ou abrasivas dura entre 1 - 3 anos, dependendo das condições de exposição, uso, conservação, qualidade e material do adesivo... Faz a diferença o aplicador limpar bem a área antes para tirar qualquer vestígio de poeira e aplicar a seco para não dar problema na pintura quando for remover o adesivo... Para piques de pedra ajuda, mas não faz milagres lembre que é um adesivo, entretanto, vale a pena pq marca menos a pintura, já que atinge primeiro o adesivo, o meu tem só 2 marcas mais profundas, o resto quando lavo costuma sumir...
3 - Deixar no sol diminui muito a vida útil?
No pós aplicação é até indicado que você deixe o carro o máximo de tempo no sol, assim como acontece no caso do Insulfilme para secar e aderir melhor o adesivo... Depois o que vai fazer a diferença é a qualidade do adesivo, por isso vale a pena pagar mais caro num adesivo de melhor qualidade que tem material mais resistente e mais grosso, para não desbotar fácil, não soltar a toa... Também não faz milagres em exposição severa ao clima, mas sem dúvida vai ajudar a diminuir os efeitos que seriam causados diretamente na lataria... Mas volto a reforçar a parte de aderência está muito relacionada a limpeza do local antes da aplicação se estiver com poeira mesmo que seja pouca ou chovendo no dia da aplicação isso vai prejudicar a aderência...
4 - Outra possibilidade era o preto black piano, esse adesivo risca fácil?
Os adesivos brilhantes como o black piano são mais sensíveis, mas a qualidade do adesivo influencia até nessa questão dos riscos, precisei trocar o adesivo do meu teto, pq o primeiro cara que fez o serviço não limpou direito e o adesivo começou a soltar de um lado, daí levei nos caras que fizeram o meu parachoque e capô, aplicaram Oracal e percebi que os riscos neste aparecem bem menos que no outro, aliás faz uns 2-3 meses que apliquei e até agora risco aparente n tem nenhum, claro que se vc ficar olhando na luz vai encontrar algum mais leve, mas isso é o mal da cor preta também...
Espero ter ajudado e qualquer dúvida me pergunte, pode dar uma olhada no meu carro para tirar uma base dos resultados, eu quando comprei quase peguei um HB20 Preto porque estava pensando em envelopar ele inteiro de fosco e fazer um projeto de carro full black mas aí meu pai tinha um Voyage Preto e me alertou sobre esse problema do preto mostrar muita sujeita e risco, aí peguei o branco e até agora to feliz...
Aqui na cidade onde moro tem um cara que envelopou um novo Golf preto de branco highlight(brilhante) deixando apenas o teto preto, ficou muito da hora e o serviço foi tão bem feito que você só vê que é envelopamento se a pessoa falar ou se começar a reparar mto de perto no carro... Mas o foda de mudar cor é que precisa pagar uma taxa e colocar uma observação no documento com cor "fantasia", você alterando até 40% da cor não pega nada...
Boa sorte, abraço...