Roberto Bertoche escreveu:
diogopp escreveu:
Ianis,
mais uma curiosidade sobre o HB20 1.0 Turbo, vamos ver se tu chega a uma conclusão, pois eu não consegui.
Olhe a taxa de compressão do Turbo x Aspirado.
Foi abaixada do Turbo em relação ao modelo aspirado mas daí olhe o curso e diâmetro do pistão são o mesmo.
Qual artifício tu acha que usaram para baixa a taxa de compressão?
- Juntas do cabeçote mais espessas?
- Um novo cabeçote(mais "alto")?
- Um novo perfil de cabeça de pistão?
- Trabalharam (usinaram internamente) o cabeçote em seu interior.
Ianis, creio que pode ter sido usado mais de um desses expedientes.
Quais seriam as diferenças de se conseguir esse espaço no cabeçote, na junta ou na cabeça do pistão?
Acho que é pouco e deve ser fácil de achar onde mexer para conseguir esse espaço.
Para compreender: o Ianis está dizendo, que, mantido o deslocamento do motor (no caso, 3 x o deslocamento de cada pistão, que é de 332,6 cm3), para diminuir a taxa de compressão deve-se aumentar o espaço na câmara.
Pelas contas que fiz, a diferença de volume para fazer a taxa de compressão baixar de 12,5 para 9,5 seria apenas aumentar o volume em 8,4 cm3 por cilindro.
Considerando a área de cada cilindro (39,6 cm2), esse aumento de volume de 8,4 cm3 pode ser conseguido com apenas 2,1 mm de acréscimo na câmara, seja no rebaixo de cada pistão, na junta ou no cabeçote. Se não derrapei na curva, essa é a parte matemática.
Existe vantagem em se conseguir esse espaço em um lugar ou em outro?
Abraço,
Opa Bertoche, desculpe pela demora em responder sua solicitação :
Nesse caso do motor 1.0 turbo, o expediente certamente utilizado pela HMB bem como de todos os fabricantes de motores turbo é como eu já disse ao colega Diogo, usar novos pistons com o desenho e altura do tôpo mais rebaixados e assim se aumenta o volume das câmaras de combustão deixando espaço para a turbina atuar !
Tb é correto afirmarmos que nenhum fabricante de motores turbo utiliza-se desse expediente de diminuir a taxa de compressão atravez de juntas de cabeçotes mais espessas, pq isso comprovadamente induz o motor a apresentar detonação e pre-ignição precoces, o que não é uma situação nada bem vinda e por isso mesmo, não tolerada nesses tipos de motores por questões óbvias de segurança e de durabilidade !
Obs : Podemos ver pela ficha técnica e comentários técnicos da HMB que ela não informa qual desses expedientes ela utilizou para diminuir a taxa de compressão desse seu novo motor 1.0 turbo, mas eu apostaria minhas fichas que ela tanto solicitou do seu fornecedor, um novo jogo de pistons mais reforçado, com novo desenho e com altura bem mais baixa e pode tb ter solicitado ao seu fornecedor a confecção de um novo cabeçote mais alto com o volume das câmaras de combustão maiores e assim, ela conseguiu de fato com essa dupla combinação, toda essa redução na taxa de compressão de 12,5:1 do motor aspirado para apenas 9,5:1 do novo motor turbo.
Valeu Bertoche, abrç !