É de fato, muito interessante e bastante instrutivo esse breve artigo sobre os motores turbo.
E com esse artigo, até se explica tb, o pq que a Hyundai do Brasil acrescentou essa troca de oleo e filtro extra para o seu motor 1.0 turbo e que por isso mesmo, jamais ela deve ser negligenciada.
E todas as outras dicas tb devem sempre ser respeitadas como a de jamais se solicitar o desempenho máximo desses motores turbo enquanto eles ainda não tiverem atingido a sua temperatura normal de funcionamento e após um uso prolongado em longas viagens, lembrar de na hora de desligar o motor numa eventual parada, aguardar pelo menos 1 minuto com o motor funcionando em marcha lenta para que assim, haja uma maior estabilização da temperatura da turbina, do líquido de arrefecimento e do oleo do motor.
Nesse último caso, entende-se facilmente a razão dessa atitude, pq é lógico e óbvio que o conjunto da turbina trabalha sempre em temperaturas bem mais elevadas do que o restante do motor e como são utilizados tanto o oleo do motor como tb o líquido de arrefecimento para refrigerar essa turbina, esse sugerido e recomendado pequeno intervalo de tempo do motor funcionando em marcha lenta é justamente para auxiliar na estabilização da temperatura dessa turbina com o restante da temperatura do motor e assim conservar ao máximo a vida útil desse conjunto de turbinas.
Posso até concordar que os motores turbo sejam mais delicados e sensíveis quanto a real necessidade de que requerem ser sempre mais bem cuidados do que os motores aspirados, mas o prazer e as reconhecidas vantagens técnicas que eles oferecem, certamente que compensam isso amplamente, pq nenhum motor aspirado NUNCA, JAMAIS poderá se igualar a eles, isso é cada vez mais um FATO indiscutível ... rsrsrsrsrs!!!
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